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Tipos de trabalhos que são exigidos em um curso de mestrado profissional: vamos entender as diferenças principais entre os dois formatos?

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Trabalhos de mestrado que costumam ser exigidos em um curso de mestrado: conhecendo as tipologias e as suas principais características

Olá, tudo bem? Em nosso post de hoje iremos retomar as nossas discussões sobre os tipos de trabalhos de mestrado que podem ser exigidos em um curso stricto sensu de mestrado profissional. Contudo, antes de nos atermos a esse formato em específico, precisamos esclarecer qual é o tipo de trabalho mais requerido em um mestrado acadêmico, uma vez que ele pode ser pedido até mesmo em um curso de mestrado profissional. O modelo mais pedido em cursos que são mais teóricos, os acadêmicos, é a dissertação de mestrado tradicional. Ela é mais teórica porque os acadêmicos envolvidos com esse tipo de abordagem não possuem uma inclinação tão prática. O aproveitamento da atuação profissional do pesquisador é convertido em trabalhos requeridos em cursos de mestrado profissional. Como são diversas as possibilidades, iremos apresentar alguns exemplos ao longo do post que podem ser requeridos.

Os trabalhos requeridos em mestrados profissionais

Os trabalhos requeridos em mestrados profissionaisTemos como objetivo apresentar ao longo desse post algumas das tipologias mais recorrentes. A pauta de hoje nasceu da seguinte questão que nos foi colocada: estou cursando um mestrado profissional e grande parte da minha dissertação é baseada em leis e resoluções. Entendo que o correto, nesse caso, seria utilizar o referencial teórico para embasar esta discussão. Como esta dúvida é muito pertinente, antes de nos concentrarmos nos tipos de materiais exigidos neste programa, iremos discutir um pouco mais sobre o referencial teórico nas pesquisas científicas. A primeira coisa que precisamos reiterar sobre os cursos de mestrado profissional é que a ideia é que os trabalhos a serem desenvolvidos e defendidos não seja aquela dissertação canônica que conhecemos. Assim sendo, iremos apresentar, primeiramente, algumas características dessas dissertações requeridas em um mestrado acadêmico.

A dissertação em um mestrado acadêmico

Iremos pegar como exemplo as leis e resoluções. Se o pesquisador em questão estivesse em um curso de mestrado acadêmico, ele iria pegar esses documentos e iria dissertar/argumentar sobre isso. Peguemos como exemplo o tema do desenvolvimento sustentável. No caso deste trabalho possuir um viés jurídico, toda essa discussão a partir das resoluções e leis deverá casar com a doutrina e com os conceitos relacionados a esse tema em específico. Essa discussão é feita no momento do referencial teórico. Este modelo é pedido com frequência nos cursos acadêmicos, porém, recomendamos que você verifique se a sua instituição de ensino pede como trabalho final nesse mestrado profissional este modelo ou outros tipos sobre os quais iremos conversar. Queremos apresentar mais algumas das características deste modelo de dissertação tradicional.

Características de uma dissertação teórica

Como se trata de um modelo que é essencialmente teórico, haverá algumas etapas que o seu trabalho precisará contemplar. O mais comum é que tenha uma introdução, desenvolvimento (capítulos e subcapítulos sobre o tema), as considerações e as referências. Na introdução deve ficar claro ao leitor qual é o problema de pesquisa com o qual irá operar, quais são os seus objetivos e hipóteses, a justificativa para o tema escolhido e o percurso metodológico. Para simplificar as coisas, podemos atestar que nesse momento da introdução você pegará as informações que estavam em seu projeto e irá sintetizar esses dados nesse momento inicial de forma sucinta, visto que uma introdução não possui muitas páginas. No desenvolvimento, três capítulos são feitos, pelo menos. Eles são essencialmente teóricos. Alguns desses podem adquirir uma tonalidade mais aplicada, a depender da área/linha de pesquisa.

Como é feito o desenvolvimento em dissertações tradicionais?

Como é feito o desenvolvimento em dissertações tradicionais?A depender da lógica seguida pela sua instituição e pelo seu orientador, todas as informações teóricas que você deseja apresentar em sua dissertação podem ser reunidas em um desses capítulos do desenvolvimento, divididas em tópicos e subtópicos, a depender das suas necessidades de pesquisa. Os outros capítulos costumam ser o de metodologia e o de resultados e discussão ou como é chamado em certos contextos, capítulo de análise. Esses são os elementos mais recorrentes, porém, cada instituição pode personalizar o desenvolvimento de uma forma diferente, conforme a sua própria lógica. Algo que também precisamos pontuar é que o referencial teórico irá ocupar uma grande parte da discussão que irá desenvolver. Contudo, no mestrado profissional, a forma como essas informações serão apresentadas irá mudar, visto que o objetivo é outro.

A adaptação dos programas de mestrado profissional às novas exigências

O tipo de trabalho que o seu programa irá exigir irá depender de como ele próprio tem se adaptado às novas exigências postas pela CAPES aos cursos de mestrado profissional. Por exemplo, se em seu mestrado profissional foi requerida a apresentação de um dado produto ao final desse curso, como é o caso de um projeto de lei, você precisará recorrer a certas resoluções. Essas resoluções são buscadas para darem vida ao projeto de lei que deseja apresentar como produto final. Algo fundamental que você deve manter sempre em mente é que em um curso de mestrado profissional a lógica seguida é outra. Um dos mecanismos de pesquisa mais afetados é o próprio processo de construção da dissertação, que será diferente da dissertação canônica com a qual já estamos acostumados. Entretanto, o desenvolvimento de trabalhos mais condizentes com a lógica do mestrado profissional não é uma realidade em toda a academia.

Trabalhos mais práticos são sempre requeridos em cursos de mestrado profissional?

Este panorama que iremos apresentar ainda acomete uma série de instituições que oferecem cursos de mestrado profissional. Como sabemos, os mestrados desse tipo nem sempre existiram em nosso país, e, dessa forma, ainda hoje estamos em processo de adaptação, o que faz com que não haja, ainda, uma homogeneização em relação à construção desses trabalhos mais práticos. Devido à falta de professores que estão imersos neste contexto mais prático, é comum que os programas peguem professores que estão há muito tempo em cursos de mestrado acadêmicos e os realoquem nos cursos profissionais. Esses professores, ao terem que orientar trabalhos de mestrados profissionais, passam por uma série de dificuldades, visto que não estão acostumados com esses trabalhos menos teóricos e mais aplicados. Isso ocorre porque não estavam preparados para assumir uma responsabilidade como esta.

As dificuldades de adaptação dos acadêmicos

As dificuldades de adaptação dos acadêmicosNão apenas os professores e orientadores, mas também os coordenadores desses cursos, passam por dificuldades nesse processo de adaptação à nova realidade. Assim sendo, é muito comum que embora esses programas identificam-se como mestrados profissionais, o trabalho requerido acaba sendo uma dissertação de mestrado tradicional. Contudo, há outros programas que já conseguiram se adaptar a essa nova realidade. Nesses programas, já no edital é possível identificar a postura dessa instituição frente a essa nova perspectiva. Lá você já saberá qual o tipo de trabalho que pode ser requerido. Os nomes que esses trabalhos podem receber são os mais diversos, como projeto final de mestrado, ou, ainda, como é mais comum, produto final. O primeiro passo é entender como o seu programa tem lidado com as exigências desse tipo de mestrado, pois pode ser que o trabalho final ainda seja mais teórico. Análise antes.

A importância de conversar com os alunos do programa

A importância de conversar com os alunos do programaA fim de que dúvidas sejam esclarecidas, recomendamos que, caso seja possível, você procure conversar com os alunos desse programa do qual deseja fazer parte para entender qual é o tipo de trabalho que está sendo requerido pela instituição na prática. O mais interessante ainda é conversar com os alunos orientados mais recentemente pelo professor que deseja, visto que, em um mesmo programa, trabalhos ora mais teóricos, ora mais práticos podem ser apresentados. Mesmo que os trabalhos mais práticos seja uma exigência da própria CAPES, não conseguimos brigar com esse orientador e mudar o seu ponto de vista sobre o trabalho final que deseja apresentar. Assim sendo, você terá que adequar a sua ideia frente ao que o seu professor espera de você. Se ele requerer um trabalho mais teórico, você não terá como fugir dessa inclinação. As leis e resoluções seriam discutidas junto às doutrinas e conceitos teóricos.

A discussão teórica em mestrados profissionais

Se o seu mestrado profissional tiver uma inclinação mais teórica, você precisará apresentar na fundamentação teórica essas leis. A discussão será feita como se você estivesse apresentando os conceitos e teorias da literatura relacionada ao seu tema de pesquisa. Não basta inserir essas leis, elas devem ser pensadas com base no contexto que perpassa pelo seu tema. Como é um trabalho mais teórico, você terá que recuperar as ideias dos doutrinadores e pesquisadores relacionados ao tema em pauta. A legislação precisará ser pensada junto à doutrina. Contudo, se a sua instituição incorporou, de fato, o mestrado profissional e todas as suas exigências, o seu rol de possibilidades é muito mais amplo. Desse modo, você poderá desenvolver uma cartilha, um projeto de lei, uma metodologia ativa, um sistema a ser implantado e seguido por um dado órgão público, dentre outras possibilidades.

As características dos trabalhos mais aplicados

Cada tipo de trabalho mais aplicado possui as suas próprias especificidades. Se o seu programa de mestrado profissional já incorporou essa nova realidade de forma ativa, é muito provável que o trabalho a ser desenvolvido será mais aplicado, porém, não significa que toda a discussão teórica será excluída, porém, ela ganha uma tonalidade mais secundária. Por exemplo, se você optou por realizar uma cartilha como produto final, algumas exigências precisarão ser cumpridas. Em primeiro lugar, você precisará ter muito claro em mente qual é o público-alvo desta cartilha, como pretende contribuir e quais são os benefícios para esse público em questão. Como a discussão precisa ser mais prática, no caso das leis que embasaram esta cartilha, poderiam ser inseridas como anexo. Como o grande objetivo é entender como a cartilha poderia ser aplicada de forma prática, as leis que a embasam poderiam ficar como leitura opcional.

Desenvolvendo uma diretriz

Um outro exemplo de trabalho requerido em cursos de mestrado profissional são as conhecidas diretrizes. Embora tenha uma parte dessas diretrizes que seja mais teórica, o objetivo é construí-la para que seja seguida em um dado contexto, com ênfase na melhora da atuação profissional em um certo campo. Uma dada empresa/setor será beneficiada com essa diretriz em questão. A fim de que a diretriz que você está defendendo possa ser bem aceita, você pode iniciar a discussão apresentando uma parte das leis, antes de partir para os conceitos mais práticos da diretriz. Entretanto, novamente, o perfil do público-alvo irá definir se deverá haver uma discussão teórica maior ou menor, pois, no caso de o seu público-alvo ser composto por acadêmicos, esta inclinação acadêmica pode ser maior. As leis, nesse caso, precisarão ser mescladas com a doutrina relacionada ao tema em pauta.  As leis na íntegra integram os anexos.

Incluindo as leis nos anexos e a publicação de artigos

Incluindo as leis nos anexos e a publicação de artigosCaso você deseje incluir as leis na íntegra, o mais indicado é que elas integrem os anexos. Os anexos aparecem depois que todo o trabalho for apresentado, após o tópico das referências finais. Outros tipos de mestrados e doutorados profissionais têm requerido aos seus alunos a publicação de um ou mais artigos científicos, sendo que esses passam a ser a dissertação do pesquisador, pois é um trabalho que tende a atingir uma parcela maior da sociedade, sobretudo pelo seu tamanho (apenas em termo de extensão) reduzido. Contudo, tudo irá depender de como a sua área/linha de pesquisa tem se adaptado a essa nova demanda. Uma outra possibilidade que tem crescido nos últimos anos é a realização de certas demandas do mundo da pesquisa.

Já vimos o caso de um programa que pediu para que o aluno em questão desenvolvesse um sistema que permitisse a visitação online a um museu. A produção final desse aluno foi a digitalização dos aspectos desse museu. Ao longo da produção do material, o pesquisador em questão contou um pouco sobre a história do museu, apresentou as obras e as suas principais características, onde se encontram disponíveis e como podem ser acessadas por meio da plataforma que foi desenvolvida com esta finalidade. Assim sendo, é válido frisar que essas possibilidades de criação irão depender do que a sua instituição de ensino tem considerado como modelo de trabalho a ser desenvolvido em um curso profissional. Para obter essa resposta você pode analisar os trabalhos mais recentes orientados pelo orientador que deseja.

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