BLOG

Variáveis na pesquisa científica: tudo que você precisa saber sobre algumas técnicas básicas que devem ser aplicadas nos trabalhos científicos – Metodologia científica aplicada ao artigo científico, dissertação de mestrado, tese de doutorado

Conteúdo

5/5 - (1 vote)

Quais são as variáveis em uma pesquisa científica? O que devo levar em consideração ao elaborar um material científico?Quais são as variáveis em uma pesquisa científica? O que devo levar em consideração ao elaborar um material científico?

Olá, tudo bem? Em nosso post de hoje iremos retomar as nossas discussões sobre metodologia científica. Como sabemos, cada tipo de estudo pode se encaixar ou não em uma certa metodologia. Além disso, a metodologia está ligada a certas escolhas que perpassam por múltiplas dimensões, como a abordagem e natureza da pesquisa, instrumentos e ferramentas de pesquisa, dentre outras questões. Cada proposta pode se encaixar mais ou menos em uma dessas possibilidades. O que irá determinar se esse método e as suas respectivas técnicas e instrumentos são úteis a sua proposta de pesquisa é o seu problema de pesquisa. Nesse sentido, essa é a primeira variável que você deverá levar em consideração ao escolher um tema de pesquisa. É a proposta, o problema de pesquisa, os objetivos (geral e específicos), bem como a própria metodologia escolhida que irão determinar todos os rumos a serem adotados.

Conceitos, palavras e pressupostos metodológicos

Quando desenvolvemos qualquer material científico a ser submetido a um conjunto de especialistas (uma revista ou para os membros de uma banca que irão lhe avaliar na qualificação ou defesa), isto é, um artigo científico, uma dissertação de mestrado ou uma tese de doutorado, algumas variáveis devem ser levadas em consideração para que o trabalho seja aprovado. Há alguns requisitos primordiais que são considerados como básicos e, caso não sejam atendidos, o seu trabalho não será aprovado. São eles que permitem que o trabalho atinja o rigor científico e metodológico, isto é, garante-se que este trabalho é de qualidade. Contudo, como esses conceitos e pressupostos são diversos, as dúvidas sobre técnicas de pesquisa são comuns. Hoje iremos discutir um pouco sobre as variáveis na pesquisa científica. Muitas pessoas não sabem o que são variáveis e como elas podem ser aplicadas na prática.

Como definir as variáveis de pesquisa?

A primeira coisa que você precisa saber sobre as variáveis de pesquisa é que elas nada mais são do que os aspectos que você irá considerar ao longo do seu estudo. Eles são refletidos em todas as fases da sua pesquisa. Pensemos em um exemplo prático. Suponhamos que você, em seu estudo, esteja estudando uma dada população. Para isso, você precisará partir de algumas variáveis. Dentre elas, as características que refletem esta população serão o fio condutor. As características dessa cidade e o perfil socioeconômico desses moradores deverão ser analisados, porém, essas variáveis devem ser afuniladas. Algumas podem ser: quantas dessas pessoas têm nível superior, a média de salário (dividir por grupos de salário, uma vez que os dados podem ser diferentes), a profissão, dentre outras. Essas são algumas das variáveis que você pode considerar para analisar esse perfil da população que está sendo considerada.

O que determina as variáveis de pesquisa?

As variáveis de uma pesquisa são determinadas pelo próprio pesquisador, contudo, não são as suas escolhas pessoais que implicam essa delimitação, mas sim a proposta a qual o investigador se propôs a discutir, atentando-se, portanto, ao problema de pesquisa. Pensemos em um outro exemplo. Suponhamos que, em sua pesquisa, você tenha como objetivo estudar uma população específica da cidade de São Paulo. Para isso, você precisará escolher por um N que irá representar essa população. Para refletir sobre esse N, algumas variáveis devem ser consideradas. Uma delas poderia ser a relação dessa população específica com o celular. Uma outra possibilidade é o trabalho com os dados fornecidos por uma certa plataforma, como, por exemplo, o DATASUS. Aqui você terá uma pesquisa documental e, a partir das planilhas, poderá analisar um aspecto específico relacionado a esses dados de saúde populacional.

A exploração de certos dadosA exploração de certos dados

O estabelecimento de certas variáveis é um processo que nos permite compreender os dados relacionados a um certo fenômeno a partir de um grupo de características, que são as variáveis de pesquisa. Considerando o nosso exemplo do DATASUS, uma das suas possibilidades de investigação poderia ser a compreensão dos aspectos predominantes em todos os pacientes que foram diagnosticados com Diabetes em um certo contexto e período. Uma outra variável que você poderia levar em consideração seria a investigação de quais são as complicações que afetam esses pacientes que, de alguma forma, possuem quadros semelhantes. Outras variáveis estão ligadas a própria classificação da Diabetes em diferentes tipos. Assim sendo, você irá considerar essas variáveis e como podem ser aplicadas em um certo ambiente aberto. Algo que você também precisa considerar é que elas não estão ligadas a aspectos pessoais.

Como surgem as variáveis de pesquisa?

É necessário que você leve em consideração que não é o pesquisador que escolhe as variáveis com as quais se identifica, e, portanto, quer trabalhar. É a proposta da pesquisa, isto é, o seu problema de pesquisa, que irá determinar quais são as variáveis que melhor se encaixam no contexto de sua pesquisa. Nesse sentido, as variáveis surgem dentro de um universo delimitado pelo problema de pesquisa. Assim sendo, é um aspecto que está ligado aos elementos básicos de uma pesquisa que levam o pesquisador a um certo conjunto de possibilidades, porém, essa escolha não se dá de maneira aleatória. As variáveis, portanto, estão ligadas aos objetivos definidos pela pesquisa. O intuito, portanto, é o de chegar a uma possível solução para o problema de pesquisa ao qual o pesquisador se propôs a investigar. As variáveis são subsídios para se chegar a essa resposta.

A importância da metodologia na escolha de variáveis

Como temos frisado ao longo de nossos posts, a metodologia conduz o estudo do início ao fim, e, dessa forma, auxilia, também, no processo de definição de variáveis de pesquisa. As variáveis, na verdade, são pré-estabelecidas, uma vez que surgem ao decorrer do desenvolvimento do estudo. Elas emergem à medida em que a pesquisa ganha uma maior robustez. Contudo, é preciso tomar certos cuidados, pois há casos em que o problema de pesquisa propõe um dado cenário, porém, as variáveis não dialogam com esse problema, o que inviabiliza a condução do estudo. Nesse sentido, ao cruzar o problema, os objetivos, as variáveis e a metodologia, o pesquisador não consegue, pois os processos estão distantes. As associações feitas pelo pesquisador, portanto, não permitem uma boa exequibilidade da pesquisa. Em uma pesquisa, todos os processos devem estar bem alinhados.

O alinhamento entre o problema de pesquisa e os objetivos

Na pesquisa científica, é crucial o alinhamento entre os aspectos básicos de uma pesquisa. Nesse sentido, acreditamos ser pertinente retomar alguns dos elementos básicos da pesquisa para que você compreenda melhor a importância do alinhamento entre esses aspectos. O primeiro elemento é o próprio problema de pesquisa. Ele aponta qual é a curiosidade de um pesquisador com esse trabalho em específico. É o problema de pesquisa que torna a sua pesquisa relevante ou não para a sociedade. Assim, ele deve refletir uma necessidade, demanda ou exigência atual e urgente. É o motivo que justifica a existência desse trabalho ao qual se propôs a desenvolver. Os objetivos de pesquisa, por sua vez, não devem ser inventados. Eles devem permitir que esse problema de pesquisa seja respondido, e, em alguns casos, solucionado. Os objetivos são divididos entre geral e específicos.

Como delimitar os objetivos para a minha pesquisa?Como delimitar os objetivos para a minha pesquisa?

 

Considerando que os objetivos são respostas para o seu problema de pesquisa (ou caminhos para que você chegue a essas respostas), a metodologia científica os divide em dois grupos. Primeiramente, temos o objetivo geral. Ele é a resposta direta ao seu problema de pesquisa. Ele representa, na verdade, a sua questão norteadora. Os objetivos específicos, por conseguinte, são os caminhos que você deverá percorrer para chegar a esse objetivo geral, isto é, a resposta propriamente dita para esse problema. As variáveis, por sua vez, são alguns aspectos necessários à aplicação dos objetivos ao longo do desenvolvimento do estudo. As variáveis, portanto, são refletidas em todos os demais aspectos básicos da pesquisa, isto é, nos objetivos específicos e no próprio problema de pesquisa. Dito isso, iremos apresentar mais alguns exemplos práticos para que a questão seja absorvida de uma melhor forma.

Exemplos práticos relacionados à aplicação de variáveis

Suponhamos que você tenha o objetivo de discutir em seu estudo sobre a moda. Uma das variáveis poderia ser a descoberta acerca de quais são as tendências de moda nesse momento específico (em uma certa estação do ano, por exemplo). Contudo, como a delimitação ainda está muito abrangente, a recomendação, nesse caso, é de escolher um certo nicho de mercado e público-alvo. Uma possibilidade seria a moda executiva. Dentre as variáveis, a investigação de qual é a paleta de cores predominante na moda executiva feminina voltada a uma certa faixa etária e em um recorte temporal específico (2021-2022, por exemplo). A realização de uma contextualização histórica também seria indicada. Demonstrar a progressão histórica dessa tendência de moda que está sendo investigada é de suma importância. Essas delimitações são as variáveis de pesquisa com as quais o pesquisador irá trabalhar no estudo.

Variáveis na área da saúde

Suponhamos que você queira investigar qual é o perfil (escolarização, faixa etária, região etc) das adolescentes grávidas em uma certa cidade. As variáveis que devem ser levadas em consideração são os aspectos relacionados a esse universo ao qual se propôs a investigar. As variáveis são construídas à medida em que a pesquisa ganha corpo e solidez. É nesse exercício de delimitação e exploração de dados que as variáveis começam a aparecer. Elas devem ser adequadas à realidade do seu estudo. É necessário que tomemos cuidado com as definições de variáveis, uma vez que muitas pessoas confundem as variáveis de pesquisa com o objeto de pesquisa e outros aspectos, como os cruzamentos estatísticos. Nesse sentido, é de vital importância que compreendamos quais são as definições para cada fase da pesquisa científica para que ela seja bem executada e ganhe a solidez necessária para que seja aprovada.

Existe um tópico específico para a apresentação das variáveis de pesquisa?

Diferentemente de outras etapas da pesquisa científica, não há um tópico específico para que você liste quais são as variáveis que estão sendo levadas em consideração. Isso se dá em virtude do fato de que elas aparecem ao longo de todo o corpo do texto. Nem sempre elas aparecem de maneira explícita, contudo, caso você sinta necessidade, poderá elencar quais são esses aspectos. Em certos casos, elas devem ser explicitadas para que o seu leitor saiba a onde você quer chegar com essas variáveis específicas. Isso se dá em virtude do fato de que é uma forma de compreender quais são os caminhos a serem percorridos. A compreensão do conceito de variável é necessária, pois, em razão das confusões, a pesquisa pode ser comprometida porque o aluno, e, por vezes, o seu professor, não sabem o que são as variáveis e como elas podem ser aplicadas no estudo da maneira correta, o que prejudica a fluidez da pesquisa.

Entenda o funcionamento de uma pesquisa científicaEntenda o funcionamento de uma pesquisa científica

Para que uma pesquisa seja bem executada, antes de qualquer coisa, é preciso que entendamos quais são os seus aspectos essenciais e como eles são articulados entre si, pois é o fruto desse alinhamento que permite que o pesquisador seja capaz de responder o seu problema de pesquisa. A pesquisa científica também tem uma outra missão fundamental: permitir que entendamos o que um acadêmico está querendo dizer sobre uma dada questão. É uma forma, portanto, de estabelecer, por meio do trabalho científico, um diálogo, uma interação entre diferentes acadêmicos por meio do exercício da leitura.

As variáveis são necessárias a um estudo porque apontam quais são os aspectos característicos daquela proposta essenciais à compreensão do problema de pesquisa e da solução para este. Além disso, a questão das variáveis é um ponto que pode suscitar debates entre os próprios professores que te avaliam, uma vez que nem sempre consideramos todas aquelas essenciais. O olhar do outro nos ajuda a enxergar aquilo que sozinhos não conseguimos. Contudo, quando o professor e o aluno desconhecem o conceito das variáveis, a sua inclusão é dificultada. Entretanto, entendendo as variáveis como delimitações, a pesquisa flui.

3 respostas

  1. preciso saber as referencias desse artigo sobre variaveis de pesquisa, poderiam me passar por favor?

  2. Gostei imenso da explicação dada, mas queria entender nos exemplos uma variável dependente e independente…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este anúncio ajuda a manter a Educação gratuita

Confira também...