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Livros Acadêmicos

12. Uma revisão integrativa da liderança em enfermagem no Brasil

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 Marcia Rodrigues dos Santos 1

 Carla Ferreira Rodrigues Dias Barros 2

 Luciana Pinheiro Barbosa da Silva 3

 DOI: 10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/livros/1780

INTRODUÇÃO

A pesquisa sobre liderança em enfermagem cresceu na última década, com maior ênfase no papel dos gerentes/líderes de enfermagem  nas organizações de saúde (CAI, W.et.al, 2019).

A liderança é considerada uma das habilidades mais  importantes que os profissionais de saúde adquirem.  Segundo  Vera  Brasil  (2017),  a  integração  entre  a  capacidade  crítica  e  reflexiva  de  saberes  e  de  fazeres  diversos  é  essencial  e,  portanto,  necessária  para  os  profissionais liderarem  de forma eficaz e eficiente.

Sabe-se que a atuação do enfermeiro está  focada  em aspectos  assistenciais e  gerenciais,  o  que  o  torna  um  profissional  presente  e  necessário  em  diferentes  serviços  de  saúde  (MAIA  et  al.,  2020).  Sendo a gestão  uma  área  designada  para  a  coordenação  e  administração  das  tarefas e equipes (DIAS et al., 2021).

Ademais, a formação de enfermeiros líderes têm tido destaque nas graduações em saúde para atuação  nas  organizações  de  saúde  (MOURA, et al., 2019).

Diante disso, nota-se a relevância ao  pensar  na  atuação  do  enfermeiro  na  gestão,  levando  em  consideração  que  uma  boa  gestão  do  setor  está  relacionada  à  qualidade  do  cuidado  e  assistência  prestada  à  população.

No contexto atual, o exercício da liderança representa uma realidade que permeia as condutas do enfermeiro, em virtude da frequente ocupação de cargos de chefia nos serviços de saúde.

Segundo Maia (2020) a atuação do enfermeiro  está  focada  em aspectos assistenciais e gerenciais, tornando-se um profissional  presente e necessário em diferentes serviços de saúde.

Portanto, há necessidade de compreender melhor o estilo de liderança dos gerentes de enfermagem no Brasil.

O objetivo deste estudo  foi  analisar  o  estilo  de  liderança  do  enfermeiro no Brasil.

 MÉTODO

Trata-se de um estudo descritivo baseado em revisão integrativa de abordagem qualitativa, além da percepção das autoras a respeito do assunto abordado. A busca bibliográfica foi desenvolvida entre os meses de janeiro e fevereiro de 2023.

A identificação e seleção dos estudos se fundamentou em publicações indexadas na base de dados da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS),  na  Literatura  Latino-Americana  e  do  Caribe  em  Ciências  da  Saúde  (LILACS)  e  no  Scientific  Electronic  Library Online (SciELO).

Foram adotados os seguintes critérios de inclusão:  artigos publicados em português, na íntegra, nos últimos 5 anos.  Excluíram-se artigos incompletos, revisão, artigos em outra língua, teses, dissertações e editoriais. A busca  ocorreu  a  partir  dos  Descritores  em  Ciências  da  Saúde  (DeCS):  “enfermagem”,  “gestão”  e  “liderança”.  Para o  alcance  do  objetivo  do  presente  trabalho,  partiu-se  da  pergunta  norteadora:  “Qual o estilo de liderança adotado pelo enfermeiro no Brasil?”

Os dados foram então organizados em uma  planilha,  contendo:  título, autor, ano, periódico e resultado.  A  análise  dos  dados  obtidos foi  desenvolvida  por  meio  da  análise  de  conteúdo,  que  conta  com  três  etapas:  pré-análise,  exploração do  material  e  interpretação   dos  resultados. A Figura 1   ilustra  os  estudos  encontrados  em  cada  uma das bases de dados.

Figura 1. Fluxograma com o detalhamento da pesquisa, Brasil, 2023

Fonte: Elaborado pelos autores, 2023.

RESULTADOS/ DISCUSSÃO

Após a análise  criteriosa  dos  artigos  selecionados,  os  mesmos  foram  apresentados  em  forma  de  tabela,  conforme  segue  (Tabela 1).

Tabela 1.  Distribuição dos estudos conforme título,  ano ,   autor,  periódico e resultado. Brasil, 2023

 TÍTULO  AUTOR/ ANO  PERIÓDICO  RESULTADO
 Planejamento          de sucessão              de lideranças           em enfermagem:  caminhos para sua elaboração  Nogueira

et.al

2021

 Revista da Escola de Enfermagem da USP  Os          princípios          da

Investigação Apreciativa  permitiram  a  construção  de  um  planejamento  de  ações  de liderança no hospital.

 Competências Gerenciais:

Conhecimento        de enfermeiros

 Festa et.al/2022  Arquivo  de ciências de saúde da UNIPAR  Observa-se que a formação teórica e prática  das  atividades de  educação continuada   devem  ser  buscadas com afinco.
 Liderança em Enfermagem e saúde à luz do pensamento da complexidade  Backes et.al/2022  Revista da Escola de Enfermagem da USP  A liderança evolutiva em enfermagem, determina pela qualidade das  interações.
 Tomada de decisão na gerência em Atenção Primária  à  Saúde:  percepção  de enfermeiros  Saraiva et.al/2020  Revista de APS  Conhecimento gerencial e habilidades de liderança na resolução de problemas  foram elencados como  potencialidades no  processo.
 Boas práticas de liderança do enfermeiro no

contexto hospitalar

 Silva et.al/2021  Revista Nursing  Boas práticas de liderança estão relacionadas às dimensões gerenciais que se destacam na  tomada  de  decisão.
 Conhecimento    de

enfermeiros

responsáveis técnicos sobre competências gerenciais:  um

estudo qualitativo

 Siquiera et.al/2019  Revista Brasileira de Enfermagem- REBEN  Destacaram-se as principais competências para  se  exercer  o  cargo  de  liderança.
 Formação           em

enfermagem,

mídias sociais e as competências de

gestão

 Araújo et.al/2022  Revista Nursing  Colaborou com habilidades para competências

interligadas a autogestão, liderança, práticas   colaborativas e o dimensionamento por  meio  da  tecnologia  da

informação

Fonte:  Elaborado pelos autores, 2023.

De acordo com  os  resultados  obtidos,  foram  identificadas  as  principais  competências  necessárias  para  o  desempenho  da  liderança  em enfermagem.

Segundo estudos citados  por  Siqueira  (2019 ,  existem  quatro  competências  inseparáveis  dos  grandes  líderes:  visão,  confiança,  auto-estima  positiva  e  comunicação.  Desse modo, salienta sobre a relevância do desenvolvimento das competências técnico-científica, socioeducativa e ético-política.

O ambiente  de  trabalho  complexo  exige  que  os  gerentes  de  enfermagem  permaneçam  atualizados  com  as  mais  recentes  evidências  científicas  em  seu  campo  Segundo  Saraiva  (2020) ,  os  pontos  frágeis  cruciais  no  processo  de  tomada  de  decisão  são  caracterizados  por  falta  de  comunicação,  estrutura  das  unidades,  sobrecarga  de  trabalho  e  relacionamento interpessoal.

Na verdade,  o  enfermeiro  líder  exerce  o  poder,  mas  deve  levar  em  consideração  os  relacionamentos  e  o  desenvolvimento  de  todos  dentro  da organização.

O caminho  é  árduo  e  exige  uma  nova  postura  e  novos  valores,  principalmente  na  gestão  e  liderança.  Já  Festa  (2022)  reforça  a  necessidade  do  afinco  na  busca  por  educação  continuada  e  de  agregar  atitudes.  As instituições  deveriam  criar  espaços  de  aprendizado  e  de  discussões  acerca  da  temática  gestão/liderança  ,proporcionando  e  fortalecendo  a  autonomia  do  enfermeiro  gestor  para  que  possamos  alcançar  resultados  positivos  relacionados  à  qualidade  e  segurança  da  assistência prestada ao cliente.

O enfermeiro  desempenha  durante  a  sua  prática  gerencial  múltiplas  ações  desde  o  cuidar  e  educar,  construindo  conhecimentos  e  articulando  os  diversos  serviços  hospitalares  em  busca  da  melhor  qualidade  do  cuidado,  como  direito  do  cidadão.  Nesse  cenário,  o  mercado  precisa  de  líderes  flexíveis,  dinâmicos  e  dispostos  a  assumir  riscos  com  as  competências  e  capacidade  de  questionamento  que  caracterizam  o  líder  enfermeiro  contemporâneo,  também  referida  por  Araújo (2022).

Nogueira (2021) entende “como um fenômeno  grupal  a  influência  de  um  indivíduo  sobre  os  demais  ou  mesmo  um  processo  coletivo  e  compartilhado  entre  os  membros  de  um  grupo.  A  liderança  envolve  relação  interpessoal”,  sendo  assim,  valorizar  o  foco  na  gestão  participativa  transformaria  profundamente  a  política  interna  das  instituições de saúde.

Evidenciou-se ainda, na pesquisa realizada por Backes (2022), sobre a importância da enfermagem estimular a imaginação criativa,  produzindo  experiências alternativas com os diferentes saberes  profissionais.  Inevitavelmente, o  enfermeiro  desenvolve  habilidades  pessoais que o capacitam a lidar com adversidades.

Dessa forma,  os  líderes  compartilham  um  modelo  de  estilos  com  quatro  qualidades:  visão  clara,  foco  estratégico,  competência  e  dedicação. Percebe-se que  as  boas  práticas  de  liderança  em  enfermagem,  destacada  por  Silva  (2021),  estão  relacionadas  às dimensões  atitudinais  na  tomada  de  decisão  e  mitigação  na  gestão  de  conflitos  e erros.

 CONSIDERAÇÕES FINAIS

No presente estudo,  podemos  observar  que  de  modo  geral  a  liderança  brasileira  de  enfermagem  será  mais  exitosa  quando  o  gestor  for capaz  de  influenciar   sua  equipe  em  diferentes situações   e circunstâncias   para alcançar  um  cuidado  humanizado, com  qualidade   e  resolutividade.

Portanto, os  resultados  desta  pesquisa  podem  estimular  gestores  e  enfermeiros  em  formação  para  aprimorar  habilidades  e  competências  relacionadas  ao  gerenciamento  no  desempenho  do  cuidado ao paciente.

Este estudo  poderá  contribuir  para  estimular  a  reflexão  e  a  busca  para  o  aprimoramento  de  competências  gerenciais  com  objetivo  de alcançar qualidade no processo de gestão.

 REFERÊNCIAS

ARAÚJO,J. S.;  SILVA,B. R.;  LIMA, N. C. S .;  SANTOS,  D.N. ;  FARIAS, I.S. C.;  CASTRO, N. J.C .  Formação em enfermagem,  mídias  sociais e as competências de gestão.  Revista Nursing, São Paulo, p. 8091-8102, jul. 2022. Disponível em: https://www.revistanursing.com.br /index.php/revistanursing/article/download/2603/3165/8793. Acesso em: 20 fev. 2023.

BRASIL, Vera B. Competências para o administrador: um enfoque para a liderança. Coletânea Administração da Associação Brasileira de Administração, São Paulo, v. 4, p. 10-11, 2017.

BACKES, D. S.; GOMES, R. C. C.; RUPOLO, I.; BUSCHER, A.;  SILVA, M. J. P.; FERREIRA, C. L. L.  Liderança em Enfermagem e saúde à luz do pensamento da complexidade.  Revista da Escola de Enfermagem da USP, São Paulo, p. 1-7. 2022.  Disponível em:  https://doi.org/10.1590/1980-220X-REEUSP-2021-0553pt.  Acesso em: 17 fev. 2023.

CAI, W.; LYSOVA, E.; KHAPOVA, S.; BOSSINK, B. Does entrepreneurial leadership foster creativity among employees and teams? The mediating role of creative efficacy beliefs.  Journal of Business and Psychology , p. 203–217, abr. 2019. Disponível  em: https://link.springer.com/article/10.1007/s10869-018-9536-y#article  -info. Acesso  em: 17 fev. 2023.

DIAS, C. F. C.; RABELO, S. K.; LIMA, S. B. S.; SANTOS, T. M.; HOFFMANN, D. R. Gerenciamento do cuidado de enfermagem no contexto hospitalar: relato de experiência. Brazilian Journal of Health Review, Curitiba, v. 4, n. 2, p. 5980-5986, mar/abr. 2021

FESTA, C. A.; REIS, G. A. X.; BARTMANOVICZ, M. H. V.; NATAL,

F. M. G. Competências gerenciais: conhecimento de enfermeiros. Arquivos de Ciências da Saúde UNIPAR, Umuarama, v. 26, n. 3, p. 990-1001, set/dez. 2022. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/viewFile/8928/4387.A  cesso  em :16 fev. 2023.

MAIA, N. F. S.; FONSECA, B. A. V.; ANDRADE, E. F.; CARVALHO, J. A. M.; COELHO, L. S.; MAIA, S. F. Percepção da equipe  de enfermagem sobre a função do gerente de enfermagem hospitalar.  RPCFO, Rio de janeiro, v. 12, p. 1-5, jan/dez. 2020. Disponível  em:  https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-1047812 .Acesso  em :18 fev. 2023.

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NOGUEIRA, A. L. Q.; MUNARI, D. B.; SOUSA, E.T.; RIBEIRO, L. C. M. Planejamento de sucessão de lideranças em enfermagem:  caminhos para sua elaboração. Revista da Escola de Enfermagem da USP, São Paulo, p. 1-9. 2021. Disponível em:  http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342021  000100472.   Acesso: 17 fev. 2023

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SIQUEIRA, C. L .;BERNARDELLI,  A. C. F .;  GASPARINO,  R. C .;  FELDMAN, L. B.; CUNHA,  I. C. K O.;  OLIVEIRA, R. A. Conhecimento de enfermeiros responsáveis técnicos sobre competências gerenciais:  um estudo qualitativo. Revista Brasileira de Enfermagem, p.49-55.2019. Disponível em:  https://www.scielo.br/j/reben/a/xkBXStXvrRT8wfYBwp4hsnw/?format  =pdf & lang=pt. Acesso  em: 20 fev. 2023.

1 Mestre Em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UNIRIO)/2023 Enfermeira Especialista em Gestão Clínicas e Hospitais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)/ 2022. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1562-9026. Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/1464694538629676.

2 Graduação Enfermagem UFRJ. Pós-graduação Estomaterapia UERJ. Pós-graduação Cardiologia UGF. MBA na UNESA. Mestranda UNIRIO – RJ. ORCID: https://orcid.org/0009-0003-5818-2900. Currículo Lattes: ID Lattes: 1857671892688064.

3 Pós-graduação Lato Senso-Especialista em Neonatologia pela Universidade Severino Sombra e Mestranda de Enfermagem do Programa de Pós-graduação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro- UNIRIO/RJ.   ORCID: https://orcid.org/0009-0003-0066-8908. Currículo lattes: https://lattes.cnpq.br/0778679322235250.

Marcia Rodrigues dos Santos

Marcia Rodrigues dos Santos

Mestre Em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UNIRIO)/2023 Enfermeira Especialista em Gestão Clínicas e Hospitais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)/ 2022. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1562-9026. Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/1464694538629676.

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