BLOG

Tema Artigo Científico – Como delimitar? Como fazer?

Conteúdo

5/5 - (5 votes)

Muitas vezes, o tema do artigo científico não atende uma expectativa do artigo científico ou do que tem que ser um artigo científico para aprovarmos.

Algumas vezes, mandamos sugestões de readequação de tema quando o trabalho está bom, outras vezes o tema não conversa com o trabalho e o artigo acaba sendo reprovado por causa disso.

Um dos primeiros aspectos a serem considerados na delimitação do tema é a Clareza

Muitos materiais acabam por não explicar ou deixar claro sobre o que o estudo está querendo propor.

Além de ser uma condição científica, costumamos dizer que é o respeito ao leitor.

Imagine quando se está buscando material, fazendo o estágio da arte ou fazendo alguma revisão.

Você vai direto buscar os artigos e a primeira coisa que você coloca são as palavras chaves e, em seguida, você busca os temas que parecem condizer com seu trabalho.

No artigo científico que você também está escrevendo, é esse respeito com o leitor, de forma que, a clareza do seu artigo demonstre o que o estudo tem de preferência como um todo.

O segundo aspecto é: De preferência no máximo a 15 palavras. Por quê?

A maioria das revistas científicas estipula uma quantidade de palavras que você pode colocar no tema do artigo científico, para que ele não fique muito longo.

Quando vamos observar o tema do artigo científico, uma das coisas que se leva em consideração é que o tema esteja de acordo com os objetivos e/ ou o problema de pesquisa.

O terceiro aspecto é que esse tema seja capaz de fornecer informações sobre o objeto de estudo / problema de pesquisa.

Por exemplo:

Educação – Na área da educação, é muito intensa a busca dos pesquisadores.

Por compreensão do lúdico na educação infantil.

Esse é um tema que recebemos muito frequente, porém, o lúdico na educação infantil não é um tema delimitado. É muito amplo e envolve muitas variáveis e muitos fatores. Um dos temas que poderia surgir do interesse do lúdico na educação infantil é a música como ferramenta lúdica. Esse tema está adequado, por quê?

Quando dizemos ” A música como ferramenta lúdica na educação infantil “,  é claro se ter uma percepção de que a pessoa quer falar da importância da música, de como ela age, de como ela irá servir como meio, como ferramenta na educação infantil.

Então, o título-tema traz clareza, traz menos de 15 palavras, é um tema que conseguimos enxergar de forma sucinta qual o assunto do artigo, o que ele tem a dizer e o objetivo / problema é que se quer demonstrar a música como ferramenta.

Desse modo, esse título estaria dentro do interesse de investigar o lúdico na educação infantil, porém, traria um tema delimitado, respeitando aqueles princípios.

Área de administração e marketing – o que é? É a compreensão do marketing digital, porém, num artigo científico quando falamos “meu artigo científico tem como tema marketing digital “, não se trata de um tema delimitado e sim de um tema amplo.

A delimitação do tema serve justamente para isso: para criar o espaço de investigação, para trazer de forma clara onde você vai trabalhar, qual é o seu interesse. Ele tem que ser claro, trazer no máximo 15 palavras e tem que atender o objetivo / problema, tem que deixar claro isso ao leitor.

Exemplo:

Influência do marketing digital no valor da marca

Por quê?  Porque não estou falando somente de marketing digital, a ideia nesse tema é destacar que o meu interesse é demostrar que o marketing digital traz um valor para a marca e ele pode ser positivo ou negativo. Poderíamos inclusive incluir a influência do marketing digital de forma positiva ou negativa no valor da marca.

Também podemos incluir isso, podemos delimitar de forma que meu tema fique claro, que traga no máximo 15 palavras chaves – que é o que estamos trabalhando – e o objetivo ou problema de pesquisa.

Assim, se colocarmos que o interesse é investigar os aspectos positivos e negativos ou a influência do marketing digital no valor da marca, trago para o leitor qual é o meu objetivo de estudo.

O objetivo do artigo científico que você vai ler, que eu estou propondo, fornecendo a você como estudo é: interesse, demonstração dos aspectos positivos e negativos do marketing digital.

Saúde (doenças sexualmente transmissíveis) – É um tema muito estudado pelo pessoal da enfermagem, o pessoal da atenção básica, por médicos etc. Por esse motivo, é um tema bastante explorado na área da saúde.

Mas, se falamos “doenças sexualmente transmissíveis”, isso não é um tema adequado, nós incorremos nos mesmos erros anteriores: na falta de delimitação.

Lembre-se que o artigo científico é curto, é resultado de um estudo e temos que trazer para o leitor logo no tema a ideia de todo meu material, ou seja, procurar ou evidenciar os meus objetivos e meu problema de pesquisa.

Assim, nesse tema formulamos desafios na atuação dos profissionais de saúde na prevenção das DSTs em adolescentes.

Então, no artigo, leva a crer, que eu vou entender quais são os desafios dos profissionais que tratam com adolescentes na questão de DSTs, esses são temas possíveis que veem dessas ideias.

Queremos demostrar que: o tema deve ter clareza, deve obedecer a esse máximo de 15 palavras, relembrando que quem delimita as palavras são as revistas científicas.

Nos estudos de mestrado vai muito da academia, da instituição ou do professor, mas para a revista científica, geralmente se pede ali no máximo 15 palavras e que ele tenha condições de demostrar para o leitor quais são os objetivos de pesquisa trabalhados no tema.

Como delimitar um Tema – Monografia, TCC, Tese, Dissertação, Artigo

Reserve sua Vaga em:

https://www.nucleodoconhecimento.com.br/cursos/tema/como-delimitar-tema

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este anúncio ajuda a manter a Educação gratuita

Confira também...