Estágio supervisionado não obrigatório: um relato de experiência

A inclusão universitária de estudantes com deficiência e/ou necessidades educacionais especiais (NEE) tem se consolidado nos últimos
Análise da efetividade da gestão democrática em uma escola pública municipal
Este artigo tem como objeto de estudo a gestão democrática nas escolas públicas, um princípio constitucional, regulamentado
O círculo na educação através da dança circular, uma breve reflexão
Este artigo tem como objetivo fazer uma reflexão sobre a contribuição das Danças Circulares na Educação; assim como a proposta de ensino
A percepção dos servidores de uma universidade pública acerca do princípio da legalidade

O princípio da legalidade é uma conquista jurídica e social expressa não apenas na Constituição de 1988, mas também nos diversos
O uso das tecnologias digitais da informática e comunicação como estratégia de ensino e aprendizagem

Os novos cenários impostos a globalização, somados a inclusão e a universalização do ensino, em paralelo às novas necessidades da
O professor como sujeito fundador de um discurso

Fundar um discurso implica pensar por si mesmo e ser autor não interditado por uma estrutura prévia de poder. Portanto, esse artigo
O papel do professor no diagnóstico precoce da criança disléxica
%A dislexia trata-se de um transtorno específico de aprendizagem que se origina nos sistemas cerebrais responsáveis
Construção do conhecimento sob a perspectiva da teoria histórico-cultural e da pedagogia histórico crítica
Este artigo aborda sobre o processo de produção do conhecimento desde o princípio da unidade de Galileu Galilei até os dias atuais, e seu
As contribuições do teatro para educação no contexto do ensino fundamental
No ensino fundamental espera-se que o aluno desenvolva várias habilidades, dentre elas, pode-se destacar: a capacidade de tomar
Estudantes-trabalhadores: percursos, ingresso e estratégias de permanência no ensino superior
Considerando que os estudos sobre estudantes-trabalhadores no ensino superior revelam desafios para que estes indivíduos possam
Sujeito encarnado: o lugar do corpo na educação
O debate acerca do corpo é atual e ganha contornos diferentes em várias áreas do saber. Nesse sentido, quando se afirma, por exemplo
Construção de instrumentos ópticos com materiais de baixo custo: caleidoscópio, periscópio, prisma e imagem na retina

Contexto: A óptica está presente em vários instrumentos utilizados com frequência pela sociedade e também por diversas áreas de pesquisa
A construção da Identidade do docente no enfoque das tendências pedagógicas contemporâneas
A identidade docente configura-se como um processo complexo, cujos desafios incorporam um conjunto de saberes, aptidões
Competência comunicativa em inglês de graduados do ensino secundário em Moçambique
O inglês, em Moçambique, tem sido ensinado desde a independência do país, em 1975, como língua estrangeira, ora a partir da 7ª/8ª
A ludicidade como uma ferramenta facilitadora de aprendizagem na educação especial
Em seu contexto social, as crianças portadoras de necessidades especiais necessitam de apoio e de um conjunto diversificado de atividades
O ensino remoto e seus impactos na docência no período da pandemia da covid-19: uma revisão de literatura
O século XXI evidencia o crescimento exponencial da tecnologia em virtude da globalização e dos avanços
Estágio supervisionado em biologia: relato da experiência na educação de jovens e adultos
O estágio é uma ferramenta essencial nos cursos de formação de professores. Oportuniza ao licenciando fazer a conexão entre a teoria e a
Utilização do aplicativo “Organs 3D – Anatomy” no ensino de ciência: uma proposta de ensino

As instituições educacionais estão cada vez mais atentas aos potenciais de uso dos dispositivos tecnológicos, como os smartphones. Esses
Resumo da obra “Revolucionou e acabou?”, de Ary Meirelles Jacobucci, que analisa a experiência do Ginásio Vocacional de Americana
O presente resumo objetiva trazer apontamentos acerca da obra “Revolucionou e acabou? Breve etnografia do Ginásio Estadual Vocacional de
Pedagogia do oprimido: a educação na visão de Paulo Freire
O educador Paulo Freire contribuiu para a área de estudo da Educação Brasileira, trazendo estudos que abordam a educação como um