Índice
TERMOS DE PUBLICAÇÃO – DIRETRIZES PARA OS AUTORES
A Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento é o primeiro Mega Journal Open Search da América Latina, programada inteiramente em HTML, com disponibilidade dos documentos em extensão PDF.
A Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento está disponível em 185 países, 7 idiomas, e, em diversas bases de indexações.
São realizadas publicações de materiais científicos, bem como, e-books e manuais.
As publicações são realizadas em fluxo contínuo, seguindo regras específicas para cada ambiente, conforme indicadas a seguir:
MATERIAIS ACEITOS NO PERIÓDICO:
No periódico da Revista Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento são aceitos
- Relato de caso (até 3.000 palavras)
- Artigos Originais (até 3.500 palavras)
- Artigos de Revisão (até 4.000 palavras)
- Ensaio Teórico (até 4.000 palavras)
- Revisão Integrativa (até 4.000 palavras)
- Revisão Bibliométrica (até 4.000 palavras)
- Resenha (até 2.000 palavras)
- Comunicações (até 2.000 palavras)
- Pré Prints (até 2.000 palavras)
- Resumos Expandidos (até 1000 palavras)
A Revista não tem por política a publicação de artigos não originais ou sem ineditismo, excetuando-se apenas os trabalhos em desenvolvimento (work in progress), já apresentados e discutidos em congressos científicos, mas cujo conteúdo apresente um grau de maturação superior ao que foi apresentado por ocasião dos congressos, e que não tenham sido publicados em nenhuma plataforma on-line.
Qualquer alteração após material aprovado pelos pares é proibida. Caso haja alguma alteração antes da publicação on-line, o processo deverá ser reiniciado, voltando o material para a primeira etapa.
Não é permitido a inclusão de autores após o início do processo de avaliação. Bem como, substituição do material.
Os materiais são realizados por pares às cegas, não sendo considerado, portanto, a titulação, mas sim, o nível, qualidade e relevância científica.
Como forma de auxílio aos pesquisadores, nosso processo se dá por etapas, sendo em cada etapa impreterível o atendimento às exigências por parte dos pesquisadores, garantindo assim, a qualidade e o fluxo das publicações.
São realizadas 7 etapas obrigatórias, sendo a etapa 8, facultativa aos pesquisadores.
TAXA DE APC
(ARTICLE PROCESSING CHARGES)
A taxa de APC ocorre como meio de viabilizar a estrutura mantida pela Revista, auxiliando a cobrir os gastos referentes ao trabalho editorial, infraestrutura técnica e inovação, produção de artigos, atendimento ao cliente, marketing, sistemas, o registro DOI e banda de dados.
Os autores vinculados às instituições podem requerer auxílio para o pagamento da taxa. As agências de fomento e algumas instituições possuem verba específica para esta finalidade.
Se você quer saber um pouco mais sobre a taxa de APC pode compreender através do site:
https://blog.scielo.org/blog/2019/05/22/periodicos-que-aumentaram-o-valor-da-apc-receberam-mais-artigos/#.Y6Ng5nbMJhE
A Partir do mês de maio de 2023. Após reunião com nossos editores, a Revista Científica Núcleo do Conhecimento decidiu dividir a taxa de APC de acordo com as etapas, garantindo assim, a lisura, ética e qualidade.
DESCRIÇÃO DAS ETAPAS:
Etapa 1: Envio do Material (APC de Avaliação)
Os materiais podem ser enviados da seguinte forma: Via sistema (com preenchimento do cadastro), via WhatsApp (direto aos consultores), ou por e-mail ( [email protected] ).
O envio do material deve ocorrer concomitantemente com a Taxa de APC referente avaliação do material.
Nesta primeira taxa está incluso os procedimentos:
- Investigação de plágio;
- Avaliação dos pareceristas;
- Despesas administrativas (inclusão no sistema, atendimento, direcionamento aos pares, analise e conferência dos documentos, dentre outras);
( para saber sobre prazos e valores consulte nossa apresentação em pdf acima ).
Importante!
Caso haja desistência do processo não haverá restituição do valor inicial.
Etapa 2. Conferência e Análise Documental
Assim que for confirmada o investimento na primeira taxa de APC, o (s) autor (es) passarão pela avaliação documental.
Os pesquisadores deverão encaminhar os quatro termos documentais (3 obrigatórios e 1 optativo).
- Folha de rosto (informações de cadastro);
- Carta de apresentação dos autores, constando as respectivas participações no material;
- Termo (carta) de transferência de direitos;
- Termo (carta) de responsabilidade pelos agradecimentos.
Etapa 3. Investigação de Plágio
Nós utilizamos diversos sistemas profissionais para investigação de plágio.
A avaliação do ineditismo de trabalhos em desenvolvimento é realizada na segunda etapa da avaliação, pela equipe editorial da Revista.
A Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento trata-se de uma Revista Científica Internacional, portanto, artigos publicados em outros periódicos, mesmo traduzidos serão considerados plágio. Não serão aceitas traduções de pesquisas estrangeiras já publicadas em outros idiomas.
Em se tratando de pesquisa empírica envolvendo seres humanos, necessário se faz o atendimento das diretrizes dispostas nas Resoluções 196/96 e 466/12 do Conselho Nacional de Saúde e suas complementares, bem como a aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa- CEP, regularmente instituído.
Para pesquisas na Área de Humanidades aderimos as diretrizes do Fórum de Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes (FCHSSALLA) 2023.
Após a investigação do plágio o pesquisador receberá o relatório oficial. Caso o material apresente o percentual > 9%, poderá optar em encaminhar o material para o primeiro par. E, realizar as modificações junto com os respectivos apontamentos.
Caso o material apresente entre 9% e 50%, o pesquisador deverá reescrever as partes apontadas. Mesmo se o apontamento seja parte de um outro texto do próprio pesquisador, devendo assim, seguir as regras para autocitação.
Caso o material apresente acima de 51%, o pesquisador será considerado reprovado.
Etapa 4. Avaliação Primeiro Parecerista
Um diferencial que a Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento traz no processo de avaliação são os formatos de apontamentos.
Ao invés de serem realizados por relatórios, fazendo com que muitos autores considerem subjetivos, nossos avaliadores fazem os apontamentos no próprio texto, apontando em outra cor todas as lacunas que devem ser eventualmente sanadas.
Esse processo possibilita que o pesquisador consiga atuar com o máximo de clareza e transparência dentro dos apontamentos do avaliador, havendo a possibilidade de concordar ou não, sendo a não concordância justificada no próprio texto, promovendo assim, a capacidade de diálogo.
O material com os apontamentos será encaminhado para o autor que deverá atender, justificar ou contrapor TODOS os apontamentos realizados.
Após o retorno, o material é encaminhado novamente ao Primeiro Parecerista, assim, a avaliação observará se os apontamentos atendidos qualificam o material para publicação.
Nesta etapa é muito importante que o pesquisador atenda todas as exigências fazendo inclusive, apontamentos de justificativa ou contraposição. Caso contrário o material será reprovado.
Importante!
Caso os apontamentos sejam sobre questões relacionadas às normas e ortografia, o (s) pesquisador (es) pode (m) optar por realizar por conta própria, ou optar pela editoração interna (mediante taxa).
Etapa 5. Editoração
O segundo parecerista será responsável por realizar vistas de todo o processo que foi realizado antes. Além disso, fazer apontamentos pertinentes à área. O processo será o mesmo realizado pelo primeiro parecerista.
Nesta etapa é muito importante que o pesquisador atenda todas as exigências fazendo inclusive, apontamentos de justificativa ou contraposição. Caso contrário o material será reprovado.
Importante!
Caso os apontamentos sejam sobre questões relacionadas às normas e ortografia, o (s) pesquisador (es) pode (m) optar por realizar por conta própria, ou optar pela editoração interna (mediante taxa).
Etapa 6. Parecer final e, APC (Publicação)
Nesta etapa o material terá seu status final.
Caso o material seja reprovado o (s) pesquisador (es) receberão um relatório do (s) motivo (s) que levaram o material a ser considerado insuficiente para publicação.
Caso o material seja considerado aprovado, o autor receberá um e-mail para se seja realizado o segundo investimento da taxa de APC ( consulte nossa apresentação em pdf ).
- Na segunda taxa de APC está incluso:
- Programação de linguagem HTML, execução do PDF, conferir e criar o cadastro do pesquisador responsável no sistema interno, e, gerar códigos de programação que possam otimizar os materiais.
- Além disso, inclusão do registro DOI;
- Indexação dos materiais;
- Link em pdf;
- Custos administrativos das referidas etapas.
Importante!
Em caso de desistência não haverá restituição de valores.
Etapa 7. Publicação em Português
Nesta etapa, nossa equipe é responsável por realizar o processo de programação de linguagem HTML, execução do PDF, conferir e criar o cadastro do pesquisador responsável no sistema interno, e, gerar códigos de programação que possam otimizar os materiais.
Essa etapa não depende mais do pesquisador. Mas sim, da nossa equipe e programação.
A fase de publicação para visualização é a etapa onde o material é indexado para online, gerado o link do .pdf, incluso o número DOI, e indexado nas demais redes.
Tradução e Publicação em Inglês e Espanhol
Após a publicação em Português o material é encaminhado para Tradução e, consequentemente passara novamente por todas as etapas e processos anteriores.
Etapas Optativas
Esta etapa envolve processos que são opcionais por parte dos pesquisadores. São elas:
- Tradução do material para outros idiomas;
- Certificado físico ou digital;
- Apresentação do material em nossas redes sociais;
- Editoração especial;
- Vídeo do Material.
Apresentação dos Trabalhos
- Os textos devem ser digitados em fonte Times New Roman ou Arial, corpo 12, espaço 1,5 entrelinhas, folha tamanho A4 (210mm x 297mm), com margens esquerda e superior de 3 cm; direita e inferior de 2 cm.
- Os textos não devem apresentar espaços entre parágrafos, bem como, respeitar o espaço de 1,5 cm no início de cada parágrafo.
- As indicações com relação a quantidade de palavras devem seguir o tipo de trabalho. Quaisquer necessidades de aumento de palavras, ou formato do material deve ser avisada antes e o material encaminhado para apreciação.
- Título: com no máximo 12 palavras, o título do artigo deve ser claro e objetivo, podendo ser completado por subtítulo (se houver), separado por dois pontos, em negrito, caixa alta e centralizado, no idioma do texto, sem abreviaturas.
- Autor(es): os autores não deverão ser identificados em nenhuma parte do texto do artigo. Para garantir o anonimato e a imparcialidade na avaliação dos textos, a identificação deve ser realizada somente na folha de rosto (sistema double blind peer review). Além disso, cada autor deve comprovar sua participação no desenvolvimento do trabalho. Os trabalhos apenas de revisão não devem ultrapassar 7 autores.
- Resumo: o resumo de conteúdo indicativo do texto deverá ser apresentado no idioma do texto, não devendo ultrapassar 350 palavras, estruturado de forma sistemática, em parágrafo único, apresentando em seu contexto: objetivos, pergunta problema, metodologia e principais resultados. Não é necessário o Resumo em outros idiomas.
- Palavras-chave: o resumo deverá vir acompanhado de, no máximo, 5 palavras-chave no idioma do texto, expressões que representam o conteúdo do texto, inseridas logo abaixo do resumo, separadas por ponto e vírgula e finalizadas por ponto final.
- Ilustrações: gráficos, tabelas, desenhos, mapas etc. devem ser numerados e titulados tão perto quanto possível do elemento a que se refere, indicando sua fonte. Todas as tabelas e figuras que apresentem textos devem ser enviadas em português no corpo do texto. Caso o (s) autor (es) optem pela tradução devem encaminhar as tabelas e figuras em inglês.
- Numeração das seções: as seções do artigo deverão estar estruturadas em introdução, as seções do desenvolvimento, considerações finais e referências. Para a numeração progressiva das seções, o autor deverá observar a NBR 6024:2003, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
- Citações: As citações devem vir no formato autor (data) quando no texto, ou (AUTOR, DATA), quando no final dos textos. As citações diretas acima de 3 linhas devem vir em recuo de 5 cm, letra 11, espaço simples e apontamento da página em que a citação foi retirada, sem aspas.
- As citações longas (mais de três linhas) devem apresentar recuo de 5 cm da margem esquerda, com letra menor que a do texto utilizado (fonte 11) e sem aspas.
- As citações indiretas devem vir sem aspas. As citações de citações podem utilizar a expressão apud e a obra original a que o autor consultado está se referindo deve ser citada. Para outras informações acerca do uso de citações, o autor deverá consultar a ABNT (NBR 10520:2002). As citações indiretas não devem ser iguais à ideia do autor original da fonte, caso contrário, será considerado plágio.
- Referências: as referências consistem na indicação das fontes bibliográficas utilizadas pelo autor, expressamente mencionadas no texto. Deverão ser apresentadas observando-se rigorosamente a ordem alfabética. As referências bibliográficas deverão ser elaboradas conforme as disposições da NBR 6023:2002, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), somente com elementos essenciais. Pedimos que sejam colocados os nomes completos dos autores, sem abreviações para facilitar a identificação da obra.
- Título da obra em negrito (seguido de ponto); edição (seguido de ponto); local (seguido por dois pontos); editora (seguido de vírgula); ano da publicação (seguido de ponto); se for o caso indicar o volume ou tomo e finalmente a página da fonte. Todas as citações devem ter a identificação completa no fim do material, no tópico intitulado “Referências”.
- Modelo de referência bibliográfica de livro: SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título em negrito, edição. Local: editora, data da publicação, páginas, volume (nome, número de série), outros elementos que permitam identificar o documento (opcionais).
- Modelo de referência bibliográfica de livro disponível on-line: SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título em negrito, edição. Local: Editora, data da publicação, páginas, volume (nome, número de série), outros elementos que permitam identificar o documento (opcionais). Disponível em: (sítio). Acesso em: DD/MM/AAAA.
- Modelo de referência bibliográfica de artigo publicado em periódico: SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título do artigo. Título do periódico em negrito, Local da Publicação, numeração correspondente ao volume e/ou ano, fascículo ou número, paginação inicial e final, data de publicação.
- Modelo de referência bibliográfica de artigo publicado em periódico disponível on-line: SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título do artigo. Título do periódico em negrito, Local da Publicação, numeração correspondente ao volume e/ou ano, fascículo ou número, paginação inicial e final, data de publicação. Disponível em: (sítio). Acesso em DD/MM/AAAA.
- O texto deve usar negrito apenas para título, subtítulos e nome dos livros (nas referências), o restante deve ser apresentado sem qualquer grifo, negrito ou itálico. Em itálico devem vir apenas palavras em outros idiomas.
INDEXAÇÃO NAS BASES DE BUSCA
A Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento se compromete em apresentar os artigos científicos de forma compatível, para que os buscadores encontrem os artigos com facilidade, incluindo tags e adaptações necessárias de cada plataforma.
Cada canal de indexação (GOOGLE ACADÊMICO, CROSSREF, RESEARCHGATE, PUBLONS, DIMENSIONS, GOOGLE, SCILIT, LATINDEX e outros que a Revista venha estar indexada na época da publicação) tem autonomia própria podendo indexar ou não o material científico publicado, sendo sujeito às regras internas de cada base de dados.
O prazo varia de cada plataforma e a Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento não tem como garantir uma data ou interferir.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
- ISSN (versão eletrônica): 2448-0959
- Licença Creative Commons Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição 4.0 Internacional.
Política de Privacidade – Lei da Proteção de Dados Pessoais – LGPD
Todas as informações pessoais relativas a membros, assinantes, clientes ou visitantes que usem o Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento serão tratadas em concordância com a Lei da Proteção de Dados Pessoais de 26 de outubro de 1998 (Lei n.º 67/98).
Consulte mais detalhes em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/politica-de-privacidade
E-BOOKS
Os livros acadêmicos publicados pela Núcleo do Conhecimento ocorrem nos seguintes formatos:
- Integral – resultado de pesquisas individuais ou coletivas;
- Capítulo – através de chamadas públicas.
Todos os materiais devem ser inéditos e possuir relevância científica. Diferentemente dos artigos científicos que passam pelo processo de avaliação de pares as cegas. Os livros científicos ocorrem através de editoração por bancas científicas.
No entanto, todos os materiais enviados são submetidos a avaliação de plágio. A proposta da Núcleo do Conhecimento é que os E-books sejam disponibilizados em HTML e PDF. Ocorrendo assim, a necessidade de taxa de APC.
Cada material será avaliado separadamente, e o orçamento realizado de acordo com o processo de editoração.
MANUAIS:
Os manuais técnicos são produções realizadas como resultados de Instituições governamentais, do terceiro setor, estudos do segundo setor. Além disso, desenvolvidos nos Programas de Pós-graduação Stricto Sensu. Desta forma, eles já são aprovados pelos respectivos responsáveis institucionais.
Desta forma, cabe a nossa plataforma a viabilidade de indexar tais materiais, sendo suas respectivas aprovações de responsabilidade das instituições.
No entanto, caso o autor não esteja vinculado a nenhuma instituição, ou ainda, que não tenha um parecer técnico responsável. O procedimento de avaliação deverá seguir os mesmos da revista.
A taxa de APC deve ser orçada por e-mail ( [email protected] ) com a avaliação do material.
DEMAIS PRODUÇÕES TÉCNICAS E TECNOLÓGICAS:
Nossa base tecnológica está preparada para receber todas as demais produções técnicas ou tecnológicas que são produzidas pelos PPGS. Os materiais devem ser encaminhados por e-mail ( [email protected] ) para serem avaliados e, apresentados a respectiva taxa de APC.
PRODUÇÕES ARTISTICAS
Nossa base tecnológica está preparada para receber todas as demais produções artísticas que são produzidas pelos PPGS. Os materiais devem ser encaminhados por e-mail ( [email protected] ) para serem avaliados e, apresentados a respectiva taxa de APC.
Publique!+ 24 Milhões de Leitores!ENVIAR MATERIALPublique!+ 180 Países!ENVIAR MATERIALPublique!+ 4.003.171 visualizações no youtubeENVIAR MATERIAL