Dimensionamento de um Tombador Hidráulico

0
104
DOI: ESTE ARTIGO AINDA NÃO POSSUI DOI [ SOLICITAR AGORA! ]
Dimensionamento de um Tombador Hidráulico
Classificar o Artigo!
ARTIGO EM PDF

ARTIGO ORIGINAL

MOCELIN, Luis Gustavo [1], MOCELIN, Daline Andressa Scheida [2]

MOCELIN, Luis Gustavo. MOCELIN, Daline Andressa Scheida. Dimensionamento de um Tombador Hidráulico. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 03, Ed. 11, Vol. 08, pp. 82-92 Novembro de 2018. ISSN:2448-0959

RESUMO

Os tombadores hidráulicos fazem parte do cotidiano de muitas pessoas, e são comuns encontrarmos principalmente em cooperativas de recebimento de grãos.

Palavras chave: Tombador hidráulico, descarga de grãos, levantamento de carga

INTRODUÇÃO

O funcionamento desses equipamentos acontece de maneira bem simples e de fácil operação. O processo operacional das máquinas hidráulicas está baseado no princípio de Pascal. Dessa forma, anunciou que o acréscimo de pressão, em um ponto de um líquido em equilíbrio, transmite-se integralmente a todos os pontos deste líquido. O tombador é uma máquina hidráulica e para que possa subir e descer, esse equipamento utiliza o princípio de Pascal. Os tombadores hidráulicos utilizam cilindros hidráulicos, a fim de diminuir ou aumentar as plataformas de trabalho ou outros tipos de dispositivos de elevação. Produzidos por cilindros hidráulicos, os modelos de tombadores hidráulicos são capazes de suportar e levantar objetos pesados ou grandes, que não possam ser movidos pelo trabalho manual. A aplicação principal dos tombadores hidráulicos é suspender caminhões carregados de grãos para que seja feito o descarregamento da carga dentro da moega, e posteriormente levado para os silos.

OBJETIVOS

O objetivo do nosso trabalho é avaliar o funcionamento de um tombador hidráulico instalado em uma empresa de recebimento de cereais. Partindo dos dados informados pelo fornecedor o grupo irá trabalhar visando fazer uma análise de viabilidade do equipamento verificando por meio de cálculos se este atende as especificações do manual, chegando a uma conclusão se realmente os tombadores de plataforma hidráulicas atendem de maneira satisfatória diversas atividades atribuídas ao equipamento, como por exemplo, a descarga de grão.

1. JUSTIFICATIVA

Este trabalho elaborado em uma cooperativa de grãos, justifica-se pela necessidade de chegar a conclusão se o tombador suporta levanta ou não a carga fornecida pelo fornecedor.

2. DESENVOLVIMENTO

REFERENCIAL TEÓRICO

SISTEMAS DE DESCARGAS DE GRÃOS

De acordo com Weber (2005), para realizar a descarga de caminhões graneleiros tem-se duas alternativas: A primeira é da forma tradicional, onde o caminhão descarrega sobre a moega abrindo a carroceria lentamente, sendo que parte da carga descarrega-se pela gravidade e o restante manualmente com pás e rodos. A segunda forma é a descarga através dos tombadores hidráulicos, que é uma máquina projetada para descarregar com rapidez, eficiência e segurança caminhões, truck e carretas, bitrens e rodotrens.

Algumas vantagens dos tombadores hidráulicos:

  • Tempo de descarga de 2 a 4 minutos;
  • Travas nas rodas do caminhão garantem segurança;
  • Acionamento junto ao quadro elétrico ou à distância por botoeira;
  • Sensores impedem a elevação da plataforma sem que estejam travadas as rodas;

HIDRÁULICA

Segundo Palmieri (1994), a hidráulica é a ciência que estuda os fluidos sob pressão e em escoamento. O funcionamento do elevador hidráulico transmitir a pressão exercida sobre uma de suas colunas a todos os pontos do elevador e o resultando em aplicar uma força menor que a necessária para levantar uma carga.

Segundo Fialho, (2011), a hidráulica é a responsável pelo conhecimento das leis que regem o transporte, a conversão de energia, a regulagem e o controle do fluido agindo sobre suas variáveis (pressão, vazão, temperatura, viscosidade, etc.).

MODELOS DE TOMBADORES

De acordo com Saur (2016), alguns modelos de tombadores hidráulicos estão apresentados na Figura 1:

Figura 1- Modelos de tombadores

Fonte: Saur (2011).

2.2 EMPRESA

O estudo de caso foi realizado na empresa Cooperativa Triticola Santa Rosa- LTDA na unidade de Horizontina-RS, conforme Figura 2, uma empresa focada no ramo de recebimento de grãos. A empresa possui 14 funcionários permanente, ou seja, que trabalham o ano todo. Durante o perído de safra abre-se a contratação de mais 8 novos funcionários, os chamados safristas.

Os produtos com maior demanda recebidos na unidade de Horizontina são milho, soja e trigo, sendo que outros tipos de grãos são recebidos em menores proporções. Em tempo de safra, a empresa recebe em torno de 102.000 toneladas de milho, 16.000 toneladas de soja e 3.600 toneladas trigo. O horário de funcionamento da empresa em tempo de safra é das 8 às 21:30 horas.

Figura 2- Unidade de Horizontina-RS da Cotrirosa

Fonte: autor

2.3 ORÇAMENTO

O tombador hidráulico que o grupo realizou o estudo, possui as seguintes especificações:

Fornecedor Saur e Parker
Potência 20 CV
Ângulo máximo de elevação 40 º
Largura 3.000 mm
Comprimento 12.0000 mm
Peso 10 toneladas
Ciclo de operação 2 à 4 minutos
Peso suportado 40 a 50 Toneladas

Para instalar um tombador com as especificações acima, o custo gira em torno de R$ 250.000,00, conforme figura 3:

Figura 3: Tombador hidráulico estudado pelo grupo

Fonte: autor

Figura 4: Mangueira utilizada no sistema do Tombador, Marca PARKER

Fonte: autor
Fonte: autor

Figura 5: Bomba utilizada, Marca SAUR

Fonte: autor

Figura 6: Comando Hidráulico, Marca PARKER

Fonte: autor

2.4 DADOS DOS COMPONENTES

  • Central de óleo:

Construído em chapa com um sistema de decantação para que o óleo esteja sempre descansado para ir para o sistema de bombeamento.

  • Comando Parker;
  • Motor Saur;
  • Bloco com válvulas direcionais:

As Válvulas de Controle Direcional da Parker são de alta performace, montadas individuais num sistema tipo manifold conforme norma NFPA estas válvulas foram desenvolvidas para aplicações industriais, com uma vida útil longa.

  • Manômetro mede Pressão do sistema:

Utilizado para controlar as pressões, para assim melhor calibrar o sistema.

  • Transmissor de pressão:

Permite controlar a pressão para verificar qualquer parte do sistema falhar com saída de sinal de 4 a 20.

  • Válvula de segurança:

Válvula de pressão tem uma faixa de regulagem de 150 a 210 bar e uma vazão de 220 lpm garantindo assim um ajuste mais fino perto da realidade.

  • PT 100 Funciona como um medidor de temperatura:

PT-100 para te dar a exata temperatura do óleo que será coletado pela bomba será essencial que o PT-100 esteja na direção de coleta da bomba com saída de sinal de 4 a 20.

  • Transmissor de nível:

Este instrumento é utilizado na medição precisa e contínua do nível com saída de sinal de 4 a 20.

  • Mangueiras e conexões:

As mangueiras de alta pressão, com os terminais prensáveis, são a garantia de um sistema sem vazamento.

  • Dados Cilindro Hidráulico de Simples Ação – Série HRC:
Cilindro simples Ação – Diâmetro externo (mm) 82.5 mm
Cilindro simples Ação – Diâmetro da haste (mm) 70 mm
Capacidade Cilindro Hidráulico (toneladas) 5 a 100 t
Curso (mm) 16 a 360 mm
Pressão máxima (10.000 psi) 700 bar

 

2.5 CRONOGRAMA DO PROJETO

Agosto Setembro Outubro Novembro
Assunto do projeto X
Visitas a empresa X X X
Relatório teórico X X
Cálculos do relatório X X
Entrega do relatório X

3. METODOLOGIA

A metodologia utilizada pelo grupo foi a de pesquisa bibliográfica em livros da biblioteca FAHOR, sites da internet e manuais do fornecedor. O grupo também usou o estudo de caso, pois foi feito várias visitas à empresa para buscar dados do tombador e verificar seu funcionamento na prática. Com base nesse exposto, o grupo conseguiu obter todas as informações necessárias para dar continuidade ao trabalho.

4. RESULTADOS

Figura 7: Esquema e Diagrama Hidráulico

Fonte: autor
Fonte: autor
Fonte: autor

5. REFERÊNCIAS

EngeParker Tomabadores, Disponível em: http://www.engeparker.com.br/index.php?categoryID=200

Parkes Bombas Hidráulicas. Disponível em: http://ph.parker.com/br/pt/pumps

Catálogos Parker Hannifin de Bombas Hidráulicas. Disponível em: http://www.hmchydraulics.com.br/catalogos-parker

Plataforma de Descarga Traseira com Deslocamento. Disponível em: http://www.saur.com.br/pt/agricola/plataformas-de-descarga-tombadores/plataforma-de-descarga-traseira-com-deslocamento

Catálogo Técnico Hidráulico HYVA. Disponível em: http://www.hyva.com/Hyva/UserFilesStore/File/Hyva%20do%20Brasil/Documentos2013/catalogo_tecnico_hidraulicos_portugues.pdf

Parker Hydraulics. Disponível em: http://www.parker.com/parkerimages/br/download/hydraulics/pdf/hy19_1001.pdf

Manual de Aplicação de Produtos Parker. Disponível em: http://docplayer.com.br/8124456-Aplicacao-montadora-agral-identificacao-parker-identificacao-da-montadora-no-tipo-observacao-312-9115-425-p30-guindauto.html

Coletânea de Fórmulas Hidráulicas. Disponível em: http://www.boschrexroth.com.br/business_units/bri/de/downloads/hyd_formelsammlung.pdf

MGM Industrial Cilindros Hidráulico de Simples Ação. Disponível em: http://www.mgmindustrial.com.br/produtos/cilindros-hidraulicos.html

ENERPAC Bombas Elétricas Série 8000. Disponível em: http://www.enerpac.com/sites/default/files/products/downloads/8000_e327r_pt-br.pdf

[1] Analista de Engenharia. FAHOR- Faculdade Horizontina.

[2] Diretora dos Postos de Saúde. FAHOR- Faculdade Horizontina.

Enviado: Fevereiro, 2018

Aprovado: Novembro, 2018

Como publicar Artigo Científico

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here