Editores

I am text block. Click edit button to change.

Dra. Carla Dendasck

Diretora Geral

Áreas de Interesse: Ética / Bioética / Ciências Sociais / Ciências da Religião / Ciências Comportamentais / Filosofia / Teologia / Marketing / Comportamento do Consumidor / Desenvolvimento Humano / Coaching / Metodologia Científica / Educação.

Interesses e investigações em áreas Inter e Multidisciplinares, associando o conhecimento científico e suas aplicações no contexto atual. Além de atuar no desenvolvimento através do conhecimento (Tecnologia e Educação) . Dentre as áreas de Interesses estão: Promoção da Saúde; Nutrição; Benefícios da Atividade Física; Bioética; Ciências da Religião; Neurociência; Psicologia Comportamental; Estratégia; Tomada de decisão; Comportamento do Consumidor; Tecnologia da Informação; Antropologia; Ciber Espaço; Inovação; Gestão Corporativa; Desafios da Gestão Brasileira; Cultura; Desenvolvimento Pessoal, dentre outras

SAÚDE

Contribua com a ciência e seja um avaliador na maior revista científica da américa latina!

JULIANA GONÇALVES SILVA DE MATTOS

Áreas de Interesse: Obstetrícia Clínica / Saúde / Epidemiologia / Endócrinologia Ginecológica I e II

Mestre em Atenção à saúde pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (2012). Cursou a Graduação em enfermagem pelo Centro Universitário do Triângulo (2007). Especialista em Enfermagem do Trabalho (Instituto Passo1), Docência do Ensino Superior (Instituto Passo1), especilização em Formação Pedagógica na Área de Saúde: enfermagem (UFMG). Está se especializando em Anatomia e patologia Humana (2017-2018) e Fisiologia humana (2017-2018). Experiência profissional na área de cursos de pós-graduação enfermagem do trabalho, ginecologia e obstetrícia, docência no ensino superior (Didática e Metodologia do Ensino Superior; Planejamento docente; Enfermagem do Trabalho; Epidemiologia; violência obstétrica; obstetrícia clínica, Atenção à mulher em situação de abortamento e violência sexual; Endócrinologia Ginecológica I e II; uroginecologia); graduação (Biossegurança e controle de infecção hospitalar; fundamentos de enfermagem II; Vigilância em saúde; primeiros socorros; anatomia humana; fisiologia humana; psicofisiologia humana; nutrição, atividade física e qualidade de vida) e técnicos de enfermagem, zootecnia, estética e enfermagem do trabalho para técnicos de enfermagem. Atualmente tem orientado e escrito nas temáticas de promoção de saúde e trabalho, didática, planejamento e metodologia do ensino, biossegurança, saúde da mulher, Ginecologia e Obstetrícia, fatores de riscos cardiovasculares em diversos públicos, educação, educação em saúde e assistência de enfermagem.

DANIEL CARLOS NETO

Áreas de Interesse: Medicina / Saúde / Gestão Pública / Gestão de Saúde / Direito

Advogado, Consultor Jurídico em Gestão de Risco & Compliance Médico – Hospitalar e Parecerista em Direito Médico. Doutorando em Saúde Pública com ênfase em Política, Planejamento e Gestão pela Universidade de Ciências Empresariais e Sociais. MBA Executivo em Saúde pela Universidade Cândido Mendes. Especialista em Direito Aplicado aos Serviços de Saúde pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Especialista em Direito Médico – pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci. Especialista em Auditoria em Saúde – pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci. Especialista em Direito Processual Civil pela Faculdade de Direito Damásio. Graduando em Medicina pelas Faculdades Integradas Aparício de Carvalho/RO. Graduado em Direito pela Universidade Vale do Rio Doce/MG. Membro do Instituto Brasileiro de Direito Civil (IBDCivil). Membro do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCrim). Membro da Sociedade Brasileira de Bioética (SBB). Membro do Corpo Editorial da Revista Científica de Saúde da Faculdade Governador Ozanam Coelho – FAGOC – ISSN 2448-282X. Membro do Corpo Editorial da Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento – ISSN 2448-0959. Parecerista ad hoc da Revista de Bioética do Conselho Federal de Medicina – ISSN: 1983-8034. Autor dos livros 1) Judicialização da Saúde Pública – Uma Análise Contextualizada. 2) Responsabilidade Criminal do Médico por Erro – Uma Abordagem Sistemática. 3) Responsabilidade Ética, Cível e Criminal Do Médico Auditor. 4) Direito Médico à Luz da Jurisprudência: Para Médicos e Residentes.

EUZÉBIO DE OLIVEIRA

Áreas de Interesse: Áreas de Interesse: Biomedicina / Saúde / Biologia / Meio Ambiente

Graduado em Ciências Biológicas (Licenciado e Bacharel) pela UNOCHAPECO – SC. Mestre em Biologia Ambiental e Doutor em Medicina Tropical – Doenças Tropicais, pela Universidade Federal do Pará (UFPA). É professor Adjunto da Universidade Federal do Pará – atuando na Faculdade de Educação Física – Campus Castanhal, onde foi Vice-Diretor da Faculdade. É Professor no Programa de Pós-Graduação em Estudos Antrópicos na Amazônia (PPGEAA) e no Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (PROFBIO) vinculado ao ICB-UFPA, Campus Belém. É Pesquisador e atua no Laboratório de Toxicologia Humana e Ambiental e no Laboratório de Estresse Oxidativo do Núcleo de Medicina Tropical da UFPA. Foi Professor Adjunto da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Foi professor Adjunto da Faculdade Metropolitana da Amazônia (FAMAZ) onde também desempenhou a função de Coordenador do Biotério e dos Laboratórios de Práticas Didáticas Metodológicas das áreas das Ciências Biológicas e Saúde, tendo sido também Presidente/Coordenador do Comitê de Ética no Uso de Animal e Membro titular do Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos. Foi Professor de Pós-graduação da Faculdade Ipiranga -PA; Faculdade Integrada Brasil Amazônia – PA; Faculdade da Amazônia – PA; Faculdade de Tecnologia Machado de Assis – PR e do Cento Universitário de Jales -SP. Atuou como Pesquisador/Consultor Contratado em Saúde Pública e Pesquisador colaborador do Instituto Evandro Chagas – Pará, desenvolvendo atividades no Laboratório de Imunofisiopatologia experimental na Sessão de Arbovírus e Febres Hemorrágicas. Tem experiência Docente e em Pesquisa na área das Ciências Biológicas e da Saúde – Multidisciplinar: Saúde coletiva, Saúde e Ambiente, Imunofisiopatologia das doenças tropicais, Neurotoxicologia Ambientall. Tem experiência em Metodologias Ativas para Cursos na área da Saúde.

HENRIQUE MIGUEL

Áreas de Interesse: Saúde / Educação Física / Esportes / Fisiologia / Fisiologia do Exercício

Mestre em Engenharia Biomédica (2016) pela Universidade Camilo Castelo Branco (bolsista CAPES). Especialista em Treinamento Desportivo pela UniFMU/SP (2009). Graduado em Educação Física (licenciatura e bacharelado) pelo Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino de São João da Boa Vista – UniFAE (2007). Docente dos departamentos de educação física da FFCL – FEUC (São José do Rio Pardo – SP) e da UNIPINHAL (Espírito Santo do Pinhal – SP) . Colaborador/pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Futebol e Futsal da USP (GEPEFFS-USP). Co-coordenador do Núcleo de Pesquisas em Educação Física e Esportes – NUPEFE/FEUC. Docente dos cursos de pós-graduação Lato Sensu ENAF/DSE. Autor de vários livros e artigos no ramo dos esportes, fitness, saúde e qualidade de vida. Tem como principais pontos de atuação o Treinamento Desportivo (Treinamento Personalizado, Treinamento Resistido e Funcional no exercício físico e nos desportos); a Fisiologia do Exercício (Adaptações neurofisiológicas ao treinamento, Recursos Ergogênicos e Esteroides Anabolizantes); Pedagogia do Treinamento dos Desportos Coletivos.

Marislei de Sousa Espíndula Brasileiro

Áreas de Interesse: Saúde, Medicina, Enfermagem, Ciências da religião

Doutorado em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás (2011), Doutorado em Ciências da Religião pela Faculdade de Filosofia da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2010), Mestrado em Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (2004); Especialização em Planejamento Educacional (2001), Graduação/Bacharelado/Licenciatura em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal de Goiás (1992), habilitação em Enfermagem médico-cirúrgica; Docente de Metodologia Científica da Pós-graduação do Centro de Estudos de Enfermagem e Nutrição/Pontifícia Universidade Católica de Goiás desde 2003; Docente da FacUnicamps e Tutora da Unifan. Coordenadora/apoio técnico de projetos do Ministério da Educação / FNDE na Secretaria Municipal de Educação ; é pesquisadora na área de Ciências da Saúde, Saúde Coletiva e Teoria do ser humano unitário de Martha Rogers. Membro da Academia Goianiense de Letras, cadeira No.3 (Florence Nightingale)

LUIZ FAUSTINO DOS SANTOS MAIA

Áreas de Interesse: Saúde

Enfermeiro. Mestre em Terapia Intensiva pelo IBRATI. Especialista em Saúde Coletiva e Saúde da Família; Gestão e Auditoria dos Serviços de Enfermagem; Docência do Ensino Técnico e Superior na Área da Saúde e Enfermagem em Urgência, Emergência e Cuidados Intensivos. Experiência na área de Educação em Saúde, Ensino Superior e Profissionalizante em Enfermagem. Atualmente é docente teórico e prático do curso de Graduação em Enfermagem, Fisioterapia e Radiologia. Técnico Pesquisador do grupo Núcleo de Estudos e Pesquisa em Saúde, Políticas Públicas e Sociais (NEPSPPS) da UNIFESP.

BRUNO ROGÉRIO FERREIRA

Áreas de Interesse: Saúde / Educação Física / Esportes / Fisiologia / Fisiologia do Exercício

Especialista em Farmacologia Clínica e Pós Graduando em Farmácia Estética pelo Núcleo de Estudos e Treinamentos Ana Carolina Puga – NEPUGA

AMANDA ALVES FECURY

Áreas de Interesse: Biomedicina / Saúde

Possui graduação em Ciências Biológicas – Modalidade Médica (Biomedicina) pela Universidade Federal do Pará (2004) e título de especialista em Microbiologia (2006) pela mesma instituição. Mestrado (2011) e Doutorado em Doenças Tropicais (2015) pelo programa de Pós-graduação do Núcleo de Medicina Tropical da Universidade Federal do Pará. É Pesquisadora colaboradora do Laboratório de Patologia Clínica das Doenças Tropicais do mesmo núcleo e Professora Pesquisadora do Curso de Medicina da Universidade Federal do Amapá. Atua principalmente nas seguintes áreas: Genética, com ênfase em Genética Humana e Médica, Microbiologia, Parasitologia e Epidemiologia. Atualmente é Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Federal do Amapá.

ADMINISTRAÇÃO / CONTABILIDADE E ECONOMIA

Contribua com a ciência e seja um avaliador na maior revista científica da américa latina!

JOSÉ ALBERTO TOZZI

Áreas de Interesse: Finanças / Economia / Terceiro Setor / Controle Financeiro / Governança / Auditoria.

Graduação em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas – SP (1978), Bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Administrativas e Contábeis – Paulo Eiró (1981), MBA Executivo Internacional pela FIA – Fundação Instituto de Administração (1990), mestrado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2010).

LETRAS: PORTUGUÊS / INGLÊS

Contribua com a ciência e seja um avaliador na maior revista científica da américa latina!

CRISTIANO MENDES MAJEWSKI

Áreas de Interesse: Práticas de ensino de língua portuguesa, de ensino de língua estrangeira, de literatura brasileira, de literatura estrangeira, de escrita com predominância argumentativa, linguagem e suas implicações sociodiscursivas, literatura, estratégias de ensino-aprendizagem em linguagem, práticas sociodiscursivas orais e escritas.

Possui graduação em Letras – Português e Inglês pelo Centro Universitário La Salle – Canoas (2011) e mestrado em Letras pelo Centro Universitário Ritter dos Reis (2015). Atua no ensino médio nas disciplinas de língua portuguesa, literatura brasileira, língua inglesa e oficina de leitura e interpretação. É pesquisador auxiliar no grupo O Agir na Linguagem, do Centro Universitário Ritter dos Reis (CNPq)

EDUCAÇÃO

Contribua com a ciência e seja um avaliador na maior revista científica da américa latina!

FABIANE LOPES DE OLIVEIRA

Áreas de Interesse: Educação

Graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1999), Especialista em Psicopedagogia (PUC/PR – 2001), Linguística aplicada à produção de texto (Uniron- 2005) e Aprendizagem Cooperativa e tecnologias educacionais (Católica de Brasília-2006). 

Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2009), na linha de História e Política da Educação. Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR na linha de Teoria e Prática, estudando a Formação de Professores que atuam na Educação Infantil na perspectiva da teoria e prática. Atualmente sou professora do curso de Pedagogia e Licenciaturas na Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Também atuo no curso de Pedagogia na Universidade Federal do Paraná – UFPR. Participo de grupo de pesquisa na Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR, entitulado PEFOP (Paradigmas Educacionais e formação de professores) ligado à CAPES e PRAPETEC (Prática Pedagógica no Ensino e Aprendizagem com tecnologias educacionais). 

Tenho experiência na área de Educação, em Educação Infantil e Ensino Fundamental, atuando como professora e Coordenadora/Supervisora Escolar. Ministro palestras em Instituições públicas e particulares com temas formativos para professores e alunos de Ensino Médio e outros níveis de ensino, no que tange a motivação, avaliação e olhar do professor, e transição do aluno de Ensino Médio para o Ensino Superior. Atuei como Psicopedagoga Clínica, fazendo Avaliação Psicopedagógica, Acompanhamento Psicopedagógico e Acompanhamento Escolar. Coordenei a Educação Continuada da Escola de Educação e Humanidades da PUCPR. Fiz Bolsa-Sanduíche na Universidade de Lisboa (ULisboa), Portugal, por 4 meses. Coordenei o projeto Escola Transformadora, que visava trabalhar em espaços educativos com IDEB baixo e em comunidades de alta vulnerabilidade social

GEOGRAFIA

Contribua com a ciência e seja um avaliador na maior revista científica da américa latina!

RAIFRAN ABIDIMAR DE CASTRO

Áreas de Interesse: Geografia seja urbana, Física ou rural; / Planejamento Urbano e Regional / Interdisciplinar

Licenciado em Geografia pela UEMA – CESI (2005), mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Pará (2009) e doutor em Desenvolvimento Socioambiental no Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA/UFPA, 2018).

Atualmente é professor de ensino médio e técnico do Instituto Federal do Maranhão (IFMA, Campus de Açailândia).

Tem experiência na área de Ensino de Geografia e planejamento socioambiental. Consultor Ad Hoc do Comitê Interno de Avaliação de projetos PIBIC/PIBIT IFMA; e revisor de diversos periódicos.Líder do Grupo de Pesquisa AB’Saber (Ambiente, Sociedade e Sustentabilidade)

DIREITO, CIÊNCIAS SOCIAIS E CIÊNCIAS DA RELIGIÃO

Contribua com a ciência e seja um avaliador na maior revista científica da américa latina!

ANTONIO DE MELO GUERRA NETO

Áreas de Interesse: Direito Constitucional, Direito Público

Possui graduação em Direito pela Faculdade Integrada do Recife; Pós-Graduação em Direito Constitucional pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado do Mato Grosso do Sul e da Região do Pantanal – UNIDERP; Doutorando pelo programa de Ciências Jurídicas da Pontificia Universidad Católica Argentina-UCA.

 Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Público e Teoria Geral do Direito. Professor da Faculdade de Integração do Sertão-FIS nas seguintes disciplinas: Processo Civil I, Direito Internacional Privado, Direito Internacional Público, Ética Profissional e Jurídica e Prática Jurídica. 

Coordenador do programa de Pós-graduação lato sensu da Faculdade de Integração do Sertão-FIS. Coordenador adjunto do Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania da Faculdade de Integração do Sertão-FIS. Advogado Militante. Exerceu o cargo de Vice-Presidente da Comissão de Direito Educacional-CDEDU da Ordem dos Advogados do Brasil Secção Pernambuco – OAB/PE no biênio 2013-2015.

ADONIAS OSIAS DA SILVA

Áreas de Interesse: Direito Tributário / Direito Penal / Teologia / Hermenêutica / Capelania / Auditoria

BACHAREL EM DIREITO, pela Universidade Bandeirantes de São Paulo. Advogado atuante do quadro efetivo da OAB/SP, sob nº 339811. MESTRE EM DIREITO pela EPD – Escola Paulista de Direito de São Paulo em soluções alternativas de controvérsias empresariais – linha de pesquisa: princípios e mecanismos do sistema nacional de soluções extrajudiciais de controvérsias – mediação, conciliação e arbitragem. Bacharel em Teologia pela FACULDADE TEOLÓGICA BATISTA DO NORTE DO BRASIL. Pós graduado em em Direito Tributário. Penal. MESTRE EM TEOLOGIA (Faculdade Teológica de São Paulo). Tem larga experiência na área de Teologia, como professor de Grego Bíblico, exegese e Hermenêutica. Experiência na área de Capelania Hospitalar e Escolar. Palestrante em empresas e universidades, e professor de inglês de cursos livres