BLOG

Como publicar um estudo de caso? – Compreendendo quais são as áreas que costumam aceitar melhor esse tipo de produção

Conteúdo

Avalie!

O cenário da produção científica: como saber se uma revista científica aceita ou não um estudo de caso?O cenário da produção científica: como saber se uma revista científica aceita ou não um estudo de caso?

Olá, tudo bem? Em nosso post de hoje iremos retomar as nossas discussões sobre os tipos de materiais passíveis à publicação aceitos pelas revistas científicas, sejam elas nacionais ou internacionais. A primeira coisa que você precisa manter em mente e que não se aplica apenas aos estudos de caso, mas a todos os tipos de metodologias, é que certos tipos de revista costumam aceitar com mais facilidade certos tipos de produções. Por exemplo, há revistas que aceitam com mais facilidade os artigos que propõem algum tipo de revisão. Esses tipos são os mais inúmeros, como artigo de revisão sistemática, de revisão bibliográfica, da revisão integrativa, dentre outras possibilidades. Contudo, há certos campos do saber/linha de pesquisa que têm uma outra necessidade: a publicação de estudos e/ou relatos de caso, porém, hoje iremos nos concentrar nas características do estudo de caso e onde podem ser publicados.

O processo de submissão de um artigo científicoO processo de submissão de um artigo científico

Antes de nos atermos especificamente ao estudo de caso, gostaríamos de esclarecer, ao longo desse post, como funciona o processo de submissão de um artigo científico. Dentre as perguntas que nortearão a nossa discussão de hoje, temos: como posso submeter um artigo científico? Como saber quais são as revistas científicas que publicam estudos de caso? As dicas que iremos introduzir ao longo dessa reflexão não se aplicam apenas aos estudos de caso, mas a todos os formatos de materiais científicos passíveis à publicação. É fato que vivemos na era da informação, de modo que a comunicação é potencializada, porém, nem sempre o conhecimento chega até todas as pessoas. É o nosso papel fazermos com que ele circule e atinja a todos, e, para isso, precisamos publicar e divulgar os resultados de nossas pesquisas. A emancipação apenas se torna uma realidade quando esse conhecimento passa a ser efetivo para as pessoas.

Por que o artigo científico é fundamental para a vida acadêmica?

Durante toda a nossa trajetória acadêmica, o artigo científico irá desempenhar um papel fundamental. Até mesmo no contexto corporativo essa realidade já é uma constante. Em certas empresas, a fim de que uma pessoa possa subir de cargo, ganhar um salário melhor, ou seja, promover a sua carreira, o engajamento com a pesquisa é uma boa estratégia. Quem presta serviços também pode ser beneficiado com esta prática, visto que o cliente pode dar mais credibilidade aqueles prestadores engajados e comprometidos com a ciência e com a pesquisa. Diante disso, o valor intangível pode ser aumentado e você pode ter acesso a uma série de benefícios. Além disso, quando você publica artigos científicos, o seu capital intelectual aumenta de uma forma muito significativa. Há uma ampla gama de materiais científicos que você pode publicar, e, dentre essas possibilidades, há diversas metodologias que podemos seguir.

As metodologias de pesquisa nos artigos científicos

Como mencionamos, há uma série de possibilidades de artigos científicos que podemos desenvolver e submeter a uma revista, como o caso de um artigo de revisão bibliográfica, um artigo de revisão integrativa, um relato de experiência, um estudo ou relato de caso, um peer review (a introdução a um assunto que você começou a investigar nesse momento e que embora os dados sejam preliminares, são importantes e, portanto, devem ser divulgados à sociedade), um resumo expandido para apresentar os principais pontos a serem explorados ao longo da sua dissertação de mestrado ou tese de doutorado, resenhas e resumos de livros, dentre muitas outras possibilidades. Toda essa gama de produção intelectual, caso você siga as regras do método por você escolhido, é válida e deve ser compartilhada, expandida para outros horizontes. Diante disso, iremos compreender onde esses materiais podem ser publicados.

A importância das revistas científicas

Especialmente se você deseja consolidar a sua carreira no cenário acadêmico, saiba que o melhor lugar onde você pode e deve publicar as suas contribuições, seja para os acadêmicos de sua área ou para a sociedade em geral, é nas revistas científicas. Aqui no Brasil esses locais seguros nos quais os materiais científicos devem ser publicados são chamados de revistas científicas. Já no exterior, você pode se deparar com os nomes “mega journal” ou “journal” que fazem referência a essas revistas. A Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento pode ser classificada como um mega journal. Os mega journals nada mais são do que revistas científicas que trabalham de forma multidisciplinar. Assim, uma de suas grandes contribuições é que costuma aceitar e publicar artigos científicos das áreas mais distintas, não se concentrando em um único campo. Esses artigos devem ser publicados neste tipo de canal, que é científico.

Como saber quais revistas publicam estudos de caso?Como saber quais revistas publicam estudos de caso?

Quando nos indagam acerca de quais são as revistas que costumam publicar estudos de caso, precisamos nos ater ao fato de que as revistas científicas possuem propósitos específicos. Contudo, embora cada uma tenha as suas especificidades, toda revista classificada como científica deve ter um ISSN, os editores (editor-chefe e os editores secundários), os avaliadores (também conhecidos como “pares”, que são os responsáveis pela avaliação de nossos materiais), um corpo de profissionais que irão editar esse texto, os materiais precisam ter registro DOI, dentre outros aspectos. A melhor forma de saber se uma revista aceita ou não o tipo de material que deseja publicar é por meio da análise do seu escopo. O escopo da revista nada mais é do que os tipos de materiais científicos com os quais ela mais se identifica (em virtude das áreas com as quais trabalha), logo, que costuma publicar com mais frequência.

Analisando o interesse de uma revista (o escopo)Analisando o interesse de uma revista (o escopo)

Suponhamos que você tenha se deparado com uma revista científica que reitera, em seu escopo, que aceita alguns tipos específicos de material. No item/tópico de “normas para autores” você saberá quais são esses tipos aceitos e quais são as regras para a sua elaboração. Embora muitos considerem essas informações como chatas e extensas, elas são muito necessárias, pois ali estão, basicamente, todos os mecanismos que irão fazer com que o seu texto seja aprovado. Nesse tópico, você irá analisar se o estudo de caso (que é o nosso exemplo) é aceito ou não por essa revista. Ela lista quais são esses formatos aceitos. É a revista que escolhe o que é de seu interesse em termos de publicação. As revistas elencam, ainda, os assuntos que têm interesse em publicar. Contudo, em nosso caso, como somos um mega journal, nós não temos um único escopo. Tudo aquilo que contribui com a ciência pode e deve ser publicado.

As revistas que não atuam como um mega journal?

Quando as revistas não atuam como um mega journal, isto é, trabalham com áreas e linhas de pesquisa específicas, acabam delimitando esse interesse/assunto/formato. Nós, enquanto mega journal, temos um público bem amplo, pois publicamos materiais de todas as áreas, de modo que esses podem se acessados de maneira fácil por cento e oitenta países, bem como esses artigos são traduzidos para sete idiomas para que mantenhamos essa característica de amplitude. Entretanto, a maior parte de nossas revistas operam de forma mais direcionada. Por exemplo, a Revista Brasileira Materna-Infantil, desde o seu nome, já aponta qual é o seu interesse de publicação. Assim sendo, o seu interesse é a publicação de materiais que estejam direcionados à maternidade e ao público infantil.

Características das revistas nacionais tradicionaisCaracterísticas das revistas nacionais tradicionais

Partamos de um outro exemplo. Se formos analisar a Revista Brasileira de Educação Especial, recaímos em uma revista que tem interesse em publicar materiais relacionados à educação inclusiva. Se você tiver dúvidas quanto ao formato aceito pela revista, acesse o escopo, que, geralmente, fica no campo de normas direcionadas aos autores. Uma mesma área possui diversas linhas, de modo que, por exemplo, se há uma revista que aponta que aceita materiais na área de Filosofia Antiga, pode ser que ela não aceite materiais que não se enquadre nessa linha específica da Filosofia. O nome atribuído a uma revista é o primeiro sinal que temos para que saibamos que tipo de material ela costuma aceitar e quais são os assuntos de seu interesse. Além disso, há revistas que, semestralmente (ou a partir de uma frequência por ela estipulada), publicam linhas temáticas, de modo que todos os artigos devem se enquadrar neste tema.

As publicações temáticas

Embora haja revistas que publiquem no esquema de fluxo contínuo, há aquelas que preferem publicar materiais a partir de linhas temáticas específicas, temas específicos. Cada chamada pode ter um assunto. Podemos citar, como exemplo, uma revista que conhecemos da Bahia. Ela, em seu escopo, aponta que, em um semestre específico, estaria aceitando para publicação tão somente materiais que versassem sobre o uso da tecnologia no contexto da arquitetura. Dessa forma, durante todo o semestre, estaria a procura de materiais que se enquadrassem nesse eixo para que, assim, crie uma publicação temática. Falamos, até esse momento, sobre o interesse da revista, o seu escopo, porém, nesse processo de busca por uma revista para publicar, é preciso que nos atenhamos aos formatos por ela aceitos. Análise se aceita-se estudos de caso, artigos de revisão (em suas diversas faces), pesquisa-ação etc.

Atenha-se ao tipo de material apontado pela revista

Se você já tiver em mente uma revista na qual deseja publicar ou, o que é muito comum, caso o seu orientador tenha pedido para publicar em uma revista específica, antes mesmo de começar a desenvolver o seu material, recomendamos que você verifique quais são os tipos de materiais aceitos por ela para que não tenha nenhuma surpresa, pois, em muitos casos, é difícil alterar o formato de um material que já se encontra finalizado, visto que ele foi elaborado com base em um modelo específico. Ao ser realocado para outro modelo, pode perder o seu sentido. Esses cuidados são de suma importância, pois, caso você envie o seu material a uma revista sem analisar se ele está de acordo com o assunto que a revista pretende publicar nesse momento, bem como caso ele não esteja em um formato específico, por mais desenvolvido que o conteúdo esteja, dificilmente será aprovado, pois, em termos de interesse, ele destoa do da revista.

Há revistas que não aceitam artigos de revisão?

Quando discutimos sobre formatos de materiais científicos que costumam ser aceitos pela maior parte das revistas científicas, sempre pensamos nos artigos de revisão – bibliográfica, sistemática, integrativa – porém, embora seja uma prática corriqueira, nem todas as revistas aceitam esse formato, porque eles são mais teóricos, e, por outro lado, há revistas que preferem publicar materiais mais aplicados, como pesquisas de campo, pesquisas-ação, relatos de caso e os próprios estudos de caso. Se a revista na qual você deseja publicar privilegia estudos aplicados, muito dificilmente irá aceitar artigos que tenham uma inclinação mais teórica, visto que destoa de seus interesses. Por outro lado, há revistas que costumam publicar apenas materiais científicos que contenham resultados de pesquisas laboratoriais. Outras, por sua vez, não publicam resumos, resenhas e materiais semelhantes.

A personalidade de cada revista científica

A personalidade de uma revista científica – às suas características, demandas e interesses – são refletidas em suas normas e diretrizes para os autores. Em relação ao estudo de caso, recomendamos que você verifique junto à revista qual o tipo de estudo de caso ao qual ela se refere para que não haja problemas ao longo da avaliação do material. Assim sendo, é primordial que você analise se esse estudo de caso faz parte do escopo da revista. Por exemplo, você pode ter em mãos um estudo de caso voltado à área da Administração, entretanto, pode ser que essa revista aceite apenas estudos de caso que tenham um viés mais social, especialmente das áreas que integram as Ciências Sociais.

Assim sendo, antes de desenvolver esse estudo de caso, é de suma importância que você analise se ele está alinhado aos interesses da revista na qual deseja publicar, e, caso não esteja, talvez seja mais válido você submeter em um revista que também aceite estudos de caso e que está atrelada de uma forma mais efetiva com a linha de pesquisa com a qual você trabalha. A única forma a partir da qual podemos saber quais são os tipos de revistas que costumam aceitar esses tipos de trabalhos, sobretudo os mais específicos, é por meio da realização de uma pesquisa profunda. Além disso, os editores que integram uma revista podem mudar de tempos em tempos, e, com isso, os interesses de publicação desta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este anúncio ajuda a manter a Educação gratuita

Confira também...