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Os elementos textuais, os pré-textuais e pós-textuais: aspectos básicos que devem ser atendidos em cada etapa da confecção de um material científico – O início, meio e fim de um estudo

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Os elementos de um material científico: os aspectos que caracterizam os elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais e a sua importância

Os elementos de um material científico: os aspectos que caracterizam os elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais e a sua importância

Olá, tudo bem? Em nosso post de hoje iremos continuar a discutir sobre a estrutura ideal de um material científico. Como temos destacado ao longo de nossas discussões, é preciso que o nosso texto tenha uma certa linearidade para que haja uma fluidez que permita que o leitor consiga compreender cada um dos aspectos essenciais de uma pesquisa científica. Estamos nos referindo à importância da sistematização. Ela pode ser alcançada de inúmeras formas, e, dentre esses aspectos que podem lhe ajudar a alcançar esse aspecto tão importante, há os elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais. Cada um dos materiais científicos têm as suas próprias regras para que esses elementos sejam atendidos. Contudo, mesmo que haja as especificidades postas a cada um dos tipos, há algumas regras gerais que podem lhe ajudar a organizar esse material da melhor forma possível. É esse o eixo norteador da nossa discussão de hoje.

Quais são os aspectos que caracterizam os elementos de um texto?Quais são os aspectos que caracterizam os elementos de um texto?

Esteja começando a se aventurar no mundo acadêmico agora ou mesmo se já está nesse meio a um tempo, já deve ter notado que há alguns aspectos recorrentes que o seu material precisa atender para que possa ser aprovado. Fato é que muitos ainda têm dificuldade para entender quais são esses aspectos e como eles podem ser aplicados. A fim de que possamos exemplificar essas questões, separamos três tipos de materiais que podem nos ajudar a entender as especificidades dos elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais. Separamos trabalhos produzidos em instituições diferentes, pois cada uma têm as suas regras. Contudo, todos eles atendem a três tipos de elementos. Quando você envia o seu material para o orientador e ele lhe pergunta sobre a falta dos elementos pré, textuais ou pós-textuais, ele está fazendo referência a certos tipos de elementos que iremos esclarecer hoje.

Todos os materiais possuem elementos pré-textuais?

Não são todos os materiais que possuem elementos pré-textuais. Isso acontece porque os elementos desse tipo integram aqueles materiais que são mais extensos, como é o caso dos TCCs, monografias, dissertações e teses. Eles não se aplicam aos artigos, por exemplo. No caso dos artigos científicos, geralmente, caso a revista opte, pode apresentar uma capa com informações básicas que localizam os autores. Há casos, também, em que as revistas requerem aos autores do artigo que preencham uma espécie de folha de rosto à parte do artigo. Feitas essas considerações, iremos compreender cada um desses elementos. Começando com os elementos pré-textuais, devemos frisar que o pesquisador deverá elaborar uma capa. Na capa, apresenta-se o nome da instituição responsável pelo trabalho, o programa de mestrado ao qual está vinculado, o nome do autor, o título do trabalho, cidade e ano.

Os elementos pré-textuais de um material científico

Independentemente da instituição ao qual está vinculado, as informações básicas a serem inseridas na capa são as elencadas. O que muda de uma para outra é a formatação dessas informações. O que importa nesse processo é identificar a universidade na qual o trabalho será apresentado, o programa, autor e título e as informações sobre data e local onde esse pesquisador se localiza. Mesmo que essas informações possam responder a ordens diferentes, são esses elementos que aparecem em uma capa. O elemento é pré-textual porque a capa é inserida antes do texto. Na sequência, elaboramos a contracapa. Novamente, menciona-se o nome da instituição no qual o trabalho é apresentado, o programa ao qual vincula-se, o título e o autor, porém, insere-se um novo elemento. Discrimina-se  que o trabalho foi apresentado para obter o título de mestre/doutor e logo abaixo a linha de pesquisa/orientador.

Os elementos pré-textuais finais

Além da capa e da contracapa, sendo que na contracapa determinados o tipo de trabalho proposto e para qual finalidade, há outros elementos pré-textuais. Dentre eles, temos a ficha catalográfica, a folha de aprovação, a dedicatória, os agradecimentos e a epígrafe. Antes do sumário, contudo, apresenta-se o resumo em português, no caso de trabalhos realizados em instituições brasileiras, e, na sequência, em outro idioma, sendo o mais comum o inglês. Contudo, se você abrir diversos materiais submetidos a instituições diferentes, perceberá que as informações são as mesmas, porém, a forma a partir da qual esses elementos serão formatados é bastante diferente, sendo que um elemento que aparece em primeiro lugar em uma instituição pode aparecer em uma outra ordem em outra instituição. Isso acontece porque não há um padrão, logo, esses aspectos não são realizados de forma homogênea.

O que devo saber sobre os elementos pré-textuais?

Embora não haja essa homogeneização, é importante que você tenha claro em mente, ainda sobre os elementos pré-textuais, que, antes de qualquer coisa, é preciso entender quais são os aspectos gerais sobre essa etapa e como a sua instituição aplica. Para isso, consulte o manual para trabalhos acadêmicos. A ordem mais comum está ligada a apresentação de uma capa, contra capa, ficha catalográfica, folha de aprovação, dedicatória e agradecimentos, resumo, abstract, seguidos das palavras-chave, e, enfim, o sumário. Se o seu material possui figuras, tabelas, quadros, gráficos e quaisquer outros elementos, cada um deles precisará de um índice específico. Eles aparecem antes do resumo, porém, como dissemos, cada instituição atribui uma ordem diferente. Todos esses elementos aparecem antes da elaboração da introdução, o primeiro elemento textual de seu material.

As listas dos elementos visuaisAs listas dos elementos visuais 

Um elemento obrigatório sobre o qual precisamos chamar a atenção é quanto aos elementos visuais que inserimos em nossa produção. É preciso que você tenha claro em mente que caso um desses elementos apresente mais de um (mais de um quadro, por exemplo), será necessário elaborar um índice. Se você tem mais de um quadro, tabela, figura, gráfico, precisará criar um índice para cada um deles. Entretanto, se esse não é o seu caso, isto é, se o seu material é composto tão somente por texto, nenhuma dessas listas será necessária. Elas tornam-se obrigatórias apenas para aqueles materiais que fazem uso de recursos visuais. Um outro elemento que também é opcional, mas pode ser obrigatório em virtude do uso que você faz dele, é a lista que contém siglas e abreviações. Ela também aparece antes do sumário. Elaborados esses elementos, todos classificados como pré-textuais, adentramos nos textos.

Os elementos textuais de um material científico

A partir do momento em que adentramos na introdução do material, já estamos em contato com os seus elementos textuais. Não se esqueça que a capa, a contracapa, ficha catalográfica, folha de aprovação, dedicatória e agradecimentos, epígrafe, listas de recursos visuais (quadros, tabelas, gráficos e figuras), lista com siglas e abreviações, resumo e abstract e sumário são elementos anteriores ao texto. A introdução é o primeiro dos elementos textuais de todo e qualquer material científico, desde um artigo científico, que é um trabalho de menor extensão, até um material maior em termos de quantidade de páginas, como TCCs, monografias, dissertações e teses. Como temos reiterado ao longo dos nossos posts, a introdução é uma forma de aprofundar aquilo que você já anunciou em seu resumo. Em outras palavras, você irá aprofundar aquilo que você prometeu no resumo. Não se esqueça que ele é seu portifólio.

Os elementos básicos de uma introdução

Embora esse seja um aspecto sobre o qual temos conversado ao longo de nossos posts, acreditamos que esse momento é ideal para que retomemos os aspectos básicos, mas muito importantes, que não podem ficar de fora da sua introdução. Assim como no resumo, o mais indicado é que você comece a sua discussão com a apresentação do tema. Como você tem um espaço maior em relação ao resumo, expanda o contexto por detrás do seu texto. É importante que o leitor tenha um panorama sobre os aspectos históricos, sociais e culturais por detrás desse tema. Na sequência, deixe claro qual é o seu problema de pesquisa e a questão norteadora, os objetivos e justifique a relevância de sua proposta. Aqui também recomendamos que você introduza ao leitor a metodologia com a qual irá trabalhar e a perspectiva teórica que alicerça o seu texto. Como os elementos textuais são diversos, iremos explorá-los um pouco mais.

Os elementos textuais e as suas principais características

Como sabemos, iniciamos a confecção dos elementos textuais com a elaboração da introdução, porém, há outros que devem ser atendidos com muito cuidado. Depois da introdução, temos o desenvolvimento dessa produção. O desenvolvimento de um texto é algo bem amplo e pode ocasionar uma série de formas diferentes de produção. O mais comum é que ele seja dividido em capítulos e subcapítulos, sobretudo no caso de materiais de maior extensão, como é o caso dos TCCs, monografias, dissertações e teses. Você pode dividir cada fase do seu material em um tópico ou subtópico específico. Por exemplo, no caso de um capítulo teórico, você pode dividir cada um dos conceitos que perpassam pelo seu tema em um tópico diferente para que a leitura seja fluida e não canse o seu leitor. O mesmo vale para os demais tópicos (metodologia e análise/resultados e discussões).

O que você deve saber sobre os elementos textuais?O que você deve saber sobre os elementos textuais?

Os elementos textuais, grosso modo, contemplam todos os aspectos relacionados ao desenvolvimento daquilo prometido no resumo e na introdução. Podemos afirmar, também, que é no desenvolvimento do material que os objetivos elencados são ou não atendidos, em outras palavras, o desenvolvimento demonstra se os elementos básicos da pesquisa (problema/questão norteadora, objetivos e método) estão sendo atendidos. Em caso negativo, a pesquisa perde o seu fio condutor e a qualidade do material é prejudicada de uma forma significativa. Via de regra, esse momento da pesquisa compreende todos os elementos anteriores ao tópico das referências. Nesse sentido, desenvolve-se a fundamentação teórica, a metodologia, os resultados e discussões (ou análise, no caso de alguns programas) e as considerações finais. Todos eles devem se ater aos aspectos elementares da pesquisa.

Os elementos pós-textuais de um material científico: as referências

Os elementos pós-textuais compreendem desde as referências até os apêndices. Como as referências recebem formatações específicas, é relevante discutir sobre ela antes dos demais elementos em virtude de tais especificidades. Via de regra, as referências voltadas aos livros, artigos científicos, materiais publicados em anais de eventos ou submetidos a eventos, dissertações e teses, materiais da internet, dentre outros, recebem formatações próprias. Como cada uma delas recebe formatações próprias, recomendamos que você consulte o manual disponibilizado pela sua instituição. Em relação aos livros, em primeiro lugar, menciona-se o nome e sobrenome do autor da obra (o último sobrenome em primeiro lugar e em caixa alta), o título da obra (destacado em negrito), responsável pela tradução, no caso de obras estrangeiras, edição e volume, caso haja, cidade e nome da editora, e, por fim, ano da publicação.

O que fazer após chegar no momento das referências?O que fazer após chegar no momento das referências?

A partir do momento em que o pesquisador chega nas referências, a sua preocupação deve ser com a finalização deste texto. Um material não é finalizado com as considerações finais (em termos de texto, de fato, as considerações encerram as discussões). No caso de algumas pesquisas, o material tampouco é finalizado com as referências, embora seja o mais comum na maior parte das pesquisas. Acontece que certos tipos de estudo trabalham com documentos ou quaisquer materiais complementares que optou por não inserir no corpo do texto, mas que não podem ficar de fora do material, uma vez que ajudam o leitor a ter uma maior dimensão acerca do assunto que está sendo discutido. Mencionamos os documentos, mas há outros tipos de inclusões que o pesquisador pode fazer.

Como temos destacado ao longo dos nossos posts, há diversas pesquisas que são mais aplicadas, logo, os pesquisadores apresentam questionários a fim de que verifiquem uma dada questão. Contudo, a depender da quantidade de perguntas que foram feitas, você pode disponibilizar esse questionário na íntegra como um apêndice (no corpo do texto, pode elencar apenas aquelas perguntas e respostas relevantes para o que está sendo discutido naquele momento da pesquisa). Os apêndices e anexos são elementos considerados como pós-textuais. Eles são ou não obrigatórios a depender dos elementos que você está inserindo em seu estudo. Os apêndices e anexos são enumerados a partir de letras do alfabeto.

2 respostas

  1. Conteúdo bastente interessante, em poucos paragrafos quase se resumiu tudo, obrigado por terem levados debates como esses.

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