Cálculo de Proporção Numeral

0
379
DOI: 10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/matematica/proporcao-numeral
PDF

ARTIGO ORIGINAL

BELLAS, Leonardo Dias [1]

BELLAS, Leonardo Dias. Cálculo de Proporção Numeral. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 05, Ed. 12, Vol. 02, pp. 144-162. Dezembro de 2020. ISSN: 2448-0959, Link de acesso: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/matematica/proporcao-numeral, DOI: 10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/matematica/proporcao-numeral

RESUMO

Em 2011,uma observação lógica matemática foi efetuada por este autor e tem sido estudada desde então, essa lógica diz respeito que todo e qualquer número pode ser representado por um numeral sequencial de 1 a 9. Entretanto foi realizado a descoberta do que se tratava essa lógica e foi relacionado outro cálculo já existente da Sequência de Fibonacci. Dito isto, este estudo foi desenvolvido para registrar informações dessa lógica a respeito dessa descoberta Científica do Cálculo de Proporção Numeral, e a respeito da Lógica de Proporção Numeral e sua relação com outras descobertas científicas e conceitos que já foram desenvolvidos por outros matemáticos anteriormente. Com objetivo de discutir e demonstrar essas observações matemáticas que não tinham sido observadas anteriormente e proporcionar uma nova opção de cálculo mais eficiente, pois qualquer número pode ser representado pelos numerais sequenciais de 1 a 9.  Assim através do cálculo e da lógica de Proporção Numeral podemos identificar isso, além de demonstrar sua aplicabilidade na matemática e na ciência atual.

 Palavra-Chave: Proporção numeral, sequência de Fibonacci

1. INTRODUÇÃO

A intenção desse estudo é demonstrar essa descoberta matemática a respeito de proporções numéricas e mostrar sua aplicabilidade na matemática atual. Através de cálculos e demonstrações matemáticas, será explicado e aplicado o cálculo de proporção numeral tratando que qualquer número pode ser representado por um numeral sequencial de 1 a 9. Esta sequência de 1 a 9 é um sequencial, pois esta se repete infinitamente e sequencialmente. E assim mostrar sua relação com outro cálculo já realizado, a da sequência de Fibonacci que é um coeficiente de infinito de duas medidas sucessivas. Obtém-se o número irracional denominado de (PHI), com o valor aproximado de 1,618 que também é conhecida como razão áurea ou proporção dourada, segundo o matemático Leonardo de Pisa.

2. LÓGICA DE PROPORÇÃO NUMERAL

Ao demonstrar o cálculo de proporção numeral, temos que realizar algumas observações matemáticas, como o exemplo da lógica de proporção numeral.  Como está exemplificado no quadro abaixo:

Quadro 1. Lógica e cálculo de proporção numeral

Fonte: autor.

Assim podemos observar que todos os números Inteiros, decimais ou algarismo de 0,000000…0001 até o Infinito, ao ser somado até sua última variável é sequencial de 1 a 9, ou seja, a soma dos algarismos de qualquer número, sendo zero neutro, é sequencial de 1 a 9 Infinitamente. Então com essa lógica podemos observar que, todo e qualquer número pode ser representado pelo um numeral sequencial de 1 a 9, segue uma maneira mais simples de expressar essa Lógica.

Figura 1: lógica de proporção numeral

Fonte: autor.

3. CÁLCULO DE PROPORÇÃO NUMERAL

Agora vamos ao cálculo de proporção numeral. Nesse caso utilizei o alfabeto romano, mas pode ser utilizado outro alfabeto, ou outro símbolo/código.

Figura 2: cálculo de proporção numeral

Fonte: autor.

Podemos observar que, independentemente de usarmos os números Inteiros ou os números de proporção numeral, identificamos que em ambos os cálculos os resultados são iguais. Porém é observável que usando a lógica de proporção numeral para chegar ao resultado é mais simples. Pois você não precisa usar todo o alfabeto Infinito de números Inteiros, apenas a sequência de 1 a 9. Este cálculo é como se você quebrasse o infinito dos números Inteiros em uma sequência de 1 a 9 (Numeral). Pois qualquer número é sequencial de 1 a 9.

Vamos observar o nome João, pelos números inteiros é o número 1015115 e na lógica numeral é o número 1616. Assim observamos que tanto o número 1015115 e 1616, quanto a soma dos algarismos até sua última variável é igual 5, deste modo podemos fazer uma escala dos números, facilitando operações com grande volume, sequenciando e identificando cada elemento de 1 a 9.

Podemos também aplicar o cálculo de proporção numeral nessas observações, nos números de milhões abaixo:

Observando em bilhões também:

Podemos observar em dízimas também:

Aqui nas dízimas podemos observar melhor o infinito passando de 9 para 1.

O embasamento, ou o princípio que sustenta esse raciocínio é registrar a descoberta desse Cálculo de Proporção Numeral demonstrando que todo e qualquer número pode ser representado por um número sequencial de 1 a 9 infinitamente. Sendo nitidamente observado na lógica e no cálculo de proporção numeral, aqui apresentado. Sendo assim iremos aplicar seus significados com exemplos de matemática e lógica.

Sendo assim, também podemos observar o Infinito de 1 a 9.

4. INFINITO E A LÓGICA DE PROPORÇÃO NUMERAL

Segue o exemplo abaixo identificando o Infinito na lógica de proporção numeral:

Figura 3: lógica proporção numeral infinito

Fonte: autor

Observando o gráfico acima é possível ir ao infinito, tanto nos números inteiros quanto nos números numerais. E como dito anteriormente você quebra os números inteiros em numerais, e observando assim, onde é mais fácil encontrar ou contar até o infinito? Contando os números inteiros, passando por milhares, milhões, bilhões, trilhões etc. ou contar apenas de 1 a 9? Pela lógica observar pelo cálculo de proporção numeral o sequencial de 1 a 9, é mais fácil e simples encontrar e contar até o infinito.

5. APLICAÇÕES DO CÁLCULO DE PROPORÇÃO NUMERAL

O cálculo de proporção numeral pode ser muito útil, há algum tempo foi realizada uma descoberta científica de um novo sistema binário, que é uma descoberta muito importante de um sistema para operação de eletroeletrônicos como computadores, smartphones, vídeo games etc. Ele é muito mais eficiente e seguro que o sistema atual. Esse estudo foi publicado nessa mesma revista científica, e o link estará nas referências desse trabalho. Mas conhecer esse cálculo de proporção numeral ajudou a descobrir o sistema Binário 2, e deu base para identificar diferenças lógicas entres os sistemas Binários, como nesse caso abaixo onde pode ser aplicado o cálculo de proporção numeral. (BELLAS, 2019)

Figura 4: sequência sistema binário

Fonte: Autor

Então observando as duas lógicas dos sistemas binários e usando o cálculo de proporção numeral identificamos uma lógica em cada sistema, temos no sistema binário 1, uma sequência de 6 repetições 1, 2, 4, 8, 7, 5. E a lógica do sistema binário 2, é uma sequência de 2 repetições 3 e 6. Nas duas lógicas binárias os números dobram até o infinito, porém, no sistema binário 1, dobra até o infinito numa sequência de 6 valores e no sistema binário 2, dobras até o infinito numa sequência de 2 valores. Assim o sistema binário 2 tem mais lógica matemática e é mais eficiente que o sistema binário 1, matematicamente e logicamente.

Uma das definições de lógica é, quando uma informação se repete ou tem sequência. No caso do Sistema Binário 1 ela se repete ou tem sequência em uma lógica de 6 fatores, já no Sistema Binário 2 ela se repete ou tem sequência em uma lógica de 2 fatores, sendo assim o Sistema Binário 2 é mais simples, é mais lógico. Dois fatores lógicos são mais simples do que 6 fatores lógicos.

Existe um vídeo no Youtube, com o título ‘’ O Segredo dos números 3, 6 e 9’’ – Fatos Desconhecidos. Nesse vídeo diz respeito a observações de Nikola Tesla a respeito dos números 3 e 6, porém esse vídeo não serviu de referência para a realização das descobertas científicas deste trabalho e também da do Sistema Binário 2, quando esse estudo começou a ser desenvolvido e do Sistema Binário, assim também tanto as observações dos números 3 e 6, quanto ao cálculo e lógica de proporção numérica, foram realizadas de uma maneira diferente e anterior ao acesso das informações daquela proposta por Nikola Tesla nesse vídeo.

Tesla encontrou a relação dos dígitos 3 e 6, mas não o relacionou com um código binário, não relacionou a um sistema e programação binária, e não desenvolveu um cálculo de proporção numérica, mas Tesla observou a relação do Sistema Binário com Fibonacci e encontrou o sequencial lógico 1, 2, 4, 8, 7, 5 do Sistema binário 1 e também encontrou o sequencial 3 e 6, mas não o relacionou a um sistema binário, mas ele foi o cientista que chegou mais perto de encontrar um novo sistema binário. (TESLA, Youtube)

E na descoberta do Sistema Binário 2, os sequenciais 3 e 6, não foram a primeira observação realizada a respeito do Sistema Binário 2, essa informação faz parte assim como inúmeras outras realizadas durante a descoberta científica do Sistema Binário 2, como por exemplo, o código binário, o pixel redondo, a descoberta do neutro na programação binária e também identificando o 1 (um) igual Pi, e outras diferenças entre o tipo de circuitos abertos e fechados nos sistema binários e diferenças nas programações binárias.

Porém esse vídeo ajuda em embasamentos em aspectos lógicos para realizar as observações científicas, matemáticas, lógicas e físicas deste estudo. Em resumo para a realização das descobertas desses estudos, as informações a respeito do sequencial lógico dos números 3 e 6 de Tesla era desconhecido, e assistindo o vídeo de Tesla, ele observou os números 3 e 6 de uma maneira diferente de como foi observado nesse estudo, nessas descobertas científicas aqui presentes, os sequenciais 3 e 6 foram observados através do cálculo de proporção numeral.

Esse vídeo foi observado posteriormente a descoberta e publicação do Sistema Binário 2 e também posteriormente a publicação do processo de patente no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), porém pelo qualidade do material, pelo o assunto ter as mesmas referências, e ter sido bem citado por um dos melhores físicos da ciência moderna, e também para buscar uma observação maior a respeito do tema, esse vídeo é muito útil.

Segue essa citação do Tesla para representar a magnitude do que é compreender na matemática e física a amplitude do conhecimento que é entender o significado dos números 3 e 6. ‘’ Se você soubesse da magnificência dos números 3, 6 e 9, então você teria a chave do Universo“ (TESLA, Youtube)

Figura 5: Citação Nikola Tesla 3 e 6.

Fonte: Nikola Tesla – Youtube

Podemos dizer que observar o infinito de 1 a 9 e assim entender que todo e qualquer número pode ser representado por esse sequencial de infinito, tem uma grande magnificência também.

O Sistema Binário 2 é a descoberta científica tecnológica mais importante atualmente, pois é uma tecnologia avançada, um computador com tecnologia Sistema Binário 2 é muito superior à um computador com tecnologia do Sistema Binário atual, e esse cálculo é umas das equações mais complexas que possuímos.

Existem diversas diferenças técnicas que demonstram a superioridade do Sistema Binário 2 para o Sistema Binário 1, abaixo será citado algumas como exemplos:

1 – Diferença no tipo de Circuito Físico, no Sistema Binário 1 o circuito é aberto, ou seja, é um circuito interrompido e no Sistema Binário 2 o circuito é fechado, ou seja, é um circuito contínuo, isso gera uma grande diferença de superioridade no desempenho e resposta do Sistema. O circuito contínuo é mais eficiente que um circuito interrompido.

2 – Outra diferença técnica é que no circuito do Sistema Binário 1 funciona apenas com dois elementos físicos e lógicos de programação o negativo e positivo, enquanto o Sistema Binário 2 funciona com três elementos físicos e lógicos de programação o negativo, neutro e o positivo, com esses três elementos na programação o circuito torna-se fechado por causa do neutro, assim trazendo uma performance e resultado superior, afetando inclusive na segurança do sistema. Uma forma de se expressar tecnicamente no sentido de segurança da programação binária, é que um sistema binário sem o neutro o circuito é aberto, então sua porta está aberta é inseguro, e no sistema binário com o neutro o circuito está fechado, então consequentemente sua porta está fechada, sendo assim o Sistema Binário 2 possui mais segurança.

3 – Outros aspectos é na programação da lógica física dos Sistemas, no Sistema Binário 1 ele funciona apenas com 1 π (um PI) sem neutro, enquanto no Sistema Binário 2 a lógica física do Sistema funciona com 2 π (dois PI) com neutro, isso traz uma grande diferença no tipo de realidade virtual dos sistemas, no Sistema Binário 1 o pixel é quadrado e no Sistema Binário 2 o pixel é redondo, afetando diretamente no tipo de realidade, dimensão e gráficos do sistema, trazendo mais qualidade, definição, velocidade, agilidade e lógica, também aumentando o processamento e a capacidade no volume de dados, assim uma maior eficiência nos aspectos lógicos na programação do Sistema Binário 2. 2 π (dois PI) com neutro é superior a 1 π (um PI) sem o neutro.

4 – E outro motivo técnico importante é a diferença entre os códigos binários e os sequências lógicos dos Sistemas, como explicado anteriormente no Sistema Binário 1 é uma sequência lógica de seis fatores e no Sistema Binário 2 é uma sequência lógica de dois fatores, e essa diferença nos sequenciais e nos códigos binários afeta diretamente tanto no volume de processamento de dados quanto na velocidade de resposta do Sistema Binário 2 que é mais ágil e lógico matematicamente e fisicamente. O sequencial 3 e 6 é mais lógico e eficiente que 1, 2, 4 ,8, 7, 5.

Existem outras diferenças técnicas e outras informações, porém esses exemplos acima são as que demonstram as principais diferenças entres sistemas, e o conjunto dessas diferenças técnicas entre os Sistemas Binários demonstram a qualidade superior de um sistema perante o outro sistema.

A descoberta da programação do Sistema Binário 2, é uma das programações lógicas que possuímos em um dos graus mais complexos e elevados que existe até hoje, e realizar observações matemáticas, lógicas e físicas utilizando apenas o 0 (zero) e 1 (um), ou seja, enxergar sistemas em zero e um, é um grande desafio.

Em relação aos circuitos e programação de sistemas binários, uma forma correta que podemos expressar, é que um computador ele pensa em zeros e uns, então a descoberta científica do Sistema Binário 2, é uma descoberta de uma nova maneira ou forma mais eficiente de um computador pensar em zeros e uns.

O Sistema Binário 2 é a tecnologia mais avançada que existe atualmente. Os Sistemas Binários são sistemas, pois realizam diversas funções, eles são circuitos lógicos e também programações, o Sistema Binário 2 é um novo sistema mais eficiente e seguro para a operação de eletroeletrônicos, e se diferencia uma programação binária da outra através da disposição lógica dos zeros e uns.

Porém esse estudo é para demonstrar a descoberta do cálculo de proporção numeral, caso queiram mais informações a respeito do Sistema Binário 2 o artigo está em referências deste trabalho.

O sistema binário 2 funciona com as leis de proporção numeral, ele processa seus dados de 1 a 9, sendo assim muito mais eficiente. O sistema binário 2 também funciona respeitando as leis de Fibonacci, e esse estudo tem referência e relação também no cálculo de proporção numeral, pois são praticamente a mesma coisa, os dois são um coeficiente de infinito, apenas foi descoberto uma nova forma matemática de calcular, expressar e observar parte das leis de Fibonacci. Sendo essas observações aqui realizadas batizado de cálculo de proporção numeral.

Após muito tempo de estudo e pesquisa, e realizações das observações acima do cálculo de proporção numérica, foi encontrado relação desse descoberta com outro estudo, a da sequência de Fibonacci (PHI). A lógica de proporção numeral de ir do 1 ao 9 até o Infinito está ligado diretamente às leis de Fibonacci, que também segue as leis matemáticas,

de que através das medidas da Série de Fibonacci, ao se analisar o coeficiente de duas medidas sucessivas, obtém-se o número irracional denominado de (PHI), com o valor aproximado de 1,618. E esta conjuntura de medidas baseada neste número é chamada de Proporção Dourada, ou razão Áurea, que é encontrada, portanto, nas flores, árvores, ondas, nas galáxias, conchas, furacões, no rosto simétrico do ser humano, em suas articulações ósseas e nas feições dos seres humanos, seus batimentos cardíacos e em seu DNA. Também na refração da luz proporcionada pelos elétrons dos átomos, nas vibrações, em outras mais manifestações (TANURE, online, s/p).

E explica por que a sequência é de 1 ao 9. Abaixo podemos ver que o próximo quadrante é o dobro de todos os anteriores, como exemplo, o 2 é o dobro do [1], o 3 é o dobro do [1 e 2], o 4 é o dobro de [1, 2 e 3], o 5 é o dobro de [1, 2 , 3 e 4] e a assim sucessivamente. E sempre é sequencial de 1 ao 9, sendo o 9 o dobro de todos seus antecessores, assim repetindo a lógica de Infinito: 1 2 3 4 5 6 7 8 9, 1 2 3 4 5 6 7 8 9, 1 2 3 4 5 6 7 8 9. Sempre o próximo dígito o dobro de seus antecessores. Abaixo segue uma forma de expressar o sequencial de Fibonacci

Figura 6: sequência de Fibonacci-PHI

Fonte: do Autor

Observando o gráfico acima concluímos que:

9 x PHI = 1 Infinito (Nove vezes a medida de Fibonacci é igual a um Infinito) ou

9 x 1,618 = 1 Infinito ou 1 unidade.

OU 1 infinito = 1 Unidade (Um infinito igual uma unidade)

Por exemplo, se encontrar matematicamente a medida de Fibonacci que representa o Infinito em uma concha marinha, essa concha marinha é representada por ser 1 unidade, pois esse coeficiente de infinito está presente ou assinado matematicamente nesta unidade.

A medida de proporção numeral ou sequência de Fibonacci que é representada por um coeficiente e lógica de proporção para calcular e encontrar o Infinito, pois se você encontrar esse coeficiente ou cálculo presente em qualquer elemento, galáxia, planta ou animal, esse ser ou elemento é representado por ser 1 (uma) unidade nas leis de Fibonacci.

Todos os elementos e seres estão assinados matematicamente, fisicamente e naturalmente com esse coeficiente de Infinito.

Existe um Infinito assinado matematicamente em cada unidade.

Outra citação encontrada a respeito da sequência de Fibonacci fala a respeito da lógica de proporção como exemplificado abaixo:

é uma sucessão de números que seguem um padrão.

A sequência de Fibonacci nada mais é que a ordem de números inteiros, que parte, normalmente, de zero e um no qual cada número seguinte corresponde a soma dos dois algarismos anteriores. Essa continuidade pode ser vista em vários fenômenos da natureza.

A sequência de Fibonacci foi nomeada pelo matemático italiano Leonardo de Pisa, também conhecido como Fibonacci. Em 1202, a partir dessa sequência numérica, o matemático relatou o avanço de uma população de coelhos.

Fórmula de Fibonacci

A sucessão de Fibonacci é uma sequência de números inteiros iniciados por zero e um, no qual cada termo subsequente corresponde a soma dos dois números anteriores:

0,1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, 55, 89, 144, 233, 377, 610, 987, 1597, 2584… (Sequência de Fibonacci – Educa + Brasil).

E aqui podemos notar a diferença dos métodos de observação entre o cálculo de Fibonacci, e esse cálculo matemático e lógico de proporção numeral. Tanto a Lógica de Proporção Numeral quanto a Sequência de Fibonacci são a mesma coisa, porém, pode se observar esse coeficiente de infinito dessas duas maneiras distintas. Como Fibonacci foi referência para desenvolver essa descoberta da Lógica de Proporção Numeral, pois nas duas observações elas possuem o mesmo coeficiente de infinito, apenas se muda a maneira de ser observada, assim também vamos batizar o cálculo dessa sequência de 1 a 9 deste estudo de Fiboleo, pelo motivo da relação entre os nomes dos autores dessas observações.

Sequencial de 1 a 9 como comprovado nos cálculos presentes nesse estudo, lógica de proporção numeral e o cálculo de proporção numeral.

Segue mais informações de citações de sequência de Fibonacci em pesquisas na Internet:

Esse método é aplicado na análise de mercados financeiros, na teoria de jogos e na ciência da computação, além de configurações biológicas e naturais. Modelos naturais. A sequência de Fibonacci também pode ser observada em fenômenos naturais). (Sequência de Fibonacci – Educa + Brasil).

Aqui nessa citação podemos ver que fala sobre ciência da computação, é também onde foi aplicado o cálculo de proporção numeral para identificar um novo sistema binário, como exemplificado anteriormente neste estudo.

Confira mais citações a respeito do cálculo, abaixo alguns deles:

Girassol: o miolo do girassol possui sementes que são dispostas em um conjunto de espiral duplo. Na maioria das vezes são 21 no sentido horário e outras 34 em anti-horário.

Pinha: depois do crescimento da fruta, as sementes formam um duplo espiral com oito no sentido horário e outras 13 em anti-horário.

Concha do caramujo: cada parte da concha possui o tamanho da soma dos dois antecessores. Sabe-se que um conha apresenta três lados principais, então, supondo que um lado mede 2 (1 + 1), e outro 5 (3 + 2) o terceiro será 8 (5 + 3). (Sequência de Fibonacci: Educa + Brasil).

Então a lógica de Proporção Numérica, que é um sequencial de 1 a 9, é um coeficiente de Infinito e assim podemos realizar a mesma observação no Sequencial de Fibonacci, que também é um coeficiente de infinito. Mas aprender esse cálculo é muito eficiente para operações onde possui um volume de números elevado de dígitos, pois podemos identificá-los em uma sequência lógica mais simples, todo e qualquer número é representado pelos números sequenciais de 1 a 9 infinitamente.

CONCLUSÃO

Conclusão deste estudo tem por objetivo registrar a descoberta do cálculo de proporção numeral e da lógica de proporção numeral, e relacionar essa descoberta do cálculo de proporção numeral com o cálculo de Fibonacci, além de demonstrar sua aplicabilidade na matemática e principalmente nos sistemas binários e a respeito de sua aplicação em relação ao Infinito.

Este estudo pode dar embasamentos para novas descobertas científicas, como já aconteceu, e para pesquisas. Pode ajudar as pessoas a pensar novas maneiras de lidar com os números, e é uma nova maneira mais simples de calcular, sequenciando todos os valores até o Infinito de 1 a 9. Na lógica de proporção numeral se quebra o Infinito de 1 a 9. Também de apresentar novas informações, uma nova forma a respeito de como observar, expressar, encontrar, calcular e decifrar o Infinito.

REFERÊNCIA

BELLAS, L.D. Sistema Binário 2 – Código Fechado. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 04, Ed. 02, Vol. 05, pp. 110-151. Fevereiro de 2019. ISSN: 2448-0959. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/tecnologia/sistema-binario-2-codigo-fechado

TANURE, A.C. Proporção Áurea e Sequência Fibonacci. Pagasus Portal. Disponível em: http://pegasus.portal.nom.br/proporcao-aurea-e-sequencia-de-fibonacci/

TESLA, N.  Os segredos dos números 3, 6 e 9. Youtube – Fatos Desconhecidos https://www.youtube.com/watch?v=c2M9ZfZ5h5A&t=682s

Sequência de Fibonacci. Educa+Brasil. Disponível em: https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/matematica/sequencia-de-fibonacci

[1] Graduado em Administração de Empresas com Habilitação em Comércio Exterior.

Enviado: Maio, 2020.

Aprovado: Dezembro, 2020.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here