REVISTACIENTIFICAMULTIDISCIPLINARNUCLEODOCONHECIMENTO

Revista Científica Multidisciplinar

Pesquisar nos:
Filter by Categorias
Administração
Administração Naval
Agronomia
Arquitetura
Arte
Biologia
Ciência da Computação
Ciência da Religião
Ciências Aeronáuticas
Ciências Sociais
Comunicação
Contabilidade
Educação
Educação Física
Engenharia Agrícola
Engenharia Ambiental
Engenharia Civil
Engenharia da Computação
Engenharia de Produção
Engenharia Elétrica
Engenharia Mecânica
Engenharia Química
Ética
Filosofia
Física
Gastronomia
Geografia
História
Lei
Letras
Literatura
Marketing
Matemática
Meio Ambiente
Meteorologia
Nutrição
Odontologia
Pedagogia
Psicologia
Química
Saúde
Sem categoria
Sociologia
Tecnologia
Teologia
Turismo
Veterinária
Zootecnia
Pesquisar por:
Selecionar todos
Autores
Palavras-Chave
Comentários
Anexos / Arquivos

Uma abordagem da importância do alho (allium sativum) no sistema imunológico

RC: 29985
687
5/5 - (2 votes)
DOI: 10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/saude/importancia-do-alho

CONTEÚDO

ARTIGO DE REVISÃO

CRUZ, Andressa dos Santos [1], PORTO, Valber Leandro Barbosa [2], MATA, Marcelo Tolvae da [3], SOARES, Jorge Pedro Rodrigues [4]

CRUZ, Andressa dos Santos. Et al. Uma abordagem da importância do alho (allium sativum) no sistema imunológico. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 04, Ed. 05, Vol. 05, pp. 65-71 Maio de 2019. ISSN: 2448-0959, Link de acesso: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/saude/importancia-do-alho, DOI: 10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/saude/importancia-do-alho

RESUMO

O alho é um alimento utilizado mundialmente nas culinárias, servindo de tempero e dando gostos nos mais variáveis pratos. Este é da família das Liláceas e tem preferencia para climas frios. Porém, hoje graças as mais variadas tecnologias já está sendo produzido em climas tropicais, o alho era muito utilizado na antiguidade como pagamento de determinados serviços, servindo assim em uma determinada época como “dinheiro”. Este alimento é composto por vários minerais importantes para a saúde humana como: Enxofre, Magnésio, Cálcio, Ferro, Vitamina C e B6 e alguns voláteis, por isso é muito utilizado para suprir necessidades nutricionais e para o combate de determinadas doenças. Assim, essa revisão de literatura tem como objetivo principal, destacar as vantagens que o alho traz para o sistema imunológico. Pois, de acordo com alguns dados levantados pode ser constatar que o alho fortalece o sistema imunológico, agindo nos interferon gamas e em células antivirais fortalecendo assim a barreira imunológica contra ataques.

Palavras-chave: Interferon Gama, Alimentos funcionais, Antivirais naturais, Lilaceas, Alho.

INTRODUÇÃO

O alho consiste em uma planta herbácea com o bulbo fortemente aromático que é muito utilizado tanto para a culinária como para remédio desde a antiguidade. É uma planta de clima frio, porém, graças a várias técnicas já esta sendo cultivado em climas diferentes.

De acordo com SEDOGUCHI et. al (2002) o alho e a quarta hortaliça em importância econômica no Brasil, sendo que este não somente possui importância econômica, mas também possui um rico valor nutricional contribuindo assim com a cura de várias doenças.

O mesmo devido a sua capacidade de armazenamento e sua conservação era muito consumido pelos portugueses, fazendo com que assim houvesse a introdução da cultura no Brasil. (RESENDE; HABER; PINHEIRO, MELLO, 2016). Em 2013 o Brasil foi o país em que mais consumiu alho, chegando a 1,5 kg por habitante durante o ano, sendo que somente cerca de 1/3 de consumo e produzido aqui no Brasil, havendo assim a necessidade de importar este produto.

Este também possui várias propriedades antioxidantes, e várias vitaminas e minerais que chamam muito a atenção dos pesquisadores que visam a busca de alimentos funcionais, ou seja, alimentos que contribuem para o aumento da saúde humana, diminuindo riscos e melhorando a qualidade de vida.

METODOLOGIA

Trata-se de uma abordagem bibliográfica, exploratória onde foram utilizados dados já existentes como; artigos e livros relacionados à importância do alho na saúde humana. Foram encontrados artigos relacionados ao tema a partir de todos os descritores. Os descritores foram: Interferon Gama, Alimentos funcionais, Antivirais naturais, Liláceas. Dessa forma, por meio das bases de dados Scientific Eletronic Library Online (SCIELO) e Google acadêmico onde foram selecionados artigos com estudos relevantes sobre o tema, para assim, possibilitar melhor desenvolvimento dessa abordagem bibliográfica.

DESENVOLVIMENTO

HISTÓRIA

Conta-se que na idade média houve uma terrível peste que assolou a Marselha e que três ladrões foram colocados para retirarem os cadáveres que estavam no meio da rua, que haviam sido mortos pela peste, e percebeu-se então que estes ladrões mesmo estando exposto a tantos perigos de contaminação continuavam fortes e saudáveis. O rei então intrigado com o fato prometeu liberta-los se contasse o segredo, e os ladrões então revelaram que simplesmente todas as noites eles bebiam uma porção de extrato de alho (LEONEZ, 2008).

Passou-se então a partir desse ocorrido, este alimento reteve uma maior atenção e graças a isso, hoje o mesmo vem sendo utilizados para o tratamento de várias doenças e para o fortalecimento do sistema imunológico. O uso do alho também e muito tradicional em amuletos entre muitas famílias de todo o mundo, onde estas creem que o alho tem poder para manter a família unida e afastar as más influências e malefícios de bruxarias (LEONEZ, 2008).

IMPORTÂNCIA DO ALHO NO SISTEMA IMUNOLÓGICO

De acordo com LEONEZ 2008, o alho é um dos alimentos que mais possui compostos organosulfurados, ou seja, composto totalmente orgânico que contém pelo menos uma ligação covalente carbono-enxofre, este é responsável pelo seu odor forte, e após a ruptura dos tecidos vegetais e a ação enzimática, se tornam conhecidos como efeitos benéficos para a saúde humana.

O mesmo devido possuir grande quantidade de fibras, vitaminas, minerais, substâncias bioativas, ácidos graxos, prebiótico, probióticos e simbióticos é considerado um alimento funcional devido esses nutrientes terem inúmeras funções como diminuir os colesteróis e lipídios, melhorar a constipação, aumentar a potência do sistema imunológico, também possui propriedades anticancerígenas dentre outros.

De acordo com LEONEZ 2008 (QUINTAE 2006) o consumo de oito gramas por dia do alho é capaz de reduzir riscos de enfarte, favorecer o bom funcionamento do sistema imunológico, reduzir a glicose sanguínea, reduzir o colesterol LDL, aumentar o colesterol HDL, combater bactérias e vírus, prevenir a asterosclerose e prevenir o câncer, porém, é importante a suspenção do consumo durante a gravidez.

Segundo Quintaes (2001), devido às propriedades de este alimento ser capazes de estimular tanto a imunidade humoral quanto a celular, o extrato de alho pode ser ministrado a pacientes que possuem deficiência significativa do sistema imunológico. Os teores de Zinco e Selênio no alho são altos, e esses são metais antioxidantes que possui grande importância no sistema imunológico, o zinco contribui diretamente no desenvolvimento de linfócitos T citotóxicos, proliferação de linfócitos T, produção de interleucina (IL)-2 e apoptose de células de linhagens mieloide e linfoide. Quando há deficiência de zinco, ocorre a redução na produção de citocinas como o interferon-gama pelos leucócitos (SARNI et al., 2010).

A deficiência de selênio reduz a capacidade de produção dos efeitos das células imunes, pois, este tem a função de regular a expressão de células T que possui alta afinidade por receptores de interleucina 2 , promovendo uma maior resposta desta célula e prevenindo danos oxidativos, ou seja, o desequilíbrio, em células do sistema imune ( COMINETTI; DUARTE; COZZOLINO, 2017).

A maturação e diferenciação dos linfócitos T, que são responsáveis por destruir células infectadas e organismos estranhos, dependem da timulina, cuja atividade biológica depende de zinco. De acordo com Mirabeau 2012, pessoas portadora de patologias como a AIDS, possuem baixos níveis de selênio e zinco no sangue, portanto, estão prescrevendo e receitando a dietoterápica desses pacientes preconizando o consumo deste alimento, entre outras coisas (LOZANO; BAGNE; HORA, 2015).

Quintaes 2001, também relata que o consumo de alho diariamente, aumenta a população e a função das células NK (Natural Killer), esta e de grande importância no sistema imunológico, pois atua nas destruições de células tumorais e infecções virais, sendo que o aumento dessa célula deixa o sistema imunológico mais forte.

Atividade Componentes do alho Obtenção
Antitumoral Dissulfeto de dialila Óleo de alho
Antifúngica
Criptococos Extrato concentrado
Candida, Tricospora Extrato aquoso
Antibiotica
Mycobacterium tuberculosis Suco de alho a 0,02%
Staphylococcus aureus Pasta de Alho
Antiviral Oxido de 4,5,9 tridodeca-1,6,11-trieno Maceração em Óleo
Hipocolesterolemica Alicina Pó de alho 2700 mg/d
Antitrombotica Ajoeno (Condensação da alicina) Extrato Alcoólico

Tabela 1. Ação e componentes do Alho

Fonte: (CUPARRI, 2002).

De acordo com Oliveira et. al. 2015, este também vem sendo muito utilizado para o controle de parasitas e doenças em vários animais, como o Ovino, suíno, aves, peixes dentre outros. Nos ovinos o alho mostrou grande efeito no controle de helmintos e favoreceu uma maior taxa de pastagem destes animais

Holsback et al., 2013 afirma que

“o fornecimento de 2,5 mg/kg de alho in natura não foi capaz de reduzir a quantidade de ovos nas fezes de ovinos. Porém, quando esse fitoterápico é associado a larvas inativadas do gênero Haemonchus contribui para redução de 46% dos ovos dos parasitas encontrados nas fezes” .

O uso do mesmo para a dieta de aves aumenta a células como: hemoglobina, linfócitos e colesterol, melhorando a imunidade inata, fagocitose e níveis de heterofilos, porém, é necessário citar que o fitoterápico não apresenta atividade imunomodulatória no organismo das aves, aumentando assim a taxa de fagocitose pelos macrófagos (OLIVEIRA et al.,2015).

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A partir do presente estudo de revisão, pode-se constatar que o alho possui propriedades que pode contribuir muito com a saúde da população mundial, este pode ser utilizado não apenas para o fortalecimento do sistema imunológico, mas também para o tratamento de várias doenças e para a erradicação de helmintos em humanos e animais.

Mesmo diante de vários estudos e experimentos realizados, a realização de novos estudos científicos possibilitará a ampliação dos conhecimentos sobre os princípios ativos do alho, fazendo com que assim novos benefícios e fórmulas sejam descobertas para contribuir com a saúde da população.

Deste modo, os profissionais da saúde têm um papel fundamental de passar essas informações às populações atendidas para que sejam orientados sobre a importância do consumo deste alimento a qual contribui diretamente e indiretamente com o fortalecimento do seu sistema imunológico.

REFERÊNCIAS

APOLINÁRIO, Alexsandra Conceição; MONTEIRO, Matheus Morais de Oliveira ; PACHÚ, Clésia Oliveira ; DANTAS, Ivan Coelho. Allium Sativum L. Como agente terapêutico para diversas patologias: uma revisão. ISSN 1983-4209 – Volume 02 – Numero 01 – 2008.

COMINETTI, Cristiane ; DUARTE, Graziela Biude Silva; COZZOLINO, Silvia Maria Franciscato. Selenio. 2. ed. — São Paulo : ILSI Brasil-Internacional Life Sciences Institute do Brasil, 2017. — (Série de publicações ILSI Brasil : funções plenamente reconhecidas de nutrientes;v.8). Disponivel em: https://www.researchgate.net/publication/318793006_Selenio.

CUPPARI. Lilian. Guias de Medicina ambulatorial e hospitalar. Nutriçao Clinica no adulto. unifesp/ escola paulista de medicina, 2002.

HOLSBACK, Luciane.; PORTO, Petrônio Pinheiro.; MÁRQUEZ, Ellen Souza.; PORTO, Emilia de Paiva. Fito-bioterapia no controle de nematódeos gastrointestinais de ovinos. Semina: Ciências Agrárias, v. 34, n. 6, p. 3841-3850, 2013.

LEONÊZ, Ana Claudia. Alho: Alimento e saúde. Brasilia, 2008.

LOZANO, Ana Flávia Quiarato ; BAGNE , Leonardo; HORA, Daisy Cristina Borges da. Uma abordagem dos efeitos terapêuticos do Allium sativum (alho) no sistema imunológico. Revista Científica da FHO|UNIARARAS v. 3, n. 1/2015.

MIRABEAU, T. Y.; SAMSON, E. S. Effect of Allium cepa and Allium sativum on some immunological cells in rats. African Journal Tradit Complement Altern Med, Okada, v. 9, n. 3, p. 374-379, abr. 2012

OLIVEIRA, Ana Paula Guedes; OLIVEIRA, Aparecida de Fátima Madella de; VIEIRA, Bárbara de Cássia Ribeiro; SOUZA, Mayk Henrique; AMARAL, Atanásio Alves do. Alho (allium sativum linn.) Como fitoterápico para animais de produção. ENCICLOPÉDIA BIOSFERA, Centro Científico Conhecer – Goiânia, v.11 n.22; p. 2015

QUINTAES, Kesia Diego. Alho, nutrição e saúde. Revista NutriWeb, v. 3, n. 2, 2001. Disponível em: http://www.nutriweb.org.br . Acesso em: 27 de Agosto. 2018.

RESENDE, Francisco Vilela ; HABER, Lenita Lima ; PINHEIRO, Jadir Borges; MELLO, Alexandre Furtado Silveira. Produção de alho- semente: parte I. Nosso Alho, Brasília, DF, n. 24 p. 43-55, set. 2016.

SARNI, Roseli O. S; SOUZA, Fabíola I. S ; COCCO Renata R. ; MALLOZI Márcia C.;

SEDOGUCHI, E. T.; PARRAGA, M. S.; CARMO, M. G. F. do. Comparação de seis cultivares de alho ( Allium sativum L.) nas condições climáticas da Baixada Fluminense. Horticultura Brasileira, Brasília, DF, v. 20, n. 2, jul. 2002. Suplemento 2. 1 CD-ROM. Trabalho apresentado no 42º Congresso Brasileiro de Olericultura, 2002. Publicado também como resumo em: Horticultura Brasileira, Brasília, DF, v. 20, n. 2, p. 283, jul. 2002. Suplemento 1.

SOLÉ Dirceu. Micronutrientes e sistema imunológico . Micronutrients, immunologic system and allergic diseases. Rev. bras. alerg. imunopatol. Copyright © 2010 by ASBAI. 2010

[1] Graduando Biomedicina; cursando pós-graduação em Dermoestética e Cosmetologia; Técnica em Agropecuária.

[2] Cursando Nutrição na Faculdade São Paulo ( FSP)- Rolim de Moura- RO.

[3] Cursava Nutrição na Faculdade São Paulo ( FSP)- Rolim de Moura- RO – Em memória.

[4] Mestre em Aquicultura pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Enviado: Dezembro, 2018

Aprovado: Maio, 2019

5/5 - (2 votes)
Andressa dos Santos Cruz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar por categoria…
Este anúncio ajuda a manter a Educação gratuita