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OKR e a sua importância nas empresas

RC: 63472
434
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DOI: 10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/tecnologia/okr

CONTEÚDO

ARTIGO ORIGINAL

SAMPAIO, Paulo Augusto Santos [1], CUEVAS, Luiz [2]

SAMPAIO, Paulo Augusto Santos. CUEVAS, Luiz. OKR e a sua importância nas empresas. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 05, Ed. 10, Vol. 18, pp. 119-126. Outubro de 2020. ISSN: 2448-0959, Link de acesso: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/tecnologia/okr, DOI: 10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/tecnologia/okr

RESUMO

A problemática atual observada nas empresas sejam médias, pequenas ou grandes é a falta de consistência nos resultados e nas entregas dos projetos. Há grandes impasses nas empresas ao se tratar da conclusão de projetos assertivos, principalmente no setor de TI. Destarte, uma metodologia de gestão capaz de ser de fácil aplicação, com resultados alcançáveis e motivacionais acaba se tornando um grande diferencial para as empresas no mercado. Logo, esse estudo busca compreender a importância da metodologia OKR, que trabalha com objetivos e chaves de resultados com o intuito de trazer uma nova visão para as empresas em relação à metodologia de gestão. Para tal, o estudo utilizou como metodologia a revisão bibliográfica por meio da abordagem qualitativa, onde através da defesa de outros estudiosos a temática foi abordada. O objetivo é apresentar um modelo de gestão de fácil aplicação nas empresas de forma a trazer resultados assertivos e consistentes. Como objetivo geral há a compreensão da aplicação da metodologia OKR e a sua influência no resultado final das metas almejadas pela empresa.

Palavras-chave: Metodologia de gestão, OKR, Objetivos, Projetos.

1. INTRODUÇÃO

A inovação é o contexto que muda e transformam as empresas atuais, oriundo de uma grande competitividade, as empresas buscam metodologias inovadoras que as auxiliem a permanecer no mercado. Derivado dessa constante busca de mudança com o intuito de demonstrar o seu diferencial, a metodologia OKR foi criada.

Ela atua com objetivos e resultados chaves que tragam para a empresa resultados consistentes e assertivos, e a necessidade de se trabalhar com tal conceito é a constante busca pela mudança que faça com que a empresa possua o seu diferencial de mercado.

Logo, esse estudo busca trazer a importância da metodologia OKR nas empresas, uma metodologia de simples aplicação e inovadora que tem auxiliado empresas como a Google a se estabelecer no mercado atual.

Como objetivo geral esse estudo busca analisar a importância do OKR nas empresas, como objetivos específicos, busca-se, compreender a eficácia da metodologia de gestão nos projetos, discorrer sobre a metodologia OKR, analisar a aplicação da metodologia OKR nas empresas.

Como metodologia de trabalho usou-se a revisão bibliográfica, onde por meio do estudo de outros autores que se aprofundaram na temática o estudo foi explorado e a abordagem do trabalho foi qualitativa.

O estudo justifica-se na necessidade de inovação na metodologia de gestão das empresas em relação a entrega de projetos de TI, pois as empresas costumam iniciar os seus projetos, porém não conseguem finalizá-los devido à escassez de estratégias de gestão eficazes e motivacionais que auxiliem a empresa.

Busca-se através desse estudo auxiliar estudo vindouros para que as empresas compreendam a necessidade no investimento em metodologias de gestão que sejam simples e de aplicações bem focadas nos resultados e entregas como a metodologia OKR.

2. A EFICÁCIA DA METODOLOGIA DE GESTÃO NOS PROJETOS

Conforme analisado por Rocha (2020), oriundo de um alto grau de competitividade, as empresas atuais precisam estabelecer estratégias competitivas bem consolidadas e ter um bom planejamento e execução das estratégias. Para tal, as empresas atrelam-se a metodologias de gestão que não garantem resultados consistentes em seus projetos, dessa forma, muitas empresas fracassam e não conseguem se estabelecer no mercado.

Há uma necessidade de consolidação das estratégias aplicáveis em um projeto, sendo assim o uso de novas métricas de gestão nos projetos é essencial, trazendo não somente a novidade a empresa, mas a capacidade de trabalhar a gestão de forma diferenciada com o intuito de trazer melhores resultados.

De acordo com Gido e Clements (2007) o ato de planejar está ligado ao esforço, a fim de atingir um objetivo específico através de um conjunto de metas relacionadas entre si e do emprego eficaz de recursos. No entanto, Heldman (2006) excede essas ideias, ressaltando que um projeto é um empreendimento temporário com propósito  de inventar um produto ou serviço único, finalizando este somente com a conclusão de suas metas e objetivos e a aprovação de partes interessadas (stakeholders), diferindo dos processos repetidos que  normalmente são realizados para o alcance dos mesmos resultados.

Para que o alcance do projeto seja inerente pela empresa há a necessidade de se adquirir uma boa metodologia de gestão de forma que seja concisa e assertiva e não traga prejuízo derivado da não entrega ou atraso nas entregas dos projetos.

A metodologia de gestão ao ser escolhida deve visar a entrega dos projetos, o que acaba sendo um fator de esquecimento para as empresas, que por não buscarem metodologias de gestão eficazes acabam deixando de lado a entrega dos projetos e analisa-se nas empresas muitos projetos que são iniciados, porém não são finalizados gerando perdas de tempo e dinheiro para a empresa.

Logo a gestão aplicável a projetos é essencial para o desenvolvimento da empresa, auxiliando na melhora dos resultados e no melhor empenho da empresa no gerenciamento de projetos.

3. A METODOLOGIA OKR

Para Souza (2018) o framework Objectives and Key-Results (OKR) é um dos frameworks de gestão por objetivos mais adotados pelas empresas de mercado. Devido à sua adaptabilidade, OKR pode ser aplicado em qualquer organização, independentemente de seu segmento de mercado, nível de maturidade ou número de funcionários.

O OKR trabalha com objetivos e resultados chaves que são traçados analisando a necessidade da empresa, dessa forma auxilia no trabalho em equipe, e na entrega de resultados concisos.

Maciel e Arcoverde (2014) destacam que a dificuldade para estabelecer e perseguir objetivos nas empresas geraram falta de visibilidade da estratégia organizacional, sentimento de improdutividade, desalinhamento organizacional, entre outras consequências.

OKR é uma metodologia de gestão facilmente adaptável, é conhecido como modelo de gestão enxuto e de simples aplicação nas empresas, por sua fácil adaptação é um modelo de gestão que garante resultados mais concretos e auxilia no alcance dos resultados mais rapidamente.

Por ser uma metodologia adaptável e simples, proporciona constantes resultados as empresas, que aprendem não somente a trabalhar em equipe, mas a entregar projetos assertivos. O facilitador da aplicação da metodologia OKR é a mensuração das metas e dos objetivos chaves, pois, por ser de fácil medição, a empresa consegue analisar se está no alcance das suas metas ou se necessita de metas mais desafiadoras, proporcionando assim o seu crescimento.

Desenvolvida por Andrew S. Grove, ex-CEO da Intel, a metodologia OKR ficou conhecida após suportar o crescimento exponencial do Google.

Provando ser eficaz tanto para PMEs, como era o caso da maior empresa de informações do mundo em 1999, quando iniciou a utilizar OKRs com 40 colaboradores; quanto para grandes corporações, realidade atual com mais de 60 mil envolvidos.

4. APLICAÇÃO DO OKR NAS EMPRESAS

Segundo Vigorito (2019) o avanço tecnológico e a competição entre empresas desempenho. A criação de novas metodologias de gestão está intrinsicamente ligada à execução de estratégias empresariais que auxiliem na consolidação das empresas no mercado.

Ao se tratar de novas metodologias, direciona-se o enfoque do estudo na metodologia OKR, que busca auxiliar as empresas em traçar objetivos e resultados chaves que os auxilie na busca de resultados satisfatórios.

A metodologia OKR trabalha com objetivos pré-definidos e resultados chaves que auxiliam no alcance de cada objetivo. Vigorito (2019) defende que a medição de desempenho está diretamente ligada ao processo de melhoria continua das empresas, logo a metodologia OKR auxilia no controle de desempenho das empresas, sendo capaz de se adequar a cada necessidade e analisar como as empresas respondem aos objetivos que lhes são propostos através da metodologia.

Um conceito importante ao se analisar a metodologia OKR é a sua simplicidade, conforme supracitado nesse estudo, a aplicação simples e enxuta auxilia as empresas a aplicarem a metodologia OKR com maior facilidade e assim observar se os seus projetos são mensuráveis e alcançáveis.

Conforme supracitado a metodologia OKR trabalha com conceitos chaves que almejam um objetivo em comum da empresa, sendo sua métrica muito utilizada no setor de TI com o intuito de entregar projetos consistentes para o mercado.

A medição de desempenho na metodologia OKR é essencial, pois conforme detalha Bond (1999) ela é capaz ajuda na identificação do desempenho da empresa, detectando quais agentes provavelmente estão influenciando a situação atual; e quais podem vir a serem as ações a serem tomadas, sendo assim, é parte fundamental do processo de melhoria continua das organizações.

De acordo com Niven e LaMorte (2016) o sistema de OKR’s visa um alinhamento total da organização com os objetivos definidos, sendo assim eles devem ser definidos a nível organizacional e também a nível de equipe, logo ao se trabalhar com o OKR, analisa-se em sua aplicação os objetivos não somente da empresa como um todo, porém de cada equipe que atua no processo de aplicação da metodologia.

Para que a empresa alcance o sucesso desejado, é necessário que cada objetivo de cada equipe seja bem alinhado e traçado, para que cada OKR seja alcançado e por fim os objetivos em comum da empresa alcancem os resultados esperados.

Os OKR’s para que sejam alcançados, precisam ser constantemente revisados, em uma periodicidade mínima de 3 meses conforme defende Vigorito (2019), pois ao se mensurar o OKR da empresa analisa-se se os objetivos estão sendo alcançados, ou há a necessidade de se elevar os desafios da empresa para que ela alcance o sucesso desejado.

Conforme Niven e LaMorte (2016) os objetivos devem ser definidos como uma frase que ambiciona uma meta ampla e qualitativa projetada para impulsionar a organização em uma direção desejada, tentando sempre responder à pergunta “Aonde quero chegar?”. Os Objetivos devem ser qualitativos, fáceis de memorizar e de certa forma inspiradores.

Conforme o Sebrae (2020) a cultura OKR, geralmente, é estabelecida quando empresas tem interesse em aderir processos estruturados para o alcance de suas metas. Assim, OKR’s trata de um conjunto de metas interligadas, que mesmo sendo alcançadas de forma individual ou coletiva, trarão contribuições para os objetivos, em uma perspectiva macro, de uma organização. Deste modo, eles são fundamentais para que o profissional direcione seus esforços em lugares certos, sem gastar qualquer energia desnecessária.

Na metodologia OKR, é possível renovar as metas a cada trimestre. Deste modo, este método pode ser resumido em: a empresa vai alcançar X (objetivo), medido por Y (métrica). Possibilitando, assim, que a equipe liste as ações a se realizar naquele período, dando norte aos comprimentos dos mesmos.

Segundo Rocha (2020) um dos aspectos mais interessantes dos OKR’s é o fato do modelo não ser sistemático e com diversas regras inflexíveis, como as metodologias de gestão tradicionais.

Logo o OKR auxilia a empresa com novas métricas e estímulos considerados inovadores que auxiliam a empresa a ter uma nova perspectiva em seus projetos, de forma que os projetos não fiquem presos somente ao papel, mas possam ter a sua conclusão e possam trazer os resultados esperados.

5. OKR COMO NOVA METODOLOGIA DE GESTÃO E SUA APLICAÇÃO

A metodologia OKR trabalha com objetivos e Resultados chaves, por conta disso sua aplicação resume-se a sigla OKR, O de objectives e KR de key results, logo a metodologia OKR traça objetivos que devem ser alcançados pelas equipes e pela empresa e derivado desses objetivos são criados resultados chaves que devem ser alcançados para que os objetivos finais sejam alcançados.

Sendo assim, trabalhando com essa simplicidade a metodologia OKR se torna uma metodologia de gestão estratégica de fácil aplicação nas empresas e que proporciona resultados mais eficazes por facilitar o trabalho em equipes.

Segundo Rocha (2020) o objetivo é qualitativo e os KRs (na maioria das vezes entre 2 e 5 para cada objetivo) são quantitativos. Logo é possível mensurar o OKR que está sendo aplicado na empresa e observar se os objetivos finais serão alcançados. A mensuração do OKR é essencial, para que a empresa verifique se a metodologia está sendo efetiva  na empresa e está agindo conforme a sua atuação de auxiliar no trabalho em equipe para que em conjunto a empresa alcance todos os seus objetivos resultando em crescimento no mercado e entregas mais assertivas dos projetos.

Por exemplo, um bom controle de OKR são relatórios semanais emitidos pela equipe de projetos, monitorando se os projetos do setor estão sendo entregues com as datas e planejamento adequado, dessa forma é possível analisar o alinhamento da equipe e a entrega dos resultados.

Ter um controle constante das KR’s é essencial para que a equipe sempre esteja alinhada com a empresa e para que os objetivos sejam alcançados de maneira eficiente, analisando sempre a necessidade de mudança e adaptação dos objetivos chaves para que a empresa consiga estar sempre na busca dos seus objetivos.

6. CONCLUSÕES E TRABALHOS FUTUROS

A metodologia OKR conforme supracitado está diretamente ligada ao conceito de inovação na empresa, a sua aplicação pode ser realizada em pequenas, médias ou grandes empresas e os resultados costumam ser consistentes, pois por ser de simples aplicação ela auxilia na motivação do trabalho em equipe.

A metodologia de gestão estratégica OKR auxilia em um novo conceito de gestão que está sendo empregado nas empresas e que busca a entrega concisa dos resultados, pois o maior motivador da falência e quebras de grandes corporações e a inicialização dos projetos e a falta de resultados assertivos.

Destarte esse estudo buscou analisar a oportunidade de se trazer uma nova metodologia de gestão que possa auxiliar na entrega concreta dos projetos. Trabalhar com o OKR é trazer a inovação, pois as empresas já estão acostumadas a trabalhar com o PMI e seus conceitos, porém novos processos e novas métricas de análise de resultados são essenciais para que as empresas consigam crescer de forma inovadora e única no mercado.

Sendo assim, alcançando todos os objetivos iniciais propostos nesse estudo, o trabalho alcançou o seu objetivo final visando auxiliar em estudos vindouros acerca da aplicação do OKR para o desenvolvimento e entrega de resultados das empresas no setor de projetos na área de TI das empresas.

REFERÊNCIAS

BOND, T.C. The role of performance measurement in continuous improvement. International Journal of Operations & Production Management. Bangley, p. 1318-1334, 1999.

GIDO, J., CLEMENTS, J.P. Gestão de Projetos. 3ª edição. São Paulo: Cengage Learning, 2007.

HELDMAN, K. Gerência de Projetos. 7ª edição. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.

MACIEL, T.; ARCOVERDE, D. Gestão por Objetivos e Resultados com OKR; Núcleo de Tecnologia da Informação – Universidade Federal de Pernambuco (NTIUFPE). Recife. Disponível em: http://www.xiwticifes.ufba.br/modulos/submissao/Upload-353/86125.pdf, acessado em: 28 de agost de 2020.

NIVEN, P. R; LAMORTE, B. Objectives and Key Results: Driving Focus, Alignment, and Engagement with OKRs. Nova York: John Wiley & Sons, v. 1, 2016.

ROCHA, T. OKR: o que é, como a metodologia pode ajudar a sua empresa e exemplos para você implementar. 2020. Disponível em: https://resultadosdigitais.com.br/blog/o-que-okr/. Acessado em: 19 de agos de 2020.

SEBRAE. Gestão por resultados. 2020. Disponível em: https://m.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/UFs/DF/Anexos/Gest%C3%A3o%20por%20resultados.pdf. Acessado em 21 de agos de 2020.

SOUSA, M. H. A. Um estudo de caso para avaliar a eficiência de OKR em uma empresa júnior. Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Engenharia da Computação da Universidade Federal de Pernambuco como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel em Engenharia da Computação. Recife. 2018.

VIGORITO, L. V. Estudo de caso da utilização de OKR para acompanhamento estratégico da ampere Racing. Trabalho de Conclusão de Curso submetido ao Curso de Graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Santa Catarina como parte dos requisitos para obtenção do grau de Bacharel em Engenharia Elétrica. 53 p. Florianópolis. 2019.

[1] Graduando em Sistema de Informação na FUCAPI.

[2] Orientador. Professor da Faculdade FUCAPI.

Enviado: Setembro, 2020.

Aprovado: Outubro, 2020.

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