Por que publicar artigo científico e onde publicar? – Visibilidade do Material

0
Avalie!

Por que pensar em visibilidade?Por que pensar em visibilidade?

Olá, tudo bem? Na nossa conversa de hoje vamos conversar um pouquinho sobre a relação da publicação científica com a visibilidade. Existem algumas coisas importantes que precisamos pensar sobre isso, então convido você a refletir um pouquinho sobre a visibilidade no meio acadêmico comigo. Quando conversamos sobre esse tema, uma das primeiras coisas que precisamos pensar é em uma questão básica, mas muito importante: por que queremos, ou melhor, por que devemos publicar artigos científicos? Existem duas coisas fundamentais que vão nos direcionar em busca da resposta para essa pergunta. A primeira delas é onde devemos publicar, e a segunda está relacionada com a visibilidade. Nesse contexto, precisamos conversar um pouquinho sobre o que vem a ser isso que estamos chamando de visibilidade. Vamos pensar especificamente em sua relação com o meio acadêmico.

O que é visibilidade?O que é visibilidade?

A primeira coisa que você precisa manter em mente sobre a relação da visibilidade com o meio acadêmico é que ela, em um primeiro momento, pode se manifestar de pesquisador para pesquisador, ou seja, é uma corrente que dita que você precisa a todo momento publicar os resultados do seu estudo para ter mais visibilidade nesse mundo acadêmico. É assim que você fará com que um outro pesquisador atribua visibilidade ao seu trabalho. Apenas é possível reconhecer o trabalho de alguém quando esse publica algum tipo de material nas revistas científicas, sejam elas nacionais ou internacionais. Existe ainda uma outra corrente voltada à visibilidade neste contexto da academia. Ela acredita fielmente que uma das suas principais preocupações enquanto pesquisador deve ser a sociedade, isto é, como você pode contribuir com o mundo a sua volta.

A visibilidade social

Sobre esse último caso que estamos falando, digo, sobre a sua preocupação para com a sociedade, preciso enfatizar que essa visibilidade pode ser meramente acadêmica, principalmente em casos em que os pesquisadores publicam tendo como foco outros pesquisadores e não a sociedade de forma geral, ou pode-se prezar por uma visibilidade profissional, principalmente quando se almeja publicar materiais direcionados exclusivamente à sociedade. Quando me refiro à sociedade, estou falando principalmente daqueles profissionais interessados em sua área de investigação, pois em uma mesma área, pode haver as mais diversas vertentes, que não necessariamente interessam a todos. Assim, quando alguém busca pelo seu trabalho, ele quer ler especificamente sobre essa vertente que você propôs a partir de um determinado material.

Quem procura os trabalhos científicos?Quem procura os trabalhos científicos?

Sejam aquelas pessoas que estão em seus escritórios, em empresas ou lecionando nas mais diversas esferas (desde a educação básica até a universidade), elas procuram por materiais que estão relacionados com a sua área de atuação. Seja para aprimorar as suas práticas diárias, seja para conhecer o que se tem produzido sobre um tema que tem a ver com a sua rotina. É preciso ser sensível ao público que procura pelo seu trabalho. Existe mais uma curiosidade que desejo compartilhar com você. O seu material pode ser interessante para criar a sua marca, isto é, para que você seja reconhecido. Para isso, é preciso que as bases de dados indexem os seus materiais. É nesse sentido que a visibilidade se torna bastante importante. Quanto mais acessado for o seu material, mais facilmente você será conhecido a partir do seu tema de investigação.

Para se adequar a esse público, é fundamental que você siga algumas etapas. É intrínseco que você tenha organização. Coloque tudo de forma bastante clara no papel para que as exigências desse público-alvo escolhido não sejam colocadas como secundárias. Tenha um ambiente de estudos para produzir a sua pesquisa. O ideal é que ele seja silencioso e organizado, pois esse tipo de ambiente favorece o aparecimento de boas ideias a serem transformadas em produção científica voltada a um determinado grupo e assunto de seu interesse. Algumas estratégias são fundamentais nesse processo: anote sempre as suas dúvidas, faça uma lista com as ideias que possam despertar o interesse do seu público e coloque post-its em lugares estratégicos com essas observações para que você não as deixe de considerar em seu estudo.

O que se espera dos materiais científicos?

Muitos profissionais das áreas da saúde e do direito, por exemplo, que querem se expandir e assim trabalhar com um novo mercado, acabam procurando por materiais atualizados para elaborarem novas estratégias, métodos e aparatos para revolucionar a sua prática diária. Quanto maior a sua visibilidade nas bases de dados, mais facilmente os seus trabalhos irão contribuir para com aqueles que se interessam pelo seu objeto de estudo. Nesse sentido, posso afirmar a você que tem sido muito frequente esses profissionais procurarem por artigos científicos inovadores e modernos para aderirem a uma nova postura estratégica. Por exemplo, se estou procurando na internet um artigo científico sobre um determinado tipo de doença e eu vejo que você é um profissional reconhecido nesta área, certamente irei considerar tudo que eu ler/escutar de você sobre esse tema, pois você atingiu um nível expressivo de visibilidade.

A importância da pesquisa e da estrutura de um texto

Você notará que, ao executar bem alguns passos a sua pesquisa pode ser conduzida de forma mais leve e menos problemática. Uma dica bastante importante é o exercício contínuo da pesquisa. Procure sempre por novos materiais que possam vir a contribuir para com as diversas etapas do seu trabalho. Após selecionar os materiais, em um primeiro momento, não estagne, procure sempre por novas possibilidades. São informações inovadoras e modernas que fazem com que o seu trabalho se torne atrativo para o seu público-alvo bem como para aqueles que você nem imagina que pudessem ter interesse na temática. Não se esqueça jamais: sempre  procure por materiais em bases de dados seguras e confiáveis para que você não corra o risco de compartilhar informações falsas com aqueles que consomem o seu material.

Exemplo de um público-alvoExemplo de um público-alvo

Se tenho interesse em conhecer um pouco mais sobre leis de determinadas áreas (civil, penal, trabalhista, do consumidor, ambiental, etc.) ou se desejo conhecer determinados conceitos da área de engenharia ou da arquitetura e urbanismo, ou ainda se tenho dúvidas em relação a uma determinada doença, posso me apoiar em materiais científicos daqueles que são notórios nessas áreas de investigação. Como eles atingiram um nível de visibilidade positivo, muito provavelmente nos sentiremos seguros e confiaremos nas informações prestadas por esse pesquisador reconhecido. Encontrando materiais com fontes seguras, esses pesquisadores me trarão a certeza de que posso divulgar para outras pessoas o seu estudo. Assim, muitos saberão que você é um bom profissional nessa área, pois conhece detalhadamente o seu objeto de investigação.

Mas afinal, por que publicar artigos?

Por que muitos defendem a publicação de artigos científicos? É tão importante assim? Essas são algumas das perguntas que você pode me fazer ao se deparar com temas voltados à publicação desses materiais. Nesse sentido, gostaria de apresentar a você alguns motivos para que você publique os seus artigos. Ao publicar um artigo científico, automaticamente você compartilhará seu conhecimento com uma grande variedade de pessoas. Como somos seres sociais, sempre que acontece algo bom, como uma grande descoberta, é natural que queira compartilhar com outras pessoas. Utilize isso a seu favor: transforme essa grande descoberta em um artigo científico, não deixe que esse conhecimento materializado em uma experiência legal, se perca com o tempo. Compartilhar é a chave para a progressão. Ao dividir esse conhecimento com outros você será capaz de interagir com uma vasta gama de interessados.

Você notará que ao tornar como hábito o compartilhamento do conhecimento, será capaz de começar a conviver melhor com o meio a sua volta. Aliás, não somente será capaz de conviver como também terá poder para transformar todos aqueles ao seu redor. Para isso, defendemos a importância de escrever e publicar um artigo científico. Todos os acadêmicos, até mesmo aqueles que estão ingressando agora nessa jornada, precisam de embasamento para construir o seu conhecimento. Assim, seja em livros ou em artigos científicos, todos os dias milhares de pessoas procuram por materiais para construir o seu próprio. Contribua com essas pessoas compartilhando o seu posicionamento. Faça com que a sua ideia sustente um estudo, e assim, amplie o leque de conhecimentos de uma determinada área. Certamente ele servirá como base para muitos pesquisadores. Não tenha medo!

Etapas indispensáveis para produzir um artigoEtapas indispensáveis para produzir um artigo

Todo e qualquer tipo de trabalho precisa fazer uma apresentação ao seu leitor do tema de investigação, certo? O tópico referente a essa etapa é conhecido como introdução. Nessa introdução, você precisará de forma clara e objetiva apresentar a sua ideia geral, as suas hipóteses, os objetivos, a justificativa e os motivos pelos quais esse trabalho é importante e essencial para a sociedade como um todo. Feito isso, é preciso que você desenvolva esse tema. É comum que os pesquisadores tracem alguns capítulos para tal desenvolvimento. De forma geral, pode haver um capítulo de contextualização do tema, um marco teórico (nesse momento você deve apresentar os autores e as suas teorias que irão embasar e viabilizar, cientificamente, a sua pesquisa). Há ainda um capítulo de metodologia, um de análise dos dados obtidos (costuma ser mais prático), e por fim, você deverá elaborar as considerações finais juntamente com as referências bibliográficas.

A relevância social dos artigos

Não são apenas os pesquisadores que precisam de informações de qualidade fornecidas por você. A sociedade como um todo precisa de conteúdos com fontes seguras. Mostre que ela pode confiar em você. Como a sociedade brasileira está em desenvolvimento, este é um processo fundamental. Toda sociedade em expansão precisa de informações de qualidade. Assim, contribuir para que essa sociedade tenha acesso ao conhecimento é uma atitude bastante nobre. Por isso, defendo aqui que compartilhar ou publicar o seu artigo científico é um modo de participar ativamente do mundo ao seu redor, deixando, para isso, a sua marca. É dessa forma que você se tornará notório naquilo que se propõe a investigar. É uma forma de inserir valor à sociedade da qual você faz parte.

O diferencial no mundo acadêmico

Pessoas que têm a prática da publicação são vistas a partir de um olhar diferente. Dessa forma, publicar um artigo científico significa que essa pessoa estuda, é preocupada, é crítica, e analítica, etc. Portanto, que essa pessoa está concentrada com o seu desenvolvimento intelectual, ela deseja contribuir para com a sociedade e está preocupada em se desenvolver mais a cada dia. Diversas empresas, sobretudo as multinacionais que trabalham com a geração de valor e/ou se preocupam com a sustentabilidade, olham de forma diferenciada para o pesquisador/funcionário que publica materiais científicos. Essas empresas reconhecem que publicar significa que esse funcionário se preocupa com algo maior. Em instituições públicas, por exemplo, o funcionário pode até ser promovido por ter o hábito de publicar, e assim, o seu poder de conhecimento aumenta, e com isso ele acaba sendo melhor remunerado.

Eu posso publicar materiais científicos em qualquer lugar?

Para concluirmos a nossa conversa de hoje podemos falar finalmente sobre onde se publicar esses artigos científicos. É um tema que temos discutido em diversas conversas, mas é sempre bom relembrar que todo conhecimento é válido e precisa ser compartilhado com as mais diversas pessoas. Escolher uma revista inadequada para a publicação de materiais científicos é um dos erros mais comuns no meio acadêmico, principalmente quando se é iniciante. Teoricamente, você pode publicar o seu artigo em qualquer plataforma, entretanto, muito dificilmente você terá visibilidade, porque você não poderá ser citado, visto que esse material não possuirá indexação, ou seja, conteúdos publicados fora de revistas científicas não passam por avaliações que definem a sua relevância e qualidade bem como não recebem um código que identifica a sua publicação. Vou apresentar algumas possibilidades de publicação a seguir.

Como publicar Artigo Científico

Dúvidas? Sugestões? Deixe seu Comentário!

Digite seu comentário!
Informe seu Nome aqui