REVISTACIENTIFICAMULTIDISCIPLINARNUCLEODOCONHECIMENTO

Revista Científica Multidisciplinar

Pesquisar nos:
Filter by Categorias
Administração
Administração Naval
Agronomia
Arquitetura
Arte
Biologia
Ciência da Computação
Ciência da Religião
Ciências Aeronáuticas
Ciências Sociais
Comunicação
Contabilidade
Educação
Educação Física
Engenharia Agrícola
Engenharia Ambiental
Engenharia Civil
Engenharia da Computação
Engenharia de Produção
Engenharia Elétrica
Engenharia Mecânica
Engenharia Química
Ética
Filosofia
Física
Gastronomia
Geografia
História
Lei
Letras
Literatura
Marketing
Matemática
Meio Ambiente
Meteorologia
Nutrição
Odontologia
Pedagogia
Psicologia
Química
Saúde
Sem categoria
Sociologia
Tecnologia
Teologia
Turismo
Veterinária
Zootecnia
Pesquisar por:
Selecionar todos
Autores
Palavras-Chave
Comentários
Anexos / Arquivos

A ferramenta Brainstorming nos conflitos organizacionais e a otimização nos resultados

RC: 94036
600
5/5 - (1 vote)
DOI: ESTE ARTIGO AINDA NÃO POSSUI DOI
SOLICITAR AGORA!

CONTEÚDO

ARTIGO ORIGINAL

LIMA, Naiana Pinheiro Nascimento [1], NASCIMENTO, Rosicleia [2]

LIMA, Naiana Pinheiro Nascimento. NASCIMENTO, Rosicleia. A ferramenta Brainstorming nos conflitos organizacionais e a otimização nos resultados. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 06, Ed. 08, Vol. 03, pp. 157-170. Agosto de 2021. ISSN: 2448-0959, Link de acesso: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/administracao/a-ferramenta-brainstorming

RESUMO

A ferramenta brainstorming tem sido inovadora por gerar resultados positivos nas organizações. Esses resultados são a resposta de um gerenciamento participativo, sendo possível identificar o estímulo a equipe para desenvolver pensamentos criativos, compartilhar ideias e pensar em grupo. Com base nisso, esse trabalho tem como questão norteadora: de que modo o uso da ferramenta brainstorming auxilia nos conflitos organizacionais e na otimização dos resultados? Será desenvolvido por meio de uma pesquisa bibliográfica e documental, apontando autores que tratam a respeito da ferramenta brainstorming. Essa ferramenta, surge da necessidade que as organizações têm em reduzir os conflitos organizações, modificando esses conflitos para uma solução que otimize os resultados da empresa O artigo apresenta uma pesquisa bibliográfica sobre os níveis de conflitos encontrados nas organizações e as sugestões dadas pelos autores a respeito de como deve ser feito o gerenciamento desses conflitos, também falaremos sobre o que é e as etapas para a condução desta ferramenta, seus objetivos, e uma simples comparação teórica entre a ferramenta e as estratégias de crescimento e gestão dentro de uma organização.

Palavras Chaves: Ferramenta Brainstorming, Gerenciamento de Conflitos, Etapas e Condução do Brainstorming.

INTRODUÇÃO

A presente pesquisa faz uma análise sobre o uso da ferramenta brainstorming. Em consequência dos conflitos organizacionais, a ferramenta, possibilita que as empresam otimizem seus resultados.

O tema contribui para o amadurecimento do conceito de conflitos e apresenta como a ferramenta pode ser eficaz numa busca de gestão efetiva.

Entende-se que uma administração estratégica com ferramentas de gestão é essencial numa busca de soluções que melhores os resultados e o clima organizacional favorável.

A ferramenta brainstorming consiste em reunir grupos de pessoas de diferentes opiniões para contribuir com ideias que solucionem problemas, visando a interação da equipe, para alcançar o maior número de ideias possíveis, ao final, o objetivo é encontrar uma solução assertiva que resulte no crescimento da organização.

Com base nisso, o estudo foi norteado pela seguinte pergunta problematizadora de que modo o uso da ferramenta brainstorming auxilia nos conflitos organizacionais e na otimização dos resultados?

A relevância do tema vem ao encontro das necessidades de um mercado que está em conflitos, em crise. Porém, as responsabilidades quantos aos processos gerenciais de pessoas com vistas a resultados que satisfaçam plenamente os interesses das organizações estão nas mãos dos administradores.

De acordo apud Farias (2014).

“Entende-se como uma situação de conflito aquela em que as pessoas se colocam em posições antagônicas, com divergentes percepções e ideias. Acredita-se que situações como essas são inevitáveis e necessárias para os relacionamentos em grupo, tendo como principais causas os problemas de comunicação, a estrutura organizacional, a disputa de papéis entre os empregados, a escassez de recursos, os mal-entendidos e a falta de compromisso profissional” (MOSCOVICI, 2008; CHIAVENATO, 1992; ANDRADE; ALYRIO e MACEDO, 2004 apud FARIAS et al., 2014).

Em resposta a essa afirmação apresenta-se como principal objetivo demonstrar a utilidade da ferramenta brainstorming em solução dos conflitos organizacionais para o alcance de resultados, os objetivos específicos visam identificar os conflitos organizacionais; descrever os processos da elaboração do brainstorming juntamente com a forma de aplicação e por fim notificar os benefícios alcançados pelo uso da ferramenta.

Esse tema é importante para três públicos. Primeiro para os profissionais da área de gestão dos Recursos Humanos, que assumem posição de liderança nas organizações. Em segundo, deve ser usado como embasamento para a comunidade organizacional, pois, coloca à disposição um referencial de como a organização pode gerenciar os conflitos e o passo a passo para usar a ferramenta. E em terceiro, a comunidade acadêmica, sendo base referencial para novos estudos que versem sobre o tema, servindo-lhes como auxílio teórico.

Para o desenvolvimento desse trabalho usaremos o método de pesquisa cientifica embasado em referências bibliográficas a partir de materiais publicados de outros autores.

CONFLITOS ORGANIZACIONAIS

Os conflitos existem desde a origem da humanidade, fazendo parte dos processos evolutivos dos seres humanos, contribuindo com desenvolvimento de todo sistema familiar, social, político e organizacional. Os conflitos são importantes e essenciais para o crescimento dos profissionais e da empresa. Atualmente o mercado exige pessoas capazes de negociar e gerenciar conflitos, sejam eles intrapessoais ou interpessoais.

Existem diversas alternativas para gerenciar conflitos. Eles podem ser percebidos, experienciados ou manifestados. Ao observarmos a história, até pouco tempo as organizações consideravam a ausência de conflitos como um indicativo de bom ambiente e boas relações organizacionais, significando eficiência e competência.

Alguns profissionais viam o conflito de forma negativa, como consequência da ação de pessoas desagradáveis que por meio da agressividade manifesta em confrontos físicos e verbais, expressavam sentimentos negativos os quais prejudicavam o bom funcionamento das organizações.

De acordo, Farias et al (2014) “O conflito é um fenômeno cotidiano que vai atingir as atividades dos gestores organizacionais, pois são comportamentos observáveis e exigem a tomada de decisão”. Para cada conflito uma decisão deve ser tomada e a assertividade dessa decisão é que atinge diretamente os resultados. (FARIAS et al, 2014).

Para, Chiavenato (2005, p. 402) “Existem várias definições de Conflito e do que pode ser considerando um conflito”. O autor afirma que “conflitos são situações que se caracterizam por uma parcimônia de recursos onde é associado a um sentimento hostil”. Além disso, segundo ele “podemos delinear o conflito como um processo que se inicia quando uma das partes percebe que a outra o tem afetado negativamente ou está com intenções de fazê-lo em algo importante”. Como o próprio autor afirma são muitas as definições de conflito, no caso do sentimento hostil por exemplo seria observar inimizades e rechas que afetam o clima organizacional drasticamente, para chegar a esse ponto é necessário ser percebido o conflito por uma das partes, daí se inicia o embate. A essência do conflito caracteriza-se pelas ações e reações das partes. Pelo menos uma das partes depreende que a situação se caracteriza pela discordância de metas, objetivos, valores, e tal situação pode dificultar ou inviabilizar os processos e em consequência os resultados.

Já Robbins (2006, p. 326), sustenta três visões para abordagem dos conflitos, sendo: 1) visão tradicional – a mais antiga, afirmava ser todo conflito ruim, sendo visto como contraproducente. As palavras mais ligadas a ele são violência, destruição e irracionalidade.

Essa visão perdurou durante as décadas de 30 e 40 do século xx, quando se considerava conflito como resultante de falhas nos processos de comunicação. 2) visão das relações humanas – Essa visão prevaleceu a partir dos anos 40 estendendo-se até os anos 70. Considera conflitos como ocorrência natural nas relações entre grupos e indivíduos, sendo até inevitáveis e necessários à mudança e inovação. Em certas ocasiões o conflito pode ser benéfico para o desempenho do grupo. 3) visão Inter acionista – abordagem mais atual sobre conflitos, exorta que ele seja encorajado, pois um grupo harmonioso e pacifico está na iminência de torna-se estático, apático e insensível a necessidades de mudanças.

Todo conflito não é nem bom e nem ruim, o que o torna bom ou ruim é a sua natureza bem como sua gestão. Por essa razão, o conflito deve ser incentivado para que os lideres mantenham o mínimo de variação autocrítica e criatividade para que os objetivos sejam alcançados.

NÍVEIS DE CONFLITO

Numa analise geral pode ser observado como conflito organizacional os conflitos que se dividem em várias vertentes, figurando como a consequência dos demais níveis de conflito que incidem nas organizações, sendo essas vertentes os outros níveis de conflitos.

Intergrupal – quando o conflito ocorre em pequenos grupos com interesses divergentes que se chocam travando a obtenção dos resultados da organização.

Interpessoal – conflito que ocorre entre duas pessoas com objetivos antagônicos que se chocam travando a obtenção dos resultados do grupo

Intra individual – conflito que ocorre intimamente dentro do indivíduo em relação a seus sentimentos, opiniões, desejos e motivações que muitas vezes são divergentes travando os resultados da pessoa. (CHIAVENATO, 2005, p. 407).

Observe a figura 1 que demonstra a ordem e representação dos níveis conflitos. 

Figura 1. Os níveis de conflito no comportamento organizacional.

Fonte: Chiavenato (2005)

Esses são os casos da representação do conflito de pessoas dentro das organizações, agora observa-se situações a respeito de problema nas decisões organizacionais. Segundo Maximiano (2000, p. 150) “Problemas no processo decisório em lugar de resolver um problema, uma decisão pode criar outros problemas maiores, quando algum erro é cometido ao longo do processo decisórios”. Para o autor, “Isso pode acontecer quando o problema não é percebido como tal, o diagnóstico é malfeito, as alternativas não são apropriadas ou não foram corretamente avaliadas”. (MAXIMIANO, 2000, p. 150).

Maximiano (2000 p. 151) “As piores decisões de todos os tempos é quando uma decisão errada representa uma oportunidade que se deixou de aproveitar uma ameaça que não se conseguiu enfrentar ou um objetivo que não se conseguiu atingir”. Para ele “Significa também que se comprometeram recursos de difícil recuperação. Decisões desse tipo são tomadas por pessoas, grupos, corporações de grande porte e até mesmo por países.”  (MAXIMIANO, 2000, p. 151).

Segundo Maximiano (2000, p.151).

Um dos grandes exemplos das piores decisões de todos os tempos está relacionado ao acontecido em 1948 uma equipe de especialistas americanos e ingleses visitaram a fábrica da Volkswagen na Alemanha para verificar se vale a pena ficar com ela a título de pagamento por danos de guerra. Os americanos eram chefiados pelo presidente da Ford que viu o Fusca e disse: “Este carro não vale nada.” O veredito dos Ingleses não foi muito diferente, depois disso a Ford propôs se fazer “o carro perfeito para o gosto americano”. O resultado final foi o Edsel, um campeão de fracassos que foi retirado de produção depois de dois anos, quando já havia produzido 350 milhões de dólares de prejuízo.

Ao analisar o caso, pode-se perceber duas decisões erradas a primeira dos Americanos e Alemães rejeitando um carro que teve grande aceitação e altíssimos níveis de venda. E o outro foi a decisão errada de Ford em tentar elaborar um carro pensando somente nos alemães que resultou em prejuízo total, pois nem os alemães quiseram, como também nenhum outro público. Para apresentar uma solução interessante, pensando nas prevenções a esse tipo de problemas apresentamos a ferramenta brainstorming.

TEORIA E PROCESSOS DE USO DA FERRAMENTA BRAINSTORMING

DEFINIÇÃO DE BRAINSTORMING

Segundo, Albina e Murback (2014, p.29) “O Brainstorming ou tempestade de ideias foi desenvolvido em 1938 pelo inglês Alex Osborn quando era presidente de uma agência de propaganda”. Meireles (2001) apud Para Albina e Murback (2014, p.29) “Ressalta que este é um método para gerar ideias em grupo envolvendo um curto espaço de tempo e a contribuição de todos os integrantes a fim de obter soluções inovadoras e criativas para os problemas”. Ele acrescenta que “ao envolver todos os integrantes, esse método assegura a qualidade nas tomadas de decisões, o comprometimento e a responsabilidade compartilhada pelo grupo”. (ALBINA e MURBACK, 2014, P.29), (MEIRELES (2001) apud ALBINA e MURBACK, 2014, P.29).

Em concordância Colenghi (2003, p. 209) faz as seguintes considerações “este termo de origem britânica significa tempestade de ideias, consiste em reunir um grupo de funcionários com o propósito de gerar ideias e emitir opiniões acerca dos diversos assuntos vivenciados na empresa”. Dessa forma, tem-se uma ferramenta que pode auxiliar na gestão de conflitos ou propositadamente gerar conflitos positivos para organização. (COLENGHI, 2003, p. 209).

Para Albina e Murback (2014, p.28) O método como ele considera “Pode ser utilizado por qualquer pessoa da organização e em qualquer etapa do processo de solução de problemas, porém a aplicação deve ser conduzida por uma única pessoa para que se mantenha a ordem durante o processo”. (ALBINA e MURBACK, 2014, P.29).

De acordo, Albina e Murback (2014, p.29) O objetivo deste método é focalizar a atenção para o aspecto mais importante do problema, desenvolvendo o raciocínio para a visualização do problema, de soluções e melhorias em ângulos diferentes e amplificados”. O mesmo autor afirma que “Por estar associado a criatividade o brainstorming é uma ferramenta que pode ser utilizada no momento do planejamento do ciclo PDCA”. (ALBINA e MURBACK, 2014, P.29).

Para Albina e Murback (2014, p.29) “No Brainstorming é enfatizado a quantidade de ideias, não a sua qualidade, as críticas e avaliações neste momento são evitadas, as ideias devem ser estimuladas e apresentadas sem elaborações e maiores considerações”. Para Meireles (2001) apud Albina e Murback (2014, p.29) “o objetivo é o exercício livre da criatividade na geração de soluções que possam reduzir ou eliminar o problema constatado”. (MEIRELES (2001) apud ALBINA e MURBACK, 2014, P.29).

ETAPAS PARA CONDUÇÃO DO BRAINSTORMING.

Agora que já é conhecida a história e significado do brainstorming vamos aos processos exigidos em cada etapa e a forma de aplicação. Para Rodrigues (2006, p. 143), “A ferramenta brainstorming deve ser utilizada levando-se em conta cinco etapas de seu processo”. A seguir são apresentadas cada uma dessas etapas com seus respetivos detalhes:

1º – escolha do coordenador – Um elemento interno ou externo ao grupo é indicado pela direção da empresa ou escolhido pelos próprios membros para coordenar a sessão, sendo suas funções:

a) Esclarecer o tema e os objetivos da sessão.

b) Condução das atividades fazendo com que o grupo se sinta a vontade para emitir opiniões (se possível em um local fora da empresa).

c) Estimulo a imaginação e a criatividade aos participantes.

d) Orientação dos participantes para que não haja críticas julgamentos ou questionamentos sobre quaisquer ideias apresentadas ao grupo.

e) Ser moderador e controlador do tempo de exposição de cada indivíduo disseminando a palavra entre o grupo.

2º- Anotação das ideias apresentadas – Cada participante deve escrever seu ponto de vista sobre o problema e afixá-lo em um local visível para que todos possam selecionar e priorizar os pontos de vista.

3º – Priorização dos problemas – Para esta etapa aplica-se a matriz GUT (métodos para priorização dos problemas). Colenghi (2003, p. 212) sustenta que a matriz GUT é uma ferramenta desenvolvida por Charles H. Kepner e Benjamin B.Tregoe que consiste em separar e priorizar os problemas para fins de análise e posterior resolução, sendo sua base fundamentada no tripé:

G – Gravidade. Avalia as consequências negativas que podem trazer para os clientes.

U – Urgência.  Avalia o tempo necessário e disponível para correção de problemas.

T – Tendência. Avalia o comportamento evolutivo do problema, se a tendência deste é melhorar ou piorar.

Figura 2. Tabela de mensuração dos problemas na matriz GUT.

Fonte: Chiavenato (2005)

Os problemas são elencados e atribui-se a ales notas de 1 a 5 considerando gravidade, urgência e tendência. Posteriormente esses valores são multiplicados e o produto dessa operação (G x U x T = OP, onde OP é a ordem de prioridades para resolução dos problemas), indica quais são os problemas mais ou menos relevantes.

1º – Sessão de sugestões – Uma nova sessão é promovida, adotando-se os mesmos procedimentos já citados, com o objetivo de obter sugestões para a solução dos problemas priorizados

2º – Relatórios de resultados – Nessa etapa conclui-se os trabalhos com apresentação de relatório que descreve o problema levantado e apresenta proposta de soluções à direção da empresa.

Segundo Oliveira (2021) Brainstorming é uma ferramenta antiga para (associação de ideias) criada por Platão e Aristóteles sec. IV a.c. Ela tem o objetivo de reunir o maior número de ideias. Para ele tudo isso deve ser feito seguindo três principais fatos: Primeiro encontrar os fatos; segundo a geração da ideia e Terceiro encontrar a solução.

Segundo Oliveira (2021) deve ser considerado como regras básicas, os dez passos a seguir.

  • Primeiro as críticas são rejeitadas;
  • Segundo a criatividade é bem-vinda;
  • Terceira quantidade é necessária;
  • Quarta combinação e aperfeiçoamento são necessários;
  • Quinta união de pensamentos divergentes e convergentes;
  • Sexto incentive ideias malucas;
  • Sétimo adie as críticas;
  • Oitavo mantenha-se concentrado no tópico;
  • Nono tome por base a ideia de outros;
  • Décimo defina um problema para resolver.

Oliveira (2021) também sugere o uso do Braiwrint, que seria escrever todas as ideias no papel antes de compartilhar para que no primeiro momento todos tragam ideias diferentes e ninguém se influencie pela ideia do outro até o início da interação. Elaborar um diagrama para tomar uma ideia como base e anexar em um mural todas ideias as ideias e palavras ao final tudo será somado para definir uma solução assertiva com o comprometimento de todos.

RESULTADOS ALCANÇADOS PELA FERRAMENTA BRAINSTORMING

Após observar os principais motivadores de conflitos organizacionais e a dinâmica da ferramenta Brainstorming chega-se ao entendimento de que essa ferramenta consegue solucionar os conflitos e os problemas pela proposta do gerenciamento participativo, desse modo, todos os envolvidos no processo possuem voz ativa para contribuir. O acesso a tantas ideias fortalece a solução, e claro, a troca de ponto de vista, um detalhe interessante que gera um conflito sadio, pois as ideias podem ser divergentes ou convergentes, porém, antenadas a um mesmo propósito.

Para gerenciar os conflitos primeiramente deve-se considerar a intensidade dos conflitos, ou seja, qual a força com que as partes se digladiam. Entre as formas de gerência estão:

1) Resolução de problemas – quando as partes se encontram para identificar os problemas e discuti-los abertamente.

2) Metas superordenadas – criação de uma meta compartilhada onde as partes conflitantes só possam atingi-las com ajuda uma das outras.

3) Concessão – cada parte abre mão de algo valioso para que ambas sejam beneficiadas.

A reestruturação da organização realinha os grupos de trabalhos, altera regras e regulamentos e aumenta a interdependência entre os grupos, provoca mudanças que rompem status quo.

A técnica Brainstorming definida e representada pelas etapas de aplicação se mostra eficiente na tentativa de soluções certas por dois motivos simples: Primeiro ao fato de que no momento em que o organizador definir o problema e todos começarem a contribuir com suas ideias, a primeira certeza que a organização terá é em relação a concordância do problema, como vimos saber identificar os problemas é essencial e extremamente importante para a organização. E segundo a oportunidade de construir uma solução de modo coletiva, desse modo essa ideia será muito forte e bem acatada por toda a equipe visto que, todos trabalharam para chegar aquele resultado e em concordância aplica-se a solução.

OBJETIVOS CORPORATIVOS E ESTRATÉGIA DE CRESCIMENTO

 Estratégias competitivas são meios utilizados pelas empresas para direcionar o alcance de seus objetivos. Os objetivos das organizações servem para direcionar a decisão estruturada e organizada com foco na missão e na visão da organização, buscando retornos financeiros e visibilidade de mercado.

Além disso, os objetivos mantêm os colaboradores focados, consequentemente torna-se mais fácil para organização e para equipe organizar o tempo e recursos necessários para aproveitar as oportunidades.

Vale ressaltar a importância da clareza dos objetivos, isso tem demonstrado que pode ser alcançada à melhoria do desempenho dos colaboradores. As diversas ferramentas e sobre tudo as já citadas podem auxiliar gestores e colaboradores na obtenção desses objetivos. KAPLAN e NORTON, (2000, p. 52).

A técnica da ferramenta Brainstorming não é uma tentativa amadora que desenvolve confrontos negativos dentro da organização, como por exemplo competições e rixas que destroem o clima organizacional, por exemplo, a estimulação de conflito peço uso de uma comunicação que utiliza mensagens ambíguas ou ameaçadoras para aumentar os níveis de conflito. Ou pela inclusão de estranhos que se vale de funcionários novatos com valores, atitudes e estilos gerenciais totalmente diferentes dos demais membros da equipe.

Essas são provocações erradas que não ajudam a empresa a se desenvolver e ainda rompe a interatividade coletiva, o brainstorming visa dentro da organização estimular os conflitos classificados como construtivos e com isso obtém mais alternativas para as decisões corporativas que desenvolvam soluções assertivas e resultados benéficos para todos.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A pesquisa intensificou seus estudos com a necessidade de entender como o uso da ferramenta brainstorming auxilia nos conflitos organizacionais e na otimização dos resultados? Com o objetivo de alcançar essa resposta identificou-se a teoria dos conflitos organizacionais, e observou-se os níveis dos conflitos. O referencial teórico explica a teoria do brainstorming e orienta como deve ser a elaboração de cada etapa. Após  isso, observa-se os resultados alcançados em resposta a pergunta norteadora.

A escolha do método bibliográfico, foi suficiente para a solução do problema. No entanto, a limitação encontrada seria a pouca quantidade de autores que falem a respeito do tema, e por isso, este trabalho torna-se ainda mais necessário, na contribuição do conhecimento sobre a ferramenta.

Para finanlidade de estudos é importante propor outras ferramentas que podem se unir ao brainstorming com o mesmo propósito gerencial. A Matriz SWOT, contribuindo para a identificação dos problemas e a 5W2H que reúne por meio de questionamentos quais seriam os passos para chegar as melhores soluções para o problema da organização.

A competitividade mercadológica atual, torna necessário que as empresas criem um diferencial que contorne as diversidades do cotidiano. O Brainstorming é uma ferramenta estratégica que fornece um ambiente criativo, competitivo, agradável, e isso é percebido com bons olhos pelos colaboradores, torna um incentivo para que consigam expandir ideias, dentre essas  ideias estão: A solução dos conflitos; O desenvolvimento de novos produtos; Novas táticas e estratégias para aumento de vendas; e rentabilidade.

A pesquisa alcança o objetivo proposto apresentando como a ferramenta brainstorming pode ser útil em solucionar problemas, e como ela constrói as soluções geradoras dos resultados. A ferramenta brainstorming cumpre sua proposta, por isso, deve ser uma ferramenta de aposta das organizações. Com os passos e orientações expostos nessa pesquisa é possível desenvolver resultados satisfatórios.

REFERÊNCIAS

ANDRADE, Maria Margarida de – Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. 7º ed. – São Paulo: Atlas, 2005.

ALBINA, Érika. MURBACK, Fábio. Levantamento bibliográfico do uso das ferramentas da qualidade. Poções de Caldas, PUC Minas, Ed 2014

CHIAVENATO, Idalberto.  Introdução à Teoria Geral da Administração. 2ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier , 2005.

COLENGHI, Vitor Mature: O&M e qualidade total: Uma interpretação perfeita, 2ª ed. – Rio de Janeiro: Qualitymark, 2003.

FARIAS, et al. A gestão de conflitos numa organização localizada no sertão do Pajeú. Pajeú, 2014.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª ed. – São Paulo: Atlas, 2002.

KAPLAN, Robert S; NORTON, David POrganização Orientada para a Estratégia. 5º ed. – Rio de Janeiro, Campus, 2000.

MAXIMIANO, A. C. A. Teoria geral da administração. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2012.

PIZZANI, Luciana et al. A arte da pesquisa bibliográfica na busca do conhecimento. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação. Campinas, v.10, n.1, p.53-66, jul./dez. 2012.

ROBBINS, Stephen: Comportamento organizacional, 11ª ed. – São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.

RODRIGUES, Marcos Vinicius Carvalho: Ações para qualidade GEIQ: Gestão integrada para qualidade, padrão seis sigma, classe mundial. 2º ed. – Rio de Janeiro: Qualitymark, 2006.

VERGARA Sylvia: Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração, 2ª ed. – São Paulo: Atlas, 2004.

[1] Pós-Graduação.

[2] Orientador.

Enviado: Junho, 2021.

Aprovado: Agosto, 2021.

5/5 - (1 vote)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POXA QUE TRISTE!😥

Este Artigo ainda não possui registro DOI, sem ele não podemos calcular as Citações!

SOLICITAR REGISTRO
Pesquisar por categoria…
Este anúncio ajuda a manter a Educação gratuita