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Como saber se o meu artigo está pronto para ser enviado para a revista científica?

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Etapas fundamentais do envio de um artigo científico

Etapas fundamentais do envio de um artigo científico

Olá, tudo bem? Em nossa conversa de hoje iremos discutir novamente sobre as etapas de submissão de um artigo científico a uma revista.

Contudo, antes de apresentarmos algumas dicas, que, na verdade, são cuidados que devemos tomar antes de submeter essa proposta, queremos recuperar junto a você algumas das etapas que perpassam esse processo de submissão para que as dicas que iremos apresentar na sequência fiquem mais claras, uma vez que esses cuidados são, na verdade, critérios observados nas mais diversas etapas de avaliação pelas quais o seu artigo deverá passar antes que seja efetivamente aprovado.

A primeira fase da avaliação é a análise técnica do seu material.

Nesse momento, a equipe irá verificar alguns elementos básicos, como, por exemplo, se está tudo certo com o seu cadastro, se o seu material está nas normas e dentro do formato exigido e se atende aos objetivos, isto é, ao escopo da revista.

Avaliação de um artigo científico

Avaliação de um artigo científico

Depois da avaliação técnica de um material, avalia-se se ele se encontra dentro das normas estipuladas pela revista em questão e, na sequência, é feita uma análise minuciosa do plágio.

A fim que infortúnios sejam evitados, tenha certeza que o material que está sendo enviado à revista é original e que nenhum trecho, seja de sua autoria ou de outros autores, foi copiado sem as devidas citações/referências.

Apenas após a aprovação nessas primeiras três etapas é que o conteúdo propriamente dito do seu material será analisado e avaliado.

Essa análise é feita, geralmente, por dois avaliadores, que são conhecidos como pares e/ou pareceristas, sendo que esses, obrigatoriamente, possuem um nível superior ao seu.

Caso eles não entrem em consenso, a opinião de um terceiro avaliador é considerada.

Nesse processo, avalia-se a qualidade do conteúdo e se há rigor científico-metodológico.

Cuidados que devemos tomar ao submeter um artigo

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Conhecidas as etapas de avaliação pelas quais o seu trabalho irá passar, podemos, nesse momento, discutir sobre alguns dos cuidados que devemos tomar para que esse material seja aprovado em todas essas etapas, sobretudo na avaliação por pares, uma vez que essa dicas dizem respeito ao conteúdo propriamente dito desse artigo.

A pergunta que guiará a nossa conversa é: como saber se o meu artigo científico está pronto para ser submetido? Apresentaremos oito dicas para que você faça um checklist antes de submeter esse material.

O primeiro cuidado que você deve tomar é ter certeza de que o seu material possui um problema de pesquisa e, mais do que isso, se ele é relevante e atual.

É importante averiguar, também, se ao longo dos capítulos desse artigo o problema em questão foi devidamente abordado e, caso seja o seu intuito, se a proposta de intervenção está adequada.

Como verificar se o material abordou o problema de pesquisa?

O problema de pesquisa é algo fundamental em todos os tipos de materiais.

Esse problema de pesquisa, na verdade, é uma pergunta de pesquisa que escolhemos e que guiará todos os capítulos da nossa produção, do início ao fim.

É a partir desse problema/pergunta-problema que nascem os objetivos, uma vez que eles representam os caminhos a serem percorridos para responder a essa pergunta.

Nesse processo, avalie se o seu artigo girou em torno dessa pergunta e se o artigo foi capaz de gerar um resposta para essa pergunta-problema.

Esse problema em questão pode ser resolvido, questionado, refletido ou discutido.

Atenha-se, também, ao fato de que ele precisa ser relevante para o contexto atual em que vivemos.

Você perceberá, também, que esse primeiro cuidado está bastante relacionado com o segundo, voltado aos objetivos.

Verifique se os objetivos da sua proposta foram atendidos

Os objetivos de um trabalho representam os caminhos a serem percorridos para se chegar à resposta da pergunta/problema de pesquisa.

Os objetivos representam, portanto, as formas a partir das quais o problema será resolvido, questionado, discutido etc.

Analise e tenha claro em mente a partir de qual objetivo a sua pesquisa está partindo, pois, com isso, você conseguirá saber se esses objetivos foram atendidos e como foram abordados.

Os objetivos são responsáveis, ainda, por ajudar você a escolher a sua metodologia, uma vez que, para que o problema possa ser abordado, é preciso que haja instrumentos que viabilizem esses caminhos, sendo necessário que a metodologia esteja de acordo com esses objetivos e com o próprio problema de pesquisa para que a pesquisa não seja inviabilizada.

Verifique se esses objetivos aparecem no texto e, principalmente, se eles foram cumpridos (respeitando a metodologia).

Tome cuidado com o que é proposto

Existem autores que propõem diversas coisas em um mesmo artigo, sobretudo em relação à metodologia.

Como os artigos são mais curtos, propor mais de uma metodologia é totalmente inviável, pois não há tempo hábil para que todas elas sejam aplicadas.

Uma delas já basta para que os seus objetivos sejam percorridos.

Esse é um dos principais fatores que fazem com que os autores proponham metodologias já no resumo que não poderão ser bem elaboradas e dispostas ao longo do texto.

Deve-se tomar cuidado, também, com o que mencionamos no resumo e que ao longo do texto não aparece.

Tudo o que for mencionado nesse resumo será procurado pelo seu avaliador e, posteriormente, pelo seu leitor.

Tome muito cuidado para não propor etapas, sejam elas teórica, metodológica ou analítica, que não serão abordadas no texto.

Analise se o resumo do seu material está estruturado

O resumo é um elemento decisivo para que o seu leitor opte ou não por ler o seu material até o fim e, dessa forma, é preciso que todas as etapas essenciais sejam abordadas em poucas linhas/caracteres/palavras.

Há dois tipos de pessoas que cometem problemas com o resumo: aquelas que não dão a devida atenção e aquelas que querem florear demais o resumo.

Ambas não conseguem dar conta da proposta do resumo.

Ele é uma das partes mais importantes de qualquer material científico, uma vez que atua como o cartão de visitas do autor-pesquisador.

É a partir da leitura desse resumo que o leitor irá decidir se vale ou não à pena ler, nesse momento, o seu material.

Apresentar um bom resumo é uma forma de se ter respeito com aquele que está lendo e, desse modo, propor apenas o que será cumprido e apresentar elementos chave do resumo é fundamental.

Ele precisa ser estruturado para que seja efetivo.

Por que os resumos são tão importantes?

Por que os resumos são tão importantes?

Sabemos que a cada dia as bases de dados que indexam os artigos das mais diversas revistas científicas, sejam elas nacionais ou internacionais, são abastecidas com novas produções e, dessa forma, a busca sistematizada é uma das estratégias mais efetivas que faz com que cheguemos aos materiais que, em um determinado momento, irão contribuir mais, contudo, não significa que os outros são irrelevantes ou ruins, mas sim que não atendem aos objetivos da pesquisa.

Para que o processo de seleção seja mais rápido, costumamos ler o resumo, pois, a partir dele, sabemos o essencial da pesquisa a ser desenvolvida: seus objetivos, seu problema de pesquisa, a metodologia, alguns dos principais conceitos e algumas considerações.

Quanto mais conectados esses elementos estiverem ao seu artigo, mais interessante será essa produção para o contexto da sua pesquisa.

Escolha boas palavras-chave

As palavras-chave nada mais são do que palavras que aparecem logo após a apresentação do resumo.

As palavras-chave, geralmente, funcionam como uma forma de fazer com que o leitor chegue até a sua pesquisa e, dessa forma, é, também, mais uma das etapas da linguagem de programação, pois, a depender dos descritores que você digita em uma base de dados ou em seu próprio mecanismo de pesquisa, como é o caso, por exemplo, do Google, chegará a esses materiais.

Assim sendo, para que a sua pesquisa seja encontrada, é preciso que essas palavras-chave não sejam tão gerais ou saturadas (aquelas palavras que todo mundo usa), pois isso pode dificultar o acesso ao seu material.

Geralmente, apresenta-se de três a cinco palavras-chave após o resumo.

Existem autores que fazem uso de expressões como descritores, mas elas não podem ser muito longas, faça uso de, no máximo, duas a três palavras por descritor.

Analise as normas da revista antes de submeter o artigo

Analise as normas da revista antes de submeter o artigo

Um outro fator que pode impedir um artigo de ser publicado é o não atendimento às normas da revista.

É de suma importância, antes mesmo de começar a escrever o seu artigo, que você baixe o template da revista (fica em sua próprio site) e escreva o artigo a partir dele.

Contudo, caso não haja, há um campo específico no site que apresenta todas as normas para a elaboração dos originais (artigos).

Há pessoas que estão acostumadas a seguir uma determinada norma e, ao submeterem os artigos, ao menos verificam se essas normas com as quais estão acostumados a trabalhar são as mesmas da revista científica que desejam submeter.

Lembre-se, também, que uma revista aceita apenas artigos originais, ou seja, inéditos, você não pode submeter uma mesma produção em várias revistas, pois, inclusive, assinamos um termo que atesta que essa obra é inédita.

Além das questões legais que perpassam o ineditismo, uma pessoa que atua de forma ética e moral não vai desrespeitar a revista desse jeito.

Além de não submeter essa mesma proposta em outros lugares, outra forma de se respeitar essa revista é procurando conhecer essas normas a partir das quais ela trabalha.

Caso tenha dúvidas, não deixe de entrar em contato com a equipe da revista em questão. Ao submeter um material, você, automaticamente, movimenta todo um sistema de pessoas, pois, como vimos, um artigo, até que seja aprovado, passa pelas mais diversas etapas de avaliação.

Em caso de um feedback negativo por parte da revista em que submeteu esse material, isto é, quando o material não é aceito, você pode encaminhar a uma outra revista.

Entretanto, você precisa aguardar por essa resposta e, nem sempre, ela é breve, uma vez que a análise pode levar meses.

Respeito e atendimento à metodologia

Já chamamos a sua atenção quanto à importância de se propor uma metodologia que seja válida e que é crucial que evitemos propor aquilo que a nossa pesquisa não dará conta.

Todos os critérios que mencionamos até agora são importantes e essenciais, contudo, a metodologia é um fator muito decisivo para que a sua pesquisa seja ou não aceita pela equipe da revista em que deseja submeter esse material.

É fundamental que a sua metodologia esteja alinhada aos seus objetivos, pois esses elementos, juntos, irão responder ao seu problema/pergunta de pesquisa.

Não basta propor algo “bonito” e que chama a atenção das pessoas. Essa metodologia deve ser verdadeiramente capaz de responder ao seu problema.

Existem métodos bem consagrados, mas que não se encaixam nos seus objetivos e, nesse caso, adotar um que seja mais benéfico é muito mais respeitoso e eficiente.

Verifique se a proposta foi atendida

Verifique se a proposta foi atendida

Essa é uma questão que está relacionada tanto com a metodologia quanto com todas as etapas que fazem parte do desenvolvimento de uma pesquisa.

Partir de conceitos que realmente sejam capazes de abordar o seu tema de forma profunda, e, ainda, de uma metodologia que seja exequível é crucial.

A nossa sétima dica está relacionada com a oitava, pois esse processo de verificação da proposta está ligado à necessidade de se fazer uma revisão final do material.

Nessa análise, é preciso que você seja bastante crítico e que tenha a mente aberta para encontrar possíveis pontos que precisam ser mais bem explorados em sua produção.

Pode ser que, na devolutiva, o próprio avaliador sugira algumas modificações.

Essas sugestões devem ser atendidas para que o material possa ser publicado.

Contudo, antes mesmo de enviar esse artigo à revista, uma revisão final é fundamental.

Existem alguns pontos que você precisa avaliar com essa revisão.

O primeiro deles é analisar se todos os pontos prometidos tanto em seu resumo quanto em sua introdução foram atendidos e se as discussões estão bem embasadas, bem como se a metodologia está adequada e bem apresentada.

Na sequência, uma nova revisão das normas e de possíveis erros de digitação, de gramática, de vocabulário e de coesão e coerência é crucial.

Alguns pontos que devem ser analisados é se o escopo foi preservado, se você não ficou divagando e se chegou à resposta para o problema adotado.

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