BLOG

Como ter um currículo Lattes de destaque? O que você precisa saber sobre a criação e atualização de seu currículo acadêmico? Compreenda porque o currículo Lattes é tão importante para quem deseja uma carreira acadêmica

Conteúdo

5/5 - (1 vote)

Tudo o que você precisa saber sobre o Currículo Lattes: por que esta ferramenta é tão importante e o que você deve fazer para atualizar?

Olá, tudo bem? Em nosso post de hoje iremos discutir sobre uma questão relevante para todos aqueles que desejam investir em uma carreira acadêmica. É uma ferramenta que acompanha o pesquisador desde o momento em que escolhe ingressar em um programa de pós-graduação, uma vez que este currículo aponta toda a sua trajetória acadêmica, desde as atividades desenvolvidas na graduação até aquelas a serem realizadas após o término de sua formação. Há uma série de atividades acadêmicas que podem ser incluídas no Lattes. À medida em que a sociedade do conhecimento foi evoluindo, novas possibilidades foram admitidas, então é natural que muitos ainda não saibam o que pode ou não ser incluído no Lattes. Além disso, essas atividades agregam valor à sua imagem de pesquisador-acadêmico, porém, é preciso que você empregue boas estratégias para que o seu currículo seja capaz de se destacar.

O que faz com que um Lattes seja capaz de chamar a atenção?

Há diversos acadêmicos que ao longo de sua formação realizam diversos cursos, sejam eles de graduação ou pós-graduação lato ou stricto sensu. Esses cursos podem agregar valor ao seu Lattes? É esta a nossa questão norteadora. O primeiro ponto que deve ser destacado nessa discussão é que tanto o currículo Lattes quanto o ORCID são ferramentas que apontam aos outros pesquisadores quais são os interesses de pesquisa ao longo dos anos. Contudo, não há uma “fórmula mágica” para que esses currículos tornem-se atraentes. Algo que você precisa manter em mente é que ambos os currículos devem ser preenchidos com aquelas atividades que você desempenhou ao longo de sua vida acadêmica. Essa é uma questão interessante, pois tendo acesso a esses dois temos uma certa métrica para mensurar a nossa atuação enquanto acadêmicos.

Agregando valor ao currículo Lattes e ORCID

Suponhamos que você tenha feito duas graduações e que essas tenham sido as únicas atividades desempenhadas até o momento. Como agregar valor ao currículo? Executar mais atividades é a resposta para esta pergunta. O currículo Lattes é um documento nacional. Este é administrado pela plataforma do CNPq. É nesta plataforma que você precisará se cadastrar e fornecer alguns dados iniciais para que ele possa ser criado. O ORCID, por sua vez, é um currículo internacional e não é administrado pelo CNPq. Como a abrangência desse currículo é internacional, todas as informações estão em inglês. Uma das vantagens do ORCID é que além de permitir que você mesmo insira informações sobre a sua trajetória, a plataforma realiza uma varredura na internet para localizar e indexar as suas produções e citações. São duas propostas diferentes, mas ambas são muito interessantes.

Qual currículo é mais utilizado no Brasil?Qual currículo é mais utilizado no Brasil?

Embora ambos os currículos sejam amplamente utilizados, o Lattes é o mais requerido pelos programas de pós-graduação. Esse uso é bastante difundido porque os programas precisam preencher alguns dados na plataforma Sucupira e o Lattes agiliza esse processo. Contudo, algumas revistas científicas requerem de seus autores o ORCID para que o artigo seja publicado. Diante desse cenário, é preciso que saibamos o que fazer para melhorar o Lattes e, na verdade, o nosso conteúdo acadêmico. O Lattes aponta quem você é do ponto de vista acadêmico. Mesmo uma pessoa que tenha “apenas” duas graduações para mencionar, há algumas atividades importantes que podem agregar mais valor ao seu currículo. Provavelmente você terá realizado dois trabalhos finais para obter ambos os títulos. Essas atividades são significativas e devem ser mencionadas.

Aumentando as possibilidades do currículoAumentando as possibilidades do currículo

Ainda nos utilizando de nosso exemplo, além do trabalho final realizado em ambas as graduações, pode ser que esse material tenha sido transformado em um ou mais artigos. Caso você tenha feito essa publicação, esta pode e deve ser mencionada em seu currículo. Durante esse curso de graduação, o pesquisador também pode ter participado de uma série de eventos, seja na própria instituição, seja em outras. Palestras, minicursos e semelhantes também devem ser mencionados em seu currículo. Todas essas atividades podem agregar mais valor ao seu currículo e a sua própria carreira. Contudo, para que essas atividades possam ser mencionadas, é preciso que você procure por elas. Publique artigos científicos com frequência e participe de eventos, minicursos e palestras. Caso seja possível, as especializações e cursos de formação também podem ser estratégias interessantes.

Como encontrar as atividades acadêmicas?Como encontrar as atividades acadêmicas?

Caso você não tenha tempo ou como se locomover para outras cidades e estados, procure por palestras e eventos oferecidos pelas instituições nas quais você estudou. Além disso, todas as atividades migraram para o online, de modo que as suas possibilidades de participação em eventos foram ampliadas. O online permite que você participe de várias atividades sem que tenha que sair da sua casa. Além dos eventos, cursos de formação são oferecidos também de forma online e muitos deles são em horários e dias da semana mais flexíveis, o que é muito interessante, sobretudo para quem precisa conciliar o trabalho com as atividades acadêmicas. Considere, também, cursos de curta duração. Há algumas especializações que também são curtas e podem potencializar a qualidade do seu currículo. A fim de que essa questão fique mais clara, iremos mencionar um exemplo.

Exemplo de como tornar o currículo mais interessante

Recentemente realizamos um curso de especialização em transtornos mentais e novas formas de diagnóstico. O curso teve a duração de uma semana, mas os resultados posteriores duraram muito mais. O curso forneceu novas formas de diagnóstico a partir de mecanismos que empregam técnicas de imagens, o que torna a detecção desses transtornos mais eficiente. Mesmo que seja um curso curto, ele pode e deve ser mencionado no Lattes. Cumpre destacar que embora uma parte desses cursos seja paga, há outros gratuitos em todas as áreas do conhecimento que podem lhe ajudar a dar um upgrade em seu currículo. Mesmo os cursos pagos são um tanto quanto acessíveis. Palestras gratuitas que certificam os participantes também são muito comuns. São eventos e atividades acontecendo o tempo todo que podem agregar mais valor à sua carreira.

Por que apresentar os resultados do seu estudo?

Embora participar como ouvinte dessas atividades seja algo muito interessante, apresentar os resultados das suas pesquisas é muito indicado. As palestras e cursos em que você atua como sujeito passivo não permitem um envolvimento muito direto com essas atividades, pois você é um receptor do conhecimento. A partir do momento em que você passar a contribuir com essas atividades fornecendo os resultados dos estudos por você desempenhados, deixa de exercer esse papel mais passivo e passa a ser um sujeito ativo. Em termos de contabilização, a produção de conteúdo conta muito mais do que apenas ouvir nesses eventos científicos. A produção de artigos científicos também é um ponto-chave que agrega mais valor ao seu estudo. Contudo, para que esses materiais sejam contabilizados, é preciso que você tenha esses materiais aprovados e que eles sejam publicados por uma revista científica.

Os processos pelos quais a produção do conteúdo perpassa

Até que o seu artigo seja aprovado e publicado por uma revista científica, é preciso que você busque pelo conhecimento de qualidade, por um bom embasamento, o que implica a sistematização de todo o conteúdo para que ele esteja dentro dos critérios científicos e metodológicos. Ao assumir essa postura mais ativa, o pesquisador demonstra o seu nível de conhecimento sobre a área/linha de pesquisa na qual atua. Dentre essas possibilidades, você pode ministrar um curso, mini curso ou palestra, publicar artigos científicos, participar de projetos sociais e de extensão são alguns dos caminhos que podem lhe ajudar a dar um upgrade em seu currículo. Entretanto, muitos pesquisadores ainda têm medo de se arriscar na produção de artigos científicos logo de cara. Se você se sente inseguro, a nossa indicação é que você comece essa produção com a publicação de resumos e resenhas.

A demonstração do seu engajamento

O ideal é que você demonstre que está envolvido com as atividades acadêmicas caso o seu interesse seja o de se consolidar nesse contexto. A adesão a uma postura mais ativa é o primeiro passo. Contudo, não é um processo automático. O engajamento demanda tempo e dedicação a essas atividades. Não é algo que acontece da noite para o dia e deve ser um exercício contínuo. Uma dica é deixar um tempo específico em sua agenda semanal para o desempenho apenas das atividades ligadas à prática acadêmica. O processo não é fácil para todos, visto que nem todas as pessoas têm facilidade com a linguagem e escrita acadêmica. Precisam, em primeiro lugar, criar hábitos. O feedback negativo dos pareceristas não devem intimidá-lo. Este ajuda você a evoluir e aprimorar a sua relação com a linguagem e escrita científica. Nesse processo, é comum que o seu material perpasse por muitas idas e vindas até ser aprovado.

Saiba lidar com as críticasSaiba lidar com as críticas

Para que adquiramos uma maior maturidade acadêmica, é fundamental que saibamos lidar com as críticas. Elas são fundamentais para que o seu material adquira a qualidade necessária e para que você se adapte às demandas requeridas por esta carreira. Aproveite cada momento desse processo para que aos poucos o seu currículo atinja a qualidade e o volume por você almejados. Leva um tempo até que o currículo atinja essa excelência. É ele que aponta a sua história rumo ao aprimoramento do conhecimento. Toda a sua trajetória ao longo da vida rumo ao aperfeiçoamento acadêmico é refletida neste currículo. Também fica claro a quem acessa quais foram os seus interesses de pesquisa ao longo dos anos e se houve diferenças ao longo dessa jornada. Todo o seu histórico de participação em atividades que podem beneficiar a sociedade como um todo pode ser visualizado neste documento.

As opções fornecidas pelo currículo Lattes

Ao longo dos anos o currículo passou a admitir uma série de atividades consideradas como acadêmicas que contribuem de alguma forma com os mais diversos setores da sociedade. Essas possibilidades voltam-se tanto às atividades acadêmicas mais canônicas quanto àquelas que atendem a outros tipos de demandas, mas que ainda são consideradas como científicas. Produções técnicas, artísticas e intelectuais podem e devem ser mencionadas. Músicos, fotógrafos, especialistas da informática, literatos, dentre outros, hoje possuem um campo produtivo que integra possibilidades múltiplas de atividades. Todo conhecimento intelectual é muito bem-vindo. Algumas prestações de serviços também podem ser destacadas em seu currículo. Tenha você uma graduação ou mais, elas com certeza são importantes momentos de sua formação que não podem ficar de fora dessa plataforma.

Cuidado com as cobranças excessivasCuidado com as cobranças excessivas

Algo fundamental que você deve manter claro em mente é que o aperfeiçoamento do Lattes é um exercício gradual e leva tempo até que tenha um volume significativo de produções. Enquanto um processo de crescimento, é natural que você precise de alguns anos até que ele atinja grandes proporções. É como um investimento. Ninguém que nunca tenha realizado nenhuma atividade acadêmica ou que tenha desenvolvido poucas conseguirá resolver essa situação da noite para o dia. Para que você atinja essa meta, é necessário que você seja proativo. Não tenha medo de fazer e se expor a essas atividades. Não se deixe intimidar e arrisque. Participe dessas atividades como sujeito ativo e contribua com os resultados de seus estudos. Não invente ou manipule as informações para que elas possam lhe beneficiar. O crescimento intelectual deve se dar de forma transparente e honesta.

Não se esqueça que todas as informações por você fornecidas ao currículo Lattes devem ser verdadeiras. Você assina digitalmente um termo que autoriza o uso desses dados e que eles são reais. Essas informações são de sua responsabilidade e caso detectem improcedências elas podem ser refutadas. Analise sempre as opções que você tem ao seu entorno para que trace as melhores estratégias para impulsionar e potencializar a qualidade deste currículo. Mesmo durante um curso de graduação, um pesquisador tem contato com uma série de atividades que podem ser mencionadas no currículo. Simpósios e congressos realizados por essa instituição podem ser incluídos. Se você almeja ser um acadêmico, a publicação de materiais e participação ativa nessas atividades serão exigidos de você diariamente. Se você está dentro dos programas de pós, a apresentação de seu Lattes atualizado será requerida anualmente.

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este anúncio ajuda a manter a Educação gratuita

Confira também...