BLOG

Como fazer um Artigo Científico? Estrutura básica!

Conteúdo

5/5 - (27 votes)

Todos sabemos das grandes dificuldades iniciais que toda pessoa que está começando e quer ter seu tão sonhado artigo publicado e reconhecido em uma revista científica. Até mesmo para começar a escrever!

Pensando nisso, nós da Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento hoje vamos deixar…. digamos, uma fórmula, ou algumas dicas certeiras de como fazer um artigo científico. Para que ele possa ser aprovado, e o mais importante: publicado e reconhecido!

Neste informativo, buscamos esclarecer as dúvidas mais frequentes de maneira simples, abordando com clareza todos os tópicos que um artigo científico necessita para ser reconhecido como tal, para que assim, todos que estão se inserindo agora nesse mundo acadêmico de publicações consiga de maneira mais assertiva sua publicação.

Como fazer um Artigo CientíficoQuais são os Critérios básico de um Artigo Científico ?

Para conseguir passar todo o conteúdo desejado e estudado, precisamos que o texto apresente todo um formato e aparência de um artigo científico, por isso cada revista cientifica apresenta um padrão e exigências diferentes! Nossa revista em especial, passa por uma estruturação para que todos os artigos publicados sejam em formato HTML, ou seja, o formato para que todos possam acessar pelo seu tablet, smartphones, computadores e notebook de forma simples e fácil. Por isso as questões e dúvidas de com qual letra, qual formato, espaço entre figuras podem ser enviados os artigos, em nossa revista é mais livre… devido a toda reprogramação feita posteriormente por nós!

Todo Artigo Científico deve ser iniciado pelo Título?

Certamente! E este deve ser da forma mais clara possível, para que possa ser identificado de cara a informação passada pelo texto! Logo abaixo deve se colocar o nome do autor e se tiver coautor, acompanhado de suas qualificações acadêmicas, por exemplo: Sonia de Lourdes Silva, Formada em Engenharia, pós-graduada em Engenharia Ferroviária, Mestrado em Engenharia Civil.

Aí bate aquela dúvida: mas eu preciso ter mestrado, doutorado para estar enviando meu artigo? Não necessariamente; recebemos diversos artigos de graduandos, pois acreditamos que todos os artigos ajudarão de forma bem positiva todos que buscam informações, desde o ensino fundamental ao doutorado! Pois nossa política de conhecimento é bastante aberta e nós não separamos os conhecimentos.

Resumo: O que vem a ser o resumo de um Artigo Científico ?

Este nada mais é que uma parte resumida e principalmente organizada, trazendo ao leitor de forma clara e objetiva o interesse de sua pesquisa. Esse resumo deve ser de uma forma bem estruturada, para assim poder passar todo a apresentação do trabalho de forma clara.

O que são as palavras chaves em Artigos Científicos ?

Palavras chaves são identificadores do seu assunto, geralmente são de 3 a 5 palavras, que são colocadas abaixo do seu resumo. Para nossa Revista Núcleo do Conhecimento não precisa ser enviado seu resumo em varias línguas, pois temos uma grande parceria com organizações internacionais, e assim, nós traduzimos seu artigo na integra, transmitido seu material para até 109 países.

Precisa -se de Introdução em um Artigo Científico ?

Sim! A introdução deve ser colocada logo a baixo das palavras chaves, e nela deve ser colocado todos os aspectos gerais do contexto, deixando bem claro os objetivos do seu estudo, o que você está buscando com eles, quais são os problemas que a pesquisa pode vir a resolver ou se já está resolvendo, se está investigando ou buscando justificativas para desenvolver algo em concreto ou abstrato.

Não é preciso necessariamente nesta introdução conter todos os tópicos do artigo, mais é importante deixar de uma forma bem definida para que o leitor consiga entender, para que seu artigo está sendo realizado e estudado.

Como podemos fazer o Desenvolvimento em um Artigo Científico para não ser classificado com o temido Plágio?

Nesta parte do texto, onde realizamos o desenvolvimento do artigo, devemos colocar todas as bases, todas as referências, que estamos baseando para a realização de toda nossa pesquisa, materiais e métodos utilizados e caso seja de relatos deve ser colocado nesta ordem. Lembrando que para realização de um artigo vemos e pesquisamos muitas informações que acabam não agregando ou acrescentando ao nosso estudo e consequentemente não utilizadas, estas referências não devem aparecer no artigo. Porém, todas as demais colocações e referências utilizadas deveram obrigatoriamente ser mencionadas em seu artigo sobre sua origem. Utilizando e mencionando todas as fontes não correrá o risco de seu artigo ser classificado como plágio, e perder todo um estudo, tempo e pesquisa devido à falta de informações e fontes verídicas.

Qual é a forma mais correta de terminar nosso Artigo Científico na Conclusão e ou Considerações Finais?

Nas considerações finais descreva tudo o que você conseguiu observar, tente relatar todas as descobertas, se conseguiu provas concretas do que está propondo e se está coerente com o que foi relatado a princípio, se as ideias iniciais continuam as mesmas e embasadas e coerentes as pesquisas realizadas ou se caso algo não se saiu como o esperado, também é muito importante que seja descrito, pois ajudará a futuras pesquisas a não cometerem talvez o mesmo equívoco.

É importante também descrever se seus objetivos com a pesquisas foram alcançados, se novos problemas foram encontrados, especifique tudo o que observou e que pode extrair de seu estudo.

Mesmo citando no decorrer do Artigo Científico é imprescindível as Referências Bibliográficas?

Todo artigo publicado, deve necessariamente ter suas referências bibliográficas descrito no final da publicação, como base das pesquisas, para futuras averiguações de citações e mais uma vez deve ser usado somente as referências usadas no texto e não o que você acabou estudando mais não foi útil e utilizado. Assim teremos uma Bibliografia limpa e ágil para possíveis estudos futuros.

Para finalizar nossas dicas de como redigir um Artigo Cientifico, é sempre bom pesquisar sobre a revista que você pretende enviar seu artigo para publicação, levando em conta as inúmeras variedades de revistas cientificas existentes hoje em dia, pois toda revista possui normas internas e exigências diversas com algumas coisas diferentes umas das outras, nossas dicas foram baseadas em nossa revista Núcleo do Conhecimento e de uma forma geral o básico de todas as revistas.

2 respostas

  1. Desenvolvi um estudo sobre perspectiva exata intitulado PERSPECTIVA QUADRILÁTERA. Esse trabalho foi registrado na Biblioteca Nacional em 1986. Esta sendo divulgado há anos na internet através de um site.
    A Perspectiva Quadrilátera é inédita e revolucionária, resolve todos os problemas de execução das perspectivas tradicionais, assim sendo, ela deverá constar no currículo do ensino médio. Somente após seu reconhecimento ela poderá ser amplamente usada por estudantes e professores. Tenho 89 anos e tenho dificuldade em fazer a apresendação da Quadrilátera conforme as exigências da Revista Ciêntífica. Seria possivel a indicação de um profissional para fazer o trabalho? Tenho PDF do livro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este anúncio ajuda a manter a Educação gratuita

Confira também...