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Comportamento do Consumidor: Perfil do público masculino na compra de shampoo e condicionador em Belo Horizonte/MG

RC: 25405
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CONTEÚDO

ARTIGO ORIGINAL

FONSECA, Luiz Guilherme Nascimento da [1]

FONSECA, Luiz Guilherme Nascimento da. Comportamento do Consumidor: Perfil do público masculino na compra de shampoo e condicionador em Belo Horizonte/MG. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 04, Ed. 01, Vol. 06, pp. 60-82 Janeiro de 2019. ISSN: 2448-0959

RESUMO

O estudo do comportamento do consumidor é uma das ferramentas do Marketing aplicado ao varejo, e cada dia que passa somos obrigados a entender melhor esse consumidor, que não quer apenas um produto exclusivo, ele quer se sentir único na tomada de decisão na compra. Assim o presente trabalho, objetivou-se identificar se o público masculino tem sido influenciado na decisão de consumo de produtos de beleza, em especifico shampoo e condicionador na cidade de Belo Horizonte, capital mineira, após observar que as grandes marcas do setor de beleza, e identificar que essas marcas não tem o mesmo olhar para os consumidores masculinos, já que o foco é claro no público feminino. Produtos para cabelos no varejo, o grande foco é o público feminino, não tendo um setor específico para o público masculino, que conta apenas com 3 marcas e cada um contando apenas com 1 produto no seu portfólio para esse determinado público. A pesquisa apresentou que o público masculino não importa se o produto é especifico para homens, que a cor da embalagem não tem importância, que uma porcentagem expressiva dos entrevistados opta por comprar o kit com shampoo e condicionador juntos, tendo em vista o valor que pagam no shampoo e condicionador que está entre R$11 a R$20 reais.

Palavras-chave: Comportamento do Consumidor, Shopper, Masculino, Higiene Pessoal

INTRODUÇÃO

Os estudos realizados sobre comportamento do consumidor buscam conhecer as predileções dos consumidores com o objetivo de planejar ações mais assertivas para o seu público, ajudando na segmentação do seu mercado.

Não é possível falar de comportamento do consumidor sem falar de behaviorismo, que é o estudo do comportamento humano, antes de tudo o consumidor é um ser humano, segundo Fontenelle (2008) utiliza-se de uma analogia – do efeito piranha – para enfocar a importância do marketing na formatação de uma sociedade e de uma mentalidade de consumo.

O comportamento dos seres humanos é basicamente determinado pelos instintos, sua programação genética natural, e condicionado, ou até modificado, pelas condições ambientais e de convívio. (Yanaze, 2011)

Segundo Paixão (2012) conhecer profundamente o consumidor de seus produtos ou serviços é fundamental. Samara (2005) menciona que no mundo atual, dinâmico e complexo, onde as empresas competem pela conquista e preferencias do consumidor, compreender as motivações dos consumidores é uma necessidade absoluta.

No que tange o estudo de comportamento do consumidor masculino Solomon (2016) cita que a identidade de gênero é um componente extremamente importante do autoconceito do consumidor.

Para Merlo (2014) a masculinidade é como a predominância em uma sociedade de valores que enfatizam o sucesso, o poder aquisitivo e o conforto. Desta forma cultura masculinas enfatizam o prestígio, o status social, a racionalidade e a conquista de recompensas materiais.

Segundo Dalto; Gouveia (2009) os homens estão sendo forçados a assumir um papel de comprador, e muitos ainda são novatos nessa tarefa, aprendendo as habilidades necessárias.

O mercado masculino tem crescido muito nos últimos anos, deixando para trás o perfil de que homem compra apenas tecnologia, automóveis e ferramentas. E esse novo perfil masculino tem trazido segundo pesquisas um ótimo resultado para o Brasil. (Amorim; Oliveira; Secco, 2014)

A revista Supermercado Moderno – SM, apresenta que o mercado de shampoo masculino para caspa faturou nos últimos 12 meses R$ 680 milhões, sendo encabeçadas pelas marcas head & Sholdes e Clear, marcas da empresa P&G e Unillever que são as líderes no mercado, e essas marcas são as conhecidas para o público masculino.

Ainda na revista SM, uma pesquisa sobre o comportamento do Shopper na categoria Higiene e cuidados com o cabelo a pesquisa não segmenta por público, porém traz números interessantes, que em 2016 esse segmento rendeu R$ 4,6 bilhões e que na área do ES, MG e interior do RJ o mix de marcas foi encabeçado pela Seda, seguida das marcas Palmolive, Pantene, Elseve, Dove, Tresemmé e monange, a empresa Unilever é a líder nesse mercado com 55% das vendas nesse setor, sendo proprietária das marcas Seda, Dove e Tresemmé. (RSM, 2010)

Para Kotler; Keller (2006), as empresas estão voltando sua estratégia de marketing para o público feminino, por se tratar de um público bastante comprador, o que se justifica a pequena quantidade de produtos masculinos.

Na pesquisa realizada por Amorim; Oliveira; Secco (2014), eles apresentam o que leva o consumidor masculino a comprar, e 35,64% afirmaram que a qualidade dos produtos era mais importante, seguido de atendimento com 29,70%, e para os entrevistados o preço fica na terceira opção com 27,72% no processo decisivo de compra e por último com 6,93% a forma de pagamento.

TABELA 1: Tomada de decisão de compra

Autor: Amorim; Oliveira; Secco, (2014)

Para Honorato, (2004, p.128) a família possivelmente é o mais importante fator de influência do consumidor. O impacto da influência da família no processo de decisão de compra do consumidor pode ser entendido sobretudo ciclo de vida da família (CVF).

Objetivou-se identificar se o público masculino tem sido influenciado na decisão de consumo de produtos de beleza, em especifico shampoo e condicionador na cidade de Belo Horizonte/MG.

MATERIAL E MÉTODOS

O método empregado na pesquisa feita para elaboração neste projeto de pesquisa é o indutivo, pois segundo Marconi e Lakatos (2007), a indução é um processo mental por intermédio do qual, partindo de dados particulares, suficientemente constatados, infere-se uma verdade geral ou universal. Portanto, o objetivo dos argumentos indutivos é levar a conclusões cujo conteúdo é muito mais amplo do que o das premissas nas quais se basearam.

Para Minayo (2003, p. 16), a pesquisa qualitativa é o caminho do pensamento a ser seguido. Ocupa um lugar central na teoria e trata-se basicamente do conjunto de técnicas a ser adotado para construir uma realidade, já a pesquisa quantitativa permite a mensuração de opiniões, reações, hábitos e atitudes em um universo, por meio de uma amostra que o represente estatisticamente. De acordo com os autores (DENZIN; LINCOLN, 2005).

O estudo foi realizado por meio de aplicação de um questionário (Anexo A), contendo 22 perguntas, sendo 20 objetivas de múltipla escolha e 2 discursivas, sobre o comportamento do consumidor masculino na aquisição de shampoo e condicionador em Belo Horizonte/MG. A pesquisa foi estruturada com dados relacionados com orientação sexual, idade, escolaridade, estado civil, motivação de compra, conhecimento de marcas e produtos.

O questionário foi aplicado por meio da plataforma online Google Formulário, durante o período de 10 a 30 de setembro de 2017. A pesquisa foi enviada por email, e também disponibilizado nas redes sociais para maior engajamento, e obteve o resultado de 106 respostas. O estudo foi delimitado para a cidade de Belo Horizonte e apenas para o público masculino.

Os dados foram coletados pela ferramenta Google Formulário que já faz a tabulação dos dados e criação de gráficos.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

A pesquisa foi destinada ao público masculino, porém na orientação sexual, a Figura 1 demonstra que a maioria se denominou da orientação sexual heterossexual com 85,8% e as opções bissexual e assexual não obtiveram respostas.

FIGURA 1 – Orientação Sexual

Fonte: Resultados da Pesquisa desenvolvida pelos autores

A segunda pergunta do questionário foi feita sobre a idade dos entrevistados, para que fosse possível entender a faixa etária, começando a partir dos 18 anos, já que o estudo é de comportamento de compra, e possivelmente o público com menor idade ainda não compre seus próprios produtos. A figura 2 apresenta as respostas obtidas.

FIGURA 2 – Idade

Fonte: Resultados da Pesquisa desenvolvida pelo autor

A figura 2 demonstra que 83,9% dos entrevistados estão entre os 18 a 32 anos, segundo o Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a faixa etária mais populosa entre o sexo masculino em Belo Horizonte também está entre a idade de 18 a 32 anos, representando 36,82% da população masculino, de 0 a 100 anos.

Quando perguntado sobre o estado civil dos entrevistados, 75,5% afirmaram ser solteiro, como já demonstrado anteriormente que a maioria dos entrevistados estão entre 18 a 32 anos, podendo responder o porquê esse alto número de solteiros. E outros 21,7% disse ser casado e apenas 2,8% estão divorciados.

Foi perguntado com quem o entrevistado morava, e cruzando as informações anteriores, o perfil do entrevistado que está entre os 18 a 32 anos e solteiro, e 56,6 afirmaram morar com os pais, como mostra a figura 2)

FIGURA 3 – Você Mora

Fonte: Resultados da Pesquisa desenvolvida pelo autor

Quando perguntado a escolaridade, a maioria dos entrevistados estão cursando o curso superior 52,8%, seguido por curso superior completo com 28,3%.

FIGURA 4 – Escolaridade

Fonte: Resultados da Pesquisa desenvolvida pelo autor

A figura 5 apresenta a última pergunta socioeconômicas na qual buscou entender a renda familiar dos entrevistados, e 41,5% afirmaram estar entre 1.500,01 e 3.000,00 reais e 34% entre 3.000,01 e 5.000,00 reais.

FIGURA 5 – Renda Familiar

Fonte: Resultados da Pesquisa desenvolvida pelo autor

Com o intuito de entender o comportamento do consumidor de shampoo e condicionador, foi perguntado quem é o responsável pela compra dos produtos na sua casa, a figura 6 apresenta as respostas obtidas.

FIGURA 6 – Quem é o responsável pela compra de Shampoo e Condicionador

Fonte: Resultados da Pesquisa desenvolvida pelo autor

A figura 6 demonstra que o próprio entrevistado é o principal comprador de shampoo e condicionador 44,3%, seguido pelos seus pais 38,7%, 13,2% dos compradores são companheiros (a), como o questionário era possível colocar mais opções de respostas, os entrevistados colocaram que todos podem comprar o que representou apenas 4%. Saber aonde é realizada a compra de shampoo e condicionar é possível entender melhor o comportamento de compra dos pesquisados, já que são destinados a públicos diferentes, a figura 7 apresenta as respostas obtidas.

FIGURA 7 – Aonde é realizada a compra de shampoo e condicionador?

Fonte: Resultados da Pesquisa desenvolvida pelo autor

De acordo com 45,3% dos entrevistados, o principal lugar para realizar suas compras são os supermercados, a porcentagem de entrevistados que compram no supermercado são quase os mesmos 44,3% que afirmaram serem os responsáveis pela compra de shampoo e condicionador. As lojas de produtos de beleza ficaram como a segunda opção para comprar, ficando com 34% dos entrevistados, em Belo Horizonte, tem uma grande rede lojas que vendem especificamente produtos de beleza, as Lojas Redes, apenas em Belo Horizonte são 30 lojas.

De acordo com 78,3% dos entrevistados, eles afirmaram que não precisam de ajuda do auxílio do atendente do varejo, e apenas 21,7 afirmaram procurar algum tipo de ajuda, como a figura 9 apresenta os resultados.

FIGURA 8 – No local que realiza a compra você pede ajuda a algum(a) atendente?

Fonte: Resultados da Pesquisa desenvolvida pelo autor

O que pode justificar o não auxilio dos atendentes, é que 45,3% fazem compras nos supermercados, e os supermercados não disponibilizam colaboradores para esse setor, apenas quando as marcas disponibilizam um representante para fazer ações de merchandising. Já as lojas de produtos de beleza, disponibilizam atendentes, e em algumas lojas atendentes específicos para atendimento ao público masculino, na pesquisa 34% afirmaram realizar suas compras nessas lojas e 21,7% disseram que pedem ajudar aos atendentes.

Para os 62,9% dos entrevistados, a sua compra de shampoo e condicionador é mensal, outros 20% afirmaram comprar bimensalmente e 12,4% apenas trimestralmente como a figura 9 apresenta os resultados.

FIGURA 9 – Qual a sua frequência de compra de shampoo e condicionador?

Fonte: Resultados da Pesquisa desenvolvida pelo autor

Os 62,3% dos entrevistados afirmaram que não buscam por marcas para o público masculino de shampoo e condicionador e apenas 37,7% buscam por marcas masculinas como mostra a figura10.

FIGURA 10 – Você procura comprar marcas de shampoo e condicionador

específicas para homens?

Fonte: Resultados da Pesquisa desenvolvida pelo autor

A figura 11, apresenta que exatos 50% dos entrevistados afirmam que usam shampoo e condicionador diariamente, apenas 1 pessoa colocou que faz o uso de shampoo e condicionar 5 a 6 dias por semana.

FIGURA 11 – Com qual frequência você usa Shampoo e Condicionador

Fonte: Resultados da Pesquisa desenvolvida pelo autor

Podemos observar que as marcas mais tradicionais e com maior investimento no mercado masculino, Clear e Head & Sholders focam nos produtos dois em um, para uma maior praticidade. (RSM, 2010).

A Figura 12, foi a pergunta que obteve a menor diferença entre as respostas, tendo uma leve vantagem para os cabelos lisos com 36,8%, seguido por cabelos ondulados com 26,4% e crespo com 26,4% por fim os cabelos cacheados com 15,1%.

FIGURA 12 – Como identifica o seu tipo de cabelo?

Fonte: Resultados da Pesquisa desenvolvida pelo autor

Essa questão foi de grande repercussão entre os entrevistados e eles informaram que tem dúvida sobre qual tipo de cabelo que tinham.

A Figura 13 demonstra as marcas de shampoo e condicionar que os entrevistados utilizam, nesta questão ele teve a opção de colocar outras marcas, e 15 novas opções e entre elas a marca Tresemmé com 4 entrevistados escolhendo a marca como sendo a sua marca preferida, e entre as marcas a que obteve maior porcentagem de usuários, a Seda fica em destaque com 36,8% dos entrevistados seguido da Clear, essas marcas juntas obtiveram 71,7% dos entrevistados, a marca Dove ficou com 17,9% e Pantane com 15,1%.

FIGURA 13 – Qual é a marca de shampoo e condicionador que você compra?

Fonte: Resultados da Pesquisa desenvolvida pelo autor

Entre as marcas escolhidas pelos os entrevistados, a Seda tem grande destaque, sendo a opção mais escolhida mesmo não sendo uma marca declarada ao público masculino, porém é a marca com maior portfolio nas gondolas.

A Figura 14, demonstra que 86,8% dos entrevistados não são influenciados pela cor da embalagem dos produtos.

FIGURA 14 – A cor da embalagem influencia na sua compra?

Fonte: Resultados da Pesquisa desenvolvida pelo autor

A cor da embalagem não influencia na decisão de compras, devido ao pouco segmentação das marcas com esse tipo de produtos, e os usuários acabam comprando qualquer produto independentemente da cor das embalagens.

A figura 15 apresenta que o ticket médio de 58,5% dos entrevistados está entre R$ 11 a R$ 20, e como na figura 16 a maioria dos entrevistados preferem comprar shampoo e condenador juntos, e comprando os dois juntos o ticket médio é menor, já que existem promoções para os kits.

Figura 15 – Qual é o preço do shampoo e condicionador que você compra?

Fonte: Resultados da Pesquisa desenvolvida pelo autor

A Figura 16 é possível observar que 70,8% dos entrevistados preferem comprar juntos o shampoo e condicionador, e 28,3% optam por comprar separadas, porém da mesma marca, e apenas 0,9% ou apenas 1 entrevistado compra separada e de marcas diferentes.

FIGURA 16 – Como você prefere comprar o shampoo e condicionador?

Fonte: Resultados da Pesquisa desenvolvida pelo autor

Fazer as compras de shampoo e condicionador juntos é mais econômico, quando é feito o kit as empresas vendem com um menor valor.

Já a figura 17, as marcas que os entrevistados acreditam ser focado no segmentado masculino, são em primeiro a Clear com 83 escolhas e 43 para a marca Head & Sholders.

FIGURA 17 – Quais são as marcas que você acredita que seja especifica para o ramo masculino?

Fonte: Resultados da Pesquisa desenvolvida pelos autores

Isso mostra que o consumidor entende quais sejam as marcas que tem o discurso para o mercado masculino, porque as marcas Clear e Head & Sholders dentre as apresentadas são as únicas que tem o foco para o mercado masculino.

Na figura 18 foi solicitado aos entrevistados que informassem o que mais influencia na escolha do shampoo e condicionador no ponto de venda, e 30% dos entrevistados afirmaram que preço é o mais decisório na escolha dos produtos, seguido por 16% pela marca 13% indicação de amigo/parente 11% promoção.

FIGURA 18 – Escolha abaixo qual é o fator que mais influencia a sua escolha no processo de

compra de shampoo e condicionador:

Fonte: Resultados da Pesquisa desenvolvida pelos autores

Os entrevistados nas figuras anteriores demonstraram que o preço era mais importante, quando a maioria escolheu comprar os dois produtos juntos e quando o ticket médio fica entre R$ 11 a R$ 20 reais.

Na Figura 19, foi questionado se os entrevistados saberiam dizer qual é a marca que o jogador de futebol Neymar é o garoto propaganda, com o intuito de identificar se as propagandas influenciam os comprados, se eles saberiam dizer qual era a marca que patrocina o atleta. Entre os entrevistados 58% disseram que a marca que patrocina o Neymar é a Clear, as outras respostas foram diversificadas.

Com 13% a opção não sabiam informar, foi a segunda opção mais escolhida pelos entrevistados, mesmo a marca que patrocina o atleta Neymar ser referência em shampoo e condicionador para o público masculino.

A marca Head e Sholders, que é a marca concorrente direto da Clear que patrocina o Neymar teve 7% das escolhas dos entrevistados, que pode ser em decorrência da marca também utilizar atletas para fazer suas propagandas e ser focado no público masculino.

FIGURA 19 – Você saberia dizer qual marca o Neymar é o garoto propaganda?

Fonte: Resultados da Pesquisa desenvolvida pelos autores

A maioria dos entrevistados acertaram ao citar que o atleta é patrocinado pela Clear, com diversas inserções em canais de televisão, revista e jornais com o atleta como garoto propaganda com produto com o mesmo nome da marca.

CONCLUSÕES

O público masculino não busca por novidades quando o assunto é beleza, pelo o mais que existam os metrossexuais, que gostam de um cuidado maior com a beleza, a grande maioria desse público ainda não busca por esses produtos.

Observou-se que os homens que ainda moram com os pais, usam os produtos que os pais compram, e principalmente as mães, e acaba sendo um produto de uso familiar. Os homens não procuram por marcas que seja necessariamente masculina, e que seu ticket médio é baixo, já que eles preferem comprar o shampoo e condicionador juntos, e não passa de R$11 a R$20, e para esse público o mais importante na sua tomada de decisão de compra, é o preço e em seguida pela marca, esse consumidor sabe qual marca são as mais conhecidas e compram comparando o seu preço pela marca.

REFERÊNCIAS

Amorim, Rafael Martins; Oliveira, Elda Messias; Secco, Carlos Frederico Cruz, Comportamento do consumidor: Fatores que determinam o processo de compra no mercado varejista em Palmas-TO. Revista Cientifica do IPTAC, 2014 http://www.itpac.br/arquivos/revista/73/artigo4.pdf acessado em 18 de julho de 2017.

IBGE – CENSO DEMOGRÁFICO 2010. Características da população e dos domicílios: resultados do universo. Rio de Janeiro:

https://censo2010.ibge.gov.br/sinopse/index.php?dados=12

Dalto, Edoson Gouveia ; José, Os homens e seus carrinhos… De compras. Um estudo sobre o comportamento do consumidor masculino no supermercado, (artigo) 2009

DENZIN, N. K. & LINCOLN, Y. S. Handbook of Qualitative Research. Thousand Oaks: Sage, 2005.

Fontenelle, Isleide Arruda http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-52672008000200014

Honorato, Gilson – Conhecendo o Marketing – Barueri, SP: Manole, 2004.

KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de Marketing. 12 ed. São Paulo: Pearson Prentice hall, 2006.

MARCONI, Maria; LAKATOS, Eva. Fundamentos da metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

Merlo, Edgard Monforte, Comportamento do consumidor, GEN, Rio de Janeiro, 2014.

MINAYO, MC. De S. (Org) Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 22 ed. Rio de Janeiro: Vozes. 2003.

Paixão, Marcia Valéria, A influência do consumidor nas decisões de Marketing. Intersaberes, Curitiba, 2012

Revista Supermercado Moderno – 2010. http://www.sm.com.br/detalhe/ultimas-noticias/mercado-de-shampoo-anticaspa-tera-disputa-entre-pg-e-unilever acessado 14 de agosto de 2017

Samara, Beatriz Santos, Comportamento do Consumidor: conceitos e casos, Prentice Hall, São Paulo, 2005

Solomon, Michael R. O Comportamento do Consumidor: Comprando. Possuindo e sendo, Grupo A, Porto Alegre, 2016.

Yanaze, Mitsuru Higuchi, Gestão de Marketing e comunicação: avanços e aplicações, Saraiva, São Paulo, 2011.

Apêndices

Apêndice 1. Termo de Consentimento Livre e Esclarecido

Prezado participante,

Este convite é referente à pesquisa “Comportamento do consumidor: Perfil do público masculino na compra de Shampoo e Condicionador em Belo Horizonte”, sob a responsabilidade do pesquisador Luiz Guilherme Nascimento da Fonseca. O objetivo geral do trabalho é investigar o comportamento masculino no consumo de shampoo e condicionador em Belo Horizonte.

Responder a esta pesquisa, não representará quaisquer riscos significativos a você, além da expressão da sua opinião. Para minimizar qualquer desconforto e manter sua privacidade, o questionário apresentará caráter anônimo e deverá ser respondido individualmente. Todas as informações obtidas serão sigilosas e seu nome não será identificado em nenhum momento. A qualquer momento você poderá desistir de participar do questionário. Os dados serão guardados por cinco anos em local seguro e a divulgação dos resultados será feita de forma a não identificar os participantes.

Você não terá benefícios pessoais diretos ao participar da pesquisa. O pesquisador não terá nenhum benefício pessoal/financeiro com esta pesquisa, exceto a produção acadêmica dele decorrente.

Não estamos prevendo que você venha a ter quaisquer despesas ou danos em decorrência de sua participação, apenas o investimento de parte de seu tempo na resposta do questionário.

Lembramos que, por se tratar de uma pesquisa on-line, ela não está isenta de falhas técnicas decorrentes dessa modalidade de coleta de dados (problemas de sistema; indisponibilidade provisória das páginas; perda das informações e necessidade de reinserção dos dados).

Durante todo o período da pesquisa você poderá tirar suas dúvidas através do e-mail do pesquisador responsável: [email protected]

Ao assinalar a opção “aceito participar”, a seguir, você atesta sua anuência com esta pesquisa, declarando que compreendeu seus objetivos, a forma como ela será realizada e os benefícios envolvidos, conforme descrição aqui efetuada.

Apêndice 2. Pesquisa

Por gentileza, assinale a alternativa que representa sua orientação sexual:

( ) Heterossexual

( ) Homossexual

( ) Bissexual

( ) Assexual

Sua Idade:

( ) De 18 a 24 anos

( ) De 25 a 32 anos

( ) De 33 a 44 anos

( ) Mais de 45 anos

Estado Civil:

( ) Solteiro

( ) Casado

( ) Divorciado

( ) Viúvo

Você mora:

( ) Sozinho

( ) Com os pais

( ) Com cônjuge ou companheiro (a)

( ) Com amigo(s)

Grau de Escolaridade:

( ) Ensino fundamental incompleto

( ) Ensino fundamental completo

( ) Ensino médio incompleto

( ) Ensino médio completo

( ) Superior incompleto

( ) Superior completo

( ) Pós graduação incompleto

( ) Pós graduação completo

( ) Mestrado

( ) Doutorado

Renda familiar:

( ) Até R$1.500,00

( ) Entre R$1.500,01 e R$3.000,00

( ) Entre R$3.000,01 e R$5.000,00

( ) Maior que R$5.000,01

Quem é o principal responsável em comprar Produtos de Higiene como Shampoo e Condicionador?

( ) Pais

( ) Eu mesmo

( ) Esposa

( ) Amigos

( ) Outros: _____________________________________________________________________

Aonde é realizada a compra de shampoo e condicionador?

( ) Supermercados

( ) Lojas de produtos de Beleza

( ) Perfumaria

( ) Farmácias

( ) Revistas

No local que realiza a compra você pede ajuda a algum(a) atendente?

( ) Sim

( ) Não

Qual a sua frequência de compra de shampoo e condicionador?

( ) Semanal

( ) Mensal

( ) bimestral

( ) trimestral

Você procura comprar marcas específicas para homens?

( ) Sim

( ) Não

Com que frequência você usa shampoo e condicionador?

( ) Todos os dias

( ) 1 a 2 dias por semana

( ) 2 a 3 dias por semana

( ) 3 a 4 dias por semana

( ) 5 a 6 dias por semana

 

Como identifica o seu tipo de cabelo?

( ) Crespo

( ) Liso

( ) Cacheado

( ) Ondulado

( ) Outros____________________________________________________

Você sabe qual é a marca de shampoo e condicionador que você compra?

( ) Seda

( ) Clear

( ) Monange

( ) Pantene

( ) Head & Sholders

( ) Dove

( ) Garnier

( ) Pantene

( ) L´oréal

( ) Outra? Qual?_____________________

A cor da embalagem influencia na sua compra?

( ) Sim

( ) Não

Qual é o preço do shampoo e condicionador que você compra?

( ) até R$ 5

( ) R$ 5 a R$ 10

( ) R$ 11 a R$ 20

( ) R$ 21 a R$ 30

( ) R$ 31 a R$ 40

( ) Acima de R$ 40

Quais são as marcas que você acredita que seja especifica para o ramo masculino?

( ) Seda

( ) Clear

( ) Monange

( ) Pantene

( ) Head & Sholders

( ) Dove

( ) Garnier

( ) Pantene

( ) L´oréal

( ) Outra? Qual? _____________________________________________________________________

Escolha abaixo qual é o fator que mais influencia a sua escolha no processo de compra de shampoo e condicionador:

( ) Propaganda

( ) Promoção

( ) Preço

( ) Indicação de amigo/ parente

( ) Facilidade de encontrar o produto para compra

( ) Pela Marca

( ) Outro fator. Qual? _____________________________________________________________________

Você saberia dizer qual marca o Neymar é o garoto propaganda?

( ) Seda

( ) Clear

( ) Monange

( ) Pantene

( ) Head & Sholders

( ) Dove

( ) Garnier

( ) Pantene

( ) L´oréal

[1] Mestrando em Educação Superior/UNR, MBA em marketing/USP, MBA gestão empreendedora em Marketing Digital/BIINTERNATIONAL, especialista em Marketing Novas Mídias e Redes Sociais/UNIARA, Marketing B2B e Internacional/UCAM, Gestão das Organizações Educacionais/FAPI, graduado em Administração/UNESA, Comércio Exterior/UNESA, Gestão Financeira//UNESA, Gestão Comercial//UNESA, Processos Gerenciais/UNESA, Gestão de Recursos Humanos//UNESA, Logisitica//UNESA e Marketing/UNA

Enviado: dezembro, 2018

Aprovado: Janeiro, 2019

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Luiz Guilherme Nascimento da Fonseca

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