Case mr. Tugas: marketing digital e seu impacto em comemoração do dia da pizza

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RODRIGUES, Daniel [1], VIEIRA, Graziela [2], JANUZZI, Isabela [3], DOMINGUES, Rafaela [4], OLIVEIRA, Tiago G [5]

RODRIGUES, Daniel. Et al. Case mr. Tugas: marketing digital e seu impacto em comemoração do dia da pizza. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 03, Ed. 08, Vol. 14, pp.89-97, Agosto de 2018. ISSN:2448-0959

RESUMO

O objetivo deste trabalho é analisar a estratégia de marketing utilizada pela empresa Mr.Tugas, situada em Juiz de fora/Minas Gerais, em comemoração ao Dia da Pizza, assim como relacionar o impacto na cidade e o seu custo-benefício. No dia 10 de julho é comemorado o Dia da Pizza no Brasil, a data foi instituída pelo secretário de turismo Caio Luís de Carvalho, em 1985, após um concurso estadual realizado na cidade de São Paulo que elegeu as 10 melhores receitas de muçarela e marguerita. Após o evento a data citada tornou-se oficial para a comemoração. Em 2017 o Mr.Tugas resolveu inovar essa comemoração vendendo todos os sabores de pizza ao preço de dez reais e utilizando como estratégia de comunicação com o mercado, as mídias digitais como Facebook e Instagram. A metodologia adotada para a criação do artigo baseou-se em pesquisa bibliográfica, levando em consideração autores renomados na área do marketing como Kotler (1998) e Torres (2009), além disso, foi realizada pesquisa quantitativa aplicada com 10 pizzarias da região e com 200 pessoas a fim de mensurar o retorno para os estabelecimentos neste dia, se utilizaram estratégias de marketing e qual o retorno para a população. A estratégia utilizada pela empresa Mr. Tugas gerou um impacto em Juiz de Fora com movimentação nos restaurantes em uma segunda-feira, a conscientização da população sobre o dia da pizza e um retorno positivo para a empresa, além disso, através dos resultados das pesquisas vemos o impacto e o retorno que o marketing digital gera para as empresas que o utilizam.

Palavras-chaves: Marketing Digital, Redes Sociais, Influência, Comunicação.

INTRODUÇÃO

A internet vem ocupando um espaço importante como estratégia de marketing por apresentar diversas vantagens em relação a outros veículos de comunicação e por reunir infinitas possibilidades. Através da eficácia do marketing eletrônico, vários empresários e profissionais do ramo de marketing estão, cada vez, mais utilizando a mídia eletrônica como meio de anunciar e alavancar negócios e produtos. (ESTEVES, 2005)

A necessidade dos clientes de adquirir produtos ou serviços com grande facilidade de compra, de pesquisas e de informações fez do marketing digital uma importante ferramenta empresarial (MACCARI; LOBOSCO; CARVALHO; MARIZZE, 2009)

Segundo KOTLER (2000), os serviços on-line oferecem três grandes benefícios para os consumidores: conveniência, informação e maior comodidade. Pode-se dizer que as redes sociais, quando usadas de forma estratégica, ampliam a exposição das marcas, facilitam a relação com o consumidor e convertem a interação em retorno financeiro.

O Facebook, enquanto ferramenta de negócio permite que as empresas sejam capazes de construir relações com os consumidores, além de encontrar novos clientes.

Atualmente a rede social Facebook, enquanto ferramenta de negócio propõe que as empresas sejam capazes de atrair cada vez mais usuários e encontrar novos clientes. Com a publicidade digital, é possível alcançar as pessoas certas, com a mensagem certa e na hora certa.

Utilizando o marketing digital, no caso o Facebook, a empresa Mr.Tugas aplicou uma estratégia de comunicação uma promoção inusitada para a cidade de Juiz de Fora. A empresa que costuma vender suas pizzas numa média de R$65,00 dispôs no dia da pizza, todos os sabores à R$10,00, para promover tal promoção foi feito um post no Facebook. O primeiro anúncio teve 4.100 curtidas e 808 compartilhamentos, alcançando cerca de 20.087 pessoas.

De acordo com a empresa República, que gerencia o marketing da empresa, o mês de julho foi o mês em que a empresa teve como gasto apenas R$13,00 com a criação do post no Facebook, por conta do alcance orgânico do Dia da Pizza, esse foi o menor investimento em posts impulsionados neste mês, além disso, a estratégia deles foram monitorar tudo que era comentado a respeito do tema. Em julho a página ganhou 3.052 novos seguidores, significando um aumento de 11%.

O conhecimento do Marketing Digital é de suma importância, uma vez que a internet domina a sociedade tornando-se o meio principal de comunicação e entretenimento atualmente, trazendo diversas possibilidades de interação entre empresa x cliente. O objetivo deste trabalho é analisar a estratégia de marketing utilizada pela empresa Mr.Tugas, situada em Juiz de fora, Minas Gerais, em comemoração ao Dia da Pizza, assim como relacionar o impacto na cidade e o seu custo-benefício.

MARCO TEÓRICO

Durante muito tempo percebemos as ações do marketing sendo utilizadas pelas empresas de diversos ramos. Marketing foi definido como um processo social e gerencial pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam por meio da criação, da oferta e da livre troca de produtos e serviços de valor com outros (KOTLER, 1998) já de acordo com Portela apud Churchill (2005), “é o processo de planejar e executar a concepção, estabelecimento de preços, promoção e distribuição de ideias, produtos e serviços a fim de criar trocas que satisfaçam metas individuais e organizacionais”.

Com a evolução da internet e com o crescente avanço da tecnologia, surge um novo tipo de Marketing, o Marketing Digital, Marketing Online ou Marketing Eletrônico. Peçanha, 2017 define marketing digital como sendo o “conjunto de atividades que uma empresa (ou pessoa) executa online com o objetivo de atrair novos negócios, criar relacionamentos e desenvolver uma identidade de marca.” As vantagens de se utilizar esse tipo de marketing é que permite uma comunicação mais rápida com seu público, respostas em tempo real, controle de dados mais rápidos, interatividade, entre outros.

O Dia da Pizza é comemorado no dia 10 de julho no Brasil, a data foi instituída pelo secretário de turismo Caio Luís de Carvalho, em 1985, após um concurso estadual realizado na cidade de São Paulo que elegeu as 10 melhores receitas de muçarela e marguerita. Após o evento a data citada tornou-se oficial para a comemoração.

Embora quase todos pensem que o prato é invenção italiana, registros históricos apontam os egípcios como pioneiros ao criarem uma massa à base de farinha com água. Babilônios, gregos e hebreus também assavam massas misturando farinha de trigo e água em fornos rústicos ou tijolos quentes. No entanto, foram os napolitanos os primeiros a acrescentar temperos como manjericão a um disco de massa assado.

Após sua chegada ao Brasil, a pizza, alimento típico de cidades industrializadas, acompanhou as transformações pelas quais passou o país ao longo das décadas. À semelhança da miscigenação racial que caracteriza este país, as pizzas produzidas por aqui passaram a ser conhecidas pela incrível variedade de formatos e sabores que acompanham as características de cada região brasileira.

3 METODOLOGIA

A metodologia adotada para a criação do artigo baseou-se em pesquisa bibliográfica, levando em consideração autores renomados na área do marketing como Kotler (1998) e Torres (2009). De acordo com Gil (2008) pesquisa bibliográfica é desenvolvida com base em material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos, além disso, foi realizada pesquisa quantitativa aplicada com 10 pizzarias da região e com 200 pessoas a fim de mensurar o retorno para os estabelecimentos neste dia, se utilizaram estratégias de marketing e qual o retorno para a população.

4 RESULTADOS

Em relação aos meios de comunicação mais utilizados no dia da pizza, podemos dar ênfase nas redes sociais que foi considerado o maior meio utilizado pelas pessoas como fonte de informação sobre as promoções e divulgação do dia da pizza. De acordo com o gráfico 1, ficou evidente a relevância das redes sociais sendo que 90% das pessoas pesquisadas afirmam ter ficado sabendo das promoções através das redes sociais, seguido do boca a boca 7%, rádio 1,50%, televisão 1% e jornal com 0,50%.

GRÁFICO 1 – Meios de comunicação mais utilizados no dia da pizza.

Fonte: Autores

Fonte: Autores

O gráfico 2 apresenta a porcentagem de pessoas que acreditam que as ações de marketing do dia da pizza tiveram influência sobre os estabelecimentos que não realizaram nenhuma estratégia. 84,6% das pessoas acreditam que as ações de marketing efetuadas pelos estabelecimentos tiveram influência sobre outros estabelecimentos que não tiveram ações voltadas para o dia e 15,4% não acreditam.

Gráfico 2 – Pessoas que acreditam que as ações de marketing do dia da pizza tiveram influência sobre estabelecimentos que não tiveram.

Fonte: Autores

O gráfico 3 mostra o aumento na movimentação nos atendimentos que as pizzarias relatam ter acontecido no dia da pizza. O aumento variou entre 0% a 100% neste dia.

Gráfico 3 – Aumento no movimento dos estabelecimentos no dia da pizza (%)

Fonte: Autores

Cerca de 50% das pizzarias que participaram da pesquisa afirmam que as ações de marketing do dia da pizza não tiveram influência sobre o estabelecimento e 40% acreditam que teve influência, enquanto 10 % não funcionou no dia, como podemos ver no gráfico 4, mesmo afirmando não ter tido influência a pesquisa evidenciou que as pizzarias tiveram um amento no movimento como mostra o gráfico 3.

Gráfico 4 – Pizzarias que acreditam que as ações de marketing tiveram influência sobre outros estabelecimentos.

Fonte: Autores

 CONCLUSÃO

As empresas que mantém um diálogo mais próximo com seu público conseguem com mais facilidade apresentar o que eles procuram em promoções, serviços e vantagens, largando na frente de concorrentes (VAZ; 2010). A visibilidade e interação que as redes sociais geram constituem parte indispensável dentro dessas mídias, pois, o conteúdo replicado dentro de um grupo influencia seus membros, tornando-se algo viral, capaz de levar a mensagem a várias pessoas (TORRES; 2009).

Diante desse cenário, após a apuração de resultados pode-se concluir que a estratégia de marketing utilizado pela Mr. Tugas conseguiu impactar tanto as pessoas quanto os estabelecimentos. As pizzarias pesquisadas apesar de não admitirem o efeito perceberam um aumento das vendas. Assegura-se também, que as redes sociais foram o meio de comunicação que mais influenciou a população de Juiz de Fora em relação ao interesse do dia da pizza, e foi também a mais utilizada, pelos estabelecimentos, para divulgação das promoções do dia.

Portanto, viu-se a importância da utilização do marketing digital para as empresas se comunicarem com o público, reforçarem sua marca e aumentarem suas oportunidades, uma vez que, cada vez mais a internet faz parte da rotina das pessoas.

REFERÊNCIAS

Portal Porto Alegre. 10 – Dia da Pizza. Disponível em: <http://www2.portoalegre.rs.gov.br/pwdtcomemorativas/default.php?reg=10HYPERLINK “http://www2.portoalegre.rs.gov.br/pwdtcomemorativas/default.php?reg=10&p_secao=15″&HYPERLINK “http://www2.portoalegre.rs.gov.br/pwdtcomemorativas/default.php?reg=10&p_secao=15″p_secao=15>. Acesso em: set 2017.

PEÇANHA, Vitor. Marketing de Conteúdo – O que é Marketing Digital? Disponível em: <https://marketingdeconteudo.com/marketing-digital/>. Acesso em: set 2017.

OGDEN, J. R.; CRESCITELLI, E. Comunicação integrada de marketing: conceitos, técnicas e práticas. James R. Ogden, Edson Crescitelli; tradução Cristina Bacellar. 2ª Ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

VAZ, Conrado Adolpho. Google Marketing: o guia definitivo de marketing digital. São Paulo: Novatec, 2010.

TORRES, Cláudio. A Bíblia do Marketing Digital. São Paulo: Novatec Editora, 2009.

TURCHI, Sandra. Estratégias de marketing digital e e-commerce. São Paulo: Atlas, 2012.

[1] Cursando Bacharel. Centro de ensino superior de Juiz de Fora-CES/JF

[2] Cursando Bacharel. Centro de ensino superior de Juiz de Fora-CES/JF

[3] Cursando Bacharel. Centro de ensino superior de Juiz de Fora-CES/JF

[4] Cursando Bacharel. Centro de ensino superior de Juiz de Fora-CES/JF

[5] Coordenador dos cursos de gestão. CES/JF

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