REVISTACIENTIFICAMULTIDISCIPLINARNUCLEODOCONHECIMENTO

Revista Científica Multidisciplinar

Pesquisar nos:
Filter by Categorias
Administração
Administração Naval
Agronomia
Arquitetura
Arte
Biologia
Ciência da Computação
Ciência da Religião
Ciências Aeronáuticas
Ciências Sociais
Comunicação
Contabilidade
Educação
Educação Física
Engenharia Agrícola
Engenharia Ambiental
Engenharia Civil
Engenharia da Computação
Engenharia de Produção
Engenharia Elétrica
Engenharia Mecânica
Engenharia Química
Ética
Filosofia
Física
Gastronomia
Geografia
História
Lei
Letras
Literatura
Marketing
Matemática
Meio Ambiente
Meteorologia
Nutrição
Odontologia
Pedagogia
Psicologia
Química
Saúde
Sem categoria
Sociologia
Tecnologia
Teologia
Turismo
Veterinária
Zootecnia
Pesquisar por:
Selecionar todos
Autores
Palavras-Chave
Comentários
Anexos / Arquivos

Os benefícios da drenagem linfática reversa no pós-operatório de abdominoplastia

RC: 63971
1.962
5/5 - (1 vote)
DOI: ESTE ARTIGO AINDA NÃO POSSUI DOI
SOLICITAR AGORA!

CONTEÚDO

ARTIGO DE REVISÃO

SANTOS, Suelen Cena Dos [1], RODRIGUES, Jeronice Souza [2]

SANTOS, Suelen Cena Dos. RODRIGUES, Jeronice Souza. Os benefícios da drenagem linfática reversa no pós-operatório de abdominoplastia. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 05, Ed. 11, Vol. 05, pp. 17-22. Novembro de 2020. ISSN: 2448-0959, Link de acesso: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/saude/drenagem-linfatica

RESUMO

Entre vários tipos de procedimentos cirúrgicos na área da estética, uma delas é a abdominoplastia, que vem sendo uma das melhores descobertas na cirurgia plástica para pacientes que apresentam gordura localizada, flacidez decorrente de emagrecimento, diástase abdominal. Entretanto, como intervenção cirúrgica, existem as complicações e desconfortos como edemas, hematomas, fibroses, seroma e além da cicatrização. Nesse caso, para minimizar os sinais clínicos, a drenagem linfática desempenha um papel importante no pós-operatório. A Drenagem Linfática Manual é um dos principais benefícios do método de aceleração da recuperação pós operatório principalmente em cirurgias de abdominoplastia, e tem efeitos positivos pois estimula o sistema linfático, eliminando as toxinas e melhorando o aporte sanguíneo. Além de tudo a Drenagem Linfática Manual método reversa é extremamente importante no pós operatório para a redução do edema, e assim a melhoria da funcionalidade. Os artigos selecionados para a revisão foram submetidos a uma análise criteriosa e uma minuciosa leitura. Foram trabalhadas as informações extraídas dos estudos selecionados para uma revisão bibliográfica sobre os benefícios da drenagem linfática reversa no pós operatório de abdominoplastia. Como resultado a Drenagem Linfática percebeu-se muito importante, trazendo os benefícios da recuperação do paciente em todos os aspectos. Entretanto, a Drenagem Linfática Reversa é benéfica após a cirurgia de abdominoplastia, auxiliando na cicatrização, diminuindo complicações, como, edema, seroma, hematomas e fibroses com a finalidade de melhorar o quadro álgico, trazendo benefícios e fins satisfatórios. Portanto, entende que é muito importante realmente buscar orientação de profissionais bem preparados, para que o tratamento possa ser efetivamente implementado no programa de fisioterapia, e os benefícios e a melhora dos pacientes possam ser satisfeitos.

Palavras-chave: Drenagem Linfática Manual, abdominoplastia, pós-operatório.

INTRODUÇÃO

Muitas pessoas procuram os serviços de correção estética como a abdominoplastia, e após o procedimento cirúrgico a fisioterapia é necessária no pós-operatório, por isso é necessário realizar cuidados pós operatórios para prevenir complicações como hematoma, queloide, fibroses, edemas entre outros. Informe o paciente sobre a importância dos cuidados básicos imediatamente após a cirurgia, como repouso e cuidado com a incisão. O papel do fisioterapeuta nessa situação é avaliar e selecionar os métodos que auxiliaram no tratamento para a recuperação pós-operatório mais eficiente e funcional (MACEDO; OLIVEIRA, 2011).

A drenagem linfática está muito relacionada ao tratamento estético, mas esse método também pode ser utilizado como método para promover a recuperação do paciente no pós operatório, principalmente nos casos de cirurgia plástica de abdominoplastia (ZANELLA; RUCKL; VOLOSZIN, 2011).

Segundo, Fernandes e Souza (2017) apontam que a cirurgia plástica de abdominoplastia é uma cirurgia estética e reparadora que pode produzir algumas complicações, entre eles o edema, que pode ser significativamente melhorado com o auxílio da drenagem linfática.

Devido ao interesse em compreender o princípio de funcionamento da Drenagem Linfática Reversa após a cirurgia plástica, esta pesquisa é de grande importância. A relevância se estende aos profissionais de saúde, pois destacará os benefícios da Drenagem Linfática Reversa no pós operatório de abdominoplastia

Os protocolos fisioterapêuticos, como a Drenagem Linfática, tornam-se necessários na recuperação do pós-operatório, e será de importância para os atuais fisioterapeutas por causa do relato de informações positivas de conhecimento científico.

Além do mais, o uso desta técnica é importante para melhorar a funcionalidade e manter a homeostase do sistema linfático do (a) paciente, sendo nesse foco, um tema que garante a avaliação crítica para a determinação da eficácia no tratamento e reabilitação.

O objetivo geral deste estudo trata-se em uma revisão bibliográfica e apresentar os benefícios da drenagem linfática após a cirurgia plástica de abdominoplastia e como possíveis complicações poderão ser evitadas na maioria dos casos. Almeja contribuir com uma pequena parte para se tornar o alvo de mais fontes de pesquisa.

DESENVOLVIMENTO

ABDOMINOSPLASTIA

Entre vários tipos de procedimentos cirúrgicos na área da estética, uma delas é a abdominoplastia que vem sendo uma das melhores descobertas na cirurgia plástica para pacientes que apresentam gordura localizada, flacidez decorrente de emagrecimento, gravidez continua, e diástase abdominal (SILVA et al., 2012).

De acordo com Horibe (2000), a cirurgia de abdominoplastia tem como a finalidade, dar o contorno corporal, eliminando o excesso cutâneo, e do tecido subcutâneo.
Este tipo de procedimento cirúrgico tem finalidade de modificação na estrutura corpórea e quando realizada de forma adequada e mediante avaliação médica específica se obtém bons resultados, embora, em alguns casos possa acarretar intercorrências indesejadas em decorrência do trauma sofrido durante o procedimento (CHI et al., 2016).

Entre as cirurgias plásticas mais comuns, está a cirurgia plástica de abdominoplastia e a lipoaspiração. A causa é a estética e a função da parede abdominal causada por flacidez, perda excessiva de peso, gravidez continuada, diástase abdominal, vasto deposito de tecido gorduroso abdominal e hérnia. Cicatrizes retraídas e dolorosas após a cesariana também podem ser a causa para a cirurgia de abdominoplastia (SILVA e SANTOS, 2015).

A cirurgia plástica de abdominoplastia é uma cirurgia para remover pele e gordura da região abdominal. Na maioria dos casos, a cirurgia pode restaurar os músculos enfraquecidos e ajudar a manter o abdômen em forma. A cirurgia não corrige as estrias, embora removas as estrias na área da pele removida cirurgicamente (PEREIRA, 2019).

DRENAGEM LINFÁTICA NO PÓS-OPERATÓRIO DE CIRURGIA PLÁSTICA

Segundo análises, a drenagem linfática é uma técnica de massagem leve, que não causa dor ou hematoma, pode estimular o sistema linfático a funcionar mais rápido, eliminar toxinas, absorver mais nutrientes para as células. Portanto, a drenagem linfática auxilia o organismo o que não consegui fazer sozinho (GODOY e GODOY, 2015).

Recentemente, a drenagem linfática Manual Reversa é representada principalmente por duas técnicas, que são elas a Leduc e Vodder. Ambos se baseiam na trajetória de coletores de linfa e linfonodos, e associam três tipos de ações: manobra de captação, manobra pré-coletores linfáticos, e manobra de evacuação (TACANI e TACANI, 2008).

A Drenagem Linfática manual método reversa é representada pelas técnicas Vodder e Leduc. A diferença entre elas são os tipos de movimentos. A técnica Vodder utiliza movimentos circulares rotatórios e de bombeamento. E Leduc proporciona movimentos mais restritos (PICCININI et al., 2009).

O principal benefício da drenagem linfática é relaxar, ativar a circulação sanguínea e eliminação do líquido entre as células, reduzindo o inchaço. A drenagem linfática não emagrece, porque o líquido linfático não tem a capacidade de drenar a gordura do corpo. Sua função é drenar líquido linfático e as toxinas que causam o inchaço, promovendo a redução do edema, mas jamais de gordura (OLIVEIRA e TOKARS, 2017).

Foi apontado na discussão que a ​esta técnica de massagem elimina as toxinas através de uma massagem leve e suave, considerando que é superficial o sistema linfático. Essa massagem não é feita com pressão e não causa hematomas. Nessa massagem a linfa vai sendo arrastada para os gânglios linfáticos principais que se encontra espelhados pelo corpo (ALENCAR; MEIJA, 2011).

O início do tratamento do pós operatório varia de acordo com o cirurgião que realizou a cirurgia de abdominoplastia, alguns cirurgiões plásticos encaminham seus pacientes entre 5 e 8 dias pós cirurgia outros encaminham do 6 ao 15 dias, onde as células estão na fase proliferativa do processo cicatricial, mas é recomendado que seja iniciado o tratamento de pós operatório no período de 72 horas à 15 dias após o ato cirúrgico realizando o tratamento de acordo com a fase que o paciente se encontra, seja ela de inflamação, proliferativa ou reparadora. Mas o uso de cinta deve ser mantido por 45 a 60 dias, e deve-se evitar exposição solar no mínimo 60 dias (BORDIN; NASCIMENTO, 2016, p. 5).

Embora seja um procedimento pós-operatório, o médico ainda enfatiza quando deve ser iniciada a drenagem linfática. Se o médico cirurgião conhece um profissional, ele pode recomendar ao paciente que faça o procedimento imediatamente após a operação. Se o médico não entender o trabalho do especialista, o procedimento pode ser iniciado dentro de uma semana após a operação, mas o ideal é que seja realizado imediatamente após a operação. Cirurgia (BATISTA; MEIJA, 2015).

A sugestão da drenagem linfática manual é a reversa, na qual se realiza as manobras de drenagem direcionadas apenas para as vias integras. No entanto, o termo reversa, pode dar falsa impressão de que o fluxo pode ser invertido o que não ocorre, pois o sistema linfático é um sistema de mão única (GUIRRO E GUIRRO, 2002).

Efeitos da drenagem linfática manual no pós-operatório imediato de abdominoplastia observou-se significativa redução do edema e na dor contadas pelas pacientes (CEOLIN 2016). Essa técnica é de grande importância e extremamente eficaz pois alivia os edemas, retrações cicatriciais fibroses e facilita a recuperação do paciente (SILVA E TOKARS 2017).

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Diante de todo o conteúdo abordado no contexto deste artigo, como resultado, percebeu-se que a drenagem linfática é de extrema relevância no pós-operatório de abdominoplastia, no qual tem o objetivo de trazer benefícios e evitar complicações na recuperação do paciente.

A drenagem linfática reversa é uma técnica que proporciona reduzir danos no pós-operatórios de abdominoplastia, previne e minimiza as complicações como edema, e acelera o processo de cicatrização, visto que a drenagem é realizada suavemente estimula a circulação linfática.

Nesse universo da área da estética, o fisioterapeuta dermatofuncional pode atuar com ênfase na recuperação no pós-operatório, principalmente na redução de dor, edemas, e eliminação de fibrose, entre outras complicações, sendo assim a drenagem linfática manual reversa é eficaz e de grande importância após  cirurgia  plástica de abdominoplastia.

O estudo consta que o fisioterapeuta dermatofuncional junto com recurso da drenagem linfática reversa teve excelentes resultados, pois ameniza consequências como dores e ajuda no retorno venoso

Com isto, conclui-se que é importante, sempre recorrer a um profissional preparado para que ocorra com eficácia os protocolos fisioterápicos e que sua recuperação e seus benefícios sejam alcançados.

REFERÊNCIAS

ALENCAR, Tatiana Priscila; MEJIA, Dayana PM. A influência da drenagem linfática manual no pós-operatório imediato de cirurgia vascular de membros inferiores. 2011

BATISTA, E; MEJIA, D. Drenagem linfática no pós-operatório em abdominoplastia. 2015.

BORDIN, V; NASCIMENTO, T. A eficácia da drenagem linfática no pós-operatório de abdominoplastia

CHI, A. et al. O uso do lifotaping, terapia combina e drenagem linfática manual sobre a fibrose no pós-operatório de cirurgia plástica de abdome. Rev. Fisioterapia Brasil, v. 17, n. 3, p. 197-203, 2016.

GODOY, J; GODOY, M. Drenagem linfática manual: novo conceito. Rev. Vasc Br 2015, Vol. 3, Nº1.

HORIBE, Edith Kawano. Estética clínica e cirúrgica. Editora Revinter. Rio de Janeiro-RJ, 2000.

OLIVEIRA, T. P.; TOKARS, E. Os benefícios da drenagem linfática manual no pós-operatório de mamoplastia de aumento. 2017.

PEREIRA, J. Lipo HD, a cirurgia da “barriga tanquinho. 2019. Disponível em: https://www.acidadeon.com/saocarlos/boa/boasideias/NOT,0,0,1430176,lipo+hd+a+cirurgia+para+quem+quer+ter+a+barriga+tanquinho.aspx. Acesso em: 05 agosto 2020.

PICCININI Aline Martinelli et al. Reduçao do edema em membro inferiores através da drenagem linfática manual: um estudo de caso. Ver. Inspirar. Curitiba, v1 n 2, set 2009

SILVA, C. M.; SANTOS, M. D. Atuação fisioterapêutica no pós-operatório imediato de abdominoplastia. Visão universitária. v.3, p.01-17, 2015.

SILVA, RM; MARTINS, ALM; MACIEL, SLC; RESENDE, RAR; MEYER, PF. Protocolo fisioterapêutico para o pós-operatório de abdominoplastia. Rev Ter Man. 2012; 10(49): 249-9. [acesso em 18 de setembro de 2020].

TACANI, Rogério; TACANI, Pascale. Drenagem linfática manual terapêutica ou estética: existe diferença? Revista Brasileira de Ciências da Saúde, ano III, n° 17, jul/set 2008

[1] Graduanda em Fisioterapia. Pós  graduanda em  Dermatofuncional.

[2] Fisioterapeuta.

Enviado: Novembro, 2020.

Aprovado: Novembro, 2020.

5/5 - (1 vote)
Suelen Cena dos Santos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POXA QUE TRISTE!😥

Este Artigo ainda não possui registro DOI, sem ele não podemos calcular as Citações!

SOLICITAR REGISTRO
Pesquisar por categoria…
Este anúncio ajuda a manter a Educação gratuita