BLOG

Como fazer mestrado profissional gratuito?

Conteúdo

Avalie!

 

Como fazer um mestrado profissional de forma gratuita?

Em nosso post de hoje iremos discutir sobre uma questão que tem sido preocupação de muitas pessoas que estão ligadas ao mundo corporativo e desejam migrar para o acadêmico, porém, sem que tenham que abandonar o campo profissional.

Como fazer um mestrado profissional de forma gratuita

Nesse sentido, muitos têm se perguntado se há algum tipo de curso no eixo da pós-graduação stricto sensu – mestrado e doutorado – capaz de integrar os dois mundos. Podemos afirmar que sim, existe esta possibilidade.

Pensando nesse perfil de pessoas com necessidades diferentes, a CAPES passou a reconhecer os cursos de mestrado e doutorados profissionais, uma vez que, em virtude das situações expostas pela comunidade acadêmica, percebeu que há uma crescente no interesse dos pesquisadores em atuar nesses dois campos.

Embora eles estejam ligados a duas lógicas distintas, há sim pontos de encontro que podem unir os dois mundos, o que é benéfico para os dois contextos.

Nesse sentido, ao longo desse post, iremos esclarecer quais são as opções destinadas àqueles que desejam fazer um curso de mestrado profissional e não sabem por onde começar e como ingressar em uma instituição. Vamos lá!

Aspectos gerais sobre um mestrado

Antes de nos debruçarmos em nossa pauta de hoje, é de suma importância que discutamos um pouco sobre os elementos que qualificam um curso de mestrado, pois, dessa forma, você saberá qual é o tipo que melhor se encaixa nas suas necessidades e que está mais de acordo com os seus objetivos pessoais, acadêmicos e profissionais.

Ao longo deste post também iremos apresentar alguns mecanismos para que você possa fazer esse curso de forma gratuita. Você pode fazer esse curso em uma universidade pública, em um instituto de pesquisa, em uma instituição privada ou na empresa onde trabalha.

É com essas possibilidades que iremos trabalhar ao longo deste post. Contudo, antes de pensarmos nessas formas de ingresso e manutenção em um curso, é preciso que entendamos qual é o objetivo de um curso desse tipo.

podemos dizer que o mestrado é o primeiro degrau que escalamos na cátedra acadêmica!

E é indicado para todos aqueles que têm interesse nas atividades que perpassam pelo mundo da pesquisa.

Como saber se um curso de mestrado é o mais apropriado para minha carreira?

Se você tem interesse nas atividades de pesquisa, mesmo que esteja ligado ao mundo corporativo, esse tipo de curso terá muito com o que contribuir.

Contudo, se você está dentro de uma empresa, não deixe de conversar com o seu superior, pois, a depender do contexto no qual está imerso, fazer um curso de mestrado ou doutorado pode não ser algo positivo, visto que nem todos os gestores veem as pessoas com esse tipo de formação com bons olhos.

Por outro lado, se isso não for um fator negativo para a sua carreira, poderá procurar por um curso desse tipo.

Além disso, a depender dos seus objetivos profissionais, o mestrado profissional pode ser mais interessante e indicado que o acadêmico, uma vez que ambos têm propostas diferentes, sendo que o mestrado acadêmico é muito mais teórico, logo, as pesquisas pendem mais para a proposição de reflexões, ao passo que o mestrado profissional tende a soluções práticas para os problemas que afetam a sociedade.

Quando procurar por um curso de mestrado profissional?

Se o seu interesse é o de produzir trabalhos mais práticos e que não sejam tão teóricos (embora esta parte exista em toda e qualquer pesquisa), os cursos de mestrado profissional terão muito mais com o que contribuir, visto que promovem justamente a proposição de soluções práticas para o mercado a partir de uma pesquisa.

Posto isso, é importante que fique claro que ambos estão ligados às atividades de pesquisa, porém, em virtude de suas inclinações, essas são desenvolvidas de formas opostas, pois um pende mais para a teoria (mestrado acadêmico) e outro para a prática, enfatizando, então, pesquisas aplicadas (mestrado profissional).

Portanto, os alunos que optam por um curso com a veia profissional mais forte serão preparados para que ofereçam soluções imediatas para o mercado, sobretudo para o nicho no qual atuam diariamente.

Logo, o aluno muito envolvido com o mercado será muito mais beneficiado ao procurar por um curso que acomoda esse tipo de interesse.

Ampliação da oferta dos cursos de mestrado profissional

O aluno que tem interesse em se dedicar tanto ao mercado de trabalho quanto ao mundo acadêmico e às suas atividades hoje tem diversas possibilidades, como o ingresso em um programa a partir de uma instituição pública ou privada.

Antes, precisava recorrer a esses cursos em outros países, uma vez que o Brasil focava mais nos mestrados acadêmicos, porém, hoje, essa já não é mais a realidade, visto que a própria CAPES tem oferecido subsídios para que esses alunos interessados possam realizar esse tipo de curso de forma legal e, ainda, de forma gratuita.Ampliação da oferta dos cursos de mestrado profissional

Algo interessante que também deve ser mencionado é que antes eram poucas as áreas que investiam nos cursos de mestrado e doutorado profissionais, porém, hoje, a maioria, senão todas, possuem cursos com essa inclinação.

Além disso, em sua gênese, os cursos de mestrado profissionais eram fortemente inclinados para a área dos negócios, porém, hoje, não atendem apenas aos profissionais da área administrativa, ou seja, abrangem muitas áreas.

A oferta de mestrados profissionais pelas instituições públicas

Diante do cenário aqui apresentado, podemos pensar em quais são as possibilidades que temos hoje para que possamos fazer um curso de mestrado profissional de forma gratuita.
A primeira possibilidade está ligada a inserção em universidades públicas espalhadas pelo nosso país que podem ser municipais, estaduais ou federais.

Dessa forma, a fim de que você saiba se uma instituição de seu município ou estado fornece um curso de mestrado profissional, poderá acessar o próprio site da instituição. O mesmo vale para uma federal.

Nos três casos, basta acessar a aba “stricto sensu”. Se lá aparecer a opção de mestrado profissional, significa que é uma opção viável e gratuita, visto que as universidades públicas não cobram qualquer mensalidade, seja em seus cursos de graduação ou pós stricto sensu.

Assim, ao acessar essa aba, é essencial que você veja quais são as suas opções de curso nessa instituição específica e quais são os requisitos mínimos para que possa ingressar nesse curso de mestrado.

É fundamental que você leia com muita atenção o edital associado a esse processo seletivo específico. Lá você irá se deparar com uma série de critérios mínimos e, caso os atenda, poderá participar da seleção. Posto essa possibilidade, pensemos um pouco sobre a segunda possibilidade de ingresso.

Os institutos de pesquisa

Uma outra opção para ingressar em um curso desse tipo de forma gratuita é a procura por esse curso de mestrado em um instituto de pesquisa. Há institutos federais de pesquisa espalhados por todo o país.

Esses institutos possuem cursos mais tecnológicos. Se você gosta dessa área, sem dúvidas é o melhor local para fazer um curso de mestrado com inclinação prática.

Em virtude da popularização desse tipo de curso, hoje, nos mais diversos estados, você não terá grandes dificuldades para encontrar cursos stricto sensu mais inclinados para a prática.

Eles estão ligados às mais diversas áreas do conhecimento. Dessa forma, é essencial que você verifique as considerações no edital para o ingresso do curso desejado.

O que devo levar em consideração ao analisar os cursos?

O edital será o seu principal aliado nesse contexto. Ele aponta todos os critérios que deve atender, bem como estabelece o que é trabalhado no curso específico que deseja ingressar.

Em relação ao período no qual os processos seletivos costumam ocorrer, com base em nossa experiência, temos percebido que o período mais usual é no meio do ano (por volta de junho ou julho) e no final do ano (entre novembro e janeiro).

Contudo, há diversas universidades que abrem esses processos seletivos apenas uma vez por ano. Fique atento a essas informações, pois elas poderão lhe ajudar a se preparar de uma melhor forma para o ingresso em um curso desse tipo.

Com isso, ingressamos em nossa terceira possibilidade que nos permite fazer um curso desse tipo com bolsas. Muitos preferem fazer um curso desse tipo por meio de instituições de ensino particulares, mas não sabem que podem solicitar bolsas.

Como fazer um curso de mestrado profissional em uma instituição particular?

As instituições de ensino particulares têm bolsas que financiam as mensalidades dos alunos que não têm como custear esses cursos, porém, há alguns aspectos que você deve levar em consideração antes de procurar por uma instituição desse tipo.

Como fazer um curso de mestrado profissional em uma instituição particular

Embora haja essa possibilidade, algo que deve ficar claro aqui é que dificilmente essas bolsas são agenciadas pela própria instituição particular.

Elas, na verdade, costumam receber esses recursos de agências de fomento municipais, estaduais e até mesmo federais.

Nesse sentido, como se trata de uma quantidade de bolsas muito restrita, os alunos que irão pleiteá-las deverão atender a alguns critérios para que haja essa concessão.

Algumas das agências que fornecem bolsas são a CAPES e, no caso do estado de São Paulo, temos a FAPESP, mas cada estado tem uma agência desse tipo com a qual você pode contar para solicitar uma bolsa junto ao seu orientador.

Informe-se quanto às agências de fomento disponíveis

Embora a maior parte das instituições de ensino superior reconhecidas pelo MEC e pela CAPES tenham convênios com as agências de fomento municipais, estaduais e federais, o mais indicado é que você se informe na instituição se há essa possibilidade.

Nesse contexto, saiba que há diferentes tipos de bolsas destinadas aos alunos solicitantes, de modo que algumas bolsas podem ser utilizadas para fins muito específicos.
Como exemplo, podemos citar as bolsas-taxa.

Nesta o dinheiro a ser pago pela agência de fomento é promovido ao aluno para custear somente o valor de sua mensalidade, a fim de que o aluno possa cursar o curso.

Dessa forma, tem-se uma cobrança menor quanto à dedicação desse aluno às atividades de pesquisa. Enquanto em outras modalidades, a bolsa traz outras exigências, como no caso da bolsa de pesquisa.

A diferença entre a bolsa-taxa e a bolsa de pesquisa

Há uma diferença fundamental entre os dois tipos de bolsa que deve ser mencionada. Como enfatizamos, a bolsa-taxa serve tão somente para o custeio da mensalidade.

As bolsas de pesquisa, por sua vez, permitem que você utilize esse dinheiro, que também é pago mensalmente, para outros fins, contudo, em troca, você tem que se dedicar em tempo integral tanto para a agência de fomento quanto para a sua instituição de ensino.

O vínculo é, portanto, definitivo, de modo que você não poderá ter qualquer outro tipo de vínculo até que a bolsa pare de ser paga. Assim sendo, além do fato de que não irá custear essa mensalidade, poderá utilizar esse dinheiro para outros fins, sobretudo nas instituições de ensino superior públicas.A diferença entre a bolsa-taxa e a bolsa de pesquisa

Além disso, durante a vigência da bolsa, terá que assumir uma responsabilidade da qual não poderá se desvincular: terá que desenvolver uma pesquisa durante o período em que a bolsa for paga!

A dedicação exclusiva

As bolsas de pesquisa que não se enquadram como bolsas destinadas ao pagamento de mensalidades exigem dos alunos uma dedicação exclusiva à instituição. Assim sendo, terão que desempenhar atividades de pesquisa fundamentais durante a vigência da bolsa.

Além da produção do material final, que, nesse caso, não é a dissertação, mas um trabalho mais aplicado, terá que apresentar os resultados dessa pesquisa em eventos científicos relevantes da área e terá que desenvolver artigos científicos de forma frequente.

Além disso, o aluno será acompanhado de perto por um orientador. Sobre a dedicação exclusiva, fica claro no contrato que o aluno terá que se dedicar a essas atividades durante um período semanal específico para que o vínculo não seja quebrado.

Com isso, podemos concluir que esse tipo de vínculo demanda do aluno uma postura muito ativa quanto às atividades de pesquisa essenciais e diárias.

Quando solicitar uma bolsa?

No caso das instituições particulares, o mais usual é que o aluno consiga a bolsa-taxa ou a bolsa de pesquisa após os primeiros seis meses de curso. Nesse sentido, o mais recomendado é que, antes de ingressar, já tenha como custear as primeiras seis mensalidades.

É primordial que esteja preparado para lidar com esta exigência durante os primeiros seis meses de curso, pois, antes disso, é muito difícil conseguir algum tipo de financiamento.

Ou seja, mesmo que o aluno esteja dentro de uma instituição privada, há como fazer esse curso de forma gratuita, visto que, após os seis meses, poderá conseguir a bolsa-taxa, o que fará com que não tenha que pagar qualquer mensalidade, sendo essa uma excelente oportunidade.

A realização de um mestrado profissional a partir de uma empresa

Há uma última possibilidade que pode fazer com que você faça esse curso de mestrado profissional de maneira gratuita, ou seja, sem que tenha que custear nada. Algumas grandes empresas, geralmente multinacionais, têm programas de financiamento de pesquisa.A realização de um mestrado profissional a partir de uma empresa

Diversas dessas empresas têm feito acordos com universidades, de modo que mais pesquisas têm sido financiadas por meio dessas parcerias, o que torna possível que o aluno faça o mestrado profissional, que é inclinado para o mercado de trabalho, de forma gratuita.

Logo, se você é funcionário de uma empresa que faz esse tipo de parceria, esta é uma excelente opção. Todas as outras também são, porém, cabe a você decidir o que é melhor de acordo com o seu contexto.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este anúncio ajuda a manter a Educação gratuita

Confira também...