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Como escrever o Resumo do Artigo Científico? Resumo Nota 10

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Quais são os elementos que caracterizam um artigo científico? Entenda quais são os cuidados técnicos que você deve tomar ao apresentar a sua pesquisa em poucas linhas

Olá, tudo bem? Em nosso post de hoje continuaremos a discutir sobre os aspectos relacionados ao processo de elaboração de um artigo científico. Na verdade, as dicas e técnicas a serem aqui apresentadas podem ser aplicadas a qualquer material científico, uma vez que cada um deles precisa ser iniciado com um resumo. Diante de tal importância do resumo, iremos elencar os aspectos essenciais que não podem ficar de fora. Há vários tipos de resumos que podem ser requeridos. Eles respondem a uma finalidade específica, mas, via de regra, têm um mesmo objetivo, que é o de introduzir o leitor ao contexto da pesquisa. Costumamos dizer que o resumo é o cartão de visitas de um material científico, então por mais interessante que o seu estudo possa ser, caso ele não seja suficiente e não apresente as informações necessárias para que o seu artigo seja escolhido, a sua aceitação por um pesquisador será comprometida.

A produção de um material científico

Como temos destacado ao longo de nossos posts, há algumas regras que devem ser atendidas em cada uma das etapas relacionadas à produção de um material científico. Elas devem ser atendidas para que a pesquisa tenha uma certa linearidade. A essa linearidade atribuímos o nome de sistematização das informações essenciais que identificam os pontos básicos, mas elementares, de um material científico. Se você tem dúvidas sobre as outras etapas relacionadas à produção de um material acadêmico, não deixe de consultar os nossos posts anteriores. Embora essa reflexão de hoje não faça parte daquela sequência de textos, ela tem tudo a ver, porque o resumo é a primeira etapa que desempenhamos quando escrevemos um material científico a ser submetido e que será avaliado. Se você quiser compreender as dicas e observações que envolvem os demais processos de pesquisa, não deixe de consultar.

Dificuldades quanto à elaboração de um resumoDificuldades quanto à elaboração de um resumo

Optamos por apresentar dicas sobre a confecção de um resumo porque este é um tema que, ainda hoje, suscita uma série de dúvidas em nossos pesquisadores. Além disso, há estratégias que podem otimizar esse processo de elaboração. O resumo, portanto, dentre as etapas de pesquisa, é um processo que deve ser esclarecido de forma mais detalhada a fim de que essas dúvidas sejam sanadas. Discutir sobre o resumo é essencial porque cada vez mais ele tem desempenhado um papel importante na comunidade acadêmica. Essa importância se dá devido ao fato de que quando procuramos por um material científico, a primeira coisa que fazemos é ler esse resumo. Ele é decisivo para escolhermos ou não um material. O objetivo final de sua pesquisa é a produção de um material. Contudo, não basta produzir esse material, ter ele aprovado e deixá-lo disponível na internet. É preciso potencializar esse acesso.

A acessibilidade do seu material

Uma das principais contribuições de um material científico é fazer com que as pessoas tenham acesso ao conhecimento produzido a longo prazo. É necessário que o seu material dê vida a novas investigações, bem como que as pessoas que têm contato com ele aprendam um pouco mais sobre o assunto que está sendo investigado. Quando as pessoas passam a visualizar um material científico e a citá-lo, significa que ele cumpriu a sua função social. Nesse sentido, apesar de a sua pesquisa ser o produto final de toda uma investigação, recomendamos que você divulgue não apenas a comunidade científica, mas a sociedade em geral, os achados que você encontrou ao longo do estudo. Para isso, a produção e publicação de artigos científicos é essencial. Seja você um professor universitário, um pesquisador e/ou um aluno de graduação e pós-graduação, a sua missão é a de contribuir com a sociedade na qual vivemos.

A contribuição social de um material científicoA contribuição social de um material científico

Independentemente do contexto no qual você está vinculado, compartilhará de uma mesma missão: contribuir com a sociedade a partir da produção de conhecimento. Um artigo científico tem uma contribuição social, pois acessibiliza esse conhecimento. Essa discussão está interligada com a temática do resumo, pois da mesma forma que você procura por materiais que possam fornecer base para o seu próprio, os pesquisadores do futuro certamente o farão. É o resumo que leem a fim de que tomem a decisão de incluir ou não um dado material em seu estudo. Precisamos entender como esses materiais são pesquisados. Tendo os descritores em mãos, o pesquisador digita em uma base de dados e entra em contato com uma ampla gama de materiais. Contudo, não é possível ler todos os materiais fornecidos pela base de dados na íntegra. Não há como ler todo o conteúdo apresentado.

A otimização de uma pesquisa sistematizada

Como não há tempo suficiente para ler todos os materiais fornecidos pela base de dados sobre um tema, é preciso otimizar essa busca. Para isso, fazemos a leitura do resumo desses materiais. O resumo de um material, portanto, faz com que compreendamos se esse estudo em específico serve ou não para a nossa proposta de material. Nesse sentido, é preciso que tenhamos muito claro em mente que quando elaboramos um material científico, sobretudo a etapa do resumo, é preciso ter um cuidado adicional. O resumo é uma forma a partir da qual o pesquisador demonstra o seu respeito com o leitor. O resumo, então, aponta os caminhos percorridos por você, caso tenha escrito de forma individual, ou pelos autores envolvidos na produção, no caso daqueles escritos em coautoria. Aponta-se qual foi a linha de pensamento que embasou o estudo, bem como a metodologia que foi aplicada para tanto.

A melhora na estrutura do resumo

A partir do momento que as informações são apresentadas de forma estruturada, sistematizada, demonstramos com muita clareza quais foram os passos percorridos pelo estudo. A fim de que uma pessoa possa ou não escolher o seu material, é preciso que tenha subsídios que permitam fazer essa escolha. Para isso, é preciso que o resumo estruture essas informações elementares sobre o que será desenvolvido ao longo do estudo. Iremos apresentar um exemplo de resumo para que ao final você possa detectar quais são esses pontos que não podem ficar de fora. É uma forma de compreender como esse material foi produzido e até onde ele conseguiu chegar. Ele foi intitulado de “Formação continuada: indicações para o ensino à distância das Ciências Biológicas no Ensino Fundamental e Médio”. Iniciamos o nosso resumo com a apresentação do contexto que permeia a nossa pesquisa.

As etapas do resumo

A contextualização é um dos aspectos que não podem ficar de fora em um resumo. Recomendamos que ele seja iniciado com este tipo de discussão para que fique claro ao leitor o que você pretende com esse estudo. O contexto, então, é uma forma a partir da qual você pode apresentar o seu tema de pesquisa e a linha de pesquisa que o alicerça. Na sequência, apresenta-se o problema de pesquisa, sendo que este é seguido pela questão norteadora. Posteriormente, apresenta-se os objetivos do estudo. Finaliza-se com a apresentação da metodologia e dos principais achados da pesquisa. Iremos esmiuçar cada um desses tópicos para que você compreenda o que não pode ficar de fora. Em nosso contexto, afirmamos que embora haja discussões sobre a possibilidade de educação online no Ensino Fundamental e Médio antes da pandemia, havia uma grande resistência quanto a esse tipo de ensino.

A contextualização e a problematização de um estudo

Como elencamos no tópico anterior, a resistência ao ensino online é frequente há muito tempo. Contudo, vivemos uma pandemia, e, dessa forma, o ensino online era a única alternativa para que a educação não fosse interrompida. Muitos alunos ficaram em isolamento social por mais de um ano, e, assim, a educação online passou a ser a única forma mobilizadora do ensino. Esse contexto fez com que os professores tivessem que se adaptar às novas tecnologias, surgindo, daí, a necessidade de preparo para atuar com base nesses recursos e possibilidades. Muitos professores não estavam acostumados com tais tecnologias. Atrelado ao contexto, devemos mencionar o problema suscitado desse contexto que está sendo levado em consideração. No caso de nosso estudo, busca-se saber como os professores de Ciências Biológicas podem se preparar e quais ferramentas básicas devem conhecer para que suas aulas remotas funcionem.

De onde uma pesquisa parte?De onde uma pesquisa parte?

Com base em nosso exemplo, podemos demonstrar de onde uma pesquisa deve partir. Aqui estamos pensando no contexto do Ensino Fundamental e Médio, porque, embora o Ensino Superior tenha sido afetado, os professores da educação básica encontram muito mais dificuldade. O ensino remoto não é incomum no contexto universitário, mas na educação básica sempre foi algo refutado. Muitos não aceitavam que o ensino fosse online. Defendia-se que toda e qualquer atividade deveria ser desempenhada de forma exclusivamente presencial. Contudo, em virtude da pandemia, não houve como se desvencilhar do ensino remoto em qualquer um dos níveis da educação. O ensino remoto obrigou todos a fazerem uso de tais recursos tecnológicos. Os professores tiveram que adotar uma nova postura. As formas de lecionar tiveram que ser repensadas, mesmo com toda a resistência ao online, que é algo histórico.

A união entre contexto e problemaA união entre contexto e problema

Explanado o contexto que fez com que os professores tivessem que se adaptar ao novo cenário, delimitamos uma pergunta de pesquisa que guiou todo o estudo. Escolhemos uma dentre as múltiplas áreas do ensino básico, sendo ela a biologia. Nesse sentido, propomo-nos a refletir sobre como os professores de ciências biológicas têm se preparado nesse contexto pandêmico e quais ferramentas básicas que têm empregado para lecionar nesse novo momento, isto é, como tem ministrado as suas aulas no contexto online. O problema, então, do contexto anterior que exploramos, ou seja, deriva da apresentação do tema. O intuito aqui é o de investigar o que esses professores devem considerar para que os alunos sejam formados nesse contexto online. Os objetivos da pesquisa, por sua vez, são os caminhos que você perseguirá para responder a essa pergunta de pesquisa delimitada.

O objetivo e a metodologia de um estudo

Considerando o que aqui foi posto, a pesquisa delimitou os caminhos a serem percorridos. O objetivo geral foi o de propor algumas indicações para que os professores consigam se adaptar melhor ao contexto pandêmico. Essas indicações voltam-se para os docentes que lecionam no âmbito das ciências biológicas, com ênfase na educação básica. Em virtude dos objetivos aqui delimitados, o método da pesquisa foi a realização de uma revisão bibliográfica. Trata-se de um estudo exploratório. Em relação aos achados do estudo, constatou-se com esse estudo que as principais indicações voltadas a esses professores fazem com que eles tenham que buscar por conteúdos diferenciados no momento de preparação das aulas. Alguns cuidados relacionados à linguagem e ao uso de áudio, vídeo e imagem são cruciais. O professor deve conhecer recursos como Youtube, Instagram, filmes, jogos e semelhantes.

A leitura ordenada de um material científicoA leitura ordenada de um material científico

Considerando as informações aqui apresentadas, podemos afirmar que a leitura dos aspectos básicos dessa pesquisa fazem com que o leitor tenha um panorama acerca do que esperar da leitura dos demais capítulos. Essa sistematização das informações é crucial para que ele tome a decisão de forma mais assertiva. Por esse motivo, devemos promover uma leitura ordenada, respeitando as etapas básicas de um resumo. Com base nessa disposição, percebemos que temos uma visão global sobre todo o conteúdo a ser abordado por esse material. Se o seu leitor em potencial se interessar, ele irá ler as demais etapas do seu material, pois elas exploram o que foi frisado no resumo.

Contudo, para que esse leitor sinta-se interessado em ler o seu texto na íntegra, é preciso que avalie se, nesse momento, a sua pesquisa poderá contribuir com a proposta desse leitor. No caso dos leitores que optaram por ler e até mesmo citar o seu material, ao continuar com a leitura, irão avaliar se aquilo prometido no resumo foi cumprido e, além disso, avaliam até onde o seu material conseguiu chegar e de que forma pôde contribuir. Nesse sentido, podemos concluir que uma das missões fundamentais do resumo é a de estruturar as ideias a serem desenvolvidas de forma mais aprofundada ao longo do estudo. Ele aponta se vale a pena nesse momento ler um dado material na íntegra. O resumo é essencial.

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