REVISTACIENTIFICAMULTIDISCIPLINARNUCLEODOCONHECIMENTO

Revista Científica Multidisciplinar

Pesquisar nos:
Filter by Categorias
Administração
Administração Naval
Agronomia
Arquitetura
Arte
Biologia
Ciência da Computação
Ciência da Religião
Ciências Aeronáuticas
Ciências Sociais
Comunicação
Contabilidade
Educação
Educação Física
Engenharia Agrícola
Engenharia Ambiental
Engenharia Civil
Engenharia da Computação
Engenharia de Produção
Engenharia Elétrica
Engenharia Mecânica
Engenharia Química
Ética
Filosofia
Física
Gastronomia
Geografia
História
Lei
Letras
Literatura
Marketing
Matemática
Meio Ambiente
Meteorologia
Nutrição
Odontologia
Pedagogia
Psicologia
Química
Saúde
Sem categoria
Sociologia
Tecnologia
Teologia
Turismo
Veterinária
Zootecnia
Pesquisar por:
Selecionar todos
Autores
Palavras-Chave
Comentários
Anexos / Arquivos

A logística como ferramenta estratégica na satisfação do cliente: revisão de literatura

RC: 119303
955
4.9/5 - (8 votes)
DOI: 10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/engenharia-de-producao/satisfacao-do-cliente

CONTEÚDO

ARTIGO ORIGINAL

REIS, Luiz Gustavo Lucas dos [1], PAULA, Tamires de [2]

REIS, Luiz Gustavo Lucas dos. PAULA, Tamires de. A logística como ferramenta estratégica na satisfação do cliente: revisão de literatura. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano. 07, Ed. 06, Vol. 07, pp. 99-105. Junho de 2022. ISSN: 2448-0959, Link de acesso:  https://www.nucleodoconhecimento.com.br/engenharia-de-producao/satisfacao-do-cliente, DOI: 10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/engenharia-de-producao/satisfacao-do-cliente

RESUMO

 A gestão da logística está ligada ao desenvolvimento e sucesso de uma empresa. Seus processos quando realizados corretamente se tornam indispensáveis para assegurar ao cliente produtos e serviços de qualidade com sua devida quantidade, entrega e local adequado. Portanto, a eficiência no controle do gerenciamento dos fluxos logísticos proporciona para a empresa uma alta competitividade empresarial e consequentemente livra o gestor de ter prejuízos financeiros e de ter um mau relacionamento com o cliente. Nesse contexto, o presente artigo, tem como questão norteadora: qual a relevância da logística para a garantia de satisfação do cliente? E como objetivo geral demonstrar a importância da logística como uma ferramenta estratégica para a garantia da satisfação do cliente, ressaltando, também, sua relevância para o sucesso de uma organização. Para isso, utilizou-se, como metodologia, a revisão bibliográfica. Como resultados, verificou-se que existe a necessidade de trabalhar a logística com o foco no cliente, deixando claro que as organizações que estão em busca de garantir a satisfação do cliente e se manterem no mercado, devem adotar práticas logísticas eficientes. Por fim, concluiu-se que a logística é uma ferramenta importante para a satisfação dos clientes e, por meio dela, a empresa poderá obter resultados positivos em seu desempenho perante o mercado competitivo.

 Palavras-chave: Logística, Cliente, Organização, Satisfação.

1. INTRODUÇÃO

Atualmente, as organizações devem se atentar às mudanças e inovações que estão surgindo e buscar diferenciar-se, criando vantagens estratégicas junto ao cliente para destacar-se em relação à concorrência.

Nesse contexto, para garantir que as expectativas do cliente sejam alcançadas ou superadas, as operações de logística encontram-se como o meio fundamental para se alcançar o êxito. Cada etapa deste processo deve remeter a otimização e a eficiência, desde escolha da localização do centro de distribuição, que deve levar em conta o ponto mais adequado buscando minimizar o tempo das rotas que serão utilizadas para atribuir inúmeros benefícios que posteriormente iram ser percebidos pelo consumidor final, até a escolha da rota de entrega que será realizada.

Ante ao exposto, o presente artigo aborda o tema sobre a logística relacionada a satisfação do cliente e o desenvolvimento. Sendo assim, tem como questão norteadora: qual a relevância da logística para a garantia de satisfação do cliente? E como objetivo geral demonstrar a importância da logística como uma ferramenta estratégica para a garantia da satisfação do cliente, ressaltando, também, sua relevância para o sucesso de uma organização.

A escolha do tema, justifica-se, por se tratar de um assunto relevante para o cenário econômico atual de uma organização, onde a tecnologia está tão difundida que permite cada vez mais produtos e serviços semelhantes, tendo como seu único diferencial o serviço prestado ao cliente e, é nesse cenário, que a logística contribui com gestores que almejam o sucesso e que buscam agregar segurança e credibilidade organizacional, juntamente com um produto de qualidade e um atendimento adequado que, além de conquistar a satisfação do cliente, garantem a sua fidelização.

Para Gil (1999), o método científico consiste no conjunto de vários procedimentos para se obter o conhecimento sobre determinado assunto. Entretanto, para ser considerado um método científico, faz-se necessário a identificação de cada etapa para sua posterior verificação ou o estabelecimento do método usado para chegar a tal conhecimento.

Ainda, segundo o autor supracitado, esse método antigamente poderia ser generalizado para quaisquer outros trabalhos científicos, no entanto, cientistas atuais acreditam que existam muitos outros métodos e que o objeto da pesquisa e as preposições a se descobrir são o que os determinam.

Portanto, a metodologia que será utilizada no presente artigo é a bibliográfica, embasada em referências de autores e sites que abordem sobre o tema.

2. LOGÍSTICA

Logística é a agregação dos diferentes meios relacionados a entrega, ao local e ao tempo combinado. Atualmente, seu conceito foi ampliado, abrangendo e agregando novas áreas do conhecimento, como: marketing, engenharia, economia etc. (MAIS POLÍMEROS, 2019).

Ademais, de acordo com Christopher (2007), ela engloba desde a gestão das várias etapas de produção, como a compra da matéria prima, e se estende até os fluxos finais de informações. Todas essas etapas do processo são realizadas pela empresa e por sua equipe de marketing, com foco no desenvolvimento lucrativo da empresa através de entregas otimizadas que viabilizam um menor custo e garantam a satisfação do cliente.

Bertaglia (2001) ressalta, ainda, que a logística visa satisfazer, com o menor custo possível, a demanda dos clientes, ou seja, é necessário gerenciar de maneira correta os fluxos dos produtos, desde o fornecimento até a entrega para o consumo final. Por isso, ela engloba atividades ligadas aos produtos, como: a previsão da demanda, gestão de estoques, armazenagem, design de redes de distribuições e outros.

Nesse contexto, há a necessidade de empreendimentos que visem se diferenciar em meio ao cenário atual competitivo, adotando estratégias logísticas para se manterem no mercado e atender a novos clientes (SANTOS NETO e SANTANA, 2015).

Portanto, entende-se que as empresas devem buscar por melhorias, realizando investimentos relacionados ao setor logístico, pois pessoas qualificadas e treinadas são capazes de planejar as melhores rotas e desenvolver métodos eficazes para a redução de custos com entregas e outros custos até que o produto chegue ao consumidor final. Com isso, consequentemente, haverá economia de tempo, dinheiro e garantia de satisfação da clientela.

3. TIPOS DE LOGÍSTICAS

A logística abrange operações desde o levantamento dos pedidos, armazenamento e transporte. Todas essas atividades estão relacionadas ao produto, ou seja, esses processos todos se transformam no produto e na qualidade do produto que será oferecido ao cliente. Nesse contexto, o blog Mais Polímeros (2019), destaca alguns tipos de logísticas, sendo elas:

Logística Empresarial: consiste nas atividades essenciais, como: aquisição, movimentação, armazenamento e entrega ao consumidor final. Tem como objetivo aumentar a qualidade do fluxo comercial através das experiências dos clientes e a busca por menores custos.

Logística Integrada: são todos os processos que englobam a cadeia de suprimento, sendo seus processos integrados de tal forma que aumentam a eficiência e melhoram os resultados empresariais.

Logística Reversa: é a área da logística ligada ao pós-venda, ou seja, que controla as informações referente ao retorno dos produtos comercializados, além de incentivar o reuso, a reciclagem e o tratamento dos resíduos que evitam inúmeras formas de poluição.

4. SATISFAÇÃO DO CLIENTE

De acordo com Christopher (2007), o bom serviço oferecido ao cliente pode ser o diferencial entre a permanência e o desenvolvimento de uma empresa e a de seus concorrentes, ou seja, a satisfação do cliente em adquirir um produto que atenda a todas as suas perspectivas pode vir a se tornar um diferencial competitivo perante os concorrentes no mercado.

Ao realizar uma compra, o cliente espera que suas expectativas com relação ao produto ou serviço sejam alcançadas. Sendo assim, o conjunto de atrativos como: fotos, layout, produtos inovadores e outras qualidades, somados a uma entrega segura e pontual, é fundamental para encantar e fidelizar o cliente (SAMICO, 2020).

Ademais, Cunha (s.d), enfatiza a necessidade da valorização do relacionamento com o cliente no pós-venda e a necessidade de se realizar melhorias para surpreender e encantar os clientes nas próximas compras.

5. A IMPORTÂNCIA DA LOGÍSTICA PARA A GARANTIA DA SATISFAÇÃO DO CLIENTE

Atualmente, as empresas não estão somente buscando estratégias para aumentar o faturamento, mas também têm buscado meios para sobreviver no mercado. Com consumidores mais exigentes a cada compra, as empresas precisam se adequar e se adaptar para atender a estas novas especificações. Nesse contexto, uma logística eficiente, muitas vezes, possibilita que as organizações permaneçam e cresçam mediante a alta competitiva.

Em consonância, Santos Neto e Santana (2015), afirmam que a empresa que se dedica a desenvolver um bom planejamento das operações logísticas, consequentemente, terá um melhor desempenho na visão dos clientes, o que acarretará um crescimento maior em relação à concorrência.

O cliente é o principal responsável por manter um negócio vivo. Portanto, há uma grande necessidade de se preservar a satisfação deles com relação às transportadoras, visando manter um bom relacionamento com os compradores (MAIS POLÍMEROS, 2019). Sendo assim, sua satisfação é essencial para que ele olhe de maneira satisfatória para a logística e, assim, a empresa consiga fidelizá-lo e fornecer maior credibilidade ao serviço ou produto oferecido. Por isso, é necessária uma gestão organizada, eficiente, planejada e tecnologicamente desenvolvida (SANTOS NETO e SANTANA, 2019).

Bertaglia (2001), ainda, afirma que para trazer vantagens competitivas em relação aos termos de serviço e redução de custos é necessário administrar a logística de forma correta, para que assim haja uma diferenciação em relação aos concorrentes e garantia da satisfação dos consumidores.

Por este motivo, há a necessidade de se estipular prazos realistas aos clientes, deixando claro que existe a possibilidade de alteração dos prazos devido aos possíveis imprevistos (MAIS POLÍMEROS, 2019). Entretanto, verifica-se que isto pode ser evitado através das previsões de demanda, pois por meio delas é possível manter a qualidade do que está sendo oferecido ao público em épocas de picos e em datas especiais, otimizando o processo de administração logística e, consequentemente, garantindo a satisfação do cliente através do cumprimento de prazo.

Além disso, diversos outros cuidados são necessários para garantir a satisfação dos clientes, entre eles pode-se citar: a utilização de embalagens apropriadas; acondicionamento adequado no veículo de transporte; planejamento cuidadoso com as rotas de entrega; entre outros, que também visam a segurança do produto e a entrega no prazo estipulado.

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Diante do tema abordado e das referências bibliográficas abordadas, fica explícito que a logística contribui de forma essencial para o desenvolvimento da organização, bem como para a garantia da satisfação dos clientes, os quais têm suma importância para qualquer empresa em questão de credibilidade, lucros e objetivos.

Nesse contexto, constata-se que é de suma importância que a empresa seja transparente e íntegra, agindo sempre com idoneidade quando o assunto são promessas de entrega com prazos muito curtos que tem como o único intuito de fazer com que o cliente realize a compra. Prometer uma entrega rápida e não conseguir cumprir só diminui a credibilidade de tal empresa perante o cliente, portanto, é melhor prometer um prazo realista e entregar na data. Deve-se, ainda, deixar explícito ao consumidor que a ocorrência de pequenos atrasos por possíveis imprevistos é algo que pode vir a acontecer, mas, que o real intuito da empresa é buscar trabalhar para que não venha ocorrer novamente no futuro.

Retomando a questão norteadora deste estudo, que visou responder sobre: qual a relevância da logística para a garantia de satisfação do cliente? Concluiu-se que a logística é uma ferramenta importante para a satisfação dos clientes e, por meio dela, a empresa poderá obter resultados positivos em seu desempenho perante o mercado competitivo.

Por fim, destaca-se que a qualidade está implícita no produto ou serviço oferecido por uma organização, porém, não se pode esquecer que o cliente está no final da cadeia de suprimentos e, é um indicador de que a empresa atendeu às suas expectativas, o recebimento do produto desejado da forma como esperava e dentro do prazo estipulado.

REFERÊNCIAS

BERTAGLIA, Paulo Roberto. Logística e Gerenciamento da Cadeia de Abastecimento. São Paulo: Atlas, 2001.

CHRISTOPHER, Martin. Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos. São Paulo: Futura. 2007.

CUNHA, Fábio. Satisfação do cliente na logística: aprenda como medir e descubra formas de fidelizá-lo! Datamex, s.d. Disponível em: <https:// https://www.datamex.com.br/blog/satisfacao-do-cliente-na-logistica-aprenda-como-medir-e-descubra-formas-de-fideliza-lo/>. Acesso em: 18 de out. 2020.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5.ed. São Paulo: Atlas, 1999.

MAIS POLÍMEROS. Entenda o conceito de logística e sua importância dentro das empresas. Blog Mais polímeros, junho de 2019. Disponível em:< https:// http://www.maispolimeros.com.br/2019/06/03/conceito-de-logistica/>. Acesso em: 18 de out. 2021.

SANTOS NETO, Ubaldino José dos; SANTANA, Lídia Chagas de. Logística e serviço ao cliente como estratégia competitiva. Revista de Iniciação Científica – RIC, jun. 2015, Vol. 02, n° 02, p. 97-111, ISSN 2258-1166. Disponível em: < https://www.cairu.br/riccairu/pdf/artigos/2/07_LOGISTICA_SERVICO_CLIENTE_.pdf>. Acesso em: 18 de out. 2021.

SAMICO, Luiz. Como a satisfação do cliente na logística pode influenciar. Blog VTEX, julho de 2020. Disponível em: <https:// https://vtex.com/pt-br/blog/estrategia/satisfacao-do-cliente-na-logistica/>. Acesso em: 18 de out. 2021

[1] Bacharelando.

[2] Bacharelando.

Enviado: Janeiro, 2022.

Aprovado: Junho, 2022.

4.9/5 - (8 votes)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar por categoria…
Este anúncio ajuda a manter a Educação gratuita