BLOG

Como ler um artigo científico?

Conteúdo

Avalie!

Como ler artigos científicos?Como ler artigos científicos?

É muito comum que existam dúvidas relacionadas à leitura de um artigo científico, visto que são muitas as estratégias para que você possa lê-lo de forma mais dinâmica. É necessário que você saiba que essas técnicas existem justamente para que consiga entender como um texto é abordado, assim sabendo realizar essa leitura de forma dinâmica, você conseguirá captar quais foram as metodologias idealizadas e utilizadas por um determinado artigo. Devemos dizer que embora algumas dessas técnicas sejam bastante recorrentes, elas podem variar de acordo com a área. Feitas essas considerações podemos caminhar para a primeira dica para fazer essa leitura de forma mais dinâmica. Todos os passos que serão apresentados são essenciais para que a leitura não seja desgastante, mas sim um exercício enriquecedor de conhecimento.

Veja as informações sobre o autor

Nessa primeira etapa é muito importante que você tenha um profundo interesse em pesquisar a maior quantidade possível de informações sobre o autor desse artigo que você deseja ler. Este processo é importante porque é a trajetória feita pelo autor deste artigo que irá te revelar o que e como ele compreende o assunto investigado. Para isso, recomendamos que você recupere artigos desse autor para melhor entender a sua trajetória. Haverão casos, por exemplo, que esses autores buscarão, frequentemente, escrever a partir de parcerias, sobretudo aqueles que fazem parte de algum grupo de estudo. Estamos propondo essa estratégia como um primeiro passo para ler este artigo porque é muito importante que você conheça o autor que está lendo, pois isso irá facilitar no momento de leitura dos seus materiais.

A importância em separar os artigos por áreasA importância em separar os artigos por áreas

Uma segunda estratégia importante é diferenciar esses artigos por área, pois, cada uma delas tende a favorecer e oferecer formas diferentes e distintas de pesquisa e, consequentemente, de metodologias também, visto que cada uma delas pode incorporar métodos diferentes para investigar o objeto proposto. Por exemplo, se você está lendo um artigo que está dentro de uma proposta de mestrado ou doutorado na área da educação, você notará que a base metodológica desses trabalhos, na maioria dos casos, concentra-se na área da análise do discurso, pois ela é bastante utilizada e divulgada neste meio, para tanto, as pesquisas propõem, geralmente, estudos qualitativos, embora não seja uma regra. Cada área, grupo de pesquisa e/ou instituição tende a favorecer um determinado tipo de trabalho.

Entenda o universo e as peculiaridades no mundo da pesquisa

Então quando você compreende este universo e as suas peculiaridades do mundo da pesquisa, irá perceber que a leitura desses materiais passará a ser mais dinâmica e, consequentemente, mais prazerosa e produtiva também. Além disso há de se considerar, também, as especificidades de cada área de pesquisa, pois cada uma delas entende o fazer científico de uma forma diferente. Dessa forma, ela adota estratégias e métodos que possam  favorecer melhor os seus pesquisadores. Iremos propor, neste texto, quatro artigos de nossa equipe publicados pela Revista Núcleo Científico do Conhecimento para que você possa entender melhor o passo a passo dessa leitura mais dinâmica. 

Peculiaridades de publicação

Alguns desses artigos foram publicados em parceria, outros não. São estratégias adotadas por nós que acabaram sendo mais convenientes para a produção e execução daquele determinado trabalho. Alguns de nós acabam trabalhando de forma interdisciplinar e, por isso, há um trânsito maior entre áreas diferentes. É por isso que conhecer a trajetória do autor é um passo fundamental para compreender, de forma mais rica, o artigo que deseja ler. Existem muitos professores que trabalham apenas em uma linha específica pois é o mais comum, contudo existem aqueles que caminham entre áreas distintas devido a sua formação interdisciplinar que lhe permite este intercâmbio entre as mais diversas áreas do conhecimento.

Existem aqueles professores que se comprometem, durante toda a sua vida acadêmica, a compreender, com mais destreza, um determinado assunto, entretanto, há de considerar que existem domínios, como o da Metodologia Científica, que dá mais flexibilidade ao pesquisador para atuar, por meio da publicação de artigos, em mais de uma área, devido ao seu caráter interdisciplinar. A ideia de analisarmos com você esse artigo, é ajudá-lo a compreender estratégias dinâmicas de leitura diversas, visto que as áreas do conhecimento possuem métodos e estratégias que podem não se conversar, devido às suas especificidades. O primeiro que gostaríamos de mostrar a você é intitulado de “Ações promocionais para o posicionamento da imagem da marca”. Ele pode ser acessado, na íntegra, no Núcleo do Conhecimento.

Como ler um artigo de revisão?Como ler um artigo de revisão?

Este primeiro exemplo foi publicado recentemente. É uma parceria da nossa equipe com uma colega. Este é um artigo de revisão bibliográfica. Ele se configura dessa forma porque nós propomos a discussão acerca de ações promocionais para consolidar uma marca e criar uma imagem a partir de uma leitura de outros autores, por isso consideramos o artigo como de revisão. Considerando o público, procuramos nos adequar escrevendo a partir de uma linguagem mais acessível, pois parte desse público são alunos de graduação, então a linguagem se revelou como um fator importante a ser considerado neste processo. O intuito de elaborar este artigo foi fazer com que ele seja uma base para todos aqueles que desejam falar sobre marca. Assim, se você analisar esse artigo, perceberá que toda a sua construção é feita a partir de outros autores.

A todo momento nós vamos dando “pinceladas” acerca de nossa compreensão sobre esses autores utilizados para construir o texto. Sempre chamamos a atenção para a influência desses em nossos estudos ou enfatizamos que eles são necessários para esse estudo. Toda a nossa argumentação foi construída a partir da literatura oferecida por esses autores que se mostraram indispensáveis para pensar a proposta. Esses autores vão aparecer em todo o texto, pois justificam a importância do estudo, entretanto, é necessário que você preste atenção, principalmente, em como eles aparecem no que estamos chamando de marco teórico. Logo no resumo esses autores já começam a embasar a ideia para chamar a atenção de você, leitor.

Quais as estratégias acionadas para despertar a atenção do leitor?

Esse artigo, em questão, propõe uma “breve reflexão”. Sempre que você encontrar um artigo que comece com essas palavras é importante que você mantenha em mente que, geralmente, os autores do artigo se apoiam em uma literatura, que, em uma perspectiva moderna, é apoiada, além dos livros, em artigos científicos. Ao final desse primeiro exemplo é possível notar, ainda, que há uma menção à metodologia adotada (que será explorada em um tópico posterior). São duas estratégias acionadas para despertar a sua atenção para essas duas informações, para que a sua leitura seja, de fato, dinâmica, produtiva e esclarecedora. Nesse caso, a metodologia é a própria revisão de literatura: ou seja, significa que a pesquisa é apoiada em uma vasta gama de autores que influenciam e justificam a necessidade de se produzir e executar um estudo como este.

Observe como a artigo é conduzido ao ler o resumo

O certo é que você consiga observar como o artigo será conduzido logo no resumo, pois ele irá te apresentar algumas estratégias que serão utilizadas pelos autores do trabalho que você deseja ler. O resumo deve funcionar como um cartão de visitas para o seu leitor, pois é uma forma de você criar laços com ele logo no início do trabalho, pois um bom resumo fará com que o restante da pesquisa seja, igualmente, respeitada. Quando você coleta materiais para compor a sua pesquisa, usualmente, você não lê os materiais até o final, pois existem aqueles que não podem contribuir para com a sua atual proposta. É exatamente essa a relevância do resumo, pois é ele quem dirá ao leitor se o material irá favorecer ou não a sua proposta de pesquisa, assim sendo ele precisa ser bem produzido para que consiga direcionar os leitores.

Como ler um artigo sobre pesquisas aplicadas: Parte IComo ler um artigo sobre pesquisas aplicadas: Parte I

Feitas essas considerações podemos apresentar a você o nosso segundo exemplo de leitura. Ele foi intitulado de “Fatores motivacionais e o uso de esteroides anabolizantes por praticantes de treinamento de força”. Como o primeiro também se encontra publicado na Revista Científica Núcleo do Conhecimento. Ele também foi feito a partir de uma parceria. Este artigo foi produzido a partir da união entre vários grupos de pesquisa que trabalham de forma interdisciplinar. É um estudo realizado, em termos regionais, no Pará. Como no primeiro exemplo que apresentamos, este, logo em seu resumo, revela alguns passos e/ou estratégias que serão seguidos pelos autores para produzir o estudo, tanto em termos teóricos quanto analíticos.

O que contém nesse tipo de resumo?

No caso deste em específico, no resumo, revela aos leitores quais são os objetivos da sua investigação assim como a metodologia que será acionada para o cumprimento efetivo desses objetivos traçados. Sobre esse artigo, ao ler o resumo, percebemos que ele se configura como qualitativo, principalmente porque se caracteriza como um estudo de investigação. Como ferramenta metodológica, podemos notar que, este estudo em específico, fez uso de um questionário a partir de questões semiestruturadas. Precisamos chamar a sua atenção para o fato de que diferente do primeiro exemplo que se apoiou na literatura e na análise de dados, este já se caracteriza como um estudo mais aplicado, visto que esses autores foram a campo. Prova disso é a apresentação do questionário como ferramenta metodológica para a execução da pesquisa.

Em termos de técnica, foi acionado, aqui, um estudo de teor investigativo. Essa investigação foi feita, sobretudo, por meio dos questionários para uma posterior análise desses dados coletados em campo. Essa estratégia não apareceu no primeiro estudo apresentado como exemplo, o que nos revela, mais uma vez, a pluralidade que envolve as áreas do conhecimento. Para a produção e execução desse questionário é possível observar que foi feito um recorte por parte dos autores envolvidos na investigação. O estudo nos aponta que esse estudo foi feito em um estado e em uma cidade específica do Brasil: no Pará, em Castanhal. Depois, você notará que o resumo continuará te guiando por meio da apresentação de mais dados sobre essa investigação que foi melhor desenvolvida no item específico para a análise desses dados. Com essas informações você notará se esse estudo, neste momento, irá servir para a produção da sua própria pesquisa. É por isso que o resumo é muito importante.

Como ler um artigo de resumo?

Há de se comentar, ainda, sobre um terceiro exemplo de artigo. Ele foi intitulado de Mochileiros da fé e também se encontra publicado na Revista Científica Núcleo do Conhecimento. Este, diferente dos outros apresentados aqui, não foi feito a partir de uma parceria. A sua estrutura também é um pouco diferente pois se trata de um resumo, mais precisamente de um livro. Assim, o objetivo deste artigo é um pouco diferente dos outros. Logo no seu início, antes do texto propriamente dito começar a ser elaborado, já vem intitulado de resumo, para que você, enquanto leitor, saiba qual é o objetivo fundamental deste trabalho. Esse resumo foi feito a partir da leitura de um livro para uma disciplina de um curso de pós-graduação que, posteriormente, foi transformado neste artigo.

Por exemplo, se eu quero saber se determinado livro é importante ou se ele vai me servir ou não basta procurar por um resumo bem fundamentado. Atualmente, muitas pessoas disponibilizam esses resumos, pois acabam por participar de disciplinas onde essas leituras se tornam obrigatórias e, como forma de fazer esse conhecimento circular, acabam por publicar esses resumos feitos como um artigo em revistas científicas. O resumo não é a mesma coisa que a resenha, pois não há a emissão da opinião do autor neste trabalho, ele apenas apresenta dados de forma objetiva a partir do que leu.

Como ler um artigo de estudo de caso?Como ler um artigo de estudo de caso?

Para encerrar a discussão de hoje, propomos a leitura de um último artigo. Este material é um estudo de caso, assim a sua caracterização é de uma pesquisa qualitativa. Ele, como os dois primeiros, apoia-se na revisão de literatura para defender as suas ideias. Novamente, foi feito a partir da parceria entre grupos de pesquisa. Este estudo é importante de ser mostrado porque um dos seus objetivos mais fundamentais é a aplicação desses conceitos na prática. Ele foi intitulado de “A temática do Meio Ambiente na prática pedagógica de ensino de professores da Educação Física”.

Como é um estudo aplicado, ele mostra como esse professor de Educação Física aplicou, de forma real, o conteúdo desse artigo em sua prática pedagógica, ou seja, em suas aulas. A pesquisa mostra o passo a passo desse processo, desde a sua ênfase mais teórica até a sua aplicação prática que aparece mais ao final. Como resultado, essa pesquisa traz, inclusive, fotos para comprovar que se trata, de fato, de uma pesquisa que buscou se orientar para uma prática pedagógica mais engajada com a temática. Esses foram os exemplos que podem te auxiliar a realizar uma leitura mais dinâmica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este anúncio ajuda a manter a Educação gratuita

Confira também...