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Especificidades em relação à alfabetização e o letramento em torno de sua importância para sua formação do sujeito

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CONTEÚDO

ARTIGO DE REVISÃO

CHAGAS, Euana das [1]

CHAGAS, Euana das. Especificidades em relação à alfabetização e o letramento em torno de sua importância para sua formação do sujeito. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano. 07, Ed. 09, Vol. 01, pp. 32-40. Setembro de 2022. ISSN: 2448-0959, Link de acesso: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/alfabetizacao-e-o-letramento

RESUMO

Contexto: A alfabetização proporciona para as pessoas o aprimoramento da compreensão, da comunicação, das ideias e o desenvolvimento do pensamento mais crítico. Desse modo, a habilidade da leitura e da escrita é fundamental para interação dos seres humanos na sociedade. Todavia, no Brasil a taxa de analfabetismo é elevada. Pergunta problema: Nesse ínterim, esta pesquisa apresenta como questionamento; qual a importância da alfabetização para os indivíduos na sociedade? Objetivo geral: Assim, o objetivo deste estudo é analisar a necessidade do processo indissociável da alfabetização e do letramento, para os sujeitos em relação às práticas sociais do entendimento e interpretação da leitura e escrita. Metodologia: Para tanto, foi realizado uma revisão de literatura, de abordagem qualitativa, sendo feito uma busca de artigos relacionados ao tema, na base de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO) e a base da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Principais resultados: Os principais resultados encontrados mostram que a alfabetização viabiliza o enriquecimento intelectual e social, permitindo a preparação para a vida no cotidiano e no trabalho; é a base para uma educação construtiva e significativa. Conclusão: Conclui-se que o processo de alfabetização é relevante e essencial, para o desenvolvimento pessoal de cada indivíduo, consequentemente a efetivação de uma sociedade mais justa e igualitária.

Palavras-chave: Alfabetização, Aprendizagem, Leitura, Escrita.

1. INTRODUÇÃO

A Constituição Federal de 1988, é responsável por um grande marco na sociedade, pois propôs a garantia aos indivíduos do ensino gratuito e de qualidade. É nessa época que o processo de alfabetização começa a trilhar um novo caminho, ganhando um olhar diferente (SILVA, 2021).

O domínio da leitura e da escrita são relevantes para a convivência na sociedade, visto que quanto mais o homem compreende a leitura e escrita, mais desenvolve o senso de questionar o mundo ao seu redor. Contudo, um impasse nesse contexto é a realidade que milhões de pessoas são analfabetas no Brasil.  Um estudo fornecido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), informa que 7,0% dos brasileiros são afetados pelo analfabetismo (OLIVEIRA, 2019).

No Brasil, quase um terço da população apresenta um nível baixo de letramento. Em relação aos adultos e jovens, cerca de 13% são analfabetos, ainda que grande parte deles tenha passado pelo Ensino Fundamental. Em relação às crianças que entram na etapa da quarta série, não apresentam um rendimento adequado de leitura. Quase 30% dessas crianças não sabem ler (BATISTA, 2006).

Assim, ao pensar sobre educação de qualidade é necessário levar em consideração o processo de alfabetização e letramento, pois é pela leitura do mundo que o sujeito entende a palavra. Sendo um processo pertinente para o desenvolvimento da sociedade, mais justa e igualitária (PERTUZATTI; DICKMANN, 2019).  Nesse cenário no Brasil o analfabetismo é um impasse inquietante, por obstruir a democracia de milhões de indivíduos. Dessa forma, essa pesquisa teve por finalidade responder o seguinte questionamento; qual a importância da alfabetização para o indivíduo na sociedade? 

2. METODOLOGIA

O presente artigo é um estudo de revisão de literatura, de abordagem qualitativa. Segundo Bento (2014), a revisão de literatura é uma parte fundamental para uma pesquisa. É baseada em localizar, analisar, sintetizar e interpretar a relação com a sua área de estudo, é uma análise referente a trabalhos já publicados, contribuindo para o desenvolvimento do conhecimento. A relevância da pesquisa de literatura é a possibilidade de ter uma prática mais ampla em relação a informações, pois reúne a história e a evolução da temática, bem como a interpretação múltipla do objeto (GIL, 2014).

Para realização deste estudo, foi feito um levantamento de dados através de artigos científicos, presentes nas bases de dados informatizados Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). As palavras chave utilizadas foram:   alfabetização, aprendizagem, leitura e escrita.

Com critérios de inclusão para esta pesquisa foram utilizados artigos encontrados na base de dados sobre a temática e artigos do período de (2018-2022). Foram excluídos artigos que não faziam referência à temática pesquisada, artigos com língua estrangeira e textos incompletos ou indisponíveis na íntegra para o acesso. Dessa forma, o trabalho foi abordado em um único capítulo: Convergências sobre a valia da alfabetização e letramento.

3. DESENVOLVIMENTO

3.1 CONVERGÊNCIAS SOBRE A VALIA DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO.

O conceito atual de alfabetização, é defendido pela apropriação do Sistema de Escrita Alfabética (SEA), a escrita alfabética é um sistema notacional e não um código, ele envolve processos mentais complexos e não apenas memorização (SOARES, 2003). Propõem que a alfabetização precisa estar vinculada às ações do dia a dia, da leitura e produções de textos, com a finalidade do indivíduo desfrutar da aprendizagem significativa em relação a aspectos da notação alfabética e linguagem (GALVÃO, 2020).

O Plano Nacional de Educação (PNE), é um documento normativo para as políticas públicas educacionais do Brasil, que tem por finalidade formar um sistema educacional que proporcione plenas características para concretizar na íntegra o direito ao ensino (BRASIL, 2015, p. 11). O documento descreve que uma criança alfabetizada, é quando ela se apropria do processo da escrita e da leitura para poder interagir na sociedade que está envolvida. Atualmente a alfabetização não é medida apenas com codificações mecânicas de letras e sílabas, deve ser interpretada em relação a participação da criança nas ações de letramento, podendo ser encontrada dentro e fora da escola (BRASIL, 2015, p. 87).

Para Bastos (2017) alfabetizado, é a pessoa que adquiriu conhecimento considerável para lidar com os apetrechos do seu dia a dia, a consolidação da alfabetização acontecerá quando for associada ao letramento, assim não é suficiente apenas ser alfabetizado é preciso saber praticar esses conhecimentos socialmente.

Alfabetização faz parte do desenvolvimento da sociedade e cultura. Sendo um processo, do qual o indivíduo envolve-se em práticas voltadas à escrita e a leitura. Proporciona ao sujeito a ampliação do conhecimento, e argumentações sobre compreensões culturais, linguísticas, cognitivas e sociais (BASTOS, 2017). Alfabetizar uma pessoa é possibilitar a continuidade de estudos significativos, pois além de saber decodificar e articular, é preciso saber usar tais conhecimento em suas próprias condutas. Nesse ínterim, a pesquisadora Magda Soares descreve que “alfabetização é o processo pelo qual se adquire o domínio de um código e das habilidades de utilizá-lo para ler e para escrever” (SOARES, 2003, p. 91). Assim, na figura 1 é possível observar as características da alfabetização;

Figura 1: Características da Alfabetização

Características da Alfabetização.
Fonte: COSTA et al., (2022).

A princípio a alfabetização é o aprimoramento do entendimento da escrita, e a compreensão dos conceitos ortográficos, que propicia a autonomia para os alunos lerem e escreverem. Sendo assim, não é um procedimento que os estudantes aprendem apenas a escrever e ler, mas sim dialogar e ouvir em diferentes contextos sociais (BRASIL, 2015, p. 87). Segundo IPED (2022);

É possível citar oito pontos positivos sobre a alfabetização que tem impacto direto e indireto com a vida do sujeito em sociedade, são eles: ser alfabetizado ajuda o sujeito a entender melhor sobre o panorama da sociedade e cultura; uma pessoa instruída tem a tendências de saber e praticar sobre os seus direitos e deveres da cidadania; com a alfabetização, é possível compreender com mais qualidade o que foi lido e usar de modo correto uso da palavra e o sentido dela; proporciona enriquecimento intelectual e o desenvolvimento humano e social; você não vai apenas saber ler e escrever, mas interpretar o que foi lido; a alfabetização permite uma proximidade com a sociedade, e aprimora o relacionamento com outras pessoas; a alfabetização é um meio, que permite a preparação para a vida no cotidiano e no trabalho; é a base para uma educação construtiva e significativa (IPED, 2022).

Assim, analisando os cunhos da alfabetização, convém descrever sobre o letramento, visto que, é a extensão da alfabetização e ambos são procedimentos diferentes, mas indissociáveis. Desse modo, o letramento é inserir a criança no universo letrado, esse percurso não surge apenas na escola, mas começa no momento em que os indivíduos passam a interagir na sociedade, quando os pais ou responsáveis lêem algo para as crianças, quando alguém ao seu redor escreve algo, no momento em que o aluno observa determinados rótulos, ao tentar ler escritas a sua volta, e entre outros aspectos. Ou seja, os estudantes desenvolvem hábitos de leitura, desde a mais tenra idade (AZEREDO, 2016). Soares (2004) descreve que;

“Dissociar alfabetização de letramento é um equívoco porque, no quadro das atuais concepções psicológicas, linguísticas e psicolinguísticas de leitura e escrita, a entrada da criança   no mundo da escrita se dá simultaneamente por esses dois processos: pela aquisição do sistema convencional de escrita – a alfabetização, e pelo desenvolvimento de habilidades de uso desse sistema em atividades de leitura e escrita, nas práticas sociais que envolvem a língua escrita – o letramento. Não são processos independentes, mas interdependentes, e indissociáveis: a alfabetização se desenvolve no contexto de e por meio de práticas sociais de leitura e de escrita, isto é, através de atividades de letramento, e este, por sua vez, só pode desenvolver-se no contexto dos e por meio da aprendizagem das relações fonema/grafema, isto é, em dependência da alfabetização” (SOARES, 2004).

Nesse contexto, o letramento é relacionado à cultura. Quando a criança começa a frequentar a escola, passa a fazer associações sobre o que está sendo ensinado em sala de aula, com os conhecimentos prévios que foram adquiridos no seu dia a dia. Contudo, identificar as letras do alfabeto e entender suas combinações é uma pequena quantidade das etapas da alfabetização (AZEREDO, 2016). Para Magda Soares (2004) “letramento não é um gancho em que se pendura cada som enunciado, não é treinamento repetitivo de uma habilidade, nem um martelo quebrando blocos de gramática”. Assim, na figura 2 é possível ver os caracteres do letramento;

Figura 2: Características do Letramento

Características do Letramento
Fonte: COSTA et al., (2022).

O letramento significa entender as diversas temáticas de textos. Além disso, essa prática está relacionada ao desenvolvimento de estratégias ativas de compreensão da escrita, da utilização correta do vocabulário e de informações para aumentar o conhecimento do aluno e a fluência em suas leituras (BORTOLANZA; GOULART; CABRAL, 2018). Para Silva (2021) aprender a ler e a escrever aumenta as perspectivas do conhecimento, transformando pensamentos em relação a entendimentos sociais, cognitivos e linguísticos.  Constantemente é necessário ler ou escrever determinado assunto, assim ter essas habilidades é desmascarar certas alienações.

No mundo atual ter uma boa alfabetização é vital, para determinadas ocorrências do cotidiano. A escrita e a leitura são práticas que proporcionam a participação dos sujeitos na cultura e na sociedade, facilitando o acesso e a compressão das informações em seu cotidiano (SILVA, 2021). O desenvolvimento da alfabetização é relevante, pois estamos cercados de dados, números e letras (CÔRREA; MACHADO; HAGE, 2018). Assim, visto que na sociedade atual a alfabetização é um instrumento da economia, da ciência, da comunicação, da política e da vida, saber escrever, ler, compreender e interpretar informações é indispensável (ALÇADA, 2016).

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Contudo, essa pesquisa tinha como finalidade responder o seguinte questionamento; qual a importância da alfabetização para o indivíduo na sociedade?  Assim conclui-se que o objetivo proposto foi atingido, sendo considerado como principal resultado oito pontos positivos sobre a alfabetização que tem impacto direto e indireto com a vida do sujeito em sociedade, são eles: ser alfabetizado ajuda o sujeito a entender melhor sobre o panorama da sociedade e cultura; uma pessoa instruída tem a tendências de saber e praticar sobre os seus direitos e deveres da cidadania; com a alfabetização, é possível compreender com mais qualidade o que foi lido e usar de modo correto uso da palavra e o sentido dela; proporciona enriquecimento intelectual e o desenvolvimento humano e social; você não vai apenas saber ler e escrever, mas interpretar o que foi lido; a alfabetização permite uma proximidade com a sociedade, e aprimora o relacionamento com outras pessoas; esse processo  é um meio, que permite a preparação para a vida no cotidiano e no trabalho; é a base para uma educação construtiva e significativa.

Além disso, a alfabetização é importante para os indivíduos da sociedade, mas grande parte das pessoas sofrem com o analfabetismo. Muitos indivíduos conseguem ler um texto, mas não conseguem interpretar o que está escrito, ou seja, o processo de alfabetização é um conjunto com o letramento, portanto a alfabetização e o letramento são indissociáveis.

Através da leitura frequente, os conhecimentos se fixam de forma a não serem esquecidos posteriormente. É necessário que as escolas trabalhem com práticas que incentivem a leitura, dessa forma a população se torna mais informada e crítica, assim é evidente que as escolas possuem um papel importante no desenvolvimento do hábito de ler.

Educadores precisam ter acesso facilitado a formação continuada a respeito dos conceitos da alfabetização, escrita e letramento e proporcionar diferentes formas de trabalhar com os professores de maneira planejada, nos diversos gêneros textuais e momentos comunicativos. Portanto, para futuras pesquisas é necessário estudar possibilidades para reduzir o analfabetismo no Brasil.

REFERÊNCIAS

ALÇADA, Isabel. Plano Nacional de Leitura: Fundamentos e Resultados. 1. ed. Portugal, Caminho, 2016.

AZEREDO, Felipe Costa. O processo ensino-aprendizagem da leitura nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Dissertação de Mestrado – Faculdade Vale do Cricaré, São Mateus, 2016. Disponível em: <https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/802>.Acesso em: 10/jul. /2021.

BASTOS, Manoel de Jesus. Alfabetização e Letramento no Brasil: Aspectos Gerais. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, Piauí, v. 14, p. 55-63, 2017.  Disponível em; <https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/alfabetizacao-e-letramento>. Acesso em: 22/jul. /2021.

BATISTA, Antônio Augusto Gomes. Alfabetização, leitura e escrita. Práticas de leitura e escrita. Brasília: Ministério da Educação, p. 12-17, 2006.

BENTO, Teresa. Revisões sistemáticas em desporto e saúde: Orientações para o planeamento, elaboração, redação e avaliação. Motricidade, Rio Maior, Portugal, v. 10, n. 2, p. 107-123, 2014.  Disponível em: < https://repositorio.ipsantarem.pt/handle/10400.15/3328>. Acesso em: 12/jun./2022.

BORTOLANZA, Ana Maria Esteves; GOULART, Ilsa do Carmo Vieira; CABRAL, Giovanna Rodrigues. Diferentes perspectivas de alfabetização a partir da Base Nacional Comum Curricular: concepções e desafios. Ensino em Revista, Uberlândia, Minas Gerais, v. 25, p. 958-983, 2018. Disponível em: <https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/download/46452/24949/191943>. Acesso em: 15/jun./2022.

BRASIL: Plano Nacional de Educação. Brasília, DF: Presidente da República, 2015. Disponível em: <https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/plano_nacional_de_educacao/plano_nacional_de_educacao_pne_2014_2024_linha_de_base.pdf>. Acesso em: 12/jun./2022.

COSTA, Karen et al. O mundo da alfabetização: A diferença entre Alfabetização e Letramento. Rio de Janeiro, 2022. Disponível em: <http://mundoalfabetizacao.blogspot.com/>. Acesso em: 15/jun./2022.

CÔRREA, Kelli Cristina do Prado; MACHADO, Maria Aparecida Miranda de Paula; HAGE, Simone Rocha de Vasconcellos. Competências iniciais para o processo de alfabetização.   Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, Codas, Bauru, São Paulo,2018. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S2317-17822018000100309 & script= sci_arttext & tlng=pt>.  Acesso em: 22/jul./2021.

GALVÃO, Erica Raiane de Santana. Apropriação do Sistema de Escrita Alfabética: As Contribuições dos Estudos Sobre Letramento Para o Redimensionamento dos Processos de Ensino- Aprendizagem. Revista Brasileira de Alfabetização, n. 12, p. 140-157, 2020. Disponível em: <https://revistaabalf.com.br/index.html/index.php/rabalf/article/view/311 >. Acesso em: 15/jun./2021.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2014.

IPED. Dez vantagens de uma boa alfabetização. [S. l.], 2022. Disponível em: https://www.iped.com.br/materias/educacao-e-pedagogia/10-vantagens-boa-alfabetizacao.html. Acesso em: 08/jun./2022.

OLIVEIRA, Filipe. Analfabetismo no Brasil. Educa Brasil, 2019. Disponível em: <https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/geografia/analfabetismo-no-brasil>. Acesso em: 17/jun./2021.

PERTUZATTI, Ieda; DICKMANN, Ivo. Alfabetização e letramento nas políticas públicas: convergências e divergências com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 27, n. 105, p. 777-795, 2019. Acesso em: 17/jun. /2021.

SILVA, Greice Ferreira.  Os Atos de Ler e de Escrever: Algumas Reflexões. Revista Brasileira de Alfabetização, Londrina, n. 14, p. 77-88, 2021. Disponível em:  <https://revistaabalf.com.br/index.html/index.php/rabalf/article/view/529>. Acesso em: 22/jun./2021.

SOARES, Magda. Alfabetização e letramento.1. ed. Minas Gerais, Ceale, 2003.

SOARES, Magda. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista brasileira de educação, Minas Gerais, n. 25, p. 5-17, 2004.

[1] Cursando mestrado, graduação em pedagogia. ORCID: 0000-0003-1259-1373.

Enviado: Julho, 2022.

Aprovado: Setembro, 2022.

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Euana das Chagas

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