BLOG

Diferença entre artigo científico e artigo de blog

Conteúdo

5/5 - (1 vote)

Motivos para não procurar em blogsMotivos para não procurar em blogs

A conversa de hoje tem como objetivo apresentar a você os motivos para não fazer uso de artigos de blogs para escrever os seus trabalhos. É importante deixar claro que existem muitos blogs sérios, com publicações feitas por professores especialistas, entretanto, existem muitos outros que não fornecem aos seus usuários informações seguras, ou seja, não há uma responsabilidade em relação ao que se publica. Este é o principal motivo para que nós defendamos aqui a importância de procurar por materiais em fontes seguras, ou seja, que possuem essa responsabilidade para com a divulgação do conhecimento. Os blogs costumam ser criticados porque, de forma geral, os artigos publicados nessas plataformas não costumam ter nenhum parâmetro de análise, o que pode prejudicar a qualidade do trabalho. Não há um aprofundamento nesses trabalhos que veiculam nesses blogs, o que faz com que ele seja alvo de críticas diversas. Entretanto, é importante apresentar a você as diferenças entre os dois tipos de artigos: o de blogs e o científico.

Diferenças entre artigos científicos e de blogs

Após abordarmos a problemática de se aderir aos materiais que circulam em blogs é importante ilustrar um pouco mais sobre as características e peculiaridades de cada um deles. Como exemplo, apresentaremos, nessa conversa, o blog da Revista Científica Núcleo do Conhecimento. Nosso blog, hoje, aceita para publicação artigos científicos de quarenta e duas áreas do conhecimento. Nesse sentido, torna-se importante falar sobre as diferenças entre as duas modalidades de artigos. No caso da revista, para que um artigo possa ser publicado e assim veiculado no mundo acadêmico, ele passa por uma avaliação. Os responsáveis por avaliar esse material é um crivo de professores mestres e doutores que devem fornecer uma avaliação completa acerca desse material em avaliação, processo este que não ocorre nos blogs, ou seja, qualquer material pode ser aceito para publicação sem passar por nenhum tipo de análise, o que pode comprometer a sua qualidade.

Como buscar por materiais em sites de revistas?

É muito importante que você pesquise por artigos científicos em bases confiáveis ou nos sites das próprias revistas que avaliam esse material. Como exemplo, ensinaremos, neste momento, como procurar por materiais no site da Revista Científica Núcleo do Conhecimento. Em primeiro lugar você precisará acessar o nosso site. Na ferramenta buscar será preciso digitar uma palavra chave para acionar os materiais correspondentes a ela. Aqui usaremos como ilustração os artigos sobre a temática da educação. A busca retornará em artigos diversos sobre essa palavra chave. Todas essas são fontes seguras, pois passaram pelo esquema de avaliação citado no início dessa nossa conversa de hoje. Ao clicar em qualquer um desses artigos retornados pela ferramenta de busca, você terá acesso a um artigo científico que poderá ser utilizado em seu trabalho sem risco, pois foi devidamente avaliado, logo há uma responsabilidade para com a divulgação do conhecimento.

Os materiais em site da revista são confiáveis?

Como passaram rigorosamente por uma avaliação, tudo o que você utilizar desse material é altamente seguro, pois a análise é aprofundada e os autores utilizados são devidamente confiáveis e referenciados ao fim do trabalho. Todas as informações encontradas nesta página do artigo científico são seguras pois já foram previamente validadas pelos professores que colaboram para com a divulgação e circulação do conhecimento científico em nosso país. Entretanto, não podemos deixar de explorar outro tipo de artigo científico existente: os que fazem parte dos blogs. No próprio site da Revista Científica Núcleo do Conhecimento há um ícone nominado de “Blog”, para conhecê-lo basta clicar nesse ícone que ele irá te redimensionar para o blog. É importante que você conheça ambos os modelos de artigos para não se confundir quando for escolher por materiais que irão compor, efetivamente, a sua pesquisa.

Artigos Científicos de blogs

Diferentemente dos artigos científicos que são produzidos de maneira sistematizada que para serem circulados e divulgados por uma determinada revista precisam ser analisados por pares com a titulação de mestre ou doutor (sempre com uma titulação acima da do autor que submete o trabalho) assim como devem ser escritos a partir das normas e diretrizes prescritas pelas portarias que governam a produção científica no país e analisados, também, pelos editores e colaboradores da revista não se repete nos artigos que circulam em blogs. Você notará, também, que a configuração visual e estética do blog é bastante diferente do site oficial da revista, que tem outro tipo de objetivo: publicar apenas artigos científicos que passam por um rigoroso processo de avaliação.

Acessando o blog da Revista Científica Núcleo do Conhecimento você muito provavelmente perceberá que existem alguns recursos que não aparecem no site oficial. Há, por exemplo, os mais variados vídeos que explicam teorias e conceitos sobre assuntos diversos necessários para se compreender o vasto universo que é o mundo acadêmico. Não é um material que passa pela rigorosa avaliação necessária para os artigos científicos, isso porque grande parte do conteúdo que circula nesses blogs foi criado, editado e configurado pelos nossos colaboradores, que, também, são alunos, ou seja, não fazem parte do crivo que avalia os artigos que veiculam nas revistas científicas.

Mau uso do blogMau uso do blog

Embora muitos dos blogs possuam informações seguras e confiáveis, em muitas das vezes, os usuários passam a tomar esse conteúdo para compor os seus trabalho sem nenhum tipo de critério e como não há uma avaliação acerca do conteúdo que veicula nessas esferas, não é possível garantir que este conteúdo é verídico, ou seja, como não há um parecer científico sobre esses materiais, não há um cuidado para com a transmissão desse conteúdo devido, principalmente, a falta de avaliação. Dessa forma, em muitas das vezes, acontece o que chamamos de desserviço público. É muito importante falar repetidamente sobre essa questão porque você precisa procurar informações seguras para que o seu trabalho não seja prejudicado no futuro, nesse sentido, é essencial que você procure por materiais em locais e fontes seguros e corretos para que a qualidade seja garantida em todo o seu trabalho.

O uso massivo das fake news O uso massivo das fake news

Com a popularização do fenômeno conhecido como fake news, tem-se notado que muitas informações tendenciosas e irreais têm circulado, de forma massiva, na internet. Dessa forma, nota-se que o seu alcance tem se tornado, a cada dia, mais expressivo. Com isso, o cuidado e o receio em relação ao uso de informações que não são, rigorosamente, avaliadas, tem se tornado algo frequente no meio acadêmico. É algo tão grande que não tem se restringido apenas à academia. A sociedade, ultimamente, está repleta de informações exageradas e tendenciosas por causa da circulação em massa de notícias que não são verdadeiras, mas passam a ser devido ao seu expressivo alcance. Nesse sentido, tornamos a defender a necessidade em se procurar, sempre, por materiais que passam por essa criteriosa avaliação, pois com a ampliação do fenômeno das fake news, muitas pesquisas falsas têm tomado forma no universo acadêmico, o que prejudica a qualidade de muitos outros trabalhos.

Sempre confira se as informações não são fake news

Um exemplo disso foi a recente divulgação, a partir de um blog, de que a vacina é prejudicial ao ser humano. A circulação dessa informação ocorreu no surgimento de um seríssimo problema de saúde pública, pois, cada vez mais, as mães têm optado por não vacinar as suas crianças em decorrência da circulação desse tipo de informação que, para ela, é verdadeira, devido ao alto alcance que essas notícias tem, impactando, dessa forma, negativamente na vida de todos os seres humanos. Tem-se percebido, nesse contexto, que doenças muito superadas como a Poliomelite e o Sarampo tem retornado à sociedade por conta da circulação da notícia de que as vacinas são prejudiciais à vida. Isso ocorre porque os blogs assim como outras fontes de informação não têm o cuidado necessário neste processo de transmissão do conteúdo, uma vez que não avaliam os materiais que chegam até ele. Estabelece-se, dessa forma, uma rede de informação responsável por transmitir uma série de informações errôneas, contaminando, assim, a mente humana.

A globalização da informaçãoA globalização da informação

Hoje, com a acessibilidade, a gente tem a circulação, de forma muito rápida, da informação. Nesse sentido, tomar mais cuidado em relação ao que se escolhe para usar como base e fundamento para a produção e execução de um determinado trabalho é um processo indispensável. Nem sempre a acessibilidade é um processo vantajoso, pois é por causa dela que informações errôneas circulam, cada vez mais, em nossa sociedade. Assim, nós, enquanto pessoas responsáveis pela produção do conhecimento técnico e científico no meio acadêmico, precisamos ter um cuidado redobrado acerca dos materiais e fontes que utilizamos como escopo teórico para nossas pesquisas. É essa a nossa responsabilidade social para com a sociedade. Como somos seres mais instruídos, ou seja, entendemos como o conhecimento é importante para dar forma à sociedade, é nosso papel produzir pesquisas seguras e confiáveis.

Quais informações buscar?Quais informações buscar?

Para tanto, é importante que busquemos informações científicas que possuam, sempre, bases concretas e não duvidosas para que juntos consigamos evitar a circulação em massa das conhecidas fake news. Quando falamos a você para não usar materiais fornecidos por blogs, não queremos dizer que nenhum blog presta, mas sim que é necessário ter um cuidado maior porque nem sempre o conteúdo lá divulgado é confiável, verdadeiro e seguro devido a falta de avaliação. Defendemos a necessidade de se procurar por artigos científicos porque para que este seja publicado ele passa, no mínimo, por três professores devidamente titulados e especialistas na área. É um processo que se repete em todas as revistas científicas pois essas possuem o compromisso de fornecer informações seguras e não tendenciosas aos seus leitores.

Apenas aceita para publicação estudos que após passarem por essa avaliação são considerados como divulgadores de informações verdadeiras e leais as fontes utilizadas como fundamentação e escopo teórico. Precisamos juntos, combater esse desserviço de informações errôneas para conseguirmos, de forma coletiva,

combater a circulação dessas informações errôneas que causam sérios danos à sociedade, trazendo à tona problemas de saúde pública, por exemplo, que haviam sido superados a tempos.

É um assunto sério pois pode causar danos irreparáveis a todas as esferas que sustentam a sociedade (ambiental, social, cultural, política, econômica, etc). Como pessoas esclarecidas e que possuem noção acerca da gravidade que é fazer com que informações incorretas circulem em nosso meio, procurem, sempre, por materiais publicados em bases confiáveis, pois é uma estratégia muito urgente para que consigamos combater o fenômeno das fake news. Recomende aos seus alunos, amigos, colegas de trabalho e afins materiais científicos que são veiculados pelas revistas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este anúncio ajuda a manter a Educação gratuita

Confira também...