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Relação entre o treinamento e desenvolvimento humano e o melhor desempenho das organizações

RC: 130033
482
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DOI: 10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/administracao/desempenho-das-organizacoes

CONTEÚDO

ARTIGO ORIGINAL

COLARES, Leandro Jorge de Lima [1], SANTOS, Keilane Batista [2], SANTOS, Kézia Carneiro dos [3], ROBERTO, José Carlos Alves [4], PINTO JÚNIOR, José Roberto Lira
[5]

COLARES, Leandro Jorge de Lima. Et al. Relação entre o treinamento e desenvolvimento humano e o melhor desempenho das organizações. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano. 07, Ed. 10, Vol. 06, pp. 21-28. Outubro de 2022. ISSN: 2448-0959, Link de acesso: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/administracao/desempenho-das-organizacoes, DOI: 10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/administracao/desempenho-das-organizacoes

RESUMO

Diante da alta competitividade do mercado, as organizações têm sido impulsionadas a buscarem por estratégias capazes de aumentar o seu desempenho organizacional. Dessa forma, por intermédio desta pesquisa, teve-se como propósito investigar: qual é a influência do treinamento e do desenvolvimento humano na melhora do desempenho organizacional? Assim, teve-se como objetivo geral apresentar o treinamento e o desenvolvimento humano como estratégias organizacionais para a melhoria do desempenho das organizações. Posto isso, este artigo teve como metodologia a pesquisa bibliográfica, de natureza básica, abordagem qualitativa e fins exploratórios, por meio da qual foi possível concluir que o treinamento e o desenvolvimento humano maximizam a produtividade e eficiência da organização.

Palavras-chave: Treinamento, Desenvolvimento humano, Desempenho organizacional.

1. INTRODUÇÃO

De acordo com Farina; Azevedo e Saes (2022), atualmente, o mercado empresarial está cada vez mais competitivo. Logo, para o enfrentamento da alta concorrência é necessário que as organizações invistam em estratégias que visam melhorar o seu desempenho organizacional.

Nesse aspecto, este artigo buscou investigar: qual é a influência do treinamento e do desenvolvimento humano na melhora do desempenho organizacional? De modo que, definiu-se como objetivo geral apresentar o treinamento e o desenvolvimento humano como estratégias organizacionais para a melhoria do desempenho das organizações.

Para tanto, os objetivos específicos basearam-se em: discorrer sobre o treinamento e do desenvolvimento humano nas organizações e, por fim, apresentar a relação da implantação do treinamento e do desenvolvimento humano para o melhor desempenho organizacional.

Assim, considerou-se como metodologia a natureza básica, com uma abordagem qualitativa e fins em caráter exploratório, em que os resultados foram alcançados por meio da pesquisa bibliográfica em artigos, livros e trabalhos acadêmicos.

2. TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES

Na opinião de Chiavenato (2014), às organizações bem-sucedidas percebem que as pessoas são imprescindíveis para a organização, entendendo que só alcançarão o sucesso através do investimento no desenvolvimento dos colaboradores em geral.

Assim, segundo Gonçalves; Malagolli e Coimbra (2018), o desenvolvimento humano, visando o melhor desempenho organizacional, pode ser implementado em uma empresa de várias formas, de modo que o método estratégico mais utilizado é o treinamento de capacitação. O treinamento busca ensinar novos colaboradores a desempenhar suas funções da melhor maneira possível, tendo efeito em período curto, o que estimula o colaborador a trabalhar de forma mais dedicada e comprometida e é essencial para o desempenho organizacional.

Assim, na opinião de Ávila e Stecca (2015), o treinamento divide-se em quatro etapas, a saber:

  • Diagnóstico: abrange a investigação de uma necessidade que pode ser do passado, presente ou futuro;
  • Design: envolve a projeção cuidadosa de um treinamento que atenda às necessidades;
  • Implementação: consiste na aplicação e implementação do programa de treinamento;
  • Avaliação: diz respeito à validação dos resultados da formação.

Nesse contexto, França (2015) destaca que existe uma diferença importante entre treinamento e desenvolvimento, sendo necessário levar em conta os diferentes níveis de aprendizagem para que os humanos possam trabalhar.

Para Gonçalves; Malagolli e Coimbra (2018), o treinamento é um método organizado capaz de promover habilidades, regras, conceitos e atitudes, visando melhorar o ajuste das características do funcionário com os requisitos funcionais de sua função, enquanto o desenvolvimento consiste em um processo de longo prazo, que busca aumentar a competência e a motivação do funcionário.

Segundo Chiavenato (2014), desenvolver habilidades técnicas no ambiente empresarial visa o crescimento profissional e a capacidade de o colaborador destacar-se nas funções almejadas e disponibilizadas nas empresas, de acordo com suas projeções.

Com intuito de alcançar os melhores resultados e, também, de estar em conformidade com os requisitos de auditoria, toda empresa deve se manter atualizada. Nesse contexto, uma das principais demandas requeridas são os treinamentos dos colaboradores, fator este que favorece tanto o empregado quanto o empregador, pois as funções sofrem constantes aperfeiçoamentos, seja no sentido prático e operacional. Os treinamentos têm por finalidade manter os processos executáveis de forma segura e eficiente.

O treinamento e o desenvolvimento impactam diretamente no crescimento dos colaboradores e, consequentemente, da organização. Porém, o treinamento, para Gonçalves; Malagolli e Coimbra (2018), busca ensinar novos colaboradores a desempenhar suas funções da melhor maneira possível, tendo efeito em período curto, enquanto o desenvolvimento busca estimular os colaboradores a ocupar cargos de maior expressão que requerem novas habilidades.

No dizer de Galvão; Silva e Dalfior (2022, p. 48), o treinamento e o desenvolvimento humano são tratados como sendo uma mesma coisa, pois são atividades interligadas, de modo que, em muitas ocasiões, utilizam os mesmos meios, porém com objetivos diferentes.

Contudo, na visão de Chiavenato (2014), o treinamento caracteriza-se como uma maneira dos colaboradores ingressarem, de modo produtivo, criativo e inovador, na organização, desempenhado suas funções de forma mais qualificada, sendo, portanto, um diferencial nos resultados do negócio e, consequentemente, um fator lucrativo e de valor para a organização como um todo.

Isto posto, utilizando-se da argumentação de Leite e Lott (2013), é importante ressaltar que os colaboradores são o maior patrimônio de uma organização, afinal, são eles que criam, relacionam, confeccionam e elaboram produtos, prestam serviços e produzem resultados. Portanto, o principal objetivo de uma organização deve ser treinar e desenvolver pessoas que possam se integrar ao ambiente organizacional.

Diante disso, pode-se dizer que o treinamento e o desenvolvimento dos colaboradores são importantíssimos, principalmente para a melhoria da organização e dos seus colaboradores. Uma empresa que pretende competir em alto nível no mercado tem que investir nessa área, oferecendo cursos, capacitações, oficinas, seminários e diversas outras maneiras de promover conhecimento a seus componentes.

3. O DESENVOLVIMENTO HUMANO E O DESEMPENHO ORGANIZACIONAL

De acordo com Farina; Azevedo e Saes (2022), atualmente, o mercado empresarial está cada vez mais competitivo. Por isso, as organizações devem investir em estratégias que visem melhor o seu desempenho organizacional.

Nesse aspecto, Martins (2017) destaca como uma das estratégias que a gestão organizacional pode adotar, a implantação de práticas para o desenvolvimento humano, visto que são os colaboradores os responsáveis por executar as operações corporativas.

Logo, a esse respeito, Gonçalves; Malagolli e Coimbra (2018) apontam que o desenvolvimento humano é necessário para garantir que os funcionários sempre executem suas tarefas corretamente e que as expectativas dos clientes sejam sempre atendidas ou superadas após o consumo dos produtos ou serviços da empresa. Ou seja, através da implantação dos métodos de desenvolvimento humano, é possível aumentar o desempenho organizacional.

Brito e Oliveira (2016) descrevem que umas das importâncias do desenvolvimento humano nas organizações é o aumento da qualidade do desempenho organizacional, o que gera diversos benefícios para as empresas que buscam desenvolver uma vantagem competitiva. O desempenho organizacional baseia-se no desempenho eficiente e eficaz da força de trabalho que compõe a organização. E o desempenho eficiente e eficaz da força de trabalho, por sua vez, está relacionado ao conhecimento e às habilidades dos funcionários.

Dessa forma, segundo Schreibe (2012), a implantação de programas de treinamento e desenvolvimento nas organizações consiste em uma estratégia e prática que deve ser realizada de forma contínua, por conta dos seus benefícios e da sua importância, tanto para o crescimento profissional dos colaboradores como para o aumento do desempenho organizacional.

Diante disso, o desenvolvimento humano nas organizações traduz-se em recrutar, apoiar e investir nos colaboradores, para engajar o desempenho organizacional eficiente e eficaz nas empresas, usando uma variedade de meios que incluem educação, treinamento, coaching, mentoring e estágio.

Por isso, de acordo com Fogari e Teixeira (2012), as organizações que desejam aumentar o desempenho organizacional podem ter como estratégia a implantação de um sistema contínuo de práticas de treinamento e desenvolvimento humano. A organização deve priorizar essas atividades para maximizar talentos e habilidades que terão relevância para o lucro da empresa. Dessa forma, deve haver um planejamento adequado para que as práticas realizadas possam atender às expectativas dos funcionários e obter resultados significativos à organização.

De acordo com Freitas (2012), a maioria das organizações não tem planos para o desenvolvimento de seus funcionários. Uma vez que essas pessoas são recrutadas, as empresas não as orientam, nem as treinam para adquirir outras habilidades modernas ou aprimorar seus talentos e qualificações educacionais com as quais vieram.

Segundo Scorsolini-Comin; Inocente e Miura (2011), o treinamento e o desenvolvimento humano garantem que o planejamento dos recursos humanos, em uma organização, não seja estático, mas sim contínuo. Ele se concentra no aumento da produtividade e do desempenho organizacional por meio da melhoria da qualidade e eficiência e da redução de custos.

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS

O objetivo geral deste artigo foi apresentar o treinamento e o desenvolvimento humano como estratégias organizacionais para a melhoria do desempenho das organizações. Nesse contexto, a questão norteadora levantada para esta pesquisa foi: qual é a influência do treinamento e do desenvolvimento humano na melhora do desempenho organizacional? Diante disso, através da busca pela resposta, foi possível verificar que o treinamento e o desenvolvimento humano são ferramentas de gestão importantes para a melhoria do desempenho organizacional, pois têm a função de recrutar, gerenciar, orientar e capacitar os colaboradores responsáveis pelos resultados alcançados pela empresa.

Sendo assim, foi possível concluir que o treinamento e o desenvolvimento humano, se implantados pela gestão de forma planejada e estratégica, podem trazer benefícios significativos para o crescimento profissional dos colaboradores e o aumento do desempenho organizacional, maximizando a sua produtividade e eficiência, e evidenciando a empresa no mercado competitivo.

REFERÊNCIAS

ÁVILA, Lucas Veiga; STECCA, Jaime Peixoto. Gestão de pessoas. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, Colégio Politécnico, p. 48, 2015.

BAGATTOLI, Sérgio Luiz; MÜLLER, Giane Carla Kopper. Treinamento e desenvolvimento de pessoal: agregando valor às pessoas e à organização. Navus -Revista de Gestão e Tecnologia, v. 6, n. 2, p. 106-120, 2016. Disponível em: http://dx.doi.org/10.18815/navus.v6i2.337. Acesso em: 10 out. 2022.

BRITO, Renata Peregrino; OLIVEIRA, Lucia Barbosa. A relação entre gestão de recursos humanos e desempenho organizacional. Journal Brazilian Business Review, v. 13, n. 3, p. 94-115, 2016. Disponível em: DOI: http://dx.doi.org/10.15728/bbr.2016.13.3.5. Acesso em: 10 out. 2022.

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 4. ed. Barueri, SP: Manole, 2014.

FARINA, Elizabeth Maria Mercier Querido; AZEVEDO, Paulo Furquim; SAES, Maria Sylvia Macchione. Competitividade: mercado, estado e organizações. Editora Singular, 2022.

FOGARI, Isaura; TEIXEIRA, Edgard Sérgio. A importância do desenvolvimento humano para a organização. Revista Eletrônica Gestão e Negócios, v. 3, n. 1, p. 1-19, 2012. Disponível em: http://docs.uninove.br/arte/fac/publicacoes/pdf/v3-n1-2012/Isaura.pdf. Acesso em: 10 out. 2022.

FRANÇA, Ana Cristina Limongi. Práticas de recursos humanos- PRH: conceitos, ferramentas e procedimentos. 1ª ed. 13. reimpr. São Paulo: Atlas, 2015.

FREITAS, Julio Cesar Teixeira de. Estratégia organizacional: Utilizando a política de treinamento e desenvolvimento como vantagem competitiva. In: IX Seget – Simpósio de Excelência em Gestão Tecnologia, 2012. Disponível em: https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos12/65316839.pdf. Acesso em: 10 out. 2022.

GALVÃO, Andressa Dias Evangelista; SILVA, Vivian Freitas Wilson; DALFIOR, Simoni Da Ros. Treinamento e desenvolvimento como ferramenta de gestão: o impacto nos resultados do setor em que é aplicado. Destarte, v. 3, n. 1, p. 45-63, 2022. Disponível em: https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/destarte/article/view/623. Acesso em: 10 out. 2022. 

GONÇALVES, Jenifer Lucas; MALAGOLLI, Guilherme Augusto; COIMBRA, Caroline Cleonice. A importância do desenvolvimento humano nas organizações. Revista Interface Tecnológica, v. 15, n. 1, p. 248–259, 2018. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/interfacetecnologica/article/view/354. Acesso em: 20 ago. 2022.

LEITE, Paula Almeida Ribeiro; LOTT, Tereza Cristina Carneiro. Treinamento e desenvolvimento organizacional, uma ferramenta nas empresas atuais. Revista Científica Semana Acadêmica, v. 42, n. 1, 2013. Disponível em: https://semanaacademica.org.br/system/files/artigos/treinamento_e_desenvolvimento_organizacional_uma_ferramenta_nas_empresas_atuais.pdf. Acesso em: 10 out. 2022.

MARTINS, Humberto Falcão. Administração para o desenvolvimento: a relevância em busca da disciplina. Estudos de Administração e Sociedade, v. 2, n. 2, p. 8-18, 2017. Disponível em: DOI: https://doi.org/10.22409/eas.v2i2.38. Acesso em: 10 out. 2022.

SCORSOLINI-COMIN, Fabio; INOCENTE, David Forli; MIURA, Irene Kazumi. Aprendizagem organizacional e gestão do conhecimento: pautas para a gestão de pessoas. Revista brasileira de orientação profissional, v. 12, n. 2, p. 227-239, 2011. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1679-33902011000200010&script=sci_abstract. Acesso em: 10 out. 2022.

[1] Graduando do curso de Administração. ORCID: 0000-0002-0961-5103.

[2] Graduanda do curso de Administração. ORCID : 0000-0001-7752-7650.

[3] Graduanda do curso de Administração. ORCID : 0000-0002-3857-0039.

[4] Orientador. Mestre em Engenharia de Produção. Especialista em Logística Empresarial. Graduado em Administração com Ênfase em Marketing.

[5] Co-orientador. Graduação em Tecnologia em Sistemas Eletrônica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. Bacharel em Administração, Especialista em Engenharia da Produção pela Universidade Estácio de Sá (RJ), Especialista em Engenharia da Qualidade pela Universidade Estácio de Sá (RJ); Especialista em Gestão Industrial (PE), Especialista em Didática do Ensino Superior (AM); Supply Chain e Logística Empresarial; Mestrado em Engenharia Industrial pela Universidade do Minho (Portugal). Revalidado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Enviado: Setembro, 2022.

Aprovado: Outubro, 2022.

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Leandro Jorge de Lima Colares

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