BLOG

Fazer uma faculdade é mesmo necessário? Preciso fazer uma faculdade?

Conteúdo

5/5 - (1 vote)

 

Em nosso post de hoje iremos discutir sobre uma questão que pode ser de interesse para todos aqueles que ainda têm dúvidas sobre as reais possibilidades que um curso de graduação pode fomentar para uma pessoa.

A pauta de hoje surgiu de um certo modismo que, infelizmente, passou a ser enraizado no imaginário coletivo: muitos afirmam que a faculdade não muda em nada a vida das pessoas, pois acreditam que a estabilidade financeira, e até mesmo a riqueza, pode ser alcançada sem a ajuda de um curso de graduação.

Esse tipo de mentalidade passou a ser repercutido com mais afinco em virtude dos grandes empresários e – magnatas dos negócios que criaram grandes empresas, onde muitas pessoas começaram a ministrar cursos, vendendo falsas promessas de sucesso com discursos vazios. No entanto, posto esse contexto, é preciso que tomemos cuidado com as falsas possibilidades de enriquecimento fácil.

Tome cuidado com as fórmulas mirabolantes vendidas

Muitas pessoas acabam ficando eufóricas e se permitem acreditar em fórmulas de sucesso que são irreais.

Em virtude do crescimento da oferta desses cursos que prometem o sucesso e a riqueza, muitos afirmam que não querem e/ou que não precisam de uma faculdade (porque acreditam nessas falsas fórmulas de sucesso).

A partir desse cenário aqui apresentado, teceremos algumas reflexões importantes. A primeira coisa sobre a qual precisamos discutir é sobre a importância de estarmos bem e conscientes.

Esse estado é essencial para que possamos lidar com todas as exigências que esses cursos nos atribuem. No Brasil, a fim de que você possa exercer uma certa profissão de maneira legal, precisará fazer um curso de graduação e cumprir todos os requisitos mínimos para a obtenção do diploma. A graduação desenvolve em você, a partir de disciplinas, competências e habilidades para que exerça uma certa profissão.

O exercício legal de uma profissão

Fazer um curso de graduação é primordial, uma vez que, além de desenvolver competências e habilidades específicas na área, ele permitirá que receba o equivalente à profissão escolhida.

Hoje, a maior parte de nossos cursos de graduação, é fortemente influenciada pela formação e introdução desses alunos no mercado de trabalho. Nesse sentido, o intuito não é o de afirmar se a graduação é ou não importante e se uma área é melhor que a outra. Iremos discutir sobre a importância da formação e qualificação profissional.

Além disso, precisamos nos libertar da ideia de que essa faculdade que fazemos é definitiva. Podemos fazer quantos cursos desse tipo quisermos e não precisamos ficar em uma mesma área para sempre.

Diante disso, convidamos você a refletir junto a nós sobre a importância social de um curso superior. Mesmo que você não siga essa carreira, esse curso nunca deixará de ser importante para você.

O papel social de um curso de graduação

Sobretudo se você vem de uma família humilde e que não possui muitos recursos, esse curso será crucial para que consiga se emancipar. É um círculo social que pode lhe impulsionar intelectualmente, visto que, a depender do nosso contexto de vida, não conseguimos chegar a essa emancipação pelas condições a nós impostas, mas podemos reverter isso por meio da busca por qualificação profissional.

O papel social de um curso de graduação

Isso é essencial, pois, no Brasil, há diversas carências, como a falta da prática da leitura e da escrita.

Não somos impulsionados a pensar de forma crítica e reflexiva sobre os fenômenos diários que afetam a nós e a sociedade ao nosso entorno.

Grande parte desses problemas está ligada justamente ao descaso com a educação em todos os níveis. Aqui, não estamos falando daquela educação que atribui títulos, mas sim de uma educação pensante, crítica e reflexiva, ou seja, intelectual.

Os problemas trazidos pelas comparações

Não são raros os casos de pessoas que recuperam a história de vida de magnatas do mundo business para justificarem a sua escolha de não fazerem uma faculdade, o que é um grande erro, pois muitos tentam se comparar aos sujeitos de sucesso de outros países que possuem um hábito de leitura e estudo muito acima do normal de uma pessoa comum.

Por exemplo, existem magnatas de sucesso que nunca terminaram um curso de graduação, mas leem mais de cinco livros por semana, ou seja, possuem um hábito de leitura compulsório e estão sempre buscando conhecimento.

Entretanto, as outras pessoas não levam esses detalhes em consideração quando tentam se comparar a esses magnatas, e, então, assumem que a faculdade é algo desnecessário e que elas também conseguirão se tornar ricas e bem-sucedidas sem precisarem ir atrás de nenhum tipo de conhecimento, sem precisarem se aperfeiçoar intelectualmente, sendo exatamente este o grande erro nesse contexto.

O aperfeiçoamento intelectual

Quando paramos para analisar os pontos de encontro entre as pessoas bem-sucedidas, percebemos que todas elas têm um hábito que as conectam: a leitura. São pessoas que demonstram grande interesse nos mais diversos tipos de atividades intelectuais e dedicam grande parte de seu tempo a essas atividades.

O aperfeiçoamento intelectual

Essas pessoas estão acostumadas a buscar pelo conhecimento, e acabam buscando até muito mais além do que aquilo que pode ser ensinado em uma faculdade, pois não se restringem a ler apenas aquilo que poderia ser solicitado dentro de um curso específico.

E o grande erro das pessoas que são influenciadas pelas fórmulas de sucesso e prosperidade está exatamente em não levar em consideração toda essa jornada de busca pelo conhecimento, que pode ocorrer mesmo fora de uma universidade, e que é muito necessária para o aperfeiçoamento intelectual de um indivíduo.

Esquecem-se que as pessoas bem-sucedidas com as quais querem se comparar só conseguiram alcançar o sucesso porque tiveram um forte engajamento com as atividades intelectuais.

Desse modo, quando discutimos a respeito da importância de uma faculdade, não estamos tratando a respeito da necessidade da obtenção de um título ou da aprovação em disciplinas específicas, mas sim sobre a importância de adquirir as competências e habilidades essenciais ao bom desempenho no campo de atuação escolhido.

Você possui o conhecimento necessário?

O aluno, de fato, terá que ser aprovado nas disciplinas para que obtenha um título, mas essa não deve ser a sua principal preocupação, mas sim com a qualificação profissional. As pessoas que optam por não fazer um curso de graduação, mas que alcançam o sucesso, têm recursos suficientes para isso e buscam por um conhecimento além do que os cursos podem oferecer.

Você possui o conhecimento necessário

Assim, para aqueles que querem qualificação a partir de outros meios é necessário se questionar se estão mentalmente preparados para isso.

Reflita: você tem know-how para argumentar e insights capazes de fazer com que chegue ao sucesso almejado?

Algo que temos observado é que a maior parte das pessoas que acreditam que a faculdade não fará nenhuma diferença em suas vidas não conseguem alcançar os seus objetivos e ambições. E isso ocorre porque não é comum em nossa cultura que as pessoas busquem por aquilo além do que a faculdade pode oferecer.

De que forma a graduação auxilia na emancipação de uma pessoa?

A graduação atua como uma espécie de mecanismo que permite que uma pessoa tenha competências e habilidades suficientes ao bom desempenho de uma profissão. É uma poderosa estratégia, uma vez que, a partir do contato com uma ampla gama de disciplinas, abrimos a nossa mente cada vez mais.

Contrariando o que muitos pensam, a faculdade irá lhe colocar em contato com diversos assuntos e possibilidades de atuação em um mesmo campo. Por outro lado, não são raros os casos de pessoas que afirmam que nada daquilo que foi aprendido em um curso de graduação poderá ser aproveitado de forma prática.

Com isso, lançamos um dado questionamento: será que essa pessoa, de fato, aprendeu alguma coisa, ou melhor, será que ela se permitiu aprender? Será que o erro está na faculdade ou em sua postura enquanto aluno? Mesmo que você não use esse conhecimento na prática da profissão, ele é útil.

A utilização do conhecimento adquirido em uma graduação?

Como ressaltamos, todo conhecimento, desde que tenha sido, de fato, adquirido, pode ser empregado nos mais diversos contextos e não apenas no campo prático de uma profissão. Todo conhecimento realmente aprendido e internalizado é válido e em algum momento fará com que você aja, caso se permita a isso.

A partir do momento em que você compreende esses aspectos subjetivos relacionados à formação do conhecimento, sem dúvidas, irá empregá-lo de uma forma muito mais efetiva, seja em sua vida pessoal, seja na profissional, e isso fará com que você cresça e se torne cada vez melhor como pessoa.

Entretanto, é importante que você entenda que a formação desse conhecimento não acontece do dia para a noite, ele ocorre por meio de um processo lento e contínuo, e por isso é necessário paciência.

O processo de construção do conhecimento leva tempo

Esta é uma questão que não está ligada apenas ao cenário da graduação, mas sim ao contexto acadêmico como um todo. Não é incomum que algumas pessoas que se encontram dentro de um ambiente acadêmico queiram apressar esse processo, de modo que acabam tratando de assuntos sobre os quais ainda não possuem um entendimento completo.

O processo de construção do conhecimento leva tempoPor exemplo, há alunos que querem trabalhar com uma linha de pesquisa ou com um autor específico, mas não entendem que para que isso seja possível, é necessário que eles tenham tempo hábil para se dedicarem a compreender de maneira rica e profunda o autor com o qual desejam trabalhar, pois muitos são complexos e envolvem, inclusive, a consideração de outros autores para que uma teoria seja compreendida.

Desse modo, a fim de que você possa tirar o melhor proveito de um curso de graduação, é essencial que se dedique com afinco às atividades intelectuais de leitura e escrita, pois elas serão a base para todo o conhecimento que vier depois disso.

Assim, ao colocar em prática esse conhecimento adquirido, será muito mais fácil de entender o conteúdo apresentado para você nesse curso de graduação.

Todo conhecimento é válido

São diversos os alunos que relatam que certos conteúdos vistos em uma disciplina para nada servem, porém, muito se enganam, pois certos conteúdos tornam-se muito mais perceptíveis quando os colocamos em prática.

Todavia, é nosso papel chamar a sua atenção para o fato de que o processo de construção do conhecimento teórico e prático não deve dissociar as duas coisas. Elas sempre andam juntas, de modo que um contribui com o outro.

Nesse sentido, a faculdade é o mecanismo que alia essas duas coisas tão importantes, de modo que podemos afirmar que fazer uma faculdade não apenas é importante, como essencial.

Todo conhecimento é válido

Além disso, caso queira fazer mais de uma, com toda a certeza todas elas terão muito com o que contribuir em relação a sua evolução enquanto profissional e ser humano.

Todos nós podemos ser abastecidos com um conhecimento muito rico e capaz de reverter certas situações impostas por nós mesmos.

Respeite a sua própria realidade

É possível que, para as pessoas que estão ligadas a um contexto que as impulsiona a ter contato com as mais diversas atividades de cunho intelectual, ingressar em mais de uma faculdade talvez não seja tão necessário assim, uma vez que já se tornou um hábito a busca pelo conhecimento, onde somente um curso de especialização já é mais do que o suficiente para que tenham autonomia para exercer a profissão que desejam.

Entretanto, também pode ser que essa não seja a sua realidade. Nesse contexto, a faculdade é uma boa aliada para que você se envolva nesse contexto acadêmico. Estar envolvido em um meio que te impulsione a buscar pela sua emancipação é crucial para que você obtenha sucesso.

A influência do grupo social no qual vivemos

O meio no qual vivemos pode influenciar de forma positiva ou negativa a nossa vida. Sendo assim, conforme temos contato com as pessoas, estas influenciam em nossa forma de pensar e agir.

Logo, se essas pessoas com as quais têm contato estão acostumadas a terem contato com as diversas formas de arte e conhecimento e se conseguem argumentar e discutir sobre os mais diversos assuntos, sem dúvidas, você acabará absorvendo esse conhecimento de alguma forma.

Algo que também influencia o seu amadurecimento é a sua relação com os estudos!

Ter um tempo definido para ler (e compreender, não apenas passar os olhos pelas páginas) é essencial. Logo, se você não tem esse hábito, a faculdade é um dos melhores meios para essa mudança de hábito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este anúncio ajuda a manter a Educação gratuita

Confira também...