BLOG

Qual é a importância da pesquisa científica? É importante promover o conhecimento científico?

Conteúdo

5/5 - (5 votes)

Em nosso post de hoje iremos discutir sobre a função social da pesquisa científica com o objetivo de demonstrar como o conhecimento científico é capaz de transformar a vida de qualquer pessoa.

Dessa forma, ao longo desta reflexão, além de apontarmos os pontos que fazem com que a pesquisa e o conhecimento sejam importantes, iremos demonstrar qual é a função social da produção científica e quais aspectos têm feito com que as pesquisas sejam tão relevantes.

Logo, para início de conversa, podemos dizer que o primeiro motivo que impulsionou a importância social da produção científica está relacionado com a enxurrada de informações com as quais temos contato em nosso dia a dia.

Há uma ampla gama de possibilidades relacionadas à comunicação da informação que fizeram com que as pessoas tivessem acesso ao conhecimento. Contudo, embora tenhamos acesso a diversas informações por meio da internet e das redes sociais, é fato que muitas delas não possuem qualquer base argumentativa.

Função social das pesquisas científicas frente às fontes sem base

Diariamente, temos contato com uma série de informações baseadas nos achismos e no senso comum, sem qualquer embasamento científico. E esse fenômeno tem cada vez mais promovido uma espécie de mal-estar social, uma vez que as pessoas têm ficado cada vez mais ignorantes.

Contudo, entendemos que o conhecimento científico é a única forma capaz de permitir que essas pessoas tenham contato com informações seguras e de qualidade, que partem de bases sólidas e que permite que esses indivíduos construam um conhecimento sólido e crítico.

Entretanto, o que muitos não entendem é que existem essas informações disponíveis gratuitamente a sociedade laica e científica. Logo, desde que o estudo seja relevante e respeite alguns critérios, ele é contributivo.

Uma das funções sociais da comunicação científica é a de promover o acesso ao saber. Posto isso, pensemos em exemplos práticos das pesquisas que contribuem com a sociedade.

As pesquisas contributivas

Tomemos como exemplo um estudo que discute sobre a importância do ato de brincar. Um artigo pode fazer com que o pai compreenda qual a melhor estratégia para essa criança se desenvolver da melhor forma. Textos simples de revisão de literatura podem auxiliar uma ampla gama de pais preocupados com a educação de seus filhos.

As pesquisas contributivas

Nesse contexto, um outro exemplo que podemos citar diz respeito aos cuidados voltados a uma alimentação saudável e sustentável, em que por meio dos artigos científicos, qualquer um pode entender como funciona uma dieta equilibrada que respeite as necessidades do corpo, com uma noção básica da quantidade de proteína, carboidratos e nutrientes necessários ao corpo diariamente, sem que necessite fazer aquelas dietas malucas encontradas na internet e sem base científica.

Logo, todas essas questões podem ser facilmente respondidas por meio do acesso aos artigos científicos disponibilizados na internet, que apresentam informações e orientações muito mais seguras a respeito do assunto.

A importância da simplificação da linguagem científica

Sabemos que muitas pessoas têm receio de pesquisar por artigos científicos, pois entendem que esse tipo de material possui uma escrita muito robusta. Contudo, nem sempre é assim.

A importância da simplificação da linguagem científica

Há, claro, materiais científicos que assumem uma linguagem mais robusta, visto que a comunicação é feita entre cientistas, mas há outros que se comunicam com a sociedade leiga.

Por exemplo, citamos acima sobre a questão da dieta, porque é um dos temas mais procurados diariamente na internet.

Logo, dado a constante procura sobre esses tipos de assuntos, muitas das produções científicas sobre esse assunto possuem uma linguagem mais simplificada, pois visam atender as necessidades dessa sociedade.

Sendo assim, embora também haja aqueles estudos científicos que assumem uma linguagem mais robusta, os quais não deixam de lidar com uma demanda da própria sociedade, é válido destacar que a ciência também preza pela linguagem simples, pois isso facilita o acesso à informação.

O pressuposto da ciência

Um dos papéis fundamentais da ciência é o de que todos devem ter acesso à informação científica segura e de qualidade. É ela quem garante que a sociedade como um todo possa se informar em lugares seguros. Com isso, criou-se estratégias capazes de promover esse acesso ao conhecimento com foco na democratização do saber científico.

Durante muitos anos, a preocupação de um cientista era a de se comunicar tão somente com outros cientistas. Além disso, ainda hoje, os acadêmicos têm um ego inflamado, de modo que querem comunicar os seus resultados apenas em espaços específicos, como em simpósios, congressos e em revistas científicas.

Muitos apenas querem provar para outro cientista que sabem mais. Entretanto, embora a comunicação entre cientistas seja essencial, acreditamos que devemos assumir uma dupla função.

A dupla função de um cientista

Acreditamos que um cientista pode se comunicar de formas diferentes, atendendo as demandas de dois públicos distintos. Logo, é certo que a linguagem utilizada para se comunicar com os cientistas não será a mesma empregada em textos destinados à comunicação com a sociedade civil.

A dupla função de um cientista

Apesar disso, todo e qualquer cientista deve contribuir com a sociedade laica, senão os seus estudos não terão motivo de existência.

Seja você estudante, professor, pesquisador, a sua missão social é a de contribuir com a sociedade a partir da divulgação dos resultados de seus estudos.

O mesmo vale para aquelas pessoas ligadas ao mundo do trabalho. Todos nós carregamos em nossa essência um conhecimento significativo que deve ser compartilhado. Nesse contexto, temos, então, a importância e necessidade de compartilhar as experiências.

A importância de se compartilhar as experiências

Suponhamos que você seja um contador e tenha visto que uma das possibilidades mais indicadas para hoje é a atuação enquanto perito, a dica que te damos, nesse contexto, é: compartilhe a sua experiência!

O objetivo é demonstrar todas aquelas experiências coletadas ao longo dos anos, pois é uma forma de apontar como esse campo evoluiu ao longo dos anos. A fim de que as pessoas saibam o que mudou, é interessante que os estudantes, os acadêmicos, os profissionais de mercado e a sociedade como um todo compartilhem esse conhecimento.

A importância de se compartilhar as experiências

No caso de nosso exemplo, as pessoas interessadas em ingressar no campo das Ciências Contábeis podem ser amplamente beneficiadas.

Além disso, também é possível estabelecer uma série de parcerias com pessoas interessadas nessa mesma linha de raciocínio.

Há poucos profissionais que são, de fato, especialistas, de modo que a divulgação do conhecimento é uma excelente alternativa para aprimorar a prática de trabalho. Nessa linha, saiba que o material científico pode suprir uma série de lacunas relacionadas à atuação profissional.

A ciência como forma de suprir lacunas

Os trabalhos científicos fornecem respostas e até mesmo soluções para uma ampla gama de problemas que afetam não apenas a sociedade laica, mas o dia a dia de trabalho das mais diversas pessoas.

O objetivo da ciência é o de fazer com que a pessoa prefira consultar essas informações necessárias ao aprimoramento de sua prática e/ou resolução do problema em lugares seguros, isto é, nos artigos científicos.

Nesse contexto, o conhecimento científico, portanto, tem como função primordial fornecer subsídios à própria sociedade para que ela seja capaz de evoluir. É uma forma de desenvolver a sociedade, bem como as pessoas que habitam nos mais diversos contextos.

Os níveis de comunicação científica

Hoje, o conhecimento científico é comunicado a partir de três níveis e todos eles são muito importantes para que haja o desenvolvimento da sociedade. Os artigos de nível um têm como objetivo se comunicar com a sociedade como um todo, de modo que desde os estudantes do ensino fundamental e médio, dos cursos técnicos e da graduação até a sociedade laica possam entender esse conteúdo.

Os artigos de nível dois, por sua vez, circulam mais entre os acadêmicos, porém, a linguagem ainda é acessível. Enquanto, os artigos de nível três são aqueles que adotam uma linguagem muito específica e, dessa forma, estão ligados a comunicação entre cientistas. Esses três níveis, embora promovam a comunicação de formas diferentes, são essenciais à evolução da sociedade como um todo.

Problemas relacionados à cultura brasileira

Ainda hoje, não temos, em nosso país, uma cultura do conhecimento muito sólida!

Temos, então, uma necessidade muito urgente, que é a de desenvolver o intelecto das mais diversas pessoas, uma vez que não têm o hábito da leitura e da escrita. Nesse sentido, torna-se crucial as políticas voltadas à popularização, acesso e democratização da ciência.

Há muitos campos que precisam de um conhecimento mais avançado e, além disso, lidamos, também, com os analfabetos funcionais. É apenas o conhecimento que pode reverter essa situação. Há uma carência relacionada à formação de pesquisadores, visto que são poucos os que têm mestrado e/ou doutorado.

Nesse sentido, é nosso papel promover a ciência para todos aqueles que precisam. Nós, enquanto cientistas, temos o dever de fazer com que a ciência chegue até as casas das mais diversas pessoas.

Por que devemos abraçar a causa pela popularização do conhecimento?

Acreditamos que temos o dever de promover o conhecimento porque é preciso que desenvolvamos a cultura da leitura e escrita de forma crítica e reflexiva em nosso país. Apenas conseguiremos evoluir enquanto sociedade, bem como promover o desenvolvimento sociocultural em nosso país, à medida em que nos comprometemos de uma forma mais efetiva com essa popularização do conhecimento.

Por que devemos abraçar a causa pela popularização do conhecimento

É apenas por meio do acesso e utilização dos mais diversos conhecimentos que a sociedade se tornará, de fato, emancipada.

O principal desafio é o de auxiliar as pessoas com os mais diversos interesses a internalizar esse conhecimento.

Apenas replicar e reproduzir esse conhecimento não é o que buscamos por meio das estratégias de popularização da ciência. A nossa missão é a de fazer com que essas pessoas reflitam sobre aquilo que leem.

O compromisso social dos cientistas

A fim de que esses cuidados sejam tomados, é preciso que os cientistas como um todo assumam uma mesma responsabilidade. Esse compromisso é o de fazer com que o saber chegue até as mais diversas pessoas, independentemente de gênero, raça, classe, faixa etária etc. Entretanto, essa responsabilidade é assumida de formas diferentes, uma vez que, como vimos, o conhecimento é promovido a partir de três níveis distintos.

Com isso, queremos fazer um apelo. Independentemente da sua titulação, isto é, seja você um graduando/graduado, um mestrando/mestre, doutorando/doutor, livre-docente e a fins, é importante que contribuamos com a promoção da ciência.

O nosso objetivo aqui é o de promover uma consciência coletiva geral relacionada a esse compromisso indispensável que devemos assumir para com a sociedade, pois ela necessita das mais diversas soluções e respostas para os seus problemas.

Mantenha o foco na sociedade e em suas necessidades

É de suma importância que você leve em consideração que o nosso dever é o de fazer com que a ciência chegue até as mais diversas pessoas. Contudo, por outro lado, temos notado que alguns acadêmicos têm assumido uma postura muito negativa.

Muitos deles têm se preocupado com a avaliação e julgamento do trabalho alheio e se desatentado a sua própria produção científica, isto é, nas suas próprias estratégias voltadas à promoção da ciência.

E o problema, é que esta não é uma tendência típica tão somente a uma área, visto que, infelizmente, esse é um comportamento comum nos mais diversos contextos, não sendo algo exclusivo à academia. Posto isso, fazemos aqui esse alerta para que não cometa o mesmo erro.

Nunca se esqueça: o nosso foco deve ser a popularização e acesso à ciência. Adentramos aqui no território da própria cidadania, uma vez que nós, enquanto seres sociais, temos uma missão da qual não podemos nos desvencilhar.

Nós temos que promover o acesso ao conhecimento a partir dos três níveis aqui comentados, contudo, recomendamos que você não foque apenas em um, pois, dessa forma, conseguirá se comunicar com os públicos mais diversos.

Há artigos em que os autores envolvidos se preocuparam muito mais com atender a uma demanda social urgente e, dessa forma, assumem o nível um. Estudos voltados às políticas públicas e à educação são alguns dos exemplos.

Apesar disso, é importante que saibamos que ainda há muitos problemas sociais que precisam de respostas urgentes. Logo, é essencial que continuemos produzindo conhecimento para suprir essas lacunas, pois é somente através do conhecimento que nós conseguiremos nos emancipar.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este anúncio ajuda a manter a Educação gratuita

Confira também...