SOARES, Gilson dos Reis [1]
SOARES, Gilson dos Reis. O Uso do Computador e da Internet como Ferramentas Pedagógicas na Unidade Escolar Deusdeth Vitório Dias em Várzea Branca – PI. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 2, Ed. 01, Vol. 01. pp 63-69, Abril de 2017. ISSN:2448-0959
RESUMO
Este artigo cientifico têm como objetivo analisar se possui computadores e internet no colégio Deusdeth Vitório Dias, sitiado no Município de Várzea Branca – PI, de que forma estas ferramentas pode contribuir com o processo de ensino, sabem-se que a sociedade contemporânea estão totalmente dominados com as tecnologias ,a pesquisa foi elaborada através de questionários, que após a coleta dos resultados verificou que a escola possui em média 600 alunos a qual muitos possui celulares digitais ,que de certa forma contribui com o ensino em algumas atividade de pesquisa ,os professores afirmaram que a situação é precária existe somente dois computadores funcionando no laboratório, a escola que almejamos está longe de atingir o patamar claro com, relação ao uso da internet e do computador os professores enfatiza que o computador é um recurso essencial, possibilita qualidade na aprendizagem, porém a maioria dos professores reivindicam do poder públicos mais computadores e formações continuada na área da informática, independentemente de sua formação. E também relatam que é inaceitável que a escola com tantos alunos e profissionais não possua uma estrutura adequada as práticas pedagógicas dos docentes em relação a utilização do computador ,sabem-se que estamos num mundo contextualizado de tecnologias digitais onde o ser humano precisa se atualizar a cada instante ,os professores deve refletir sobre as práticas tradicionais com o intuito de romper com os velhos paradigmas e buscar alternativas que inclua de fato as tecnologias no ambiente escolar.
Palavras-chave: Computador, Formação, Sociedade Contemporânea.
INTRODUÇÃO
Hoje, Vivemos em uma sociedade repleta de mudanças onde as tecnologias sofre grandes transformações, este cenário crescem em ritmo bastante acelerado, nesta perspectiva surge a necessidade de inovar as técnicas de ensino criando estratégias e métodos eficientes que colaborem de modo positivo no ambiente escolar , sabe-se que o docente precisa investi em educação em prol de promover uma didática diferenciada que atendam as expectativas dos alunos e alunas, com esses novos conhecimentos e novos métodos de ensino pode se despertar o interesse dos alunos em sala de aula ,nos dias atuais os professores estão em constante desafios, a escola precisa adequar a realidades da clientela.
Infelizmente trabalhar no setor educacional não é tarefa fácil, devidos a dificuldade de manusear as mídias digitais nesta contemporaneidade é indispensável o uso do computador como aparato nas atividades escolares dos alunos e professores, realmente está poderosa ferramenta tecnológica têm auxiliado de modo eficiente nas pesquisas acadêmicas então é de grande relevância a ferramentas tecnológica no contexto profissional, já que a mesma faz parte do cotidiano da grande maioria dos educandos ,o computador em parceria com a internet propícia um ambiente interativo ,participativo e criativo, é essencial que haja essa ligação colaborativa e interativa é primordial que os professores tenha um olhar radiante que repense ,reflita, dialogue diariamente no sentido de oferecer uma educação de qualidade para todos e todas. .
O computador e a Internet, são excelentes ferramentas pedagógicas, que oferece suporte aos professores e alunos, nas pesquisas escolares em compras melhor dizendo ,se bem utilizadas pode provocar uma motivação ao aprendiz que têm como mérito promover técnicas de ensino e habilidades que ao se deparar com essa ferramenta desenvolva o raciocínio crítico e intelectual , neste sentido compreendemos que as tecnologias são aparatos que possibilita caminhos com trilhas promovendo uma aprendizagem significativa, aliás é notório a colaboração dos docentes os mesmo atuam como posseiros no processo ensino aprendizagem ou melhor são agentes mediadores que contribui com os pilares da educação ,sendo assim, percebe-se que tecnologias e professores ,ajudam o aprendiz construir o conhecimentos de tal maneira que o sujeito compreenda sobretudo que o processo educacional é infinito e que os indivíduos podem alcançar seus objetivos só depende de determinação é bom que comecem refletir sobre uma educação onde haja aprendizagem coletiva ,nesta concepção é ideal que o usuário conecte com a máquina e o mundo virtual ,buscando uma aprendizagem inovadora dinâmica e criativa essas mudanças faz parte do panorama contemporâneos, na realidade estes desafios são paradigmas novos que precisam constantemente ser aperfeiçoado e colocado em pratica ,enfim são metas que deve ser atingida a curto e longo prazo
A educação contemporânea requer do sujeito criatividade, habilidades e técnicas que auxilie no desenvolvimento do aprendiz afim de tornar-se um profissional ativo, dinâmico, flexível, pois os desafios que os educadores enfrentam na contemporaneidade, se expande numa velocidade assustadora que muitas infelizmente a maioria dos profissional não acompanha o desenvolvimento das tecnologias digitais.
A sociedade contemporânea exige do profissional educador qualificação nas diversas áreas do conhecimento, neste contexto ativo, dinâmico e participativo o docente deve buscar alternativas que promova ações educativas continuas e interativas que as mudanças sejam abraçadas com carinho e dedicação.
Diante do exposto acredita-se que este trabalho é de grande relevância no sentido de priorizar as práticas docentes e inserir o computador e a internet como aparato nas atividades dos alunos e professores, é de suma importâncias estas ferramentas tecnológicas no ambiente escolar, pois envolvem educandos e educadores de maneira motivadora, lúdica, atrativa, interativa.
O tema foi escolhido devido as tecnologias fazer parte do novo paradigma, pesquisar sobre o uso do computador e da internet no espaço escolar principalmente na Unidade escolar Desdeth Vitório Dias o mesmo teve como embasamento revisão de literatura, e pesquisa exploratória através de questionário, o foco principal e debater a temática abordada com o objetivo de inserir o computado no novo cenário este recurso pedagógico é indispensável, o computador é relevante , para professores e estudantes do Município de Várzea Branca –PI
Este artigo cientifico têm como objetivo analisar se possui computadores e internet no colégio Deusdeth Vitório Dias, e de que forma estas ferramentas pode contribuir com o processo de ensino, possibilitando uma aprendizagem de qualidade, proporcionando uma qualificação, ou seja uma formação continuada na área das tecnologias formando todos os professores da referida Unidade, independentemente de sua formação.
REFERENCIAL TEÓRICO
Sabem-se que é de suma importância a qualificação de profissionais docentes é algo imprescindível, de fato é necessário que haja uma formação inicial e continuada do corpo docente e equipe de apoio, afim de capacitarem os mesmos, pois na era das tecnologias digitais é inaceitável profissionais com metodologias fragmentadas, porém o mundo virtual e tecnológicos exigem que os professores adaptem os avanços e implantem as novas tecnologias deixando o tradicionalismo para traz.
Demo (2008) vem dizer que:
“Temos que cuidar do professor, porque todas essas mudanças só entram bem na escola se entrarem pelo professor, ele é a figura fundamental. Não há como substituir o professor. Ele é a tecnologia das tecnologias, e deve se portar como tal” ( p.134)
Nesta concepção acredita-se que os professores atuam como mediadores no processo de ensino aprendizagem, fica bem claros que os docentes fazem a diferença dentro da escola eles são vistos como alguém importante que colaboram constantemente podemos nos referi assim, são peça chaves ou melhor, referencias, pois, se preocupam de modo geral com o sistema educacional de ensino do país , na verdade só há uma transformação radical se todos que faz parte do processo educativo se empolgasse com a educação de forma que se sintam capazes de provocar o prazer o gosto de aprender algo encantador que motive os educandos. Os profissionais que realmente pensam em uma educação renovada, transformadora faz uma reflexão em suas práticas, buscando habilidades e técnicas que possibilitem o aluno construir o saber.
Percebe-se com todos estes debates em relação as tecnologias o professor ainda é o responsável pela a transmissão do conhecimento e continuará sendo o agente que contribui com processo do ensino, o autor enfatiza que embora as tecnologias sendo ferramentas de apoio pedagógico não desconsidera que o professor seja orientador hoje em dia ,qualquer professor deveria saber manusear um computador ,mais a realidade está bem distante muitos estudaram na época que a informática não era globalizada ,porém ainda hoje há professores que resistem em adaptar as mudanças ,são poucos que se preparam para garantir um ensino de qualidade, é gratificante trabalhar de forma atraente motivadora e prazerosa, isso, sempre foi possível, e nos dias atuais nos garante ainda mais liberdade de inovar devido a presença da internet sabem-se, que esta tecnologia já faz parte do presente de muitos alunos e professores e que no futuro bem próximo todos terão acesso (GOUVÊA,2009).
Acredita-se que trabalhar os conteúdos de forma contextualizada com computador e internet, é algo ainda muito complexo devido muitos professores não manusear este equipamento, porém há vários fatores que impede o crescimento da educação contemporânea afetando direto ou indiretamente, na verdade os mais citados foram falta de equipamentos e profissionais capacitados , nesta perspectiva inovar é fundamental a metodologia dos professores farão a diferença no eixo temático tecnológico, os professores deve orientar rigorosamente os alunos observando as particularidades de cada um ,o professor é o único profissional que exerce vários papéis ao mesmo tempo aliás é primordial que o profissional educador tenha diversa habilidades como por exemplo manusear corretamente as tics , pesquisas, discutir, debater e analisar e provocar diálogos no sentido de conhecer os objetivos educacionais e fortalecer o uso do computador e internet, como práticas pedagógicas no ambiente de ensino possibilita uma diversidade de conhecimento.
As tecnologias nos ajudam a encontrar o que está consolidado e a organizar o que está confuso, caótico, disperso. Por isso é tão importante dominar ferramentas de busca da informação e saber interpretar o que se escolhe, adaptá-lo ao contexto pessoal e regional e situar cada informação dentro do universo de referências pessoais. (MORAN,2007)
Diante dessas afirmações é indispensável o uso do computador nas tarefas escolares isso mostra que o ser humano precisa adequar os meios tecnológicos ,como vimos o autor enfatiza que é de suma importância que os profissionais cultive esta cultura contemporânea que gira no nosso meio vale ressaltar que o domínio do computador auxilias bastante nas práticas pedagógicas , manusear o computador de maneira coerente contribui com o ensino aprendizagem ,sabemos que o conhecimento é um processo continuo e que o educador exerce um papel importantíssimo no sistema de ensino, entretanto colaboram ativamente nas dificuldades e habilidades dos alunos .
Acredita-se que os professores atuam como mediador no ensino, as trocas de experiências são fundamentais para aprimorar as práticas pedagógicas neste campo digital deve haver uma relação professores, alunos e máquinas estes elementos precisam estar aberto ao diálogo afim de inovar e produzir mais conhecimentos esses laços contribui e desperta a criatividade dos alunos e professores, ampliando o espaço educativo e priorizando a aprendizagem coletiva.
Kenski (2001, p.103) afirma que:
O papel do professor em todas as épocas é ser o arauto permanente das inovações existentes. Ensinar é fazer conhecido o desconhecido. Agente das inovações por excelência o professor aproxima o aprendiz das novidades, descobertas, informações e notícias orientadas para a efetivação da aprendizagem.
Nesta concepção a função da escola é oferecer e garantir aos alunos uma educação de qualidade, além contribui com a formação do indivíduo transformando o sujeito em um ser ativo ,participativo e conscientes dos seus deveres e direitos ,educar hoje o cidadão nos dias atuais realmente exige estudo de qualidade ,responsabilidade e compromisso, a contemporaneidade requer dos profissionais qualificação principalmente na área tecnológica ,usar o computador na praticas docentes trata-se de atividades ainda complexas para uma grande parte dos profissionais nesta perspectiva o professor assume um papel de mediado ou seja colaborador das tarefas escolares .
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Acredita-se que a educação é um processo inacabado, a escola passa por mudanças diariamente, essas transformações dependem de todos que faz a Educação. Estes profissionais são responsáveis pelo crescimento e desenvolvimentos intelectual dos alunos e alunas, cabe ressaltar que os professores acompanham a trajetória do educando observando a criatividade e raciocínio, ajudando com responsabilidade, revendo possibilidade de interagir de forma produtiva, dando oportunidade ao aluno de pensar, imaginar, este é o professor da contemporaneidade.
Porém é desafiador usar as ferramentas digitais de maneira coerente, na sala de aula, o computador no momento é visto como o vilão, infelizmente muitos professores vê como inimigo pessoal, não procurar inserir dentro do contexto educacional, sabe-se que os profissionais necessitam saber no mínimo manusear este equipamento ,de acordo com os dados da pesquisa só uma pequena parte dos professores sabem usar o computador a ´maioria nuca fizeram uso dessa tecnologia falta de interesse ,alguns relatam que quer que a gestão promova capacitações mais faz uso somente em casa ou Larousse somos conscientes que os recursos tecnológicos nos ajudam a facilitar nossa vida ,por esta razão a maioria pede implantação de um laboratório totalmente equipado e formações para os professores interessados ,isso é de suma importância que os docente caminhe com a expectativa de aprimorar suas práticas, através dessa máquina que no momento é um aparato de grande utilidades e essencial nos trabalhos pedagógicos.
REFERÊNCIAS
DEMO, Pedro. Pedro Demo aborda os desafios da linguagem no século XXI. In:
Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC: guia do cursista / Maria
Umbelina Caiafa Salgado, Ana Lúcia Amaral. – Brasília; Ministério da Educação,
Secretária de Educação à Distância; 2008. Cap. 4, p. 139.
MORAN, José Manuel. Como utilizar as tecnologias na escola.
KENSKI, V.M. O papel do Professor na Sociedade Digital. In: CASTRO, A. D. .
[1] Graduado em Licenciatura Plena em Matemática (UESPI); Especialista em docência do Ensino superior (FATEH); Graduado em Licenciatura Plena em Ciências da Computação (PARFOR); Mestrando em Educação (ANNE SULLIVANUNIVERSITY).