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Proposta de implantação de melhorias no setor de marketing: estudo de caso na empresa Film’s Comércio e Serviço

RC: 115239
289
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DOI: 10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/administracao/implantacao-de-melhorias

CONTEÚDO

ARTIGO ORIGINAL

EVANGELISTA, Cristiane de Sousa [1], LIMA, Márcia Nogueira de [2], BASTOS, Rayanne Ipiranga [3], ROBERTO, José Carlos Alves [4], COSTA, Rejane Flores da [5]

EVANGELISTA, Cristiane de Sousa. Et al. Proposta de implantação de melhorias no setor de marketing: estudo de caso na empresa Film’s Comércio e Serviço. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano. 07, Ed. 06, Vol. 01, pp. 05-21. Junho de 2022. ISSN: 2448-0959, Link de acesso:  https://www.nucleodoconhecimento.com.br/administracao/implantacao-de-melhorias, DOI: 10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/administracao/implantacao-de-melhorias

RESUMO

O presente estudo se trata de um estudo de caso realizado na empresa Film’s Comércio e Serviços, uma empresa de porte médio, que atua no segmento de obra e construção. A pesquisa teve origem a partir do diagnóstico organizacional realizado na organização supracitada, onde identificou-se o setor de marketing como o que possui menor desempenho na organização. Neste contexto, levantou-se a seguinte questão norteadora: quais estratégias de marketing podem ser implementadas na empresa Film’s Comércio e Serviços visando uma maior captação de clientes? Portanto, definiu-se como objetivo de pesquisa propor a implantação de melhorias direcionadas ao setor de marketing da empresa investigada, de forma a promover a reestruturação das estratégias utilizadas, visando uma maior captação de clientes. Para isso, adotou-se como metodologia, quanto aos fins, a pesquisa foi bibliográfica e, quanto aos meios, foi realizada uma pesquisa de campo. Ante ao exposto, foi possível constatar que com as sugestões das propostas de intervenção, a empresa Film’s Comércio e Serviços, pode captar, reter e fidelizar clientes, através de métodos de marketing como: implantação do modelo de negócio B2B, e-mail marketing, gerenciamento das mídias sociais, campanhas de divulgação de produto/empresa, capacitação profissional e implantação de pesquisas de satisfação, visando a melhoria contínua e maior satisfação de seus consumidores.

Palavras-chave: marketing, intervenções, ações.

1. INTRODUÇÃO

O presente artigo se trata de um estudo de caso que foi realizado na empresa Film’s Comércio e Serviços. Este trabalho caracteriza-se como um estudo de caso, sendo a organização investigada de porte médio e com atuação direcionada ao segmento de filmes e imagens.

A pesquisa originou-se a partir do estudo do ambiente interno e externo da organização, onde, primeiramente, detalhou-se alguns elementos, como: a missão, a visão, os princípios, os valores, os objetivos estratégicos e uma breve apresentação da empresa em geral. Após isso, estudou-se: os principais clientes, os fornecedores, as tecnologias utilizadas, os stakeholders entre outros. Sendo realizado, por fim, um diagnóstico organizacional, onde identificou-se o setor de marketing como o que possui menor desempenho na organização.

O marketing acompanha a evolução constante do comportamento da sociedade e vai se adequando às suas necessidades. Portanto, para as empresas se tornarem competitivas, se faz necessário construir um relacionamento duradouro e estabilizado com os clientes (BIAGIO, 2013).

Ainda, o marketing bem-sucedido e campanhas que superam as expectativas de vendas, deixando os clientes satisfeitos e com o anseio de repetir o consumo ou indicá-lo a outros consumidores, são resultado de propagandas bem aceitas pelos consumidores. Ademais, faz-se necessário a utilização do “marketing de relacionamento”, visando a fidelização do cliente (CHIAVENATO, 2014).

Neste contexto, levantou-se a seguinte questão norteadora: quais estratégias de marketing podem ser implementadas na empresa Film’s Comércio e Serviços visando uma maior captação de clientes? Portanto, definiu-se como objetivo de pesquisa propor a implantação de melhorias direcionadas ao setor de marketing da empresa investigada, de forma a promover a reestruturação das estratégias utilizadas, visando uma maior captação de clientes.

Para isso, a metodologia adotada caracterizou-se como: quanto aos fins, bibliográfica, pelo fato da utilização de livros e artigos que respaldassem a fundamentação teórica do estudo, e quanto aos meios, a pesquisa foi de campo, pois realizou-se visitas na empresa, bem como a utilização de instrumentos para coleta de dados.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A fundamentação teórica ou referencial teórico de um artigo, representa o ponto de vista dos autores, para fins de enriquecimento da pesquisa. Ainda, relata-se que a revisão bibliográfica tem como definição: apresentar os principais temas que serão relatados ao longo da pesquisa, expondo opiniões sobre a problemática, estando fundamentada em autores que relatam sobre o assunto (SANTANA et al., 2021).

2.1 MODELO DE NEGÓCIO B2B (BUSINESS-TO-BUSINESS)

Quando o assunto é a implantação do modelo de negócio B2B, se faz necessário, primeiramente, entender o que é modelo de negócio.

O modelo de negócio pode ser definido com uma sumarização da empresa. Geralmente, para se implantar um modelo de negócio, se faz necessário ferramentas, como o Canvas (NAPIERALA, 2016).

O modelo de negócio B2B é caracterizado como a venda de produtos e serviços de empresa para empresa, ou seja, businesstobusiness, onde a venda e a compra podem ser realizadas através de plataformas e-commerce. Quando o negócio é concretizado, se faz necessário entregar o produto utilizando uma estrutura física, ou seja, o B2B é uma forma de canal de distribuição que atua diretamente na área comercial (GABRIEL, 2018).

Dessa forma, para a implantação do B2B é muito importante que se defina as reais necessidades da organização, pois ele requer investimentos significativos e capacitação de toda a equipe que irá fazer parte desse processo.

Portanto, o B2B é uma modalidade que é utilizada para facilitar e proporcionar fluidez entre os processos de compras e vendas entre as empresas (pessoa jurídica).

2.2 E-MAIL MARKETING

 Pode-se dizer que o e-mail marketing é um tipo de publicidade que é realizada por meio de correio eletrônico, ou seja, é um método de comunicação direta entre a empresa e seu público-alvo, através das mídias sociais. Trata-se de uma ferramenta que dispara e-mails de divulgação de produtos ou serviços, com o objetivo de fidelizar e conquistar clientes, sem que o consumidor tenha solicitado esse serviço. Com esse tipo de ferramenta, busca-se melhorar a divulgação dos produtos e catalisar os clientes externos, tornando-se conhecido na região e competitivo no mercado (A & P, 2018).

2.3 GERENCIAMENTO DE MÍDIAS SOCIAIS

As mídias sociais, no atual contexto, mostram-se como fundamentais para promoção de maior destaque da empresa e possuem como propósito a aproximação das pessoas, visando a promoção de uma experiência única através dos serviços e produtos fornecidos pela organização (MATIAS-PEREIRA, 2021).

Ainda, segundo Faustino (2019), verifica-se que as redes sociais podem propagar maior retorno financeiro através da divulgação de produtos e serviços.

Portanto, torna-se fundamental o entendimento de seu processo de funcionamento, visando realizar o gerenciamento, com o objetivo de promover a publicidade de uma empresa ou marca, bem como maior conexão com os seus clientes.

2.4 CAMPANHAS DE DIVULGAÇÃO DO PRODUTO

Divulgar um produto é expor o mesmo na tentativa de atrair clientes. Estes, por sua vez, são atraídos pelos aspectos qualitativos e quantitativos de um produto ou serviço. Uma vez atraído, há a possibilidade de aquisição do produto (PORTO, 2014).

Nesse contexto, de acordo com Rez (2016), antes as campanhas eram feitas de forma física. As empresas montavam estruturas, como: feiras e exposições de negócios. Esses modelos de divulgação ainda existem, entretanto, seu custo é alto. Sendo assim, as organizações passaram a optar pela divulgação realizada no meio digital, pois, além dos custos serem mais baixos, o alcance e a possibilidade de fechar negócio se tornam maiores.

Percebe-se, portanto, que independentemente do tipo de divulgação, seja ela física ou digital, o mais importante é que as empresas se adaptem à realidade que o mercado impõe, a fim de que haja maior geração de leads e captação de clientes.

2.5 CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL

As empresas precisam se preparar e proporcionar capacitação e desenvolvimento para seus colaboradores. Essa incumbência é do setor de recursos humanos, com comprometimento de todos os setores, pois é necessário que a organização funcione como um sistema em que todos os setores devem trabalhar em prol de um objetivo específico.

De acordo com Dutra (2016), uma das barreiras encontradas em muitas empresas é a falta de compreensão de que capacitação e treinamento não são uma despesa, mas sim um investimento, pois um colaborador devidamente treinado executa suas funções com maior eficiência.

Ainda, segundo Ávila e Stecca (2015), independentemente de onde o profissional irá trabalhar, ele precisará de treinamentos, pois o conhecimento necessário para o desempenho de suas tarefas não vem somente de uma formação ou capacitação de empregos anteriores.

Portanto, o grande desafio é treinar e capacitar os colaboradores de forma eficaz, tendo como intuito melhorar a performance destes de forma técnica e comportamental. É importante, também, que se mensure, através de indicadores de treinamentos, se valeu ou não a pena o investimento.

2.6 PESQUISA DE SATISFAÇÃO COM CLIENTE

Para de fato verificar a realidade interna da organização se aplicam as pesquisas de satisfação com cliente (DALMAU e GIRARDI, 2015).

Para que estas pesquisas possam ter sucesso, é importante conhecer, de fato, o público que faz parte do segmento de mercado da empresa. Portanto, as perguntas abertas e fechadas precisam ser elaboradas e os dados analisados, de forma a permitir a visualização do índice de satisfação dos clientes (KANAANE e ORTIGOSO, 2018).

Ainda que as respostas dos clientes sejam de forma não satisfatórias, vale ressaltar que o grande objetivo de uma pesquisa de satisfação é gerar condições para que a organização possa entender o que necessita ser melhorado, a fim de que haja harmonia e prosperidade no segmento de atuação.

3. MATERIAIS E MÉTODOS

 A metodologia é a forma como a pesquisa de campo é direcionada para coletar e obter informações, e a base para qualquer que seja o projeto de pesquisa a ser desenvolvido. (FONSECA, 2017).

Segundo Novas (2019), a pesquisa de campo é um método de pesquisa preciso para descrever, comparar e dar uma direção para qualquer que seja a dúvida nas etapas da pesquisa, para obter um melhor desenvolvimento de planejamento e chegar ao objetivo determinado do estudo que foi proposto.

3.1 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

Segundo Severiano (2018), todo e qualquer estudo científico necessita de procedimentos metodológicos para alcançar resultados, ou seja, são necessários procedimentos que irão direcionar o desenvolvimento da pesquisa. Portanto, definir os procedimentos metodológicos é selecionar o conjunto de métodos que ajudam na tomada de decisões e ações mediante as técnicas que serão utilizadas para a elaboração do estudo.

Nesse contexto, a metodologia deste artigo foi uma pesquisa de campo, fundamentada na coleta de dados e realização de um diagnóstico organizacional, visando a elaboração de uma proposta de implantação de ferramentas que ajudem a empresa a expandir seus produtos no mercado de varejo e atacado, a fim de alcançar o máximo de clientes e se tornar líder de vendas na região.

3.1.1 QUANTO À NATUREZA

Quanto à natureza, o presente artigo adotou a pesquisa quantitativa, onde tem como objetivo avaliar os dados coletados, a fim de visualizar o real problema da organização.

Segundo Fachin (2017), a natureza da pesquisa proporciona aos pesquisadores alcançar os objetivos do estudo.

Percebe-se, na fala do autor citado acima, que a natureza da pesquisa é um dos fatores primordiais para o desenvolvimento de um estudo acadêmico, pois esta possibilita a utilização de ferramentas que ajudam no desenvolvimento da pesquisa.

3.1.2 QUANTO AOS FINS

A pesquisa abordada na empresa Film’s Comércio foi classificada como uma pesquisa bibliográfica e de campo. Segundo Oliveira et al. (2021), a pesquisa bibliográfica é um tipo de pesquisa que utiliza acervos como: livros, artigos, revistas eletrônicas e materiais que possam ajudar a fundamentar um determinado estudo ou tema pesquisado. Portanto, para este estudo, utilizou-se livros de autores coletados na biblioteca da faculdade Fametro, além de materiais de acervo pessoal dos pesquisadores do estudo, assim como artigos científicos indicados pelo professor orientador.

Conforme Matias-Pereira (2021), a pesquisa de campo é quando o pesquisador do estudo se torna presente no local a ser investigado. É quando o pesquisador tem acesso ao local e, através desse acesso, é possível coletar dados e informações por meio de instrumentos, como: questionários e entrevistas. Portanto, a pesquisa de campo é onde o pesquisador busca a informação diretamente com o objeto estudado, buscando reunir um conjunto de informações a serem documentadas.

Dessa forma, quanto aos fins, a pesquisa se deu mediante visitação in loco, onde foi permitido explorar a empresa em vários aspectos, ou seja, o trabalho foi executado utilizando os fins necessários para a eficácia do estudo.

3.1.3 QUANTOS AOS MEIOS

De acordo com Marconi; Lakatos (2017), a pesquisa de campo é aplicada para obter conhecimento sobre um problema, e é a partir da técnica de pesquisa que se analisa criteriosamente as informações e que se cria um estudo com a finalidade de solucioná-lo. Portanto, quanto aos meios, este artigo classifica-se como pesquisa de campo, pois foi feito coleta de dados e análise destes, a fim de construir uma proposta para o problema proposto.

3.2 CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA: FILM’S COMÉRCIO E SERVIÇO

A Film’s Material de Construção Ltda ou Film’s comércio e serviço, é uma empresa de pequeno porte localizada na Rua Luiz Vezon, n° 32, Zumbi dos Palmares, CEP: 69084-055, Manaus – AM. Ela atua no ramo de comércio varejista de materiais de construção em geral. Descrevendo-se como nova no mercado e no setor, a organização tem se consolidado por meio de sua carteira de clientes e parcerias.

4. RESULTADOS E DISCUSSÕES

Inicialmente, realizou-se um diagnóstico organizacional no ambiente interno da empresa Film’s Material de Construção Ltda, conforme demonstrado no gráfico abaixo. Analisando as informações apresentadas, infere-se que o setor de marketing é o que possui menor desempenho funcional.

Gráfico 01 – Medição de desempenho.

Medição de desempenho.
Fonte: Elaborado pelos alunos com base na coleta de dados do ano de 2021/02

O quadro abaixo expõe, de forma detalhada, os motivos que levaram o setor de marketing a ser escolhido para elaboração do presente estudo.

Quadro 02: Marketing

Marketing
Fonte: Elaborada pelos alunos com base na coleta de dados do ano de 2021/02

Na tentativa de resolver os problemas encontrados, propôs-se a implantação de algumas ações na empresa pesquisada, conforme desmontado no quadro abaixo.

Quadro 03: Ações Interativas

AÇÕES INTERVENTIVAS CRONOLOGIA RECURSO
01 Implantar modelo de negócio B2B 01 vez ao mês R$ 5.500,00
02 Implantar o E-mail Marketing 01 vez ao mês R$ 1.000,00
03 Investir em gerenciamento de mídias sociais 01 vez ao mês R$ 1.250,00
04 Promover campanhas de divulgação do Produto/Empresa 01 vez ao mês R$ 1.000,00
05 Capacitar o Profissional para trabalhar com processos de comunicação através de imagens 01 vez a cada 03 meses R$ 1.250,00
06 Implantar pesquisa de satisfação com o cliente 01 vez ao mês R$ 1500,00

Fonte: Elaborado pelos alunos, 2022/01

4.1 PLANEJAMENTO DAS AÇÕES

O planejamento, segundo Chiavenato (2014), é uma ferramenta que permite, de forma organizada, uma empresa atingir seus objetivos a curto, médio e longo prazo. Entretanto, este não é garantia de sucesso, mas sim um meio que assegura caminhos mais tranquilos perante a competitividade existente no mercado.

Segundo Maximiano (2014), às ações que envolvem planejamento significam uma preocupação que a empresa possui em acertar, pois quando não há planejamento, as possibilidades de acerto são mínimas. Sendo assim, cada etapa do planejamento deve ser respeitada, considerando, inclusive, os fatores que contribuem para que a implantação das ações possa dar errado, como por exemplo: governo, concorrentes, tecnologia, fatores de guerra, catástrofes, pandemias entre outras. Nesse contexto, o presente artigo visou responder: quais estratégias de marketing podem ser implementadas na empresa Film’s Comércio e Serviços visando uma maior captação de clientes? As estratégias propostas serão apresentadas nos tópicos a seguir.

4.2 PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DE UM MODELO DE NEGÓCIO B2B

Todo e qualquer modelo de negócio, para que seja elaborado e implantado, deve partir da identificação das reais necessidades e o que a empresa irá ganhar em termos de benefícios, isso porque, a maioria das implantações, necessitam de disponibilidade financeira. A implantação do modelo B2B requer investimento, treinamento e acompanhamento.

Quadro 05: 5w2h – Implantar modelo de negócio B2B.

Implantar modelo de negócio B2B
O que? Implantar modelo de negócio B2B
Para que? Para melhorar as transações comerciais e aderir novas modalidades de negócios
Onde? Film’s Material de Construção Ltda
Quando? 01/05 a 30/05/2022
Quem? Setor de Tecnologia da Informação e o setor de Marketing
Como? Através de uma empresa de consultoria
Quanto? R$ 5.500,00

Fonte: Elaborado pelos autores, 2022/01

Para que seja implementada a ação proposta, a empresa Film’s Material de Construção Ltda terá que fazer levantamento das necessidades, a fim de identificar se a implantação terá resultados significativos em relação às receitas da empresa. Esta ação permitirá um aumento na receita atual da organização, pois o modelo B2B permite somente a venda de empresa para empresa.

Portanto, espera-se que a empresa aumente sua receita através de novo modelo de negócio e que o setor de marketing, juntamente com o setor comercial, possa se tornar referência dentro da empresa.

4.3 PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DO E-MAIL MARKETING

Atualmente, as plataformas digitais ganharam ênfase em segmentos com vendas de produtos tangíveis e intangíveis. Sendo assim, não se pode mais permanecer no mercado sem considerar as plataformas de vendas e o marketing digital.

Acredita-se, portanto, que tanto o marketing convencional que tem seus pilares nos 4 P’s, assim como o marketing digital se complementam em suas ações, ou seja, um está ligado no outro.

 Quadro 04: 5w2h – Implantar o E-mail Marketing

Implantar o E-mail Marketing
O que? Implantar o E-mail Marketing
 

Para que?

 

Para melhorar a fluidez da comunicação setorial

Onde? Film’s Material de Construção Ltda
Quando? 01/05 a 30/05/2022
Quem? Setor de marketing
Como? Através de levantamentos e informações oriundas dos setores da empresa
Quanto? R$ 1.000,00

Fonte: Elaborado pelos autores, 2022/01

Para a implantação do e-mail marketing, conforme demonstrado na tabela acima, a empresa terá que realizar alguns levantamentos, como: lista de e-mail dos clientes; ferramenta ou plataforma de envio de e-mails; elaboração de uma estratégia de comunicação; definição do segmento e envio de feedbacks.

Espera-se com essa implantação haja um maior e melhor relacionamento com os clientes, bem como uma melhora no processo de comunicação, eliminando ruídos e desconfortos de comunicação que geram gargalos em seus processos de vendas e criação de leads.

4.4 PROPOSTA DE INVESTIMENTO EM GERENCIAMENTO DE MÍDIAS SOCIAIS

Apesar de atuais, as redes sociais fazem parte do cenário das empresas, atuando como uma forma das organizações se mostrarem no mercado, atingirem um maior número de leads e atuarem na prospecção de novos clientes.

Quadro 05: 5w2h – Investir em gerenciamento de mídias sociais

Investir em gerenciamento de mídias sociais
O que? Investir em gerenciamento de mídias sociais
Para que? Para melhorar a propagação da empresa e seus produtos mediante o mercado
Onde? Film’s Material de Construção Ltda
Quando? 1/05 A 30/05/2022
Quem? Setor de marketing
Como? Através das plataformas das redes sociais (facebook, instagram e youtube)
Quanto? R$ 1.250,00

Fonte: Elaborado pelos autores, 2022/01

Para implementar esta ação, a empresa investigada precisará melhorar suas redes sociais e investir na propagação de seus produtos e serviços por meio delas. Portanto, o setor de marketing deve se responsabilizar por esta ação interventiva, utilizando ferramentas que as redes sociais disponibilizam, bem como de estratégias de tráfego pago e não mais de tráfego orgânico.

Espera-se que ao implementar esta ação a empresa seja mais conhecida no mercado e alcance mais clientes, aumentando, assim, suas receitas.

4.5 PROPOSTA DE PROMOÇÃO DE CAMPANHAS DE DIVULGAÇÃO DO PRODUTO/EMPRESA

O marketing possui várias formas de divulgação entre elas: televisão, rádio, redes sociais, jornais, panfletos, boca a boca, entre outras.

Quadro 06: 5w2h – Promover campanhas de divulgação do Produto/Empresa

Promover campanhas de divulgação do Produto/Empresa
O que? Promover campanhas de divulgação do Produto/Empresa
Para que? Para melhorar as receitas da empresa
Onde? Film’s Material de Construção Ltda
Quando? 01/05 a 30/06/2022
Quem? Setor comercial e setor de marketing
Como? Através de campanha de divulgação e ação de vendas

Fonte: Elaborado pelos autores, 2022/01

A empresa Film’s Material de Construção Ltda deverá fazer um estudo de como implantar a melhor campanha de divulgação. Entretanto, propôs-se a utilização das redes sociais e do trade marketing, a fim de auxiliar na divulgação através de parcerias com fornecedores e clientes intermediários.

Espera-se que com essa intervenção a organização se torne mais presente no mercado, e valorize sua identidade de atuação, bem como aumente sua receita.

4.6 PROPOSTA DE CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL PARA TRABALHAR COM PROCESSOS DE COMUNICAÇÃO ATRAVÉS DE IMAGENS

Uma das grandes barreiras, para algumas empresas, é disponibilizar recursos financeiros para melhorar o desempenho de seus colaboradores através de capacitação e treinamentos, pois muitos empresários entendem que esse tipo de investimento é custo para a empresa. Entretanto, vale ressaltar que desenvolver pessoas é uma tarefa árdua e que os resultados não se obtêm de forma rápida.

Quadro 07: 5w2h – Capacitar o Profissional para trabalhar com processos de comunicação

 

Capacitar o Profissional para trabalhar com processos de comunicação através de imagens

O que? Capacitar o profissional para trabalhar com processos de comunicação através

de imagens

Para que? Para melhorar a performance dos colaboradores envolvidos no processo
Onde? Film’s Material de Construção Ltda
Quando? 01/05 a 30/06/2022
Quem? Setor de recursos humanos
Como? Através de treinamentos técnicos e comportamentais
Quanto? R$ 1.250,00

Fonte: Elaborado pelos autores, 2022/01

A Empresa Film’s Material de Construção Ltda terá que realizar um levantamento, juntamente com o setor de recursos humanos, para detectar qual será o tipo de treinamento (técnico ou comportamental) a ser implementado. A partir disso, o setor responsável deverá elaborar os conteúdos programáticos e aplicar o treinamento/capacitação. Por fim, se faz necessário medir a eficiência da capacitação, pois, desta forma, a empresa saberá se o investimento foi assertivo ou não.

4.7 PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DE PESQUISA DE SATISFAÇÃO COM CLIENTE

Outra ação proposta para a empresa foi a realização de pesquisa de satisfação com o cliente. Esta intervenção é considerada importante, pois é através dela que a empresa medirá o nível de satisfação dos seus consumidores, o que permitirá a implantação de práticas de melhoria contínua.

Quadro 07: 5w2h – Implantar pesquisa de satisfação com cliente

Implantar pesquisa de satisfação com cliente
O que? Implantar pesquisa de satisfação com cliente
Para que? Para melhorar o nível da qualificação da mão de obra dos serviços oferecidos

pela empresa

Onde? Film’s Material de Construção Ltda
Quando? 01/05 a 30/06/2022
Quem? Setor de recursos humanos
Como? Através de treinamentos técnicos e comportamentais
Quanto? R$ 1.500,00

Fonte: Elaborado pelos autores, 2022/01

Para implantar essa ação, será necessário, primeiramente, elaborar questionários que evidenciem a realidade da empresa. Sendo assim, o setor de recursos humanos terá que realizar mapeamento da empresa e suas vulnerabilidades para, depois, verificar que tipo de questionário utilizará para coletar dados e aplicar a pesquisa de satisfação.

Espera-se que, através desta intervenção, a organização obtenha informações para estabelecer uma política de melhoria contínua em suas ações, identificando os erros e os acertos.

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS

O presente artigo, se originou de um diagnóstico organizacional, que estudou os ambientes internos e externos da empresa Film’s Comércio e Serviço. Mediante os resultados obtidos, definiu-se alguns instrumentos de investigação e sugestão de aplicação de ações interventivas, utilizando a ferramenta 5w2h.

Neste contexto, teve como objetivo propor a implantação de melhorias direcionadas ao setor de marketing da empresa investigada, de forma a promover a reestruturação das estratégias utilizadas, visando uma maior captação de clientes. E visou responder: de que forma a reestruturação das estratégias de marketing podem contribuir com uma maior captação de clientes? Portanto, para alcançar o objetivo e responder à questão norteadora, foram traçadas as sugestões de ação de intervenções, sendo elas: implantar modelo de negócio B2B; implantar o e-mail marketing; investir em gerenciamento de mídias sociais; promover campanhas de divulgação do produto/empresa; capacitar o profissional para trabalhar com processos de comunicação através de imagens; e implantar pesquisa de satisfação com o cliente.

Para direcionar a proposta e orientar sua implantação na empresa, foi utilizada a ferramenta 5w2h, pois esta estabelece, para cada intervenção, os seguintes questionamentos: o que? Para que? Onde? Quando? Quem? Como? Quanto será para implantar as possíveis ações?

Portanto, com base nas interrogativas da ferramenta supracitada, para cada intervenção foi descrito como será feito e o que a empresa deve esperar como resultados da aplicação desta.

Por fim, recomenda-se que futuros acadêmicos do curso de administração possam explorar o tema em questão, pois a exploração e o aprofundamento do estudo poderão servir de base para fundamentar outras pesquisas.

REFERÊNCIAS

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SANTANA, V. T. et al. Proposta de implantação da melhoria do marketing com relação às mídias sociais: estudo de caso na empresa PhD Delicatessen. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano. 06, Ed. 11, Vol. 13, pp. 25-47. Novembro de 2021. ISSN: 2448-0959, Link de acesso: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/administracao/melhoria-do-marketing DOI: 10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/administracao/melhoria-do-marketing. Acesso em: 30 de mai. de 2022.

SEVERIANO, A. J. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo. Ed. Cortez, 2018.

[1] Graduanda do curso de Administração.

[2] Graduando do curso de Administração.

[3] Graduando do curso de Administração.

[4] Orientador.  Mestre  em Engenharia de Produção. Especialista em Logística empresarial. Graduado em Administração com Ênfase em Marketing.

[5] Coorientadora. Mestre em Administração – UFPE, Especialização em Marketing Empresarial – UFAM – Graduação em Administração – Faculdade Objetivo.

Enviado: Maio, 2022.

Aprovado: Junho, 2022.

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