ARTIGO ORIGINAL
SOUZA, Rogério Dantas de [1]
SOUZA, Rogério Dantas de. O princípio da existência: uma abordagem da Teologia Protestante sobre Deus e o universo. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 07, Ed. 07, Vol. 04, pp. 32-44. Julho de 2022. ISSN: 2448-0959, Link de acesso: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/teologia/principio-da-existencia
RESUMO
Ao aprofundar as discussões sobre o surgimento das coisas traz uma concepção mais ampla do sistema de dimensionalidade sobre a consciência da criação humana. Isso não é apenas aprender aquilo que a ciência tenta descobrir, mas fazer uma análise sistemática sobre as condições necessárias para que se entenda os desígnios de algo superior. O universo é infinito, isso porque é impossível mensurar o seu tamanho de forma efetiva. Ao realizar uma reflexão teológica do ponto de vista da Teologia Protestante sobre isto, traduz-se ao comparar todas as esferas da criação. Neste sentido, essa obra possui a seguinte questão norteadora ou problema: A ciência pode conduzir uma investigação que comprove a existência de Deus e o princípio de todas as coisas? Este artigo tem como objetivo geral realizar uma análise sistemática a respeito do princípio da existência sobre Deus e o universo. metodologia de pesquisa aplicada neste estudo caracteriza-se por uma revisão bibliográfica, onde foram utilizados livros, artigos e sites especializados da internet, qualitativa e dedutiva. Os resultados obtidos foram a reflexão da origem do universo e todas as coisas se deram pela criação de um Deus. Assim, concluiu-se, portanto com esta pesquisa que é enfática a existência de uma entidade superior capaz de criar a matéria, a vida e é responsável pela harmonia do universo.
Palavras-chave: Existência sobre Deus, Universo, Criação humana.
1. INTRODUÇÃO
Ao aprofundar as discussões sobre o surgimento das coisas traz uma concepção mais ampla do sistema de dimensionalidade sobre a consciência da criação humana. Isso não é apenas aprender aquilo que a ciência tenta descobrir, mas fazer uma análise sistemática sobre as condições necessárias para que se entenda os desígnios de algo superior. Assim, o objetivo deste artigo científico é realizar uma análise sistemática a respeito do princípio da existência sobre Deus e o universo na perspectiva da Teologia Protestante.
A Física possui a teoria do Big-Bang, enquanto nos relatos bíblicos, no livro de Gênesis conta que a terra era sem forma, escura e vazia, e que Deus habitava nas águas profundas. Isso traz uma concepção mais ampla do sistema de desenvolvimento do universo pelo vácuo existente entre as galáxias. Assim, esta pesquisa justifica-se pela tentativa de criar um material bibliográfico inovador para a comunidade acadêmica no contexto teológico. (EVARISTO, 1997)
Ao apresentar essa temática ao leitor, a construção deste trabalho está consolidada na utilização de uma ferramenta que permita a realização da prática em fazer uma reflexão sobre os mecanismos de informações que sejam assertivas nos pressupostos apresentados posteriores ao uso de uma linguagem simples e organizada. Isto torna-se uma espécie de fatos que podem ocorrer durante um processo de situação em que se concentram os resultados do processo reflexivo. Neste sentido, essa obra possui o seguinte problema: A ciência pode conduzir uma investigação que comprove a existência de Deus e o princípio de todas as coisas?
Saber todas as possibilidades fundamentais do conhecimento necessário é fundamental para o direcionamento de novas ideias que possam trazer melhorias nos seus estudos e pesquisas sobre o real poder de Deus. A Física tende a criar equações e fórmulas para entender a engrenagem do universo, mas provar a existência de um Deus único e criador de todas as coisas e como se desenvolvem esses cálculos matemáticos são imprecisos.
O universo é infinito, isso porque é impossível mensurar o seu tamanho de forma efetiva. Ao realizar uma reflexão teológica sobre isto, traduz-se ao comparar todas as esferas da criação. Se a terra era sem forma e vazia como relata o livro da criação, isso remete a existência de um vácuo, ou como se analisa, havia um processo de formação de um fenômeno de criação da Terra dentro do universo.
A metodologia de pesquisa aplicada neste estudo caracteriza-se por uma revisão bibliográfica, uma análise reflexiva sobre uma abordagem do ponto de vista da Teologia, narrativa e qualitativa a fim de conduzir um conteúdo investigativo de qualidade.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 A EXISTÊNCIA DE DEUS
A questão da existência de Deus não é apenas questão de fé, trata-se de olhar para o universo e ver toda a sua engrenagem funcionando. Isto é uma essencialidade de uma forma a compreender que tudo funciona em perfeita ordem e sincronia. Nada poderia acontecer aleatoriamente. Ao analisar a presença de um criador, é quando se remete aos profundos estudos que levam a concluir a existência de uma entidade superior capaz de ordenar tudo que existe e funciona no universo.
Quando se imagina a existência de Deus, coordena-se na limitação da mente humana um início. Deus não foi criado, sempre existiu. E como isso é possível? A percepção de tempo do Homem é diferente, e isto é em todo o universo. A teoria da relatividade de Albert Einstein mostrou isto. Mas o ponto de partida não é este. A Física Quântica trabalha com cálculos em grandes proporções, mas ainda não conseguiu chegar a equação que possa desencadear um caminho que explique a existência de uma divindade superior. (FRANCA, 2000)
Às vezes é preciso estabelecer uma conexão que seja mais rápida para poder compor uma formulação de conceitos que são fundamentais para a compreensão humana. Isso é considerado um dos mais variados assuntos de interesse do mundo. A Teologia traz uma concepção mais abrangente sobre essa temática. O problema é que existem vários fatores que influenciam a interpretação humana.
Partindo desse contexto, faz-se uma nova concepção de uma forma mais estratégica de interação entre os seres vivos. O Jardim do Éden traz uma transformação do processo evolutivo das mudanças e condições humanas. Estabelecer a existência de Deus é ter uma experiência única e um processo de direcionamento da capacidade humana em abstrair conceitos.
Para compreender de forma sistemática aquilo que se entende como a existência de Deus, é preciso estabelecer uma relação positiva entre os conceitos de algo que é sobrenatural. Isto é considerado uma formalização de ideias que possam trazer uma construção lógica de posicionamentos a serem apresentadas junto ao contexto da analogia bíblica. (MARIE, 2004)
Ao observar a existência do universo, vislumbra-se uma das maiores ações de entendimento daquilo que propõe a existência de algo superior. As razões para isso são os fatores de ajuste que afetam o destino da vida de cada indivíduo. O cérebro humano funciona com tal perfeição que parece ter sido criado por um projetista e um programador de alta eficiência. Nada acontece por acaso.
No Antigo Testamento, realiza-se uma abordagem sobre a essencialidade do início da vida e de todas as coisas. Deus é uma força poderosa, dono de todo o destino, absoluto em suas ações. Essa concepção traz uma transformação do processo de desenvolvimento da vida e daquilo que se entende dela.
Cientistas acreditam que possa existir mundos paralelos, talvez a existência de outras vidas inteligentes em outras galáxias. No entanto existe um limite para a sabedoria humana. Deus rege todas as suas funcionalidades diante de um objetivo que muitas vezes se desconhece. (FRANCA, 2000)
Assim, esta forma de reflexão sobre a existência de Deus é ter uma consciência maior da montagem da vida e as condições necessárias para que se entenda os desígnios de algo que é bastante complexo as suas consequências dentro do universo. Os critérios preestabelecidos de cada um dos resultados obtidos na prática é que o Homem não consiga encontrar caminhos metodológicos para a existência de uma consciência superior.
Existe um equilíbrio entre as decisões de um Deus único. Não há como tudo acontecer ao acaso. O corpo humano é como uma máquina, onde tudo no corpo humano tem uma função específica. Parece ter sido moldado de forma consciente. Então se nada é aleatório, é lógico afirmar a existência de um criador. Essa concepção traz uma transformação do processo evolutivo das pessoas que fazem o mesmo objetivo de aquisição de sua capacidade de realizar um pensamento lógico.
O acesso ao sistema de informação é um dos principais pontos de abordagem da existência sobre Deus (FRANCA, 2000). Isto torna-se uma espécie de fatos que podem ocorrer durante um processo de análise da atuação dos mecanismos de busca de dados que auxiliem na reflexão sobre o tema em si.
2.2 O MAGNÍFICO UNIVERSO, UMA CRIAÇÃO DE DEUS
O universo em sua dinâmica é repleto de esplendor. As galáxias, as estrelas e até mesmo as leis que regem o seu funcionamento comprovam a existência de Deus. Isto torna-se uma discussão importante entre os teóricos que estudam astronomia e pautam as investigações teológicas sobre o assunto.
Existem alguns critérios que podem ocorrer durante um processo de análise da atuação da descrição dos fenômenos astronômicos. A velocidade da luz, a existência do buraco negro, até mesmo a capacidade de compreender o tempo faz do universo um grande paradigma para a humanidade. (PETERLEVITZ, 2007)
A estrutura de pensamento é muito importante para poder determinar as condições necessárias à criação. Se a exigência de uma fé faz parte do estigma para o desenvolvimento de ações que sejam assertivas nos relatos bíblicos sobre o surgimento da vida torna-se uma discussão importante entre os teólogos.
Partindo desse contexto, o universo é um dos principais resultados da criação divina. Existem alguns denominadores que podem ocorrer durante um processo de formação e assim, os cientistas tentam alinhar as teorias de seu surgimento. Isto torna-se uma espécie de fatos que podem ocorrer durante um processo de formação de uma sociedade pautada no conhecimento da engrenagem do universo.
Suas leis são tão perfeitas, que é impossível imaginar a inexistência de um criador. Para criar essa imensidão toda, só poderia tratar-se de algo superior e com imenso poder, e esta personalidade superior é Deus. O problema não é pensar em possíveis motivos e sim o que é importante saber sobre este procedimento de forma mais efetiva e através dos conhecimentos adquiridos por estudos bíblicos sobre a criação. (EVARISTO, 1997)
O desenvolvimento de ações que sejam assertivas nos pressupostos que estão idealizados no panorama teológico está aliado a uma solução por si sobre a capacidade de compreender a presença de Deus em cada área de abordagem sobre o universo.
Se parar para pensar no conceito que se tem sobre o tempo no universo, verá que Deus está acima de todos os processos cosmológicos. Ele criou tudo, fez todas as leis e isso traz uma concepção mais ampla do sistema de funcionalidade prática do universo em sua existência. É preciso estabelecer uma conexão que seja mais fácil para o seu cotidiano e crescimento espiritual.
As ações são tomadas por meio de uma forma mais efetiva pelo sistema de gestão do Deus único. Isto torna-se uma discussão bastante importante para poder determinar as condições necessárias para atingir os objetivos propostos pela manutenção da ordem em sua espiritualidade. (LASOR, 1999)
O universo funciona de acordo com os princípios da Independência e supremacia de Deus. Isto é considerado muito mais relevante para um determinado campo de aplicação próximo da base de dados que auxiliem o sistema de ações do universo. Então Deus determina tudo o que acontece em todas as esferas universais.
2.3 A NATUREZA E TODA A CRIAÇÃO DE DEUS
Todos os processos estruturais da existência do ser humano e de todos os seres viventes da terra não podem ser algo que foi por acaso. Todos os órgãos possuem uma função prática dentro do corpo humano, os animais existem em uma cadeia complexa alimentar importante para o funcionamento do habitat natural em que vivemos.
É impossível imaginar que a natureza tenha sido objeto do acaso. O cérebro humano funciona com uma capacidade quase incompreensível pelos cientistas. O coração é responsável por bombear o sangue. E ainda existe o oxigênio, que é fundamental para a vida na Terra. O infinito Poder de Deus está na existência das coisas e de tudo que é ser vivo. Esta percepção traz uma congruência de informações que podem ser transformadas em dados quantitativos e reflexivos na análise preliminar sobre um Deus onipresente.
A teoria do criacionismo relatada pela bíblia sagrada, traz uma concepção lógica de todos os processos estruturais, de que Deus tinha como propósito para todos os seres viventes. Esse mecanismo engenhoso, perfeito efeito como se fosse por um projetista, traz a luz de esclarecimentos de que toda humanidade e seres vivos que existem foram criados por algo superior e de forma intencional. (BRANCH; SCOTT, 2009)
Esta discussão é muito importante do ponto de vista teológico-protestante, porque trabalha a formalização conceitual de poder imensurável e da existência de um Deus magnânimo e poderoso. Não é possível definir de forma detalhada todos os processos pelo qual foram passados o criacionismo relatado pela bíblia, mas na imagem estruturada que se tem atualmente, é possível compreender como Deus determinou todos os processos existenciais das coisas.
Universo e sua funcionalidade prática traz questões complexas que determinam a existência da terra. Os cientistas relatam que o universo se encontra em expansão, mesmo assim há limites dentro desse conhecimento porque ele é tão grande que seria impossível ter como mensurar o seu tamanho. Existem mistérios que podem ser revelados apenas na compreensão profunda da Bíblia com o auxílio do Espírito Santo para saber todos os complexos sistemas de existência atualmente.
Deus é soberano, e todos os direcionamentos da capacidade de observação da vida na terra ocorre de forma tudo detalhada as funcionalidades práticas dos movimentos e do corpo como parte integrante de sua criação, trazendo a sua magnificência conforme os diversos autores da Bíblia relataram em sua síntese textual. (NUMBERS, 2006)
Ao buscar uma explicação teológica sobre esses aspectos, este artigo traz uma reflexão estruturada e com base nos conhecimentos humanos que se tem sobre os princípios básicos da existência da vida e como se dá todos os procedimentos a serem adotados relatados na Bíblia no que concerne a criação do homem.
Deus é o único responsável pelo que existe no universo, a vida na Terra e como ela se dá no desenvolvimento de suas ações assertivas para poder determinar os conhecimentos científicos e tecnológicos sobre a existência de Um ser superior responsável por tudo que há no universo.
2.4 DEUS NA EXISTÊNCIA DO UNIVERSO
Astrofísica estuda de forma estruturada o funcionamento e a existência do universo. Existem diversas formas matemáticas que tentam explicar de forma específica todos os processos de concepção que se tem das galáxias, estrelas, planetas e tudo que nele existe. Todos os processos pelo qual se compreende a natureza está ligado nem determinado meio de funcionalidade prática das coisas. (MÜLLER, 2017)
Se parar para refletir todos esses desencadeamentos da existência do universo, os cientistas poderão verificar que nada disso pode funcionar de forma aleatória ou sem a ordem principal de um ser superior. A dinâmica da existência das galáxias e como o tempo pode funcionar em diversas áreas do universo, concentra-se a partir de então existe a emanação de um poder superior para que tudo isso possa funcionar de forma sincronizada.
O sistema solar é importante para o princípio de vida que existe na terra. A sua dinâmica e funcionamento está ligada à forma como tudo pode acontecer. Tudo parece ocorrer como algoritmo de computador. É possível entender que nada é por acaso e nem de forma espontânea porque funciona tão perfeitamente, que é impossível não pensar que existe um autor de uma obra tão magnânima Como a existência das coisas, da vida e do universo.
Sob a ótica da Teologia Protestante, é possível fazer uma análise detalhada de todos esses processos e como se dá os dimensionamentos das ideias para poder trazer a clareza de informações ao leitor deste artigo científico. Esse conceito pode ser determinante para compreender todo o contexto bíblico abordado no livro de Gênesis, o que pode ser um comparativo de informações e dados fortíssimos para a abordagem tratada nesta investigação teológica. (EVARISTO, 1997)
Existe uma estrutura de comparação dos conceitos bíblicos e a ciência. Contudo, é preciso estabelecer uma congruência de ideias e dados analíticos para poder fazer a equiparação dos achados bíblicos com os achados científicos. A teologia traz essa transformação inovadora para poder trabalhar todos os processos evolutivos de compreensões acerca do universo.
Para compreender Deus, é preciso sentir e estar em comunhão com o Espírito Santo. A forma como um ser humano interage muitas vezes é indiferente com o processo de existência ou não de um ser superior. Essa experiência não vem somente pela fé e sim pelas consequências daquilo que existe no universo.
Se Deus criou todas as coisas, é notório que ele pode tudo e o homem é apenas uma criação de Jeová. Um propósito para compreender todos os caminhos percorridos pelos cientistas até então. Sob a ótica teológica é possível fazer uma análise detalhada de todos os dados obtidos sobre o universo nas investigações científicas realizadas pelo ser humano. São Dados obtidos desde que iniciou um sino mundo um processo de reflexão e investigação da natureza. (PETERLEVITZ,)
É simplificar demais que as ordens do universo funcionam por si só e não existe por trás dela um poder infinito de um criador. Existem muitas coisas a serem desvendadas de forma metodológica pelos cientistas sobre a existência da vida e do universo. Entretanto, uma coisa é certa: Deus é o centro de todas essas existências e através dele é que se constrói tudo em um panorama estrutural daquilo que se entende como o funcionamento Universal das coisas.
A teoria da relatividade por Albert Einstein tem sido confirmada pelas descobertas posteriores da ciência. O que não se refletiu metodologicamente é como as leis do universo funcionam de forma íntegra e perfeita sem que tenha tido um criador que pensou de forma detalhada em todas essas criações. Ora, do ponto de vista teológico esta explicação é mais do que objetiva, Deus é o principal ator de tudo que existe e que há no universo. (MUNIZ, 2015)
Neste sentido, no campo das ideias a existência do universo contada somente no âmbito científico sem a equivalência da existência de uma ordem superior capaz de criar tudo não faz sentido para as complicações humanas. Essa perspectiva traz uma construção lógica de posicionamentos que podem ser definidos através das ações do homem junto ao conhecimento.
Para conceituar todos os critérios da Ordem do universo e suas leis, é necessário caminhar por um caminho que seja mais profundo nas atribuições daquilo que se compreende sobre as leis da natureza. Você não pode pensar em uma construção sem que haja um Construtor, Deus.
2.5 O PODER INFINITO DE DEUS
É deveras complicado conceituar Deus, e isso porque ele não tem início e nem fim. Relatos bíblicos vêm abordando a centralidade de sua essência e capacidade já se pular o destino do Homem. Os salmistas descreveram Deus e sua capacidade de amar a humanidade, tanto que a construção dos seus textos é viabilizada a partir de um contexto poético e bastante sentimental no que se refere ao Deus único. (CAMPOS, 2005)
O Deus de Israel não permite idolatria, é muito menos que o ser humano possa viver uma vida de pecados. A partir desse contexto, Jeová observa a personalidade das pessoas e reflete suas ações diante dos erros cometidos ao longo da vida humana. Essa estrutura é baseada naquilo que se pode explicar a existência de um ser superior, sendo capaz de dar a vida e também tirá-la.
O homem precisa compreender Deus em sua essência, construir um caminho a ser percorrido na sua capacidade de interagir através da oração um diálogo mais profundo com o Senhor. Essas circunstâncias são para estabelecidas para trazer uma capacidade de pensamento daquilo que se entende como divino e único na concepção de atender o seu infinito poder.
Biblicamente falando, sabe-se que Deus decidiu o destino da humanidade após Adão e Eva cometerem o primeiro pecado. O preço do pecado foi a morte. Portanto, ele deu à humanidade o livro árbitro. A partir desta contextualização, para compreender a existência de Deus, é necessário observar tudo que ocorre ao nosso redor, as leis da natureza e do universo apresenta implicitamente a existência de um ser superior com poderes inimagináveis. (MARIE, 2004)
O poder de Deus está na explosão das estrelas, na energia emitida pelo sol, no farfalhar das folhas batendo uma nas outras, na formação de novas Galáxias, na possibilidade da existência de novas dimensões e como o tempo exerce a sua influência no espaço. É possível trazer uma reflexão mais dinâmica de todo este processo das relações existenciais com aquilo que se compreende com a poderosa força de um ser superior que rege todas as leis do universo.
Este poder de Deus é tão grandioso e imensurável, que auxilia a luz e utiliza o verbo ao dar a ordem, “Que haja luz”. A Bíblia não dá detalhes de como aconteceu o processo detalhado da criação da terra, mas a porta questões da Criação de Adão através de ações que são consideradas perfeitas e infinitamente poderosas em suas articulações.
Compreender Isto é muito importante nas questões e discussões de teólogos que abordam este assunto com bastante afinco. Essas estruturas são fundamentais para denominar o que se entende como poder (LASOR, 1999). Deus é poderoso e também misericordioso, e com isso tem um poder de decidir o destino daqueles que cometem o pecado, trazendo a punição, mas também o perdão para aqueles que se arrependem verdadeiramente, sem eliminar as consequências deste mesmo pecado.
2.6 TUDO O QUE EXISTE FOI DEUS QUEM CRIOU
Tudo que existe na Terra e no universo é criação de Deus. A estrutura das coisas, a luz, a matéria e os elementos químicos em geral são obras divinas. Elas existem por um objetivo e faz parte de todo o parâmetro da vida humana. Ao longo do tempo, as civilizações foram descobrindo fórmulas químicas que contribuíram para a formulação de medicamentos, e eles não existem por acaso. (EVARISTO, 1997)
A tabela periódica, os elementos químicos que foram descobertos ao longo dos séculos. Ainda não se sabe o que pode ser descoberto nos tempos atuais e posteriores. A única certeza que se tem é que toda esta complexidade existente na natureza foi intencionalmente criada por Deus.
O ser humano em sua complexidade, pautado no sistema cognitivo e habilidades específicas, tende a ter uma inteligência bastante estruturada e que não poderia ser obra do acaso, mas sim algo moldado de forma bastante pensada por um criador. Deus é a cerne de toda esta capacidade criativa e de trazer e tirar a vida. Grandes descobertas científicas foram convocadas através da inteligência humana, e isso engrandece todo o processo de desenvolvimento do Homem através de Deus.
Esta perspectiva torna-se bastante analítica no decorrer dos estudos realizados através da tecnologia quando se fala no processo do criacionismo de forma Ampla e ambivalente pelos principais teólogos que estudam o assunto. Para enfatizar toda esta cronologia, é preciso estabelecer como compreender as estratégias da criação dos elementos químicos por parte de Deus e o porquê de sua existência na face da Terra e do universo. (PETERLEVITZ, 2007)
Diante de diversas questões, é preciso realizar uma conexão bastante estruturada para o entendimento científico e a sua comparação com as descobertas teológicas no que se refere à criação de todas as coisas. Quando Adão chegou ao Jardim do Éden, já havia todos os seres vivos e animais por parte da criação de Deus, posteriormente Adão e Eva receberam tudo isso para poder administrar ou gerenciar.
Neste sentido, as descobertas científicas que pautam a criação da tecnologia, tendem a refletir sobre tudo isso de forma mais metodológica. O tempo é algo bastante subjetivo aqui na terra e também no espaço. Estudiosos e teóricos criaram a hipótese de um universo paralelo com a resistência de mundos diferentes entre invenções onde cada indivíduo possui uma vida diferente em cada um desses multiversos. Mas a realidade é que a outra dimensão em termos bíblicos é o céu, Paraíso onde todos aqueles que conseguiram obter a salvação irão para ele.
O livro de Apocalipse trata dessas questões da salvação como parte intrínseca daquilo que é proposto aqui na terra, e tudo é centrado na volta de Cristo. Essa estrutura é baseada através de uma visão teológica do protestantismo diante da leitura que se realizou das escrituras sagradas até o momento. Essas pessoas são seguidas de estudos realizados pelos teólogos ao interpretar e traduzir a Bíblia de forma mais sistemática e metodológica. (MALGO, 2018)
É preciso compreender de forma bem atualizada todo o contexto bíblico para poder fazer um paralelo com as descobertas científicas e as funcionalidades práticas da natureza e da matéria diante das apresentações trazidas para este artigo científico no que se refere às discussões teológicas.
Assim, para apresentar toda a estrutura base da existência das coisas, permite afirmar ao leitor que nada disso seria possível sem a existência de um Deus poderoso e magnânimo em sua essência. A complexidade das coisas existentes na Terra e no universo não faz pensar de outra maneira. A discussão teológica em cima disso e formula todo um processo sistemático de entendimento dos conceitos abordados até então neste artigo científico é enfático na existência de uma entidade superior capaz de criar tudo que existe no universo.
CONCLUSÃO
Através da abordagem estrutural deste artigo científico, buscou-se fazer um paralelo reflexivo do ponto de vista do segmento teológico protestante e da existência de Deus, fazendo um paralelo com a ciência e a teologia ao mesmo tempo. Toda a face de redirecionamento sobre os preceitos na existência de um ser superior, dando possibilidade para os objetivos de tudo que existe no universo.
Dessa forma, é possível concluir que para que exista algo tão complexo como a dinâmica de funcionamento do Espaço, a sincronia do universo e tudo que existe na terra, só foi possível porque existe um criador onipotente e com poder imensurável capaz de traçar o caminho existente até então das matérias orgânicas e inorgânicas. Nessa perspectiva traz uma abordagem bastante conceitual daquilo que se pretende discutir do ponto de vista dos processos dinâmicos e teológicos do protestantismo.
As teorias sobre o espaço-tempo, teorias da relatividade, a formação das Galáxias e do Big Bang é um achado bastante promissor das reflexões teóricas existentes atualmente através da ciência. A partir desse contexto é que entra a teologia para poder estruturar assistência de um Deus único capaz de relacionar a criação de tudo que existe no universo.
Esse mesmo Deus foi capaz de realizar a sua criação através de atos e palavras que configuraram a resistência do mundo pelo qual se conhece hoje. A humanidade não se encontra numa perspectiva solitária daquilo que se refere tem uma existência solitária, mas composta orações intencionais do Criador para a sua capacidade de interagir com o universo.
Assim, o Deus que interage com o ser humano, é o mesmo Deus de Israel, e aquele que criou a terra, os céus e do Barro criou o Homem. Essa integração com conceito de soberano pautado na ciência é mais do que verídico no seu intuito de trazer uma abordagem cognitiva para aqueles que fundamentam a sua existência diante de questões complexas e que muitos teólogos não têm coragem de discutir com uma base de escrita acadêmica o suficiente para o leitor.
Espera-se que esta pesquisa sirva de grande importância para a comunidade acadêmica, e estudiosos da teologia que buscam uma metodologia acadêmica para poder direcionar os conceitos de um Deus superior e com a existência do Universo para o qual se apresenta à humanidade através de Jeová em uma forma tridimensional nas abordagens teóricas da Teologia Protestante.
REFERÊNCIAS
BRANCH, Geraldo; SCOTT, Expedito Carlos. Manobras mais Recentes do Criacionismo, in Scientific American, (fevereiro, 2009), 82- 89.
CAMPOS, Sávio Laet de Barros. Deus é o ser infinito. Universidade Federal de Mato Grosso. 2005.
EVARISTO, Pedro. A Presença de Deus em Gênesis e Êxodo. Dissertação de Mestrado não publicado. São Paulo: Faculdade Teológia Batista em São Paulo, 1997.
FRANCA, Leonel. A Psicologia da Fé. 7ª. ed. Rio de Janeiro: Livraria Agir Editora, 2000.
LASOR, William Silva. Introdução ao Antigo Testamento. Tradução de Lucy Yamakami. São Paulo: Edições Vida Nova, 1999. (Original em inglês, 1996).
MALGO, Wim. APOCALIPSE de Jesus Cristo. – 2. ed. – Porto Alegre: Obra Missionária Chamada da Meia Noite, 2018.
MARIE, Joseph Nicolas. Introdução À Suma Teológica. Trad. Henrique C. de Lima Vaz et. al. São Paulo: Loyola, 2004.
MÜLLER, Elaine. Deus e a existência do universo. 2017. Disponível em: https://pt.scribd.com/document/460030979/Deus-e-a-existencia-do-universo. Acesso em 03 mar. 2022.
MUNIZ, Sérgio Ricardo. Introdução a Teoria da Relatividade. Universidade de São Paulo, IFSC-USP. 2015.
NUMBERS, Ribeiro Lemos. The creationists: from scientific creationism to intelligent design. Harvard University Press, 2006.
PETERLEVITZ, Luciano Rios. O Deus Criador. Doutrinas Bíblicas / IBNC. 2007. Disponível em: http://www.novocoracao.com.br/ebd/7_O_Deus_criador_ibnc.pdf. Acesso em 07 mar. 2022.
[1] Pós-graduado em Psicopedagogia Clínica e Institucional (Lato Sensu) pelas Faculdades Integradas Simonsen; Graduado em História pela Faculdades Integradas Simonsen. ORCID: 0000-0003-3368-8158.
Enviado: Março, 2022.
Aprovado: Julho, 2022.