BLOG

7 motivos para você publicar artigo científico

Conteúdo

5/5 - (5 votes)

Existem muitos motivos para a publicação de um artigo científico na Revista Científica Núcleo do Conhecimento. A seguir nos enumeramos 7 deles:

1. Nossa Revista Científica é uma revista científica reconhecida, ou seja, registrada internacionalmente com o ISSN 2448-0959.

2. Segurança contra o plágio. Por quê? Infelizmente existe uma prática decorrente de autores e/ou dos pesquisadores copiarem estudos de outros e apresentarem como sendo seus. Foram desenvolvidos programas anti plágio. Tais programas são matemáticos, eles fazem um cálculo do conteúdo que está no seu material, comparados com materiais e com publicações que estão disponíveis online.

Então, dependendo do programa que é utilizado, ele vai fazendo essa comparação do que você tem de pesquisa no seu material com o que é disponibilizado na internet.

3. Acessibilidade, ou seja, quando seu material científico é publicado online na Revista Científica Núcleo do Conhecimento as pessoas tem acesso fácil. Se buscarem no Google pelo seu nome ou temas relevantes parecidos com as suas palavras-chaves, o seu artigo já começa a aparecer tanto em HTML quanto em PDF.

Também aparece se a busca for por tablet ou se for por celular. Aparece com a busca feita em qualquer desses meios, desse modo você tem uma maior acessibilidade por parte das pessoas.

4. Visibilidade do pesquisador: Vamos supor que você é um advogado e publicou com o Núcleo do Conhecimento. Se as pessoas estão com dúvida sobre determinado assunto, pesquisam no Google. Ao pesquisar, buscam por palavra-chave e, dentro das possibilidades, aparece o nosso material. Ou seja, o seu material que foi publicado no Núcleo do Conhecimento.

Isso vai trazendo visibilidade para o autor, não só na área acadêmica, mas em toda sociedade. Dessa maneira, você vai ser um autor reconhecido como quem escreveu determinado assunto ou quem é especialista.  Já tivemos casos de autores que foram procurados por canais de televisão para fazer entrevistas sobre um determinado tema, porque foram reconhecidos como especialistas.

Tivemos autores que foram procurados pela iniciativa pública pelo fato de serem especialistas em um determinado assunto, numa determinada área. Essa visibilidade para o pesquisador é também uma das nossas vantagens da Revista Científica Núcleo do Conhecimento.

5. Interação entre leitores e autores: Se você olhar em nossa revista, depois do artigo, lá embaixo, há um campo onde é possível que o leitor, o pesquisador e o grupo de pesquisa entrem em contato.

Ali mesmo eles podem começar uma interação sobre discussões do artigo/material publicado. Já tivemos casos da pessoa ter uma teoria matemática e pesquisadores do Canadá e de várias regiões do país entrarem em contato uns com os outros.

Por esse contato, puderam começar uma interessante discussão e avançar em suas pesquisas. Então, além de tudo, seu estudo passa a ser acessível e ter a possibilidade dessa interação dinâmica.

6. Tradução em 7 idiomas: Nossos materiais, no período de um ano são traduzidos em 7 idiomas: inglês, francês, italiano, alemão etc.

7. O artigo é indexado e trabalhado internacionalmente em 109 países: Ou seja, quando aquele programa anti plágio for passar, ele não vai verificar apenas em português. Ele também vai reconhecer pessoas que, por um acaso, queiram ou desejem ter essa pratica ilegal em outros idiomas. Não adianta, dessa forma, a pessoa pegar o estudo e traduzir.

Também em 109 países, em 7 idiomas, a nossa revista vai estar vinculando Assim, além dessa vantagem contra o plágio, você também tem acessibilidade nos outros países. As pessoas querem procurar referências e, procurando no idioma delas, , elas também irão encontrar seu material disponível traduzido para esses 7 idiomas e como referência.

Desse modo, você passa a ter também uma visibilidade internacional, de trabalhar com outros autores, de pesquisar, de ser reconhecido, enfim.

Todas as vantagens descritas partem de nosso país e entram como possibilidade de pesquisa para 109 países.

Nossa revista científica hoje é uma das maiores revistas no que se refere à tecnologia e acessibilidade. É um pouco diferente das outras que ainda usam outras formas de recurso.

E é justamente por ela ser muito boa nesse aspecto que vemos em uma corrente de tecnologia e conhecimento científico uma possibilidade.

Além disso, faz parte da nossa missão expandir o conhecimento científico de modo livre, acessível e de forma fácil.

Porque você deve publicar seu artigo científico?

Ao publicar um artigo científico, você estará compartilhando seu conhecimento. Quando acontece algo muito bom com você, por exemplo, uma grande descoberta, não dá aquela vontade de compartilhar com alguém? Somos seres sociais.

O ser humano é um ser social; assim, compartilhar o seu conhecimento é justamente você poder interagir com toda a comunidade científica e qualquer interessado.

Compartilhar seu conhecimento é você começar a conviver e melhorar o meio em que você está inserido. É claro, se for uma ação benéfica, como é o caso do artigo científico.

Contribuição para outros pesquisadores

Todos os acadêmicos, mesmo os alunos que estão começando agora, precisam de embasamento para construir seu conhecimento. Onde eles buscam? Em livros e artigos científicos, que possam sustentar uma ideia, que possam sustentar um estudo, para ampliar o leque de conhecimentos. Por isso, a partir do momento em que você publica seu artigo científico, ele pode servir certamente como base para outros pesquisadores.

Contribuição social

Não são apenas os pesquisadores que precisam de informações de qualidade, mas sim toda a sociedade, principalmente uma sociedade como a brasileira que está em desenvolvimento.

Uma sociedade em expansão, em desenvolvimento, precisa de informações de qualidade. Desse modo, contribuir para uma sociedade que tenha conhecimento, uma sociedade que compartilha o conhecimento para agregar, fazendo uma rede de conhecimento benéfico é sim um modo de participação social.

Por isso, compartilhar ou publicar seu artigo cientifico é um modo de participar na sociedade, é uma forma de você gerar valor para sociedade em que está inserido.

Curriculum acadêmico

No curriculum acadêmico, a publicação do artigo científico é obrigatória, porque ela mostra sua inclinação para a pesquisa e para a docência.

Se você está pensando em fazer mestrado, fazer um doutorado, se inserir na área acadêmica ou até mesmo já fez um mestrado e precisa publicar deve publicar artigos. O artigo científico é uma necessidade do meio acadêmico.

Quanto mais artigos você publicar, significa que mais inclinado para a  pesquisa você está.

Curriculum profissional

Uma pessoa que publica é vista com olhos diferentes. Publicar um artigo científico significa que ela estudou, que está preocupada com seu desenvolvimento intelectual, em contribuir para sociedade.

Ela está preocupada em desenvolver mais. Por esse motivo, muitas empresas – principalmente empresas multinacionais, mas algumas nacionais também – que trabalham com geração de valor e/ou se preocupam com sustentabilidade, olham diferente o pesquisador ou o funcionário que publica, ou que é pesquisador(a) ou já foi pesquisador(a).

Tais empresas sabem que publicar significa que esse funcionário está inclinado para algo maior.

Em algumas instituições publicas, por exemplo, o funcionário pode ser até beneficiado. O seu poder de conhecimento aumenta e, como decorrência disso, ele é melhor renumerado.

Esses são alguns dos motivos que podem fazer repensar a ideia de publicar seu artigo científico.

Tudo que nós temos hoje de evolução no mundo é resultado de publicação.

Se Albert Einstein e outros pensadores e cientistas não tivessem publicado nada, se todos guardassem seus pensamentos para si mesmos; como seria, como estaria o nosso mundo hoje?

Pense em toda evolução em termos de tecnologia, transporte, telefonia e saúde… Tudo está condicionado a publicação científica.

Através dela, nós vamos criando uma rede colaborativa, ou seja, hoje nós pegamos o que aqueles grandes pesquisadores contemporâneos publicam, investigam, pesquisam e vamos associando e aumentando, aprimorando o resultado científico.

Assim, quando falamos sobre o porquê de publicar um artigo científico, dividir o conhecimento, é justamente isso que queremos dizer: veicular o conhecimento e contribuir de alguma forma, mesmo que seja ainda muito pequena, para que outros pesquisadores e outros cientistas possam refletir, possam aprimorar, chegar a outras descobertas.

Desse modo, a primeira coisa que você deverá pensar quando publicar um artigo é: “o que eu estou fazendo para contribuir com a sociedade”.

Publicar um artigo vai me trazer essa resposta de contribuição tanto para a sociedade quanto para outros pesquisadores. Então, como você e outras pessoas como você podem contribuir com a publicação do seu artigo, hoje a produção acadêmica no Brasil está melhorando. Muitas faculdades não pedem mais TCCs.

Esqueceram aquele monte de TCC, que ficava lá esquecido, que ninguém nunca lia e para nada servia. Estão trocando, cada vez mais, por produção de artigos que sejam efetivamente publicados, porque é necessário que as pessoas saibam que estamos produzindo, como estão nossos estudos, como estão nossos experimentos, como os pesquisadores pensam. Isso em todas as áreas.

Desse modo, o artigo científico deve ser publicado para que haja tal contribuição e a melhoria global. É uma rede de colaboração, assim pense que toda nossa evolução hoje vem de publicações científicas e, com essa tecnologia que nós temos hoje, com essa dinâmica que temos hoje, o seu material chega muito mais rápido e alcança muito mais leitores, muitos mais pesquisadores e pode contribuir sim para sustentar uma parte intelectual desse mundo.

Desse modo, o primeiro passo é essa contribuição e essa colaboração que você tem com os demais pesquisadores. Lembre-se: tivemos um caso aqui no Brasil com o pessoal do nosso meio, o pessoal do Pará que está investigando muito com o Chikungunya, arbovírus na verdade e, com isso, contribuiu também com o pessoal de Recife que também estava investigando, que contribuiu com o pessoal de Campinas, de São Paulo… É uma rede de colaboração e contribuição, portanto eu estou investigando sobre essa ótica, com esse objetivo, mas pode contribuir para ser o resultado das suas investigações numa outra ótica. Então, a contribuição e a colaboração elas estão juntas e ocorrem de forma dinâmica; por isso publicar um artigo científico significa, justamente, fazer parte de conhecimento, de evolução.

Outra coisa é a promoção acadêmica, para quem deseja ser um acadêmico, para quem está no mundo acadêmico. Hoje somos muito mensurados por nossas produções, tem alguns que até criticam isso, mas, no entanto, se você olhar por um ponto um pouquinho mais otimista da questão, você vai ver que o pesquisador que produz ele é o pesquisador que está muito mais ativo.

Ele colabora muito mais. Ele está ganhando para ser um pesquisador e ele está produzindo; desse modo tem de publicar artigo científico como pesquisador. Tem de produzir, se recebe seja de uma instituição ( CAPS, CNPQ etc), se recebe de algum lugar para produzir, para pesquisar tem de dar a contra proposta, ou seja, tem de publicar, de produzir.

Isso não é só para quem está ganhando, se você está pensando em seguir uma vida acadêmica, você quer fazer um mestrado, um doutorado, é necessário que você publique. O artigo científico serve também para promoção profissional/pessoal, assim pense, por exemplo: “sou um advogado, então eu irei escrever sobre determinada lei, que apareceu agora; vou escrever sobre a questão dos juízes consultarem as instituições privadas para determinados tipos de assunto, como o aborto”.

Ou seja, quando um cliente vai procurar um advogado, buscando algo específico; se esse advogado estiver produzindo, tiver escrito, o cliente vai preferir um advogado que escreva porque isso demonstra que ele possui conhecimento e empenho.

A mesma coisa hoje o coaching, que é algo que está na moda. Se eu for contratar um coach, quero aquele que produza, que demostre resultado, porque eu estou vendo por meio dos resultados dele que ele sabe o que fala.

A nossa comunicação hoje é muito ampla e estamos vendo que, esse pessoal que produz é o pessoal que tende a conhecer melhor o assunto. Conclui-se, então, que é um pessoal que vai atender melhor nessa área profissional. Assim, publicar é extremamente importante.

Hoje muitas empresas estão dando créditos para o funcionário, para o colaborador que produz, que está trazendo novas ideias. Isso ocorre seja na esfera pública, seja na esfera pessoal, da iniciativa privada também.

Assim, eu quero que meu profissional produza, que ele traga novas ideias, que melhore o setor dele, que seja proativo. Além disso, a produção também é um jeito de mensurar esse interesse, essa capacidade do profissional.

É interessante publicar o seu artigo científico? É fundamental você produzir! Não é suficiente você apenas ler, você precisa produzir para que você possa contribuir e  para que você possa ter uma ascensão acadêmica e profissional.

2 respostas

  1. Boa tarde, senhores:
    Gostaria de saber quanto custa publicar um artigo científico nesta revista.
    Att. Professor Edgar

  2. Boa noite,
    Senhores, gostaria de obter informações sobre a publicação de artigo, no sentido de valores, tempo e adequação ao perfil da revista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este anúncio ajuda a manter a Educação gratuita

Confira também...