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Revista Científica Multidisciplinar

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Índice

TERMOS DE PUBLICAÇÃO
DIRETRIZES PARA OS AUTORES

A Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento é o primeiro Mega Journal Open Search da América Latina, programada inteiramente em HTML, com disponibilidade dos documentos em extensão PDF.

A Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento está disponível em 185 países, 7 idiomas, e, em diversas bases de indexações.

São realizadas publicações de materiais científicos, bem como, e-books e manuais.

As publicações são realizadas em fluxo contínuo, seguindo regras específicas para cada ambiente, conforme indicadas a seguir:

1. Informações gerais

São aceitos manuscritos nos idiomas: português, inglês, espanhol, italiano, francês, alemão e russo.

Artigos submetidos poderão ser traduzidos para outros idiomas de acordo com a preferência dos autores.

O texto de manuscrito de pesquisa original deve seguir a estrutura conhecida como IMRD: Introdução, Métodos, Resultados, Discussão e Conclusão (Estrutura do Texto).

Manuscritos baseados em pesquisa qualitativa podem ter outros formatos, admitindo-se Resultados e Discussão em uma mesma seção e Considerações Finais ou Conclusões.

Outras categorias de manuscritos (revisões, comentários etc.) seguem os formatos de texto a elas apropriados.

Os estudos devem ser apresentados de forma que qualquer pesquisador interessado possa reproduzir os resultados. Para isso estimulamos o uso das seguintes recomendações, de acordo com a categoria do manuscrito submetido:

  • CONSORT – Checklist e fluxograma para ensaios controlados e randomizados;
  • STARD – Checklist e fluxograma para estudos de acurácia diagnóstica;
  • MOOSE – Checklist e fluxograma para metanálises e revisões sistemáticas de estudos observacionais;
  • PRISMA – Checklist e fluxograma para revisões sistemáticas e metanálises;
  • STROBE – Checklist para estudos observacionais em epidemiologia;
  • RATS – Checklist para estudos qualitativos.

Pormenores sobre os itens exigidos para apresentação do manuscrito estão descritos de acordo com a categoria de artigos.

Como forma de avaliação da ocorrência de plágio, todos os manuscritos recebidos são submetidos à programa de detecção de similaridade entre textos.

Caso os autores tenham utilizado Inteligência Artificial (IA) deverá ser enviado um esclarecimento reconhecido em cartório, ou outro meio legal de reconhecimento de assinatura, como por exemplo, digitalizada.

No esclarecimento sobre a utilização de IA, o (s) autor (es) deve apontar detalhadamente onde e como foi a utilização. Como por exemplo, para tradução ou revisão de normas e ortografia.

Não serão aceitos materiais que tenham sido desenvolvidos por meio de IA: textos, revisões bibliográficas, ou quaisquer outros mecanismos que possam comprometer a lisura do material enquanto científico.

O ORCID do primeiro autor e de todos os coautores deverá ser informado no momento da submissão dos manuscritos, na carta de apresentação.

Resolução de conflitos de interesse e violações éticas

Os editores tomarão as medidas necessárias para identificar e prevenir a publicação de artigos onde ocorra má conduta de pesquisa ou violações éticas, incluindo plágio, manipulação de citações e falsificação / fabricação de dados, ausência de autorizações pertinentes, discriminação, entre outros.

As situações e alegações que chegarem ao conhecimento de editores e avaliadores serão levadas ao Comitê Editorial, que tomará as providências cabíveis, incluindo o encaminhamento a instâncias superiores da Universidade, se necessário.

A Revista Núcleo do Conhecimento segue todos os padrões e direcionamentos do Committee on Publication Ethics (COPE), portanto, adequações éticas incluindo as discussões contemporâneas serão revistas periodicamente. Desta forma, a revista Núcleo do Conhecimento se reserva ao direito de adotar as resoluções e indicações da COPE na medida em que forem ocorrendo.

2. Categorias de artigos

a) Artigos Originais

Incluem estudos observacionais, estudos experimentais ou quase-experimentais, avaliação de programas, análises de custo-efetividade, análises de decisão e estudos sobre avaliação de desempenho de testes diagnósticos para triagem populacional. Cada artigo deve conter objetivos e hipóteses claras, desenho e métodos utilizados, resultados, discussão e conclusões.

Incluem também ensaios teóricos (críticas e formulação de conhecimentos teóricos relevantes) e artigos dedicados à apresentação e discussão de aspectos metodológicos e técnicas utilizadas na pesquisa. Neste caso, o texto deve ser organizado em tópicos para guiar o leitor quanto aos elementos essenciais do argumento desenvolvido.

Instrumentos de aferição em pesquisas populacionais

Manuscritos abordando instrumentos de aferição podem incluir aspectos relativos ao desenvolvimento, à avaliação e à adaptação transcultural para uso em estudos populacionais.

Aos manuscritos de instrumentos de aferição, recomenda-se que seja apresentada uma apreciação detalhada do construto a ser avaliado, incluindo seu possível gradiente de intensidade e suas eventuais subdimensões. O desenvolvimento de novo instrumento deve estar amparado em revisão de literatura, que identifique explicitamente a insuficiência de propostas prévias e justifique a necessidade de novo instrumental.

Devem ser detalhados: a proposição, a seleção e a confecção dos itens e o emprego de estratégias para adequá-los às definições do construto, incluindo o uso de técnicas qualitativas de pesquisa (entrevistas em profundidade, grupos focais etc.), reuniões com painéis de especialistas, entre outras; o trajeto percorrido na definição da forma de mensuração dos itens e a realização de pré-testes com seus conjuntos preliminares; e a avaliação das validades de face, conteúdo, critério, construto ou dimensional.

Análises de confiabilidade do instrumento também devem ser apresentadas e discutidas, incluindo-se medidas de consistência interna, confiabilidade teste-reteste ou concordância inter-observador.

Os autores devem expor o processo de seleção do instrumento final e situá-lo em perspectiva crítica e comparativa com outros instrumentos destinados a avaliar o mesmo construto ou construtos semelhantes.

Para os manuscritos sobre adaptação transcultural de instrumentos de aferição, além de atender, de forma geral, às recomendações supracitadas, é necessário explicitar o modelo teórico norteador do processo. Os autores devem também justificar a escolha de determinado instrumento para adaptação a um contexto sociocultural específico, com base em minuciosa revisão de literatura. Finalmente, devem indicar explicitamente como e quais foram as etapas seguidas do modelo teórico de adaptação no trabalho submetido para publicação.

O instrumento de aferição deve ser incluído como anexo dos artigos submetidos.

Organização do manuscrito

Além das recomendações mencionadas, verificar as seguintes instruções de formatação:

a) Artigo original:

  • Devem conter até 3.500 palavras (excluindo resumos, tabelas, figuras e referências).
  • Número máximo de tabelas e figuras: 15.
  • Número máximo recomendado de referências: 40.
  • Resumos no formato estruturado com até 350 palavras.

b) Comunicação breve, notas prévias, relato de caso e desafios terapêuticos.

São relatos curtos de achados que apresentam interesse para a pesquisa científica, mas que não comportam uma análise mais abrangente e uma discussão de maior desenvolvimento.

Formatação: Sua apresentação deve acompanhar as mesmas normas exigidas para artigos originais.

  • Devem conter até 1.500 palavras (excluindo resumos, tabelas, figuras e referências).
  • Número máximo de figuras: 2.
  • Número máximo de tabelas: 2.
  • Número máximo recomendado de referências: 25.
  • Resumos no formato narrativo com até 200 palavras.

c) Artigos de revisão

Revisão sistemática e meta-análise – Por meio da síntese de resultados de estudos originais, quantitativos ou qualitativos, objetiva responder a uma pergunta específica e de relevância para o conhecimento científico. Descreve com pormenores o processo de busca dos estudos originais, os critérios utilizados para seleção daqueles que foram incluídos na revisão e os procedimentos empregados na síntese dos resultados obtidos pelos estudos revisados. Consultar:

MOOSE checklist e fluxograma para meta-análises e revisões sistemáticas de estudos observacionais;

PRISMA checklist e fluxograma para revisões sistemáticas e meta-análises.

Revisão narrativa ou crítica – Apresenta caráter descritivo-discursivo e dedica-se à apresentação compreensiva e à discussão de temas de interesse científico no campo do conhecimento científico. Deve apresentar formulação clara de um objeto científico de interesse, argumentação lógica, crítica teórico-metodológica dos trabalhos consultados e síntese conclusiva. Deve ser elaborada por pesquisadores com experiência no campo em questão ou por especialistas de reconhecido saber.

  • Devem conter até 4.000 palavras (excluindo resumos, tabelas, figuras e referências).
  • Número máximo de tabelas e figuras: 10.
  • Número máximo de referências: 100.
  • Resumos no formato estruturado com até 300 palavras, ou narrativo com até 150 palavras.

d) Comentários

Visam a estimular a discussão, introduzir o debate e oxigenar controvérsias sobre aspectos relevantes da saúde pública. O texto deve ser organizado em tópicos ou subitens. A introdução deve destacar o assunto e sua importância. As referências citadas devem dar sustentação aos principais aspectos abordados no artigo.

  • Devem conter até 2.000 palavras (excluindo resumos, tabelas, figuras e referências).
  • Número máximo de tabelas e figuras: 5.
  • Número máximo recomendado de referências: 30.
  • Resumos no formato narrativo com até 150 palavras.

e) Cartas Ao Editor com até 600 palavras e até 5 referências.

f) Livros e capítulos de livros deverão seguir as demandas dos chamamentos públicos na ABA de e-books.

3. Dados de identificação do manuscrito

Autoria

O conceito de autoria está baseado na contribuição substancial de cada uma das pessoas listadas como autores, no que se refere sobretudo à concepção do projeto de pesquisa, análise e interpretação dos dados, redação e revisão crítica do manuscrito. A contribuição de cada autor deve ser explicitada em declaração para esta finalidade. Não se justifica a inclusão de nome de autores cuja contribuição não se enquadre nos critérios mencionados.

Dados de identificação dos autores (cadastro)

Nome e sobrenome: O autor deve seguir o formato pelo qual já é indexado nas bases de dados e constante no ORCID.

Correspondência: Deve constar o nome e endereço do autor responsável para troca de correspondência.

Instituição: Podem ser incluídas até três hierarquias institucionais de afiliação (por exemplo: universidade, faculdade, departamento).

Coautores: Identificar os coautores do manuscrito pelo nome, sobrenome e instituição, conforme a ordem de autoria.

Financiamento da pesquisa: Se a pesquisa foi subvencionada, indicar o tipo de auxílio, o nome da agência financiadora e o respectivo número do processo.

Apresentação prévia: Tendo sido apresentado em reunião científica, indicar o nome do evento, local e ano da realização.

Não será permitido inclusão de outros autores depois do envio do material.

A Revista Núcleo do Conhecimento e seus editores se reservam ao direito de analisar se a quantidade de autores são razoáveis de acordo com o conteúdo e forma do material.

4. Conflito de interesses

A confiabilidade pública no processo de revisão por pares e a credibilidade de artigos publicados dependem, em parte, de como os conflitos de interesses são administrados durante a redação, revisão por pares e tomada de decisões pelos editores.

Conflitos de interesses podem surgir quando autores, revisores ou editores possuem interesses que, aparentes ou não, possam influenciar a elaboração ou avaliação de manuscritos. O conflito de interesses pode ser de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.

Quando os autores submetem um manuscrito, eles são responsáveis por reconhecer e revelar conflitos financeiros ou de outra natureza que possam ter influenciado seu trabalho. Os autores devem reconhecer no manuscrito todo o apoio financeiro para o trabalho e outras conexões financeiras ou pessoais com relação à pesquisa. O relator deve revelar aos editores quaisquer conflitos de interesses que possam influir em sua opinião sobre o manuscrito e, quando couber, deve se declarar não qualificado para revisá-lo.

Se os autores não tiverem certos do que pode constituir um potencial conflito de interesses, devem contatar a secretaria editorial da Revista Núcleo do Conhecimento.
Todos os artigos são avaliados por pares de forma sigilosa, garantindo a isenção na avaliação.

Após aprovado, os nomes dos responsáveis e avaliadores serão identificados no Registro DOI, garantindo a ética de transparência do processo de avaliação de acordo com o COPE.

5. Declarações e documentos

Em conformidade com as diretrizes do Committee on Publication Ethics (COPE), são solicitados alguns documentos e declarações do(s) autor(es) para a avaliação de seu manuscrito. Observe a relação dos documentos abaixo e, nos casos em que se aplique, anexe o documento ao processo. O momento em que tais documentos serão solicitados é variável:

Documento quem assina Quando anexar

a. Carta de Apresentação

Quem assina: Todos os autores ou o primeiro autor assina e insere o ORCID de todos os autores informados na carta de apresentação.

Quando anexar: Na submissão

b. Declaração de Responsabilidade pelos Agradecimentos

Quem assina: Autor responsável

Quando anexar: Após a aprovação final

c. Declaração de Transferência de Direitos Autorais

Quem assina: Todos os autores

Quando anexar: Após a aprovação final

Carta de apresentação

A carta deve ser assinada por todos os autores ou, ao menos, pelo primeiro autor. O ORCID de todos os autores deverá ser informado nessa carta. A carta de apresentação deve conter:

  • Informações sobre os achados e as conclusões mais importantes do manuscrito e esclarecimento de seu significado para o conhecimento científico;
    Informação sobre a novidade do estudo e porque ele deve ser publicado nesta Revista;
  • Menção de até três artigos, se houver, publicados pelos autores na linha de pesquisa do manuscrito;
  • Declaração de potenciais conflitos de interesses dos autores;
    Atestado de exclusividade da submissão do manuscrito à Núcleo do Conhecimento;
  • Contribuição ao manuscrito por parte de cada autor.

Segundo o critério de autoria do Committee on Publication Ethics (COPE), autores devem contemplar todas as seguintes condições: (1) contribuir substancialmente para a concepção e planejamento, ou análise e interpretação dos dados; (2) contribuir significativamente na elaboração do rascunho ou na revisão crítica do conteúdo; e (3) participar da aprovação da versão final do manuscrito.

Nos casos de grupos multicêntricos ou grande número de autores terem desenvolvido o trabalho, o grupo deve identificar os indivíduos que aceitam a responsabilidade direta pelo manuscrito. Esses indivíduos devem contemplar totalmente os critérios para autoria definidos anteriormente. Nesse caso os editores solicitarão a eles as declarações exigidas na submissão de manuscritos. O autor correspondente deve indicar claramente a forma de citação preferida para o nome do grupo e identificar seus membros. Estes serão listados no final do texto do artigo.

Não justificam autoria: aqueles que realizaram apenas a aquisição de financiamento, a coleta de dados, ou supervisão geral do grupo de pesquisa.

b) Agradecimentos

Devem ser mencionados os nomes de pessoas que, embora não preencham os requisitos de autoria, prestaram colaboração ao trabalho. Será preciso explicitar o motivo do agradecimento (por exemplo, consultoria científica, revisão crítica do manuscrito, coleta de dados etc). Deve haver permissão expressa dos nomeados e o autor responsável deve anexar a Declaração de Responsabilidade pelos Agradecimentos. Também pode constar agradecimentos a instituições que prestaram apoio logístico.

c) Transferência de direitos autorais

Todos os autores devem ler, assinar e enviar o documento transferindo os direitos autorais. O artigo só será liberado para publicação quando esse documento estiver de posse da Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento.

O documento de transferência de direitos autorais será solicitado após a aprovação final do artigo.

MODELOS DOS DOCUMENTOS

a) CARTA DE APRESENTAÇÃO

Cidade, _[dia]__ de Mês de Ano.

Prezado Sr. Editor, Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento.
Assim, submetemos à sua apreciação o trabalho “____________[título]_____________”, o qual se encaixa nas áreas de interesse da Núcleo do Conhecimento. A revista foi escolhida [colocar justificativa da escolha da revista para a publicação do manuscrito].

Contribuição dos autores (exemplo): concepção, planejamento, análise, interpretação e redação do trabalho: autor 1; interpretação e redação do trabalho: autor 2. Ambos os autores aprovaram a versão final encaminhada.

Certifico que este manuscrito representa um trabalho original e que nem ele, em parte ou na íntegra, nem outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.

Os autores não possuem conflitos de interesse ao presente trabalho. (Se houver conflito, especificar).
_____________________

nome completo do autor 1 + assinatura + ORCID
___________________________

nome completo do autor 2 + assinatura + ORCID

b) DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE PELOS AGRADECIMENTOS

Eu, (nome por extenso do autor responsável pela submissão), autor do manuscrito intitulado (título completo do artigo):

Certifico que todas as pessoas que tenham contribuído substancialmente à realização deste manuscrito, mas que não preencheram os critérios de autoria, estão nomeadas com suas contribuições específicas em Agradecimentos no manuscrito.

Certifico que todas as pessoas mencionadas nos Agradecimentos forneceram a respectiva permissão por escrito.

_____/_____/_______ _________________________
DATA – NOME COMPLETO E ASSINATURA

c) DECLARAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS

Concordo que os direitos autorais referentes ao manuscrito [TÍTULO], aprovado para publicação na Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, serão propriedade exclusiva do Centro de Pesquisa Núcleo do Conhecimento, sendo possível sua reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento.

Autores:__________________________________

Local, data NOME COMPLETO + Assinatura

6. Preparo do manuscrito

Título no idioma original do manuscrito

O título deve ser conciso e completo, contendo informações relevantes que possibilitem a recuperação do artigo nas bases de dados. O limite é de 90 caracteres, incluindo espaços.

Título resumido

É o título que constará no cabeçalho do artigo. Deve conter a essência do assunto em até 45 caracteres.

Descritores

Para manuscritos escritos em português, devem ser indicados entre 3 a 5 descritores.

Resumo

O resumo deve ser escrito em seu idioma original. As especificações quanto ao tipo de resumo estão descritas em cada uma das categorias de artigos. Como regra geral, o resumo deve incluir: objetivo do estudo, principais procedimentos metodológicos (população em estudo, local e ano de realização, métodos observacionais e analíticos), principais resultados e conclusões.

Estrutura do texto

Introdução – Deve relatar o contexto e a justificativa do estudo, apoiados em referências pertinentes. O objetivo do manuscrito deve estar explícito no final da introdução.

Métodos – É imprescindível a descrição clara dos procedimentos adotados, das variáveis analisadas (com a respectiva definição, se necessário) e da hipótese a ser testada. Descrever também a população, a amostra e os instrumentos de medida, com a apresentação, se possível, de medidas de validade. É necessário que haja informações sobre a coleta e o processamento de dados. Devem ser incluídas as devidas referências para as técnicas e métodos empregados, inclusive os métodos estatísticos; é fundamental que os métodos novos ou substancialmente modificados sejam descritos, justificando-se as razões para seu uso e mencionando-se suas limitações. Os critérios éticos de pesquisa devem ser respeitados. Os autores devem explicitar que a pesquisa foi conduzida dentro dos padrões éticos e aprovada por comitê de ética.

Resultados – É preciso que sejam apresentados em uma sequência lógica, iniciando-se com a descrição dos dados mais importantes. Tabelas e figuras devem ser restritas àquelas necessárias para argumentação e a descrição dos dados no texto deve ser restrita aos mais importantes. Os gráficos devem ser utilizados para destacar os resultados mais relevantes e resumir relações complexas. Dados em gráficos e tabelas não devem ser duplicados, nem repetidos no texto. Os resultados numéricos devem especificar os métodos estatísticos utilizados na análise.

Discussão – A partir dos dados obtidos e resultados alcançados, os aspectos novos e importantes observados devem ser interpretados à luz da literatura científica e das teorias existentes no campo. Argumentos e provas baseadas em comunicação de caráter pessoal ou divulgadas em documentos restritos não podem servir de apoio às argumentações do autor. Tanto as limitações do trabalho quanto suas implicações para futuras pesquisas precisam ser esclarecidas. É necessário incluir somente hipóteses e generalizações baseadas nos dados do trabalho. As Conclusões devem finalizar esta parte, retomando o objetivo do trabalho.

Referências

As referências devem seguir o modelo de uma das normas reconhecidas pela CrossRef: ABNT, APA, Vancouver, Chicago, AMA ou outros.

O autor deve escolher apenas um formato e indicar a escolha para a Revista.

7. Checklist para submissão

  1.  Nome e instituição de afiliação de cada autor, incluindo e-mail e telefone.
  2. Título do manuscrito
  3. Texto apresentado em letras arial, corpo 12, em formato Word ou similar (doc, docx e rtf).
  4. Resumos estruturados para trabalhos originais de pesquisa no idioma original do manuscrito.
  5. Resumos narrativos para manuscritos que não são de pesquisa no idioma original do manuscrito.
  6. Carta de Apresentação, constando a responsabilidade de autoria. Deve ser assinada por todos os autores ou, pelo menos, pelo primeiro autor e conter o ORCID de todos os autores.
  7. Nome da agência financiadora e número(s) do(s) processo(s).
  8. Referências normatizadas segundo.

8. Processo editorial

a) Avaliação

Pré-análise: o Editor Científico avalia os manuscritos com base na qualidade e interesse para o escopo da revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, e decide se seleciona o manuscrito para avaliação por pares externos ou não. A avaliação prévia ocorre por meio de fluxo contínuo. Desta forma, caso o (s) autor (es) tenham necessidade de adiantar o processo, será realizado mediante pagamento de taxa.

Caso o Editor Científico aceite o material como sendo de interesse para o escopo da Revista, o (s) autor (es) deverá (ão) fazer o pagamento da taxa de APC (Article Processing Charge) para que o processo continue.
Análise por pares: se selecionado na pré-análise, e após o pagamento da taxa de APC, o manuscrito é encaminhado a um dos Editores Associados cadastrados no sistema segundo a respectiva área de especialização.

O Editor Associado seleciona os revisores (dois) de acordo com a área de especialização e envia o manuscrito para avaliação. Caso o Editor Associado considere que os pareceres recebidos são insuficientes para uma conclusão, deverá indicar outro(s) relator(es). Com base nos pareceres, o Editor Associado decide por: recusa, no caso de o manuscrito ter deficiências importantes; aceite; ou possibilidade de nova submissão, devendo neste caso indicar nos seus comentários às modificações importantes para eventual reformulação, que será reavaliada por relatores.
Qualquer alteração após material aprovado pelos pares é proibida. Caso haja alguma alteração antes da publicação on-line, o processo deverá ser reiniciado, voltando o material para a primeira etapa.

Os prazos são contabilizados por etapas. Desta forma, cada retorno estará sujeito a data escolhida pelo (s) autor (es) e o fluxo contínuo de processos. Desta forma, caso o autor queira adiantar algum prazo deverá entrar em contato com a Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento.

Por fim, o material é submetido ao verificador de Plágio e de uso de Inteligência Artificial.

b) Revisão da redação científica

Para ser publicado, o manuscrito aprovado é editado por uma equipe que fará a revisão da redação científica (clareza, brevidade, objetividade e solidez), gramatical e de estilo. A Revista Científica Núcleo do Conhecimento se reserva o direito de fazer alterações visando a uma perfeita comunicação aos leitores. O autor responsável terá acesso a todas as modificações sugeridas até a última prova enviada.

c) Provas

As normas de Normas e Ortografia e traduções são de responsabilidade dos autores.
Caso necessário podemos indicar um de nossos parceiros para que seja realizado. No entanto, os valores são custeados separadamente.

O autor responsável pela correspondência receberá uma prova, em arquivo de texto (pdf, doc, docx ou rtf), com as observações e alterações feitas pela equipe de leitura técnica. O material somente será aprovado após o último arquivo com as especificações ser aprovado pelo autor correspondente.

Caso ainda haja dúvidas nessa prova, a equipe editorial entrará em contato para que seja feita a revisão, até que seja alcançada uma versão final do texto.

A Revista Científica Núcleo do Conhecimento adota o sistema de publicação contínua. Dessa forma, a publicação do artigo se torna mais rápida: não depende de um conjunto de artigos para fechamento de um fascículo, mas do processo individual de cada artigo. Por isso, solicitamos o cumprimento dos prazos estipulados.

9. Taxa de publicação

A Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento trata-se de uma das maiores revistas Open Access do Mundo, disponível de forma online em mais de 180 países.

Atualmente está indexada em mais de 20 bases de dados de acesso livre. E, mantém todos os artigos científicos em formato HTML e pdf. Disponibilizados integralmente em sua base de dados.

Devido ser uma revista Open Access desde sua criação, com o objetivo de popularizar o conhecimento, sua manutenção ocorre por meio da taxa de APC, dos anúncios, eventos, dentre outros serviços que são cobrados à parte.

Esclarece-se que apesar de cada material exigir recurso mensal em dólar para manter-se online (banda de dados e tráfego) os valores pelos autores são pagos uma única vez.

Até o presente momento não recebemos nenhum incentivo de agências de fomentos.
Este fato é imperioso para garantir sua continuidade, com qualidade e recursos tecnológicos.

A Revista Científica Núcleo do Conhecimento fornece aos autores os documentos necessários para comprovar o pagamento da taxa perante instituições empregadoras, programas de pós-graduação ou órgãos de fomento à pesquisa.
O pagamento da Taxa de APC (Article Processing Charge) deve ser realizado assim que o material for aceito na pré- análise pelo Editor.

O APC (Article Processing Charge), ocorre a partir do momento em que o autor encaminha seu material e utiliza os sistemas da Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, bem como, por meio da pré-análise. Desta forma, não há de forma alguma devolução das taxas e valores custeados, cabendo ao (s) autor (es) atender às solicitações dos editores.

A fim de viabilizar a publicação para todos os autores, fizemos a flexibilização de taxas de acordo com os prazos a serem executadas as etapas para publicação.

Abaixo estão os prazos (por etapa e dias úteis) que são aplicados comumente.

Caso seja necessário prazos especiais favor entrar em contato conosco.

90 dias úteis por etapa – R$ 799,10
60 dias úteis por etapa – R$ 1.221,00
30 dias úteis por etapa – R$ 1.987,21
15 dias úteis por etapa – R$ 2.431,16
7 dias úteis por etapa – R$ 3.823,47

Etapas Optativas

Esta etapa envolve processos que são opcionais por parte dos pesquisadores. São elas:

  • Tradução do material para outros idiomas;
  • Certificado físico ou digital;
  • Apresentação do material em nossas redes sociais;
  • Editoração especial;
  • Vídeo do Material.

INDEXAÇÃO NAS BASES DE BUSCA

A Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento se compromete em apresentar os artigos científicos de forma compatível, para que os buscadores encontrem os artigos com facilidade, incluindo tags e adaptações necessárias de cada plataforma.

Cada canal de indexação (GOOGLE ACADÊMICO, CROSSREF, RESEARCHGATE, PUBLONS, DIMENSIONS, GOOGLE, SCILIT, LATINDEX e outros que a Revista venha estar indexada na época da publicação) tem autonomia própria podendo indexar ou não o material científico publicado, sendo sujeito às regras internas de cada base de dados.

O prazo varia de cada plataforma e a Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento não tem como garantir uma data ou interferir.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

  • ISSN (versão eletrônica): 2448-0959
  • Licença Creative Commons Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição 4.0 Internacional.

Política de Privacidade – Lei da Proteção de Dados Pessoais – LGPD

Todas as informações pessoais relativas a membros, assinantes, clientes ou visitantes que usem o Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento serão tratadas em concordância com a Lei da Proteção de Dados Pessoais de 26 de outubro de 1998 (Lei n.º 67/98).

Consulte mais detalhes em:

https://www.nucleodoconhecimento.com.br/politica-de-privacidade 

E-BOOKS

Os livros acadêmicos publicados pela Núcleo do Conhecimento ocorrem nos seguintes formatos:

  • Integral – resultado de pesquisas individuais ou coletivas;
  • Capítulo – através de chamadas públicas.

Todos os materiais devem ser inéditos e possuir relevância científica. Diferentemente dos artigos científicos que passam pelo processo de avaliação de pares as cegas. Os livros científicos ocorrem através de editoração por bancas científicas.

No entanto, todos os materiais enviados são submetidos a avaliação de plágio. A proposta da Núcleo do Conhecimento é que os E-books sejam disponibilizados em HTML e PDF. Ocorrendo assim, a necessidade de taxa de APC.

Cada material será avaliado separadamente, e o orçamento realizado de acordo com o processo de editoração.

MANUAIS:

Os manuais técnicos são produções realizadas como resultados de Instituições governamentais, do terceiro setor, estudos do segundo setor. Além disso, desenvolvidos nos Programas de Pós-graduação Stricto Sensu. Desta forma, eles já são aprovados pelos respectivos responsáveis institucionais.

Desta forma, cabe a nossa plataforma a viabilidade de indexar tais materiais, sendo suas respectivas aprovações de responsabilidade das instituições.

No entanto, caso o autor não esteja vinculado a nenhuma instituição, ou ainda, que não tenha um parecer técnico responsável. O procedimento de avaliação deverá seguir os mesmos da revista.

A taxa de APC deve ser orçada por e-mail ( [email protected] ) com a avaliação do material.

DEMAIS PRODUÇÕES TÉCNICAS E TECNOLÓGICAS:

Nossa base tecnológica está preparada para receber todas as demais produções técnicas ou tecnológicas que são produzidas pelos PPGS. Os materiais devem ser encaminhados por e-mail ( [email protected] ) para serem avaliados e, apresentados a respectiva taxa de APC.

PRODUÇÕES ARTISTICAS

Nossa base tecnológica está preparada para receber todas as demais produções artísticas que são produzidas pelos PPGS. Os materiais devem ser encaminhados por e-mail ( [email protected] ) para serem avaliados e, apresentados a respectiva taxa de APC.

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