Autoridade, autoritarismo, política, poder, liberdade e violência no Instituto de Filosofia e Teologia (IFT): uma análise através de Hannah Arendt e Norberto Bobbio
Através de uma discussão de alguns conceitos como “Autoridade”, “Autoritarismo”, Política, Poder, Liberdade e Violência
Chomsky, Hernstein e os limites da pesquisa científica
O presente artigo foi elaborado a partir do debate entre Noam Chomsky e Richard Herstein sobre os limites da pesquisa científicas
A ilusão como processo de formação do conhecimento e meio para a escolha das verdades na visão do jovem Nietzsche
O presente trabalho tem o propósito de apresentar o processo de ilusão, tecido pelo intelecto, formando, assim, o conhecimento e o
Bases Da Cultura Hindu: As Escolas Filosóficas E Sua Contribuição Para Espiritualidade Mundial
A Cultura Hindu é uma das mais antigas e completas estruturas filosóficas com finalidade espiritualista formuladas na história da…
O mundo como representação e como vontade no pensamento de Arthur Schopenhauer
O presente artigo elucida os conceitos do filósofo Arthur Schopenhauer acerca do mundo como representação e Vontade
A perspectiva ética no segundo Wittgenstein
A filosofia de Wittgenstein tem se evidenciado como um marco importante para discussão acadêmica hodierna com reflexo em diversificadas
O mal-estar, as pequenas diferenças e a agressividade
O objetivo desse artigo é analisar o pensamento de Freud, tendo como base o texto de 1930 – mal-estar na civilização, a respeito dos fatores..
Freud, a cultura e suas consequências
O objetivo desse artigo é discorrer sobre a desenvolvimento do pensamento de Freud a respeito da formação da cultura e suas consequências…
Tipo da lei moral na crítica da razão prática
No presente trabalho pretende-se fazer uma abordagem sobre a questão do tipo da lei moral como tratado por Immanuel Kant em sua obra Crítica
Resenha crítica: As 10 lições de Marx
Esta resenha crítica do livro “10 lições sobre Marx”, do professor de filosofia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
César Lattes: Uma vida a ser contada
Este artigo relata um pouco da vida e da obra de um dos maiores físicos brasileiros, César Lattes. Muitos nomes importantes
Origem do mal segundo Santo Agostinho: Uma perspectiva judaico-cristã
Este é um processo de pesquisa e hermenêutica sobre a origem do mal segundo Santo Agosti-nho em uma perspectiva judaico-cristã
O Poder Vigário do Estado segundo Jacques Maritain
A política continua sendo um dos temas mais atrativos e discutidos pela população, é assim hoje e foi assim também na época de Jacques Maritain que sofreu
A ética do discurso na construção de um agir ético na manipulação da espécie

Este artigo apresenta os argumentos que Habermas utiliza para estabelecer mecanismos éticos com vistas às questões da manipulação genética
Estado soberano de Hobbes e Direitos do Homem: uma reflexão sobre segurança pública
A questão central constitui em elucidar a relação do Estado soberano de Hobbes e os direitos do Homem. Assim estreitar essa discussão filosófica
Interioridade Religiosa e o resgate do indivíduo em Kierkegaard
Soren Aabye Kierkegaard nasceu em Copenhague em 5 de maio de 1813. Todo seu pensamento se baseia em sua própria trajetória existencial
Ética: um breve estudo acerca de suas relações com as virtudes morais e com o pragmatismo
O presente Trabalho de Conclusão de Curso intitulado “Ética: um breve estudo acerca de suas relações com as virtudes morais e o pragmatismo”
As formas simbólicas Cassireriniana: um ponto de interseção entre Dewey e Bruner
O presente estudo tem como objetivo inferir as formas simbólicas (a religião, a ciência, a linguagem e o mito) cassireriniana e suas imbricações como aporte
Educação Ambiental e Sustentabilidade: suas dimensões sociopolíticas
Este estudo visa compreender a questão da sustentabilidade na perspectiva da educação ambiental almejando a ruptura com paradigmas tradicionais da sociedade
Filosofia Na Escola: A Necessidade De Um Pensar Crítico E Reflexivo Em Torno Do Ensino-Aprendizagem Em Sala De Aula
O estudo apresentado tem por finalidade verificar a necessidade da escola, dos professores e da comunidade escolar em geral, refletir o ensino de Filosofia