Publicar Artigo Cien

Como é o caminho da metodologia científica? Por que é importante estudar metodologia científica?

5/5 - (10 votes)

Em nosso post de hoje iremos discutir sobre metodologia científica. Sendo assim, o nosso olhar será direcionado àqueles passos e processos que devemos seguir para que a nossa pesquisa tome os devidos cuidados. Logo, se você gosta do campo da metodologia e deseja se especializar nessa área, este post também é para você!

Nesse contexto, como sempre destacamos em nossos textos, a fim de que toda e qualquer pesquisa seja aprovada, esta precisa seguir métodos rigorosos, pois são eles que garantem que o texto seja científico, ou seja, baseado em fontes seguras.

Dessa forma, dentre as mais dúvidas associadas a esse campo, para a nossa discussão de hoje elegemos a seguinte questão norteadora: quais são os caminhos pelos quais a metodologia científica perpassa? Bom, será sobre isso que vamos tratar. Logo, a primeira coisa sobre a qual devemos conversar é sobre as possibilidades fomentadas por esse tipo de campo do saber.

O que caracteriza o campo da metodologia científica?

A metodologia científica visa compreender um dado cenário de pesquisa a partir de métodos que garantem que esse estudo se dará de forma sistematizada. Dessa forma, podemos definir esse campo como aquele que tem objetivo organizar todo o conhecimento produzido através do emprego de métodos.

O que caracteriza o campo da metodologia científica

Esses métodos ajudam o pesquisador tanto a coletar, tratar e analisar dados, como a lidar com questões éticas vitais.

Os métodos também ajudam o pesquisador a apresentar e descrever esses dados de uma forma mais assertiva.

De modo que, todas as áreas do conhecimento admitem os métodos científicos. Logo, a metodologia nada mais é do que uma forma de construir o conhecimento científico a partir de padrões de pesquisa rígidos. Pensemos um pouco na origem desse amplo e essencial universo.

A origem do campo da metodologia

Os métodos de pesquisa começaram a ser pensados e colocados em prática próximo ao final do século XIX. Foi em virtude da expansão das universidades em todo o globo que mais pessoas passaram a ter acesso ao conhecimento científico.

Além disso, pela primeira vez, as universidades não estavam mais ligadas a um contexto confessional, de modo que começara a surgir uma série de universidades tradicionais em todo o mundo, que visavam a produção de ciência.

A origem do campo da metodologia

No entanto, com esse cenário, surgiu uma necessidade: a construção do conhecimento de forma regulamentada, isto é, sistematizada.

O objetivo era o de compreender e desenvolver conhecimento a partir de métodos disponíveis e aplicáveis às mais diversas áreas, dando, então, ênfase ao campo da metodologia.

A atuação multidisciplinar da metodologia

Como é um campo que não foca em uma área, os especialistas em metodologia podem transitar entre os mais diversos contextos. A metodologia, portanto, introduz métodos de pesquisa que podem ser adaptados aos mais diversos espaços e contextos. Por exemplo, o artigo científico, hoje, é o veículo mais rápido para se comunicar o conhecimento.

Contudo, para que seja aprovado, precisa seguir um método!

Assim, é possível aplicar métodos semelhantes de coleta de dados, como estudos laboratoriais, pesquisas de campo e estudos de caso, em artigos científicos de diferentes áreas, o que demonstra a sua atuação multidisciplinar. Diante disso, podemos pensar um pouco nos profissionais que se especializam nesse campo que é tão negligenciado no Brasil.

A negligência da metodologia científica no Brasil

Infelizmente, em nosso país, são poucos os profissionais que se especializam nesse campo. São poucos os que param para conhecer esse campo, na verdade. Além disso, é crucial que você saiba que não são todos os professores que gostam de pensar na sistematização.

Alguns sequer são a favor da construção do pensamento científico de forma sistematizada, o que é uma realidade bastante comum nas Humanas, visto que essa ciência é produzida de uma forma mais flexível.

A negligência da metodologia científica no Brasil

Nesse campo, a voz do pesquisador aparece de uma forma mais evidente e acaba sendo o principal protagonista da pesquisa e não tanto o seu objeto, o que é refutado em diversas academias, de modo que não é tão comum que os pesquisadores sigam caminhos de pesquisa semelhantes, embora, claro, muitos acabem se assemelhando.

Entretanto, no campo das Ciências da Saúde e das Exatas eles costumam absorver melhor esses métodos de pesquisa. Há a preferência pela escrita desse material dentro de métodos rígidos, ou seja, os métodos de pesquisa são seguidos de uma forma mais rigorosa.

A especialização na área de metodologia

É importante que você leve em consideração que, no Brasil, não há uma especialização voltada apenas ao campo da metodologia. Algo que ocorre é que ninguém inicia um curso pensando em métodos, de modo que ao procurar por um curso de Direito, Engenharia e todos os outros, o candidato não faz essa escolha pensando em métodos.

Não é comum que haja o interesse em se aperfeiçoar em métodos de pesquisa. Todavia, há alguns caminhos que permitem que o interessado possa se aperfeiçoar. Temos, em nosso país, alguns cursos de especialização voltados a essa área.

Em relação ao campo profissional direcionado a esse tipo de formação, uma das opções é a carreira de orientador. A orientação de alunos pode ser uma forma de descobrir ou desenvolver interesse por esse campo e influenciar na busca por mais conhecimento.

A oferta da disciplina de metodologia

Em relação à oferta da disciplina de metodologia, é pertinente que você saiba que esse curso, no geral, é ofertado de maneira online. Até mesmo as instituições que oferecem cursos presenciais ofertam a disciplina de metodologia online. Em nosso país, esse campo é negligenciado em todos os níveis, de modo que os alunos saem do Ensino Médio sem que conheçam os métodos.

Os cursos de graduação também não absorvem bem esse campo, de modo que, na maior parte das vezes, professores que não dominam essa área assumem a disciplina. Nesse sentido, costumam apresentar os aspectos teóricos ligados aos métodos, mas não focam em sua aplicabilidade, o que é prejudicial à formação do aluno.

Como lidar com as lacunas no conhecimento

Muitos alunos ficam perdidos porque não sabem como aplicar os métodos. Desse modo, podemos dizer que a única forma de lidar com essas lacunas de uma maneira mais assertiva é buscar por conhecimento suficiente à aplicação prática desses métodos de pesquisa ao desenvolver os seus trabalhos científicos.

Assim, o mais indicado é que o aluno em seu curso de graduação ou pós-graduação aplique essas ferramentas, técnicas e métodos de acordo com a sua finalidade. Entretanto, ao desenvolver essa monografia, dissertação ou tese, saiba que você desenvolverá esse trabalho tendo como base o entendimento do seu professor sobre metodologia e técnicas de pesquisa. Nesse sentido, antes de desenvolver esse trabalho, o mais indicado é que você procure entender o que o seu professor compreende como método.

Por que é preciso entender o viés da metodologia?

Antes de aplicar um método, é preciso compreendê-lo. Temos observado, à medida em que os artigos científicos chegam até nós, que tem havido uma preocupação muito maior do aluno em conceituar os métodos do que em aplicá-los, de fato.

Além disso, não é indicado que esse aluno por si só conceitue a metodologia, uma vez que o professor que o orienta pode ter uma compreensão muito diferente. Não basta adquirir e ler uma série de livros se você não consegue compreender o que está por detrás desses métodos, isto é, a sua aplicação na prática.

Sem isso, o pesquisador recai em um erro: conceituar uma série de métodos que, na verdade, sequer servem a sua proposta de pesquisa, o que prejudica a qualidade do estudo.

Se você não tem essa compreensão, indicamos que você se preocupe muito mais com a forma como esse método pode ser incorporado em seu trabalho para que ele seja eficiente e contributivo.

Qual é a importância da metodologia científica?

A fim de que o seu estudo seja executado da melhor maneira possível, é essencial que você compreenda a importância da metodologia científica em todo e qualquer estudo. Podemos afirmar que hoje a metodologia científica é o ponto de partida para a execução de trabalhos em qualquer área do conhecimento.

Qual é a importância da metodologia científica

Diante da quantidade imensa de informações com as quais temos contato todos os dias, é preciso que aprendamos a lidar com esse volume intenso e são os métodos de pesquisa que podem nos ajudar nesse processo.

Foi com a abertura, bem como com a democratização do conhecimento, que passamos a ter contato com uma quantidade de informações nunca vista antes. Assim, com a expansão do acesso à internet e às redes sociais, se tornou cada vez mais importante a utilização da metodologia para a sistematização do conhecimento.

O novo fluxo da comunicação e da informação e o papel da metodologia

Com o advento da internet e das redes sociais, passamos a ter contato com muitas informações, logo, tem havido uma preocupação muito maior com a forma como absorvemos e lidamos com essas informações, sobretudo no mundo da produção científica.

São os métodos de pesquisa que fazem com que um trabalho possa ser caracterizado dessa forma, os quais apontam que essa pesquisa foi desenvolvida com seriedade e que os dados e informações ali apresentados são científicos, seguros e de qualidade.

É uma forma de demonstrar como todo o conhecimento ali apresentado foi produzido. A partir das escolhas metodológicas é possível conhecer os cuidados e técnicas de pesquisa tomados pelo pesquisador para sistematizar o conhecimento naquele material em específico. A metodologia se torna relevante hoje porque aponta como a pesquisa foi feita do início ao fim.

O que aponta a metodologia?

Dentre outras coisas, a metodologia aponta as escolhas do pesquisador para a produção daquele material em específico. Os critérios de inclusão e exclusão de materiais devem ficar claros ao leitor. Isso demonstra ao leitor que o material se preocupou com aspectos essenciais que fazem com que uma pesquisa seja desenvolvida de forma séria.

É o emprego desses cuidados e técnicas que comprova que ele, de fato, é científico e pode ser publicado. Comprova-se que esse material tem a devida qualidade. Nesse processo, demonstra-se como esse material será conduzido do início ao fim, o que é uma forma de ser transparente com o leitor da obra.

A partir disso, podemos pensar nos motivos que levam uma pessoa a ter interesse em estudar os métodos de pesquisa e o campo da metodologia como um todo. Esta é uma questão bastante relativa para cada pessoa.

O que leva uma pessoa a estudar a metodologia?

O primeiro motivo que devemos enfatizar é a própria carência de profissionais nesse campo. É muito difícil encontrar uma pessoa que desde o princípio queria se dedicar a essa área em específico.

No caso dos alunos, podemos afirmar que o que os leva a querer aprender os métodos de pesquisa é, também, a necessidade, porém a necessidade aqui é a de produzir um material final, seja no contexto da graduação, seja no âmbito da pós-graduação.

O que leva uma pessoa a estudar a metodologia

Assim, a fim de que esse material possa ser desenvolvido da melhor forma, não há como não atender aos métodos de pesquisa, pois, sem esse rigor, o material não será aprovado.

Nesse contexto, nós temos notado o pouco interesse por parte dos alunos e dos próprios professores no aperfeiçoamento nesse campo em específico.

É claro, há, sim, aqueles que gostam desse campo e procuram por esse tipo de especialização, porém, ainda há uma carência muito grande de profissionais na área, uma vez que os pesquisadores, no geral, preferem atuar em um campo/linha de pesquisa específicos.

As pessoas que buscam por explicações até mesmo para as pequenas coisas são as mais suscetíveis a abraçarem esta luta pelo reconhecimento do campo da metodologia.

Estudar metodologia científica é importante para todos?

A resposta é sim. Não só para que possa construir uma carreira acadêmica ou para que possa se tornar uma especialista, mas porque nos dias de hoje, com o grande número de informações e com o aumento da competitividade, esse é um fator importante para que você possa se destacar.

Seja você um contador, advogado, veterinário, médico ou professor, a produção intelectual poderá te colocar em um patamar profissional e pessoal muito melhor e as pessoas conseguirão entender, de fato, a sua capacidade.

Além disso, se você, em algum momento, quiser publicar um material, também precisará ter algum conhecimento da metodologia científica. Dessa forma, podemos dizer que o estudo da metodologia tem muito a agregar às diversas áreas de sua vida.

Publicação científica – O que é registro DOI?

As tecnologias por detrás do número DOI
O número DOI nada mais é do que o “RG” de uma produção científica, garantindo a identificação e o acesso permanente a esse material!

Artigo científico – Monografia – TCC – Como fazer o título?

Como saber como meu professor lida com os métodos de pesquisa
Todo processo de pesquisa deve incluir o estabelecimento de um título. Sendo assim, estamos aqui para sanar as suas dúvidas! CONFIRA JÁ!

Texto científico e texto literário – Qual é a diferença?

Compreendendo os textos literários (ou não-científicos)
Você sabe quais pontos podem fazer com que seu texto não seja considerado científico? CUIDADO, VOCÊ PODE ESTAR FAZENDO ISSO!

Dúvidas? Sugestões? Deixe seu Comentário!

Digite seu comentário!
Informe seu Nome aqui