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Proposta de implementação de políticas de meritocracia e motivação entre os colaboradores: estudo de caso na Empresa no Pet Shop Belocão Comércio de Artigos e Alimentos para Animais Ltda

RC: 100698
131
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DOI: 10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/administracao/politicas-de-meritocracia

CONTEÚDO

ARTIGO ORIGINAL

CARVALHO, Beatriz [1], LOUREIRO, Guilherme Nascimento [2], ROBERTO, José Carlos Alves [3], ALMEIDA, Victor da Silva [4], LEITE, Ygor Geann dos Santos [5]

CARVALHO, Beatriz. Et al. Proposta de implementação de políticas de meritocracia e motivação entre os colaboradores: estudo de caso na Empresa no Pet Shop Belocão Comércio de Artigos e Alimentos para Animais Ltda. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 06, Ed. 11, Vol. 03, pp. 96-116. Novembro de 2021. ISSN: 2448-0959, Link de acesso: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/administracao/politicas-de-meritocracia, DOI: 10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/administracao/politicas-de-meritocracia

RESUMO

O presente artigo teve como propósito realizar um estudo de caso na empresa Belo Cão Comércio de Artigos e Alimentos para Animais LTDA. Seu ramo de atuação compreende o setor pet shop, sendo considerada uma empresa de pequeno porte. Inicialmente, foi realizada a análise das áreas funcionais onde identificou-se a área de Recursos Humanos como a mais crítica. Diante disto, visamos responder: como a implementação de uma política de reconhecimento profissional, baseada na meritocracia, pode contribuir para o aumento da produtividade individual dos colaboradores? O objetivo geral consiste em criar um plano de motivação junto aos colaboradores a partir do reconhecimento de seus desempenhos e performances. A metodologia empregada foi a coleta de dados, a pesquisa aplicada, descritiva e bibliográfica. A ferramenta interventiva utilizada foi o 5W2H. A partir dos resultados expressos na análise das áreas funcionais, pôde-se identificar as ações e as responsabilidades de execução, visando responder à pergunta problema deste artigo. Conclui-se que com a introdução das ações interventivas há a possibilidade de eliminar a desmotivação dos colaboradores, pleiteando um controle para administrar melhor os colaboradores a fim de desenvolver a empresa e desempenhar seu trabalho de maneira mais eficiente.

Palavras-chave: meritocracia, motivação, produtividade, colaboradores.

1. INTRODUÇÃO

Neste artigo, apresenta-se um estudo de caso que foi realizado junto à empresa Belo Cão Comércio de Artigos e Alimentos para Animais LTDA, uma empresa de pequeno porte que atua no ramo de pet shop. Destaca-se a falta de motivação dos seus colaboradores como um problema a ser solucionado, pois, como consequência, estes não se sentem dispostos a realizarem qualquer esforço no trabalho, causando o desconforto junto aos clientes. Foi identificada a falta de autoconfiança na área que trabalham, gerando um clima pesado dentro da empresa. Destaca-se que o objetivo geral da pesquisa foi criar um plano de motivação para os colaboradores através do reconhecimento de seus desempenhos. A pergunta problema do artigo é: como a implementação de uma política de reconhecimento profissional, baseada na meritocracia, pode contribuir para o aumento da produtividade individual dos colaboradores?

Para isto, coleta-se os dados a partir da pesquisa qualitativa. Quanto à natureza, foi empregada a pesquisa aplicada; quanto aos fins, realizou-se uma pesquisa descritiva; quanto aos meios, foi feita uma pesquisa bibliográfica. Registra-se que, neste estudo de caso, espera-se, como resultado, eliminar a desmotivação dos colaboradores, objetivando, com isso, um maior controle voltado ao desempenho desses profissionais, de modo que estes venham a se desenvolver dentro da organização e desempenhar seu trabalho de uma forma eficiente.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A fundamentação teórica é uma revisão de estudos e pesquisas já publicadas a partir do tema estudado. Serve como base teórica para trabalhos científicos. Retrata, também, as opiniões que são base à formação de um ponto de vista específico do pesquisador e facilitam a interpretação do trabalho científico. As fontes de pesquisas devem ser confiáveis, visando a construção de uma narrativa fundamentada em citações. (COELHO, 2021)

Nesse contexto, o trabalho apresentado é um estudo voltado à área de RH e à utilização da ferramenta 5H2W, empregada na estruturação de um plano de ação que visa aumentar satisfação dos colaboradores da empresa pesquisada.

2.1 CONCEITO DE RECURSOS HUMANOS

Os Recursos humanos têm a função de cuidar da mão-de-obra da empresa, lidar, dentre outras coisas, com o processo de recrutamento e desligamento dos colaboradores, bem como estabelecer estratégias que mantenham os colaboradores produtivos, motivados e capacitados. É responsável, também, pela gestão dos colaboradores dentro da empresa, a verificação de execução das tarefas delegadas, cálculo de horas extras, estudo de estratégias, gerenciamento de tempo etc. (CHIAVENATO, 2015)

A administração de Recursos Humanos é considerada um novo modelo de estudo, trazendo o entendimento da necessidade de um papel estratégico na organização. (CHIAVENATO, 2015)

Portanto, o RH tem como finalidade o desenvolvimento de competências e habilidades dos colaboradores, utilizando-se, nesse processo, de algumas técnicas, tendo como motivação principal o alcance de expectativas favoráveis para a empresa, algo que requer comprometimento dos colaboradores e superiores. (FELÍCIO, 2015)

2.1.1 BONIFICAÇÃO AO CONCLUIR METAS

A bonificação é uma das estratégias a partir da qual a organização pode oferecer uma recompensa geral e financeira aos seus colaboradores, mediante o cumprimento de suas atividades ou metas específicas.

Entende-se que a empresa/organização valoriza seus colaboradores com um programa de bonificação, mantido de forma simples e direta. É ideal que as metas estejam atreladas aos bônus, bem como devem ser resumidas e esclarecidas em uma frase, para evitar maus entendidos. Exemplo: receberá 450 reais se o faturamento subir 6% neste mês.

Ao contrário do que muitos pensam, a bonificação não tem como finalidade apenas o ganho de dinheiro pelo colaborador. Aplicada corretamente na organização pode tornar a produtividade eficiente e se destacar perante os concorrentes. (CARVALHO, 2019)

A Bonificação por metas demanda um processo que passa por uma reavaliação da organização perante seus objetivos e tem como missão motivar os contribuintes para que tenham um melhor rendimento/desempenho a fim de que a organização tenha sucesso. (GOVERNO DE SÃO PAULO, 2015)

2.1.2 PALESTRAS MOTIVACIONAIS

A palestra motivacional é uma arte da comunicação, o exercício de falar em público sobre os problemas. Esta oferece uma solução prática para resolver conflitos emocionais e organizacionais os que envolvem os colaboradores. Destaca-se que a palestra motivacional pode ser muito útil para diversas situações que  afetam a empresa, pois pode, por exemplo, melhorar as estratégias corporativas, engajar os colaboradores, incentivar o crescimento profissional, conscientizar sobre os temas mais importantes e melhorar o clima da organização. As pessoas que estão conscientes sobre as demandas do mercado de trabalho demonstram melhores resultados e desempenhos, são aquelas que, de alguma forma, estão motivadas e possuem chances de serem bem-sucedidas, pelo fator crucial de desempenhar bom trabalho e ter a coragem de tomar iniciativa em tempos ruins. (SILVA, 2015)

A motivação tem ligação direta com o modo como a organização se comporta. É perceptível que esse processo é muito admirado pelos gestores das organizações porque, com motivação, os colaboradores tendem a produzir mais e com qualidade. (PEDROSA et al., 2017)

2.1.3 INFRAESTRUTURA DO TRABALHO

Diante do exposto, pode-se afirmar que a infraestrutura da empresa, atualmente, representa os seus ativos, sendo que são estes permitem a normal operação da organização, são representados por alguns elementos característicos, como, por exemplo: edificações, equipamentos, móveis, ferramentas e máquinas necessários para o bom funcionamento da organização.

Na empresa, há um segmento que demanda manutenção, sendo esta necessária para que a organização possa funcionar adequadamente, contando com um local de trabalho mais seguro para os colaboradores, obtendo, com isso, uma boa infraestrutura. Destaca-se que, ao procurar isso, diversos serviços podem ser feitos pelos profissionais que são devidamente especializados e treinados em cada setor, aptos a executar suas atividades da melhor forma possível.

A organização privada exerce uma grande importância na sociedade e a satisfação de seus clientes, assim como daqueles que colaboram com as organizações, deve ser buscada, pois, quando motivados, os colaboradores conseguem proporcionar um melhor serviço/atendimento, trabalhando com maior eficácia. Nesse contexto, a infraestrutura de uma organização deve proporcionar para seus colaboradores um ambiente onde se sintam seguros e confortáveis. (QUEIROZ, 2014)

A infraestrutura de uma organização consiste em satisfazer as necessidades de cada um dos colaboradores, o que torna a entidade um ambiente propício e agradável. Para tal feito, é fundamental ter uma experiência de trabalho positiva em cada camada: ambiente tranquilo e seguro, liderança, horas de trabalho e execução de tarefas importantes. (ARMBRUST, 2021)

2.1.4 DESAFIOS E RECOMPENSAS

Sobre os sistemas de recompensa, cabe a menção do fato de que este contempla um pacote de benefícios imateriais e materiais que a empresa disponibiliza para os seus colaboradores, tendo, como objetivo, o aumento da motivação, bem como da produtividade dentro da organização. Considera-se que, no processo de recompensa, os colaboradores, constituem o elemento fundamental de incentivo e motivação da organização, tendo, por um lado, o objetivo organizacional a ser alcançado em equipe e, por outro lado, os objetivos individuais.

Estabelecer desafios é importante para a organização e deve ser feito por cada setor, de maneira individual, esclarecendo todo o cenário e como cada desafio impactará na organização (FURTADO, 2020).

Qualquer recompensa que mostre o reconhecimento do esforço do colaborador para seus superiores é uma forma de motivação para o mesmo e é algo que, em questão de semanas, pode se tornar um hábito. E, quando essa busca se torna constante, a motivação sempre estará presente, o que irá gerar a sinergia necessária para maior produtividade da organização (MOURA, 2016).

2.1.5 INTERAÇÃO SOCIAL

A integração dentro da organização é uma metodologia realizada pela empresa para a inserção de novos colaboradores no ambiente de trabalho. Serve, também, para engajar os colaboradores mais antigos, visando a busca pela qualidade em todos os seus procedimentos. Ressalta-se que a integração tem como objetivo reforçar junto aos seus colaboradores a importância do trabalho em equipe, bem como somar forças significativas para poder conquistar resultados satisfatórios, o que fará com que a organização possa crescer mais.

Decidir qual a atitude a ser tomada pelo colaborador, tendo como base as suas convicções e levando em consideração o âmbito que ele pertence, é o que o torna parte da organização (SEDANO; CARVALHO, 2017). Um dos princípios que uma organização deve possuir no momento da interação social é o respeito entre colaboradores. Nesse contexto, alguns dos princípios norteadores para o respeito mútuo são: saber conviver, desenvolver, reconhecer, aperfeiçoar suas qualidades, prezar pelo convívio afetivo para que haja respeito entre todas as partes, ou seja, para que não haja discriminação por etnia, idade, gênero, origem, condição social ou física, convicção (BRASIL, 2015).

2.1.6 5W2H

O 5W2H é uma ferramenta que pode ser utilizada para compor um plano de ação de uma maneira rápida e eficiente. Seu principal propósito é a definição das tarefas com eficácia e o acompanhamento de processos de maneira visual, simples e ágil dentro da empresa, agrupadas a partir de uma combinação entre números e letras.

A ferramenta 5W2H tem suma importância para a elaboração de planos de ação pelo fato de ser simples, objetiva e orientada para a ação. É uma das mais usadas em Gestão de Projetos, Planos de Negócio, Análise de Negócios, Planejamento Estratégico e outros pontos importantes para o auxílio de uma gestão (GOMES, 2014).

5W2H é o plano que vai pôr em prática a execução de um checklist para o chegar ao resultado almejado, isto é, para que seja alcançado com precisão. São feitas algumas perguntas que, por meio das respostas dos colaboradores, fomentam um plano geral para a tomada de decisão, sendo este traçado para que as ações sejam tomadas (MELLO et al., 2017).

3. MATERIAIS E MÉTODOS

Em um estudo de caso, são citadas algumas características de um grupo por nível de escolaridade, precedência, idade, estado de saúde, sexo, dentre outras. Normalmente, essas pesquisas têm como o objetivo levantar discussões, despertar atitudes, de forma que inclua a pesquisa no mundo real (GIL, 2017). As pesquisas são baseadas em casos da realidade concreta (MATIAS-PEREIRA, 2016). Com essa ferramenta, buscar-se-á solucionar os problemas e capacitar os colaboradores para a melhoria da empresa Belo Cão Comércio de Artigos e Alimentos para Animais Ltda.

3.1 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

O procedimento metodológico é uma das áreas que tem a necessidade de fornecer um suporte de ideias que podem, futuramente, contribuir com grandes inovações para o ambiente organizacional como um todo (PAREDES; SANTANA; FELL, 2014).

A pesquisa qualitativa busca obter uma perspectiva diferente, detalhada e complexa, a partir da análise científica feita pelo pesquisador. Normalmente, esse modelo de pesquisa tem como interesse obter o significado desses fenômenos humanos e processos interpessoais, sendo ligada à subjetividade, levando em consideração as crenças, valores, motivações e tudo que está ligado às relações sociais (KNECHTEL, 2014).

Sendo assim, esta seção do trabalho aborda as atividades metodológicas que foram empregadas no estudo que foi realizado junto à empresa selecionada. Tais atividades ajudaram o trabalho a fornecer uma maior confiabilidade à pesquisa de campo realizada.

3.1.1 QUANTO À NATUREZA

O presente artigo configura-se como uma pesquisa aplicada ou pesquisa prática. Nesta, o pesquisador, busca conhecer estratégias que permitem a aplicação rápida dos resultados obtidos por ela, visando à solução do problema encontrado no cotidiano de uma empresa real (BARROS; LEHFELD, 2014).

A pesquisa aplicada, tem, como característica, a objetividade prática, ou seja, os resultados são obtidos mediante à pesquisa. O objetivo é que sejam aplicados de forma rápida e prática, de forma que solucionem os problemas ocorridos no âmbito em questão (MARCONI; LAKATOS, 2017).

Sendo assim, a presente pesquisa partiu de uma abordagem qualitativa, visto que foi feita a análise de dados com base nas informações coletadas, considerando as observações feitas na organização.

3.1.2 QUANTO AOS FINS

Na pesquisa descritiva, os fatos observados são registrados, analisados, classificados e interpretados sem que haja a interferência alguma do pesquisador. Assumindo uma forma mais simplificada, a pesquisa descritiva é quase igual à exploratória, por exemplo, quando é ultrapassada a identificação das ligações entre as variáveis (ANDRADE, 2017)

Basicamente, a pesquisa exploratória se dá quando o assunto escolhido para a pesquisa não é muito explorado, o que dificulta a formulação e a forma de operar as hipóteses. Na maioria das vezes, esse estudo é usado para adentrar um pouco mais na pesquisa (OLIVEIRA, 2018), visto que o comportamento do fenômeno foi descrito e que as relações entre as “variáveis” foram estabelecidas, possibilita-se, então, ao pesquisador, maximizar seu conhecimento sobre determinado problema ou fenômeno. Portanto, a pesquisa assume a forma descritiva-exploratória.

3.1.3 QUANTO AOS MEIOS

A pesquisa bibliográfica é entendida como a obtenção de conhecimentos a partir de obras, artigos, livros etc. Demonstra-se o caminho percorrido pela pesquisa em relação a um determinado assunto, oferecendo o conhecimento, que é a base para todo o tipo de pesquisa, pois todo estudo tem como pilar a pesquisa bibliográfica (FASCHIN, 2017).

O estudo de caso é um método de pesquisa que coleta e analisa algumas informações acerca de um determinado nicho a ser estudado, considerando os aspectos que correspondem ao assunto da pesquisa (FREITAS, 2013).

Neste contexto, realizou-se pesquisa bibliográfica, pois toda pesquisa é feita por meio de artigos científicos e livros e estudo de caso, porque foram coletadas informações junto aos funcionários que fazem parte da empresa Belo Cão para o estudo.

3.2 CARACTERÍSTICAS DA EMPRESA

A empresa Belo Cão Comércio de Artigos e Alimentos para Animais Ltda possui duas lojas físicas, uma localizada no parque 10, na Av. Ivonete Machado, Nº 539, Ed. Eurico Neto – Lojas 2/3 e outra na Compensa 1 – Antiga – Rua Guanapuris, Nº 361. Esta atua no ramo de alimentos e medicamentos para animais e busca atender às necessidades dos clientes nessas áreas.

A área do salão de vendas da loja física da compensa mede 22m² de, além disso, possuir um depósito, que mede cerca de 12m², estacionamento para clientes, com mais de 5 vagas, um banho e tosa com 18m² e um banheiro pequeno.

A segunda loja possui um salão com mais ou menos 36m², um escritório para a sócia proprietária e uma cozinha de 8m², com um pequeno depósito para guardar produtos pequenos e um estacionamento com vaga para 5 veículos. A loja do parque 10 possui outro CNPJ, com o nome de EP Comércio de Artigos e Alimentos para Animais Ltda.

Ao todo, a empresa possui 11 funcionários com carteira assinada, sendo 7 pessoas que trabalham na loja da compensa e 4 na loja do parque 10. As lojas possuem uma boa variedade de produtos e alimentos para todos os tipos de pets.

4. RESULTADO E DISCUSSÕES

Inicialmente foi realizado um estudo por meio de um diagnóstico organizacional, onde foram identificados pontos fundamentais em cada área funcional da organização, como se pode observar no gráfico 01: Medição de desempenho.

Gráfico 01: Medição de desempenho

Fonte: Elaborado pelo autor na coleta de dados, 2021

Verificou-se que a empresa tem a área operacional e financeira com os melhores desempenhos. Os setores de administração, logística e marketing são as áreas de desempenho médio e, os Recursos Humanos, foram identificados como a área mais crítica, conforme demonstrado no gráfico 01.

Quadro 01: Recursos Humanos

AREA FUNCIONAL GRAU DE AVALIAÇÃO
RECURSOS HUMANOS Ponto muito forte 5 Ponto forte 4 Ponto médio 3 Ponto fraco 2  Ponto muito fraco 1
1 EVITAR CONFLITOS INTERNOS NA EMPRESA X
2 DISPONIBILIZA CURSOS PROFISSIONALIZANTES PARA FUNCIONÁRIOS X
3 RECONHECIMENTOS DOS FUNCIONÁRIOS POR SEUS DESEMPENHOS X
4 OS FUNCIONÁRIOS SABEM OS OBJETIVOS DA EMPRESA X
5 A EMPRESA POSSUI CONTROLE DOS TRABALHOS DO FUNCIONÁRIOS X
6 A EMPRESA MOTIVA SEUS COLABORADORES X
7 A EMPRESA POSSUI SEGURANÇA DE TRABALHO X
8 A EMPRESA POSSUI SISTEMA DE RECRUTAMENTO X
9 OS COLABORADORES SABEM ONDE A EMPRESA QUER CHEGAR X
10 A ÁREA DE RH DA SUPORTE PAR AS DEMAIS ÁREAS FUNCIONAIS X
TOTAL (Ʃ) 15 8 3 4 3
MÉDIA POR GRAU 1,5 0,8 0,3 0,4 0,2
DESEMPENHO DA ÁREA (Ʃ) TOTAL 3,2

Fonte: Elaborado pelos autores com base na coleta de dados, 2021.

O quadro acima apresenta alguns fatores críticos relacionados à área de Recursos Humanos na loja Belo Cão, sendo eles de muita importância para a manutenção de sua produtividade, especialmente nos processos e efetividade de seus serviços. Percebeu-se que os seus colaboradores necessitam de um curso profissionalizante, a fim de que sejam capazes de atender aos padrões estabelecidos, se sintam motivados e alcancem os objetivos estabelecidos. Deste modo, verificou-se que pode ser melhorada a produtividade dos colaboradores por meio da implementação de programas e cursos de motivação.

4.1 PLANEJAMENTO DE AÇÕES

O Plano de ação é um documento a partir do qual são registradas as informações sobre as tarefas e como elas serão feitas. Reflete-se sobre a necessidade de padronizar o trabalho de uma maneira que este possa criar uma rotina para os seus colaboradores. Observa-se que deve ser feita uma lista com tópicos relacionados às ações necessárias para atingir um objetivo desejado.

Quadro 02: Ações interventivas

Ações Interventivas Quando Tempo GASTOS/CUSTOS
1 Elaborar planos para reconhecimento através do desempenho Outubro /2021 30 dias R$     4.500,00
2 Propor palestras motivacionais com enfoque no desempenho Setembro/2021 03 dias R$     2.000,00
3 Promover adequação da infraestrutura física do trabalho Setembro/2021 05 dias R$     2.500,00
4 Avaliar e propor desafios e recompensas Dezembro/2021 20 dias R$     5.000,00
5 Promover descontração e interação social Outubro/2021 10 dias R$     3.000,00
Total R$   14.000,00

Fonte: Elaborado pelos autores, 2021.

A proposta de solução para cada etapa se deu a partir da elaboração de quadros baseados na ferramenta 5W2H, que é voltada à qualidade, sendo utilizada para identificar as ações e as responsabilidades de execução, por meio de respostas à sete perguntas. A metodologia 5W2H é nada menos que um plano de ações simples e organizadas que levam o responsável por tal tarefa à solução das problemáticas, organizando, com praticidade, as decisões a serem tomadas, unidas aos principais elementos a serem abordados (CUSTODIO, 2015). O quadro 2 demonstra todas as ações interventivas propostas para resolver o problema identificado na empresa pesquisada.

4.1.1 AVALIAR AS METAS DE VENDAS E UMA BONIFICAÇÃO PARA QUEM ALCANÇÁ-LAS

Houve a necessidade de estabelecer um acordo entre os colaboradores, pois são eles que atuam nas vendas dos produtos, fazendo com que eles comprem mais e, com isso, retornem ao estabelecimento. O objetivo é fazer com que os colaboradores possam alcançar as metas que são estabelecidas para que ganhem sua bonificação, bem como para que os funcionários, em virtude de tais benefícios, sintam-se mais motivados a vender mais as mercadorias.

Quadro 03: 5W2H – Quem bater a meta nas vendas ganhará uma bonificação

Quem bater a meta nas vendas ganhará uma bonificação
O que? Avaliar as metas nas vendas
Por quê? Para bonificar os colaboradores pelo desempenho
Onde? Na Loja Belo cão pet shop
Quando? O mês todo de novembro de 2021
Quem? Departamento de Recurso Humano
Como? Mediante a uma reunião com os colaboradores para definir como será a meta de vendas para ganhar a bonificação e como será feita
Quanto? R$ 3.000,00

Fonte: Elaborado pelos autores, 2021.

O quadro acima propõe a estipulação de uma meta a ser atingida pelos colaboradores. Além disto, recomenda-se o fornecimento de instruções acerca de como é possível atingi-la e, por meio dessas, será atribuída uma bonificação para o colaborador que a atingir. A partir dessas metas, é esperado que haja um melhor desempenho e uma alta crescente nas vendas de produtos.

4.1.2 PROPOR PALESTRAS MOTIVACIONAIS

Para ter um bom desempenho, propôs-se a implementação de palestras motivacionais, conforme desmontado no quadro 04, tendo em vista que esse método trará benefícios para a organização, motivando os colaboradores de cada setor, por meio do fortalecimento da comunicação interna, acarretando maior disposição no ambiente de trabalho. Frisa-se que o procedimento é uma filosofia que ajudará os colaboradores no aumento dos níveis de produção e produtividade. A palestra fará com que os colaboradores reflitam sobre o que esperam da organização e aonde esta quer chegar, o que trará motivação aos colaboradores sem que estes percebam.

Quadro 04: 5W2H – Propor palestra motivacional

Propor palestra motivacionais
O que? Palestra motivacionais de desempenho
Por quê? Para a motivação dos colaboradores
Onde? Na Loja Belo cão pet shop
Quando? Os três primeiros dias de novembro de 2021
Quem? Para todos os contribuintes da Belo cão
Como? Por meio de orientação motivacional
Quanto? R$ 2.000,00

Fonte: Elaborado pelos autores, 2021.

Os colaboradores estarão reunidos e, quando reunidos, o palestrante iniciará sua palestra motivacional junto aos funcionários da empresa Belo Cão. A partir deste ato, esses ficarão motivados e pleitearão cargos mais altos dentro da Belo Cão, melhorando, assim, o desempenho e o compromisso com a empresa.

4.1.3 VERIFICAR A INFRAESTRUTURA DE TRABALHO ADEQUADO

Averiguou-se que é necessária uma verificação na infraestrutura do trabalho para que os colaboradores alcancem a excelência ao prestarem seus serviços, reforçando, assim, os valores positivos da marca para os clientes, fornecendo, nessa troca junto ao cliente, a melhor resposta aos problemas, bem como maior agilidade no processo. Avalia-se que é preciso ter consciência de que para ter um bom serviço é necessário ser mais competitivo no mercado, o que implica, à loja, ter uma boa estrutura para trabalhar.

Quadro 05: 5W2H – Verificar a infraestrutura física de trabalho adequado

Verificar a infraestrutura de trabalho adequado
O que? Infraestrutura física do trabalho
Por quê? Para fazer que os contribuintes se sintam bem
Onde? Na Loja Belo cão pet shop
Quando? Na terceira semana de novembro de 2021
Quem? Departamento de Recurso Humano
Como? Mediante a uma reunião junto de todos os contribuintes com a finalidade de saber se o ambiente de trabalho está adequado
Quanto? R$ 3.000,00

Fonte: Elaborado pelos autores, 2021.

O quadro acima demonstra que uma forma de “investigação” deve ser iniciada pelo setor de Recursos Humanos para verificar a estrutura que a empresa oferece para seus colaboradores, iniciando com banheiro, escritório, banho e tosa, depósito, salão de vendas etc., com a finalidade de deixar satisfatório o ambiente em que os funcionários trabalham. Por meio disto, de uma certa forma, serão evitados os conflitos interpessoais dentro da organização.

4.1.4 AVALIAR E PROPOR DESAFIOS E RECOMPENSAS

Aponta-se que, anterior a implementação, é necessário a análise de todos os procedimentos a partir dos quais o cliente tenha contato indireto ou direto com os colaboradores, no processo de prestação dos serviços. Esta análise permite identificar problemas que venham a acontecer durante a prestação dos serviços. Destaca-se que com o êxito na implementação dos processos sugeridos em relação à motivação, o desafio identificado será superado e, como resultado, ter-se-á funcionários cada vez mais motivados.

Quadro 06: 5W2H – Avaliar e propor desafios e recompensas

Avaliar e propor desafios e recompensas
O que? Avaliação dos desafios
Por quê? Para verificar como está acontecendo os desafios
Onde? Na Loja Belo cão pet shop
Quando? Avaliar a propostas por vinte dias de outubro de 2021
Quem? Departamento de Recurso Humano
Como? Por meio de uma análise dos desafios como eles foram realizados
Quanto? R$ 6.300,00

Fonte: Elaborado pelos autores, 2021

No quadro 06 há o demonstrativo dos processos que serão propostos a curto prazo para os colaboradores. É esperado que os desafios propostos pelas sócias proprietárias sejam levados até o fim da organização, para, dessa forma, garantir o cumprimento do que foi exigido frente às adversidades encontradas na organização até o seu fim, com o propósito de que seus colaboradores vejam como algo comum, bem como até que consigam lidar com estes no dia a dia da organização. É de suma importância, também, que eles se sintam desafiados a cumprir suas tarefas.

4.1.5 PROMOVER DESCONTRAÇÃO E INTERAÇÃO SOCIAL

Verifica-se que os gestores de empresa que sabem reconhecer a importância da satisfação dos seus colaboradores, tomando como base para este reconhecimento as atividades desempenhadas na organização, realizam ações a fim de que a motivação seja uma constante, pois, assim, os funcionários conseguem alcançar suas metas e objetivos. Com o propósito de motivar os colaboradores da Belo Cão, o quadro abaixo apresenta uma proposta de interação social articulada dentro e fora da empresa, para que, por meio destes planos, os colaboradores sejam motivados, melhorarem o ambiente da organização e haja maior qualidade melhor de vida, bem como maior interesse em alcançar os objetivos organizacionais.

Quadro 07: 5W2H – Promover descontração e interação e interação social

Promover descontração e interação social
O que? Promover evento fora do trabalho
Por quê? Para que haja um aumento entre as relações interpessoais dos colaboradores
 Onde? Na chácara
Quando? Verificação de descontração por dez dias de outubro 2021
Quem? Todos os contribuintes
Como? Mediante ao estabelecimento com medidas que possam beneficiar a relação dos contribuintes por parte da gestão
Quanto? R$ 1.000,00

Fonte: Elaborado pelos autores, 2021

O quadro 07 demonstra que serão promovidas pela empresa Belo Cão algumas atividades, como gincanas, almoços, rodízio e confraternizações em geral para o fortalecimento das relações interpessoais entre os colaboradores, ou seja, para que os vínculos se estreitem mais, pois, dessa forma, haverá um ambiente mais descontraído. A finalidade dessa descontração e das interações é não tornar o dia dos colaboradores uma rotina em que eles não se sintam estimulados a voltar para a empresa no dia seguinte após um dia desgastante.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O presente artigo, pautou-se, incialmente, da análise das áreas funcionais da empresa Belo Cão Comércio de Artigos e Alimentos para Animais LTDA, onde identificou-se um alto índice de desmotivação entre os seus colaboradores, que se encontravam insatisfeitos com seu trabalho. Observou-se que a falta de incentivo motivacional dentro da Belo Cão fazia com que seu ambiente organizacional não motivasse seus colaboradores. Pretendeu-se, portanto, criar um plano de motivação para os colaboradores por meio do reconhecimento dos seus desempenhos. Observou-se, então, que o objetivo geral incialmente proposto foi atendido, sendo esperado que com o devido reconhecimento da proposta de motivação aos colaboradores, obtenha-se uma satisfação maior entre eles, sendo necessário, para tanto, realizar as implementações de metas, visando solucionar o problema da falta de motivação.

O primeiro objetivo específico, pretendeu identificar metodologias motivacionais que poderiam ser elaboradas e, também, aplicadas à empresa estudada. Com este objetivo, as gestoras, em virtude dos benefícios, investiram nas palestras para motivar os colaboradores a fim de que estes desenvolvam as atividades com cada vez mais eficiência dentro da organização, procurando se destacar dentro da Belo Cão. O segundo objetivo específico, buscava analisar as melhores práticas motivacionais e introduzi-las por meio do setor de RH, sendo atingido por meio do reconhecimento e bonificação. O terceiro objetivo específico, visou propor estratégias de RH que proporcionassem um ambiente produtivo e povoado por indivíduos satisfeitos, verificou-se, portanto, que esse objetivo é relacionado com o ambiente organizacional e com a mudança de área, sendo esperado uma boa satisfação dos contribuintes diante das recompensas por desempenho.

A pergunta problema da pesquisa foi: como a implementação de uma política de reconhecimento profissional, baseada na meritocracia, pode contribuir para o aumento da produtividade individual dos colaboradores? Em resposta a ela, com base no estudo feito para obter uma resposta, foi possível verificar que com o reconhecimento da organização, o colaborador, poderá ter um aumento na sua produtividade, pois, sendo reconhecido a partir de recompensas, bonificações etc., estará mais satisfeito e será mais produtivo. Sendo ele, na maioria das vezes, motivado para ganhar a recompensa a partir de seu desempenho na organização.

A fim de que fosse possível obter tais respostas, foi realizada uma pesquisa junto à gerente da organização estudada, a Belo Cão Comércio de Artigos e Alimentos para Animais LTDA. Para fornecer as informações necessárias à realização da pesquisa, necessitou-se de algumas reuniões. Nelas, as pautas versaram sobre o que a pesquisa objetivava coletar, tratar e analisar. Para chegar aos dados, realizou-se uma pesquisa diretamente nas áreas funcionais, contando-se com informações dos colaboradores e baseando-se no perfil da organização. Compreende-se que o estudo de caso deve proporcionar soluções para os problemas identificados no diagnóstico organizacional, apresentando, portanto, resultados satisfatórios por meio das ações interventivas propostas e deixando um legado fundamentado para futuras pesquisas sobre o tema aprimorarem essa questão.

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[1] Graduanda do curso de Administração.

[2] Graduando do curso de Administração.

[3] Orientador. Mestre em Engenharia de Produção. Especialista em Logística empresarial. Graduado em Administração com Ênfase em Marketing.

[4] Coorientador. Mestre em Engenharia de Processos. Pós-Graduando em Neuropsicopedagogia Institucional. Especialista em Gestão Estratégica de RH. Graduado em Administração e Pedagogia.

[5] Coorientador. Mestre em Ciência e Engenharia de Materiais. Especialista em Engenharia da Qualidade e Seis Sigma. Graduado em Tecnologia em Gestão da Qualidade.

Enviado: Outubro, 2021.

Aprovado: Novembro, 2021.

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