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Uso de tics pelos professores do ambiente de mídias e laboratórios de informática das escolas estaduais da cidade de Manaus e aplicação na sala de aula

RC: 26462
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CONTEÚDO

ARTIGO ORIGINAL

SILVA, José Amauri Siqueira da [1]

SILVA, José Amauri Siqueira da. Uso de tics pelos professores do ambiente de mídias e laboratórios de informática das escolas estaduais da cidade de Manaus e aplicação na sala de aula. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 04, Ed. 02, Vol. 05, pp. 05-14. Fevereiro de 2019. ISSN: 2448-0959.

RESUMO

Neste trabalho investiga-se o uso das TICs aplicadas ao ensino básico na cidade de Manaus e quanto os professores do ambiente de mídias e laboratório de informática das escolas estaduais fazem uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na sala de mídias e no laboratório de informática, em particular softwares educacionais aplicados ao ensino básico. Para diagnóstico e caracterização desse cenário foi aplicado um instrumento na forma de questionário, em duas turmas formadas por professores do ambiente de mídias e do laboratório de informática das escolas estaduais da cidade de Manaus, quadro efetivo da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Amazonas, que participaram de um curso de formação em tablet educacional, oferecido pelo NTE/Seduc-Am. Os resultados mostram pouco conhecimento de softwares educacionais voltado para o ensino básico pelos docentes, uso restrito das tecnologias pelos professores em suas atividades didáticas.

Palavras-Chave: Educação Matemática, Tecnologia da Informação e Comunicação, Formação de Professores.

JUSTIFICATIVA

Este artigo foi inspirado em parte da pesquisa de doutorado do autor, que investiga o uso das (TICs) no ensino básico na cidade de Manaus. Sabemos que as (TICs) vieram para serem incorporadas nas mais diversas áreas do conhecimento, e na educação não poderia ser diferente, em particular no ensino básico, é muito mais atraente para o aluno ver a resolução de um problema como plotagem de um gráfico de uma função, visualizar propriedades de um sólido no computador ou tablet ou até mesmo ver as propriedades físicas da matéria no computador que ver apenas desenhos e palavras escritas na mídia quadro branco e pincel. Devido ao alto custo para implementar laboratórios de ciências dentre outros que os softwares educacionais podem fazer uma grande diferença na construção de conhecimento, pois podemos ter laboratórios virtuais de química, física, biologia entre outros em um único computador a um baixo custo. A informática abre um grande leque na construção de conhecimentos se agregando e superando deficiências observadas no ensino tradicional. Porém estas ferramentas são pouco ou não são utilizadas por docentes dos ambientes de mídias ou do laboratório de informática nas escolas estaduais do ensino básico na cidade de Manaus. As (TIC)s são utilizadas somente na formação ou como disciplina paras os novos docentes, porém não estão sendo utilizadas por professores no ensino básico.

METODOLOGIA

A pesquisa teve como público-alvo professores do ambiente de mídias e professores do laboratório de informática das escolas estaduais do ensino fundamental e médio da cidade de Manaus, com a concordância da Secretaria de Estadual de Educação representado pelo NTE/Seduc, a pesquisa foi feita em um curso de formação em tablet educacional para professores lotado no ambiente de mídias, no mês de abril de 2017 no turno matutino e vespertino, que no decorrer da formação os professores foram convidados a participar da pesquisa, onde houve adesão de 80% dos professores, a pesquisa foi conduzida pelo autor deste trabalho e tiveram duração média de 30 minutos em cada turno, após as explicações iniciais sobre a natureza e objetivos da pesquisa foram entrevistados 24 professores no turno matutino e 18 professores no turno vespertino que representam 42 escolas estaduais.

As perguntas foram de natureza objetiva e foram analisadas de maneira quantitativas pois segundo Bicudo “o quantitativo tem a ver com o objetivo de ser mensurável […]. Embutida no seu significado está também a ideia de racionalidade entendia como quantificação” (2006, p.105) O procedimento foi realizado com autorização dos entrevistados e do professor formador.

Neste trabalho incluiu a revisão bibliográfica, onde foram revistos conceitos, metodologias e métodos como ferramentas que permitiram caracterizar o uso de TICs pelos professores do ambiente de mídias. Optou-se pela coleta de dados quantitativos onde foi elaborado um instrumento na forma de questionário (Apêndice 1). Esse instrumento de pesquisa foi composto principalmente por perguntas fechadas. A escolha de tal instrumento justifica-se por utilizar poucas pessoas para sua aplicação, proporcionando economia de custo, tempo e não sofrer influência do entrevistador. O modo utilizado na aplicação do questionário foi abordagem direta e pessoal após as aulas no curso de formação em tablet educacional. Os participantes foram convidados a serem voluntários na pesquisa. Durante o curso foram feitas observações sobre o domínio dos conteúdos e habilidades em utilizar o hardware e os softwares utilizados e suas expectativas quanto ao uso destas ferramentas em sala de aula.

ANÁLISE DOS DADOS DA PESQUISA

Nas observações feitas verificou-se que os docentes têm habilidades medianas em manusear o hardware e poucas habilidades com os aplicativos embarcados no sistema operacional dos tabletes educacionais, tendo dificuldades em reconhecer extensão de aplicativos e atualização do mesmo, e não tem conhecimentos sobre utilização de softwares educacionais.

Verificou-se que 42 dos professores entrevistados apenas 4 são graduados em ciências exatas e que no turno matutino 19 docentes possuem especialização e 2 mestrados, no turno vespertino 14 são especialista e apenas 1 mestres, e nenhum professor doutor nos dois turnos (gráfico 1).

Pós-graduação (curso concluído ou em curso)

Curso Professores porcentagem
Especialização 33 79 %
Mestrado 3 7 %
Doutorado 0 0 %
Nenhuma 6 14 %

 

Gráfico 1

Fonte: do autor.

Ao serem questionados sobre conhecimentos em informática 17 professores entrevistados disseram ter bom conhecimento para utilizar essas ferramentas e 8 consideram seus conhecimentos muito bom e 10 consideram seus conhecimentos regular (gráfico 2).

Gráfico 2

Fonte: do autor.

No período de desenvolvimento do curso de extensão sobre a utilização do tablet educacional logo no primeiro dia observou-se a dificuldade dos cursistas em instalar ou utilizar aplicativos no tablet. Dificuldades que se repetiram no decorrer do curso e na hora de utilizar esta ferramenta. Ao serem questionados sobre quais ferramentas os mesmos tem domínio e fazem a utilização na sala de aula, os professores responderam que as principais são para edição de texto e navegação na web e apresentação de slides (gráfico 3), excluindo a navegação na web os outros dois apenas acrescentam tempo em relação a mídia lousa e papel os cursistas do turno matutino tem em média 20 anos de magistério e os do vespertino 24 anos de magistério, são os responsáveis na escola pelos equipamentos eletrônicos e mídias digitais, ao serem perguntados sobre seus conhecimentos em manusear e utilizar os equipamentos da sala de mídias a maioria respondeu que não sabe utilizar a lousa digital e menos da metade sabe manusear um projetor.

Gráfico 2

Fonte: do autor.

Gráfico 4

Fonte: do autor.

Quando questionados sobre o uso das TICs na sala de aula 30 professores acreditam que os mesmos servem como motivação e 35 na construção de conhecimentos.

Gráfico 5

Fonte: do autor.

Ao serem questionados sobre a não utilização das TICs na sala de aula, tivemos como principais respostas a de falta de suporte técnico (24 professores) e precariedade ou inexistência de laboratórios de informática nas escolas (22 professores) ilustradas pelo gráfico 6.

Fonte: do autor.

No final do curso os docentes não mostraram grande interesse em fazer mais cursos de formação em softwares educacionais (gráfico 5 e 6)

Fonte: do autor.

Ao serem questionados sobre o que poderia ser feito para contribuir na melhoria do uso das TICs na sala de aula obtivemos como respostas mais curso de capacitação para os professores e internet banda larga nas escolas

Fonte: do autor.

CONSIDERAÇÕES FINAIS E CONCLUSÕES

A realização do curso de formação e a pesquisa proporcionou questionamentos interessantes e mostrou aos professores que as Tics são importantes e podem auxiliar o docente no processo de ensino e aprendizagem, contribuindo não só para formação acadêmica, mas pessoal e profissional de todos os envolvidos. Notou-se também que houve grande interesse em aprender mais sobre os softwares utilizado no curso, verificou-se também que no início do curso muitos cursista não estavam interessados que estavam ali somente por obrigação, porém os cursista mais jovens mostravam muito interesse e dominavam com facilidade as ferramentas apresentadas, os docentes viram ali muitas vantagens e possibilidades em utilizar as tics na sala de aula tornando as aulas mais atraentes para os alunos e não apenas levá-los aos laboratórios de informática para fazerem meras pesquisas na web.

A falta de conhecimento em softwares educacionais a ausência de cursos de formação e a falta de apoio aos docentes contribuem para o não uso destas ferramentas em sala de aula nas escolas da rede estadual na cidade de Manaus.

Existem muitas questões em aberto quando se trata de uso das TICs em sala de aula principalmente quando se fala de computador e projetor, pois se for utilizado apenas para projetar slide apenas ganhamos tempo em relação ao pincel e quadro branco, porem quando usamos com propriedade os softwares educacionais voltados para o ensino básico oferecemos ao aluno outra maneira de entender as disciplinas do ensino fundamental e médio.

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[1] Doutorado em Ciências da Educação, Coordenador do curso de Mestrado e Doutorado.

Enviado: Fevereiro, 2019.

Aprovado: Fevereiro, 2019.

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José Amauri Siqueira da Silva

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