BLOG

O que é um bacharelado? Quais são as modalidades de bacharelado?

Conteúdo

5/5 - (6 votes)

Em nosso post de hoje iremos discutir sobre os cursos de graduação em nosso país com foco nos cursos ofertados na modalidade de bacharel. Portanto, se você tem dúvidas quanto a essa opção, este post é para você!

Ao longo desta discussão, iremos esclarecer os pontos que definem um curso bacharelado, se atentando a algumas das funções que um bacharel pode executar a partir de alguns exemplos.

A dúvida quanto ao modo de funcionamento desse tipo de curso é muito comum, uma vez que nem todos sabem o que o bacharel faz na prática. As pessoas que não estão ligadas ao mundo acadêmico e não costumam separar a educação superior em níveis.

A graduação, para esses sujeitos, é vista como uma coisa só, quando, na verdade, ela é dividida em certas modalidades. Muitos desconhecem a modalidade do bacharel e a função social dos cursos de bacharelado. Contudo, explicaremos mais sobre esse contexto para você.

Você sabia que muitas pessoas não conhecem o bacharelado?

Você sabia que muitas pessoas não conhecem o bacharelado

A separação da educação superior em algumas modalidades deixa uma série de dúvidas porque as pessoas da sociedade laica não conhecem essa linguagem, o que abre brechas para os mais diversos questionamentos.

Entretanto, mesmo que você não compreenda muito os aspectos implícitos e explícitos aos cursos de bacharel, à medida em que tecermos esta discussão, esses pontos ficarão mais claros. Sendo assim, a primeira coisa que você precisa saber sobre esse tipo de curso é que o bacharel é uma das diversas opções de cursos de graduação que podemos escolher.

Logo, tendo em vista que atualmente existem várias modalidades de ensino superior, podemos citar aqui os cursos de licenciatura e de bacharelado, que eram os mais procurados pelos alunos que ingressavam na educação superior, porém possuíam e ainda possuem diferenças relacionadas à atuação.

As diferenças entre as licenciaturas e bacharéis

Os cursos de licenciatura habilitam os alunos para o exercício da docência, em que cada disciplina tem o seu próprio curso de licenciatura correspondente. Assim, para lecionar a disciplina de Português e/ou Inglês, por exemplo, a pessoa tem que fazer licenciatura em Letras.

Essa modalidade apenas permite que o aluno esteja dentro das salas de aula, de modo que, caso queira atuar em outro contexto, é necessário fazer um bacharel. Dessa forma, os cursos de bacharelado, por sua vez, são mais voltados para o exercício prático dos profissionais com foco maior em preparar o aluno para atuar no mercado de trabalho.

Assim, caso o aluno do bacharelado deseje atuar como professor universitário, apesar do seu conhecimento na área, este deverá fazer uma licenciatura, pois é somente este curso que fornece a habilitação para que qualquer profissional possa lecionar. Contudo, nem todos têm interesse no exercício docente. E é assim que surgiram os bacharelados. Pensemos um pouco nessas possibilidades.

As opções de bacharelado e a grande confusão

As opções de bacharelado e a grande confusão

Como dito anteriormente, os cursos de bacharelado permitem que os profissionais estejam habilitados para o exercício prático da profissão.

Logo, a maioria das profissões existentes hoje possuem cursos de bacharel como, por exemplo, as ciências contábeis, a administração, a enfermagem, a fisioterapia, dentre outras áreas.

Todavia, embora esses cursos sejam ofertados sob a modalidade de bacharelado, há também cursos técnicos que também ensinam sobre essas áreas, contudo, é importante destacar que um curso técnico não é a mesma coisa que um bacharelado. E, é por esse motivo que explicaremos mais sobre essa questão.

O ensino técnico em nosso país

Há muito tempo os cursos de Ensino Médio incentivavam os alunos a escolherem um curso técnico a fim de que essa formação substituísse o que hoje conhecemos como ensino médio.

O ensino técnico em nosso país

Assim, os cursos técnicos mais comuns eram em Enfermagem, Contabilidade e em Magistério. Entretanto, essa modalidade hoje assumiu outras características, uma vez que o Ensino Médio passou a ser feito sem o acréscimo de uma formação profissional.

Contudo, tendo em vista que alguns institutos permitam que o Ensino Médio seja atrelado ao ensino técnico, teve-se um aumento de ofertar cursos técnicos para o preparo desses alunos, posto as diversas demandas do mercado de hoje. De modo que, os cursos de bacharelado passaram a ser desmembrados, se configurando em cursos técnicos.

A organização dos cursos de educação superior

Hoje, o mercado precisa de novos profissionais a cada dia, de modo que os cursos tradicionais têm sido desmembrados em áreas específicas de uma área-mãe. O curso técnico em Serviços Jurídicos é um exemplo, visto que os alunos têm uma grade mais reduzida e voltada a atender as rápidas demandas do campo do Direito.

Além desse curso, o campo do Direito fomentou a criação de uma série de cursos técnicos que atendem as necessidades específicas dessa área como o caso do curso técnico em Mediação, um campo particular do Direito que tem se tornado cada vez mais necessário.

Há diversas áreas técnicas do Direito que têm fomentado a criação de cursos técnicos para que os interessados não tenham que fazer um bacharel. De modo que, essa realidade afeta as mais diversas áreas, visto que, na área da Medicina, há os cursos voltados à Medicina Alternativa.

A proposta dos cursos técnicos

Os cursos técnicos são tão relevantes como qualquer outro, visto que a diferença é que eles atendem demandas específicas de um face de uma grande área. No caso do curso técnico em Medicina Alternativa, o interessado terá contato com todas aquelas técnicas e tratamentos não convencionais.

Nesse sentido, caso o profissional deseje trabalhar com essas possibilidades, um curso para esse fim específico seria o mais indicado, uma vez que a Medicina Alternativa não é tão explorada nos cursos convencionais.

Mas aonde entra o bacharel?

O bacharel tem, de certa forma, o mesmo viés, porém, a sua grade curricular é mais robusta, visto que duram mais tempo que um curso técnico. Essa grade é mais generalista, logo, não há o foco em um dos pontos, pois os alunos têm contato com os aspectos básicos.

A grade generalista

Suponhamos que você queira fazer um curso de bacharel em Arquitetura. Como a grade é genérica, aprenderá um pouco sobre cada aspecto dessa área, como é o caso das pontes, edifícios, estabelecimentos, casas, decoração, uso da luz, enfim, todos os pontos que atribuem forma a um espaço.

Entretanto, essa mesma área tem uma série de cursos técnicos que permitem que o aluno foque em uma área específica da Arquitetura, como é o caso de Design de Interiores. Nesse sentido, embora o curso de Arquitetura seja mais robusto e possua uma grade mais ampla, não foca nos aspectos mais específicos de cada campo, uma vez que não há tempo hábil para isso.

O aluno é colocado em contato com uma série de disciplinas que irão fazer com que desenvolva competências e habilidades básicas que podem ser aplicadas em qualquer campo da Arquitetura, porém, não terá um conhecimento específico sobre cada coisa.

Os cursos de bacharel clássicos

O bacharel existe em qualquer área do conhecimento, mas, ainda hoje, há aqueles entendidos como clássicos, como é o caso do bacharel em Direito, Engenharia, Medicina, Enfermagem, Arquitetura, Ciências Contábeis, Administração e muitos outros. Contudo, dentro de todas essas áreas, há subáreas que podem ser desmembradas por meio da criação de cursos mais específicos.

Os cursos de bacharel clássicos

Dentro do próprio campo da Administração há uma série de possibilidades, como Recursos Humanos, Economia, Contabilidade, Marketing, Gestão e outras.

O interessante nesses cursos técnicos é que focarão em campos muito específicos, o que faz com que a atuação dos profissionais seja mais direcionada para uma certa esfera.

Essa não é a proposta dos cursos de bacharel, uma vez que eles focam nos aspectos gerais e básicos que perpassam por todos os campos que compõem uma única área, o que torna inviável focar muito em uma área apenas.

As diferenças entre os cursos de bacharelado e técnico

Os cursos de bacharelado não conseguem desenvolver em seus alunos competências e habilidades mais direcionadas, visto que o conteúdo é genérico e básico. Assim, em relação a duração desses cursos, podemos mencionar que o mais comum é que dure cerca de quatro anos, em que as instituições como um todo organizaram todo o conteúdo para ser ensinado em quatro anos.

O curso técnico, por sua vez, não tem tempo hábil para isso, visto que atende as demandas mais urgentes do mercado e ele não pode esperar por quatro anos para ter acesso a mais profissionais. Dessa forma, eles costumam durar apenas dois anos. O que demonstra um tempo menor.

Devo procurar por um curso técnico ou bacharel convencional?

Tudo depende do contexto no qual você deseja atuar. Se o seu interesse é o de atuar, na área da Administração, em diversos contextos, um curso de bacharel é o mais indicado, porém, se você gosta de um campo específico, ou seja, o de Recursos Humanos, o mais indicado é um curso técnico.

O mesmo vale para aqueles que se interessam pela área da Publicidade e Propaganda, podem procurar apenas pelo Marketing. Se a pessoa deseja uma performance ainda mais focada, poderia procurar por um curso técnico voltado apenas às Mídias e Redes Sociais. Esse curso também é conhecido como Marketing Digital.

A partir disso, percebemos que um grande campo, nesse caso o da Publicidade e Propaganda, pode ser desmembrado em uma série de outras possibilidades, como é o caso do Marketing voltado às mídias e redes sociais/digitais.

As modalidades de ensino superior no Brasil

Embora já tenhamos discutido sobre essa questão em outros posts, queremos retomar alguns pontos quanto à organização do ensino superior brasileiro. Nós temos hoje três tipos de cursos de graduação em voga em nosso país.

Eles são os cursos de ensino superior a nível técnico, a licenciatura e o bacharel. Sendo assim, a primeira coisa que deve ficar clara é que todos eles são cursos de ensino superior e, quando aprovados e regularizados pelo MEC, o título é válido e pode ser exercido em todo o território nacional.

Todos eles permitem que, no futuro, você possa fazer um curso de mestrado e doutorado. A única diferença entre os três tipos de curso é que o foco não é o mesmo. Atendem a demandas diversas do mercado de formas particulares. Temos, hoje, os cursos técnicos, que se voltam a campos específicos de uma área-mãe. Costumam durar menos tempo, uma vez que o mercado precisa de novos profissionais rapidamente.

Os cursos de graduação e as suas características principais

Tanto os cursos técnicos de ensino superior quanto os bacharéis têm como objetivo a formação de profissionais que irão atuar no mercado. Os cursos técnicos preparam os mais diversos profissionais no menor tempo possível.

Esses cursos não têm uma grade genérica, de modo que os alunos irão ter contato com conhecimentos específicos ao campo no qual está se aperfeiçoando nesse momento. São cursos que se atêm às necessidades mais urgentes do mercado. Posto isso, é oportuno destacar que há, hoje, uma oferta muito grande de cursos técnicos nas mais diversas áreas.

 

Além disso, há áreas novas que demandam novos cursos, de modo que não podem esperar que os cursos de bacharéis abarquem esta demanda, pois o processo de implantação de novos cursos é bastante lento e burocrático.

É o caso dos cursos que focam no Marketing Digital e em suas mídias. O campo da gestão de startups, Design Science e Big Data também tem sido procurado de maneira bastante recorrente pelas mais diversas pessoas em todo o país.

Os cursos de graduação e as suas características principais

Todos esses cursos têm sido aplicados como cursos técnicos, que são cursos muito mais práticos e voltados para uma necessidade em especifica, e se tornaram uma excelente forma de atender a demanda dos jovens que tem o objetivo de se especializar e voltar ao mercado de trabalho o mais rápido possível.

Retomando as 3 principais modalidades de ensino

Como dissemos, os cursos técnicos são aqueles voltados mais para a atuação do aluno no mercado de trabalho. Eles possuem uma menor duração e têm foco em necessidades mais específicas.

Assim, os cursos de licenciatura, por sua vez, são cursos voltados mais para a atuação em sala de aula. Logo, para que se possa lecionar em uma sala de fundamental, ensino médio ou até mesmo em alguns cursos de ensino superior, será necessário que você tenha licenciatura.

Dessa forma, por fim, os cursos de bacharelado são aqueles cursos mais generalistas e robustos que vão abarcar a maioria das possibilidades daquela profissão. Não vão focar em uma área específica. Assim, é provável que, após o término do curso, você tenha que fazer uma pós-graduação para poder focar em sua área de interesse. Contudo, todas essas modalidades são cursos de graduação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este anúncio ajuda a manter a Educação gratuita

Confira também...