REVISTACIENTIFICAMULTIDISCIPLINARNUCLEODOCONHECIMENTO

Revista Científica Multidisciplinar

Pesquisar nos:
Filter by Categorias
Administração
Administração Naval
Agronomia
Arquitetura
Arte
Biologia
Ciência da Computação
Ciência da Religião
Ciências Aeronáuticas
Ciências Sociais
Comunicação
Contabilidade
Educação
Educação Física
Engenharia Agrícola
Engenharia Ambiental
Engenharia Civil
Engenharia da Computação
Engenharia de Produção
Engenharia Elétrica
Engenharia Mecânica
Engenharia Química
Ética
Filosofia
Física
Gastronomia
Geografia
História
Lei
Letras
Literatura
Marketing
Matemática
Meio Ambiente
Meteorologia
Nutrição
Odontologia
Pedagogia
Psicologia
Química
Saúde
Sem categoria
Sociologia
Tecnologia
Teologia
Turismo
Veterinária
Zootecnia
Pesquisar por:
Selecionar todos
Autores
Palavras-Chave
Comentários
Anexos / Arquivos

A relevância dos sistemas de informatização na organização de dados nos processos contábeis

RC: 132751
835
4.8/5 - (11 votes)
DOI: 10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/contabilidade/processos-contabeis

CONTEÚDO

ARTIGO ORIGINAL

QUEIROZ, Luana da Silva [1], BELÉM, André Ribeiro [2], GUIMARÃES, Vinnicius Abecassis de Lima [3], ROBERTO, José Carlos Alves [4], CAVALCANTE, Zuila Paulino [5]

QUEIROZ, Luana da Silva. Et al. A relevância dos sistemas de informatização na organização de dados nos processos contábeis. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano. 07, Ed. 11, Vol. 10, pp. 49-55. Novembro de 2022. ISSN: 2448-0959, Link de acesso: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/contabilidade/processos-contabeis, DOI: 10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/contabilidade/processos-contabeis

RESUMO

Este artigo visa apresentar o processo de informatização na organização de dados nos processos contábeis, demonstrando, também, como a informatização e o desenvolvimento de hardwares e softwares contribui com o aperfeiçoamento do trabalho fiscal. Diante disso, o presente artigo, visa investigar: qual a relevância dos sistemas de informação para a organização de dados nos processos contábeis? Sendo assim, tem-se como objetivo demonstrar a importância dos sistemas de informação na manipulação de dados nos processos contábeis. Para isso, adotou-se, como metodologia, a pesquisa bibliográfica. Como resultados, verificou-se que as transformações impostas pelas Tecnologias da Informação e Comunicação, impactaram diversos setores, principalmente o setor contábil. Por fim, concluiu-se que os sistemas de informação possuem relevância na organização de dados nos processos contábeis, pois garantem maior segurança e agilidade na realização da avaliação dos balanços e ativos patrimoniais.

Palavras-chave: Sistemas, informatização, Organização de dados, Processos contábeis.

1. INTRODUÇÃO

Todos os setores produtivos e administrativos foram beneficiados com às Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC, não sendo diferente com a contabilidade, que recebeu inúmeros benefícios com a evolução da tecnologia. Dentre eles, pode-se citar os diversos sistemas de informação que auxiliam no processo de gerenciamento e manipulação de dados na área da contábil, bem como as soluções criadas para reduzir conflitos, multas e variáveis, auxiliando na otimização da realização de atividades que antes levavam semanas e, muitas vezes necessitavam de retificação, e agora passam a ser realizadas de forma ágil e segura.

Nesse cenário, o presente artigo tem como objetivo demonstrar a importância dos sistemas de informação na manipulação de dados nos processos contábeis, sendo norteado pela questão: qual a relevância dos sistemas de informação para a organização de dados nos processos contábeis?

Para isso, adotou-se como metodologia a revisão bibliográfica, buscando artigos e livros que versassem sobre a temática estudada.

2. AS INFLUÊNCIAS DAS TECNOLOGIAS NOS PROCESSOS CONTÁBEIS

Atualmente, não apenas a contabilidade, mas todos os setores produtivos e administrativos, estão sendo reinventados ou melhorados, devido ao surgimento das TIC´s – Tecnologia da Informação e Comunicação. Esse processo vem exigindo da contabilidade cada vez mais especializações e conhecimento para o manuseio de plataformas digitais, conhecimento em planilhas e sites federais, estaduais e municipais. Entretanto, por outro lado, também, vem contribuindo para a transparência, facilitando a execução dos processos, atividades e controles tributários complexos em plataformas online que permitem uma maior segurança e agilidade (PAIVA et al., 2019).

Em consonância, Silva e Trindade (2019, p. 09), afirmam que “atrelar a tecnologia com a Contabilidade é imprescindível, uma vez que a sociedade em geral, assim como área contábil se vê cada dia mais unida aos meios informatizados e dependente dos mesmos”.

Nesse cenário, tratando especificamente sobre a influência das tecnologias nos processos contábeis, Neves (2020), afirma que elas trouxeram um melhor aproveitamento do tempo e a redução da duplicidade de documentos, contribuindo para a agilidade do serviço e o cumprimento dos prazos por meios dos protocolos consultados online. Além disso, hoje a resposta é tão rápida que permite que tomadas de decisões possam acontecer em tempos menores que antigamente, permitindo, desta forma, o gerenciamento contábil em tempo real (DANTAS, 2018).

2.1 SISTEMA DE INFORMAÇÃO CONTÁBIL

De acordo com Oliveira; Takeda e Castro (2018, p. 01),

Na sociedade, altamente tecnológica, em que vivemos, os sistemas de informações se tornaram uma ferramenta indispensável dentro de uma organização, pois ela permite que as empresas executem operações que antes eram inimagináveis. As organizações vêm utilizando esse sistema para obter reduções de custo ou gerar vantagem competitiva no mercado.

A informação é fundamental para as organizações, transformando-se assim em uma ferramenta eficaz pois sem ela as tomadas de decisão não contêm a qualidade necessária podendo assim influenciar diretamente nos resultados, refletindo nos objetivos traçados.

Por este motivo, os sistemas de informação são compostos por vários níveis e subníveis de estruturas de programas que se baseiam em cadastro, finanças, tributação fiscal entre outras. Sua complexidade varia de acordo com o tamanho da empresa e suas exigências de mercado, simplificando essa necessidade de informação através do processamento de dados, recursos de entrada e saída, controles e filtros de informação, a fim de gerar relatórios para definir as diretrizes da empresa na tomada de decisão (BARBOSA; MARTINS e SOARES, 2018).

Para Oliveira e Malinowski (2017, p. 12)

Os sistemas de informações contábeis compõem-se de um conjunto de dados interligados, que têm por objetivo comum a organização e possuem a função de mensurar, reportar e analisar informações sobre os eventos econômicos das organizações. Fornecem aos seus usuários as informações financeiras necessárias para controlar suas organizações.

Os analistas financeiros normalmente utilizam planilhas eletrônicas e outros softwares de planejamento financeiro para avaliar o desempenho financeiro presente e projetado para uma empresa. Estes softwares também ajudam a determinadas necessidades de financiamento de uma empresa e analisam métodos alternativos de financiamento.

Nesse cenário, surge o SIC – Sistema de Informação Contábil, que integra todos os setores empresariais e industriais, com ênfase em analisar, abastecer e estruturar o setor econômico, fiscal, tributário e patronal de uma organização. Ele atua diariamente em todas as ações, transações e registros econômicos, bem como na entrada e saída de toda a movimentação de uma instituição (MACIEL e CALLADO, 2021).

Ele, também, pode ser conceituado como uma composição de recurso material, imaterial e tecnologias, tendo como ênfase a saúde econômica de uma instituição por meio de alimentação de informações que criam um sistema de dados, definindo um histórico geral de uma empresa e mostrando as diretrizes futuras para uma negociação (CASTRO; PEREIRA e BEZERRA, 2019).

Além disso, segundo Elias (2018), a busca atual do setor contábil é permitir que as informações dos softwares possam suprir as necessidades em questões orçamentárias, finanças, patrimônio, custos e compensações, permitindo agilidade e transparência.

3. O GERENCIAMENTO DE INFORMAÇÕES CONTÁBEIS ATRAVÉS DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÕES

O gerenciamento de informação contábil pode variar de uma empresa para outra, contudo os objetivos são os mesmos, pois envolvem a organização de dados dos sistemas bancários, sistemas fiscais, patrimoniais, depreciativos, folhas de pagamento, integrando, também, outros setores que possam representar o controle empresarial, visando controlar as despesas, investimentos e lucros (MEDEIROS e SILVA, 2019).

Nesse aspecto, o gerenciamento de informação precede de um conjunto formado por pessoas, hardwares e softwares, conectados por uma rede que se comunica com outros servidores na troca de informação. Assim, podemos dizer que os Sistemas de Informação Contábeis – SIC, são responsáveis diretamente pelas atividades de entrada, processamento e a saída de dados, podendo ser vistos como mecanismos de gestão, que fazem com que a informação circule em tempo real, o que representa, atualmente, uma ferramenta imprescindível para tomadas de decisões e futuras expansões empresariais (SERAFIM et al., 2021).

Quanto a sua relevância para a organização de dados nos processos contábeis, Brito et al. (2017), afirma que os SIC são

de grande importância para a empresa, já que se não houvesse um sistema, todo o trabalho teria que ser feito manualmente, o que o tornaria inviável, pois há uma demanda de muitas informações, cálculos financeiros e isso demandariam bastante tempo para serem realizados, tornando os processos mais demorados.

Além disso, Arruda; Pereira e Moraes (2018), relata que estes sistemas auxiliam na elaboração de estratégias direcionadas às situações e/ou setores que necessitam de melhorias para o alcance dos objetivos empresariais e melhores resultados financeiros, pois fornecem dados contábeis através de informações verídicas e precisas, fornecendo respostas sobre as necessidades de investimentos em um setor, alterações em determinado produto, maior controle no contas a pagar, entre outros.

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Por meio da presente pesquisa evidenciou-se a importância dos sistemas e informação para as atividades contábeis, ressaltando, de forma breve, as significativas mudanças impostas pelas TICs, por meio de hardwares e softwares que passaram a otimizar e aperfeiçoar cada vez mais os processos fiscais, tributários e institucionais das empresas.

Nesse cenário, teve-se como objetivo demonstrar a importância dos sistemas de informação na manipulação de dados nos processos contábeis, visando responder: qual a relevância dos sistemas de informação para a organização de dados nos processos contábeis?

Ante ao exposto e considerando que a contabilidade sempre ocupou destaque na sociedade, verificou-se que a evolução tecnológica permitiu maior controle e organização da informação, promovendo o controle em tempo real, o que contribui diretamente na gestão das informações, declaração do imposto de renda, emissões de notas fiscais, entre outros.

Por fim, respondendo à questão norteadora, nota-se que a relevância dos sistemas de informação está em facilitar e padronizar os processos contábeis por meio da tecnologia da informação, promovendo maior clareza e disposição de informações, garantindo às empresas um maior controle quanto a entrega de dados e organização operacional.

REFERÊNCIAS

ARRUDA, Gustavo; PEREIRA, Lucas da Silva; MORAES, Reuber Paulo Henrique Silva. A Influência da Tecnologia de Informação Contábil: Aplicações na contabilidade gerencial. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) – Faculdade de Inhumas FacMais. Inhumas, 2018.

BARBOSA, Inaê de Sousa; MARTINS, Rejane Uchôa; SOARES, Eduardo Codevilla. A Atuação do uso dos Sistemas de Informações Contábeis nas Empresas de Contabilidade de Boa Vista – Roraima. In: IX Congresso Brasileiro de Administração e Contabilidade, Rio de Janeiro, 2018.

BRITO, Aclevia da Cruz; OLIVEIRA, Daianne Nazar; RODRIGUES, Emilly Cristina Abreu; MENDES, Meirivone Alves; COSTA, Taiane Barbosa da Silva. A importância do uso de sistemas de informação: um estudo de caso em um escritório de contabilidade na cidade de Marabá-PA. In: Anais do IX Simpósio de Engenharia de Produção de Sergipe, 2017. Disponível em: https://ri.ufs.br/bitstream/riufs/7594/2/SistemasInformacaoContabilidade.pdf. Acesso em: 18 nos. 2022.

CASTRO, Agnaldo de; PEREIRA, Mércia de Lima; BEZERRA, Elenildo Santos. Sistema de informação gerencial como ferramenta para tomada de decisão: um estudo de caso em uma distribuidora de energia. Revista FATEC Zona Sul, v. 5, n. 5, p. 1-17, 2019. Disponível em: http://www.revistarefas.com.br/index.php/RevFATECZS/article/view/326. Acesso em: 18 nov. 2022.

DANTAS, Michelle Vivian das Mercês. A influência dos sistemas informatizados contábeis na execução do trabalho do contador. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) – Universidade Católica do Salvador, Faculdade de Ciências Contábeis. Salvador, 2018.

ELIAS, Leila Márcia Sousa De Lima. Sistema de informação de custos no setor público municipal: um estudo sistêmico no Estado do Pará. Tese (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável no Trópico Úmido) – Universidade Federal do Pará, Núcleo de altos Estudos Amazônicos. Belém, 2018.

MACIEL, Emily Tavares Pessoa; CALLADO, Antônio André Cunha. Sistema de informação contábil: um estudo de caso em uma cooperativa de crédito sob a ótica da teoria institucional. Revista Capital Científico, v. 19, n. 01, 2021. Disponível em: https://revistas.unicentro.br/index.php/capitalcientifico/article/view/6410/html. Acesso em: 18 nov. 2022.

MEDEIROS, Monique De Melo; SILVA, Pâmella Mendes Da. O sistema de informação gerencial como ferramenta de apoio à decisão: um estudo de caso na Empresa André Magazine, No Município De Tomé-Açu/Pará. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) –Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Campus Tomé Açu/PA. Tomé Açu, 2019

NEVES, Rosicléia Dos Santos. Gestão de organizações contábeis: benefícios e implicações das novas tecnologias da informação na visão de empresários contábeis em Rondonópolis – MT. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Mato Grosso. Rondonópolis, 2020.

OLIVEIRA, Eduardo Akira Matsuda; TAKEDA, Luana Ramos; CASTRO, Tainara Rigotti de. Classificação dos sistemas de informação quanto às áreas funcionais de uma organização. In: XII EEPA – Encontro de Engenharia de Produção Agroindustrial, Paraná, novembro de 2018. Disponível em: http://anais.unespar.edu.br/xii_eepa/data/uploads/artigos/6-engenharia-organizacional/6-07.pdf. Acesso em: 18 nov. 2022.

OLIVEIRA, Diego Bianchi de; MALINOWSKI, Carlos Eduardo. A importância da tecnologia da informação na contabilidade gerencial. Revista de Administração, v. 14, n. 25, p. 3-22, 2017. Disponível em: http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadeadm/article/view/1596. Acesso em: 18 nov. 2022.

PAIVA, Tharlya Alves de; COSTA, Mariana Barros; LACERDA, Liliana Farias; SILVA, José Maria Alexandre. O impacto da tecnologia na profissão de contador. In: Conexão Unifametro 2019, Fortaleza – CE, 2019. Disponível em: https://www.doity.com.br/anais/conexaounifametro2019/trabalho/124643. Acesso em: 18 nov. 2022.

SERAFIM, Alex de Oliveira; CEOLIN, Alessandra Carla; SOUZA, Ilka Gislayne de Melo; SILVA, Lucas Luis de Oliveira; MOTA, Joaes dos Santos Oliveira. Sistema de informações gerenciais e eficiência organizacional: estudo de caso na controladoria de uma empresa multinacional do setor automotivo. Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade, v. 11, n. 2, 2021. Disponível em: 10.18028/rgfc.v11i2.10016. Acesso em: 18 nov. 2022.

SILVA, Jean Carlo De Oliveira; TRINDADE, Laurena Ferreira. Breves abordagens históricas sobre a influência da tecnologia na ciência contábil. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) – Faculdades Doctum de Caratinga. Caratinga, 2019.

[1] Graduando do curso de Ciências Contábeis. ORCID: 0000-0003-1533-4612.

[2] Graduando do curso de Contabilidade. ORCID: 0000-0002-9088-0309.

[3] Graduanda do curso de contabilidade. ORCID: 0000-0002-5549-6328.

[4] Orientador. Mestre em Engenharia de Produção. Especialista em Logística Empresarial. Graduado em Administração com Ênfase em Marketing.

[5] Co-orientadora. Mestre em Engenharia de Produção pela UFAM, Especialista em Auditoria pela UFAM, Graduada em Ciências Contábeis pela UFAM.

Enviado: Setembro, 2022.

Aprovado: Novembro, 2022.

4.8/5 - (11 votes)
Vinnicius Abecassis de Lima Guimarães

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar por categoria…
Este anúncio ajuda a manter a Educação gratuita