Início Saúde Utilização do Uso de Touca Térmica para Evitar Queda de Cabelo Após...

Utilização do Uso de Touca Térmica para Evitar Queda de Cabelo Após Quimioterapia

RC: 16125 -
Utilização do Uso de Touca Térmica para Evitar Queda de Cabelo Após Quimioterapia
5 (100%) 1 vote
15
0
ARTIGO EM PDF

TOLEDO, Fábio Martins Teodoro [1], FRANCISCON, Rosangela Aparecida Bortolo [2]

TOLEDO, Fábio Martins Teodoro; FRANCISCON, Rosangela Aparecida Bortolo. Utilização do Uso de Touca Térmica para Evitar Queda de Cabelo Após Quimioterapia. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 03, Ed. 05, Vol. 06, pp. 127-140, Maio de 2018. ISSN:2448-0959

Resumo

O presente trabalho trata sobre o uso de uma touca térmica (gelada) em pacientes com Câncer durante a quimioterapia evitando assim a queda dos cabelos. No decorrer do artigo foram levantadas as características, fabricação, forma de utilização, relatos de pacientes referente a touca de resfriamento do couro cabeludo e o motivo pelo qual os cabelos não caem. Tem como objetivo demonstrar se realmente a utilização da touca antiqueda dos cabelos para pacientes em quimioterapia trouxe alguma satisfação, além de revisar na literatura a maneira correta da utilização. Portanto foi realizado uma pesquisa bibliográfica com revistas de saúde, livros e artigos científicos em sites brasileiros e estrangeiros. Conclui que a utilização da touca antiqueda durante a realização da quimioterapia trouxe benefícios aos pacientes que a utilizaram, no entanto, a técnica de utilização correta deve ser obedecida para obtenção de um melhor resultado e sempre com orientação médica.

Palavras-chaves: Câncer, Touca térmica, Quimioterapia.

Introdução

O nome da doença Câncer é utilizado de forma simplificada para centenas de doenças, onde todas são originadas da multiplicação descontrolada. As células, que são unidades microscópicas que quando agrupadas dão origem aos tecidos de cada parte do nosso corpo, onde o tipo de tecido em que se encontram apresentam determinadas funções, exemplo célula óssea, células da pele, células musculares, células nervosas (neurônios), células do folículo piloso (produtoras dos cabelos e pelos). (1)

A incidência do Câncer vem crescendo a cada dia. Na última década a terapêutica oncológica teve grande avanço na área tecnológica sendo a robótica um desses avanços, como por exemplo o Robô da Vinci ou Hifu que trouxe grande evolução na técnica de muitas cirurgias devido a grande precisão que eles possuem, na parte de quimioterapia equipamentos de infusão com alta precisão de tempo e volume das medicações e na radioterapia a utilização de equipamentos capazes de emitir radiação com o mínimo de lesão dos tecidos sadios. (2)

O tratamento de quimioterapia utilizado para o câncer tem o objetivo de matar as células malignas, mas isso não acontece somente com as células cancerígenas, também ocorre com células de crescimento rápido, ou seja, células que se multiplicam rapidamente como as células do trato gástrico, células pilosas etc. As células pilosas que produzem os cabelos são atacadas pelo quimioterápico levando assim ao seu enfraquecimento e queda, exemplos de quimioterápicos que levam a queda dos cabelos são doxorrubicina, epirrrubicina, ciclosfosfamida, irinotecan, docetaxel e paclitaxel. (3)

A queda dos cabelos principalmente para as mulheres é algo que afeta diretamente a autoestima e qualidade de vida da mesma. (18)

Atualmente existe muitos relatos sobre a utilização de uma touca que resfria o couro cabeludo com o objetivo de diminuir o metabolismo celular trazendo o fim ou diminuição da queda dos cabelos. (4)

Objetivou-se nesse trabalho demonstrar a forma correta de utilização da touca térmica, o mecanismo fisiológico gerado pelo resfriamento do couro cabeludo e a ação do quimioterápico em relação a queda do cabelo, a eficácia encontrada no uso do dispositivo e também a contraindicação na sua utilização.

No decorrer deste será apresentado conceitos sobre o câncer, definição, etiologia, tratamento de radioterapia, quimioterapia e cirurgia, reações adversas. Explanar-se-á sobre o uso da touca térmica de forma correta. Por fim, abordar se realmente a utilização da touca trouxe benefícios.

Para tanto, realizou-se uma revisão de literatura com levantamento bibliográfico de pesquisa qualitativa, em artigos científicos relacionados ao tema, inclusive pesquisado em literatura estrangeira, revistas, livros e sites científicos e reportagens.

1. O câncer

1.1 Definição e etiologia

O câncer ou tumor maligno é o nome que se utiliza para mais de centenas de doenças, que são originadas das diversas células do nosso organismo. Nosso corpo é constituído por milhões de células e quando uma delas independente do tecido em que se encontra passa por um processo de desregulação na sua multiplicação e começa a se multiplicar de forma descontrolada surge o tumor, a especialidade médica que cuida de pessoas portadora do Câncer é a Oncologia. (1)

O Câncer pode ser ocasionado por fatores hereditários ou fatores ambientais, a Organização Mundial de Saúde categoriza centenas de produtos com poder cancerígeno onde é citado como exemplo alguns produtos comuns em nosso meio como a linguiça, bacon, presunto, cigarro, poluição, exposição ao sol, fumaça de motores a diesel, formaldeídos, uso de hormônios como progesterona ou estrogênios (pílulas anticoncepcionais), álcool, carne processada, exposição ao gás radônio. (5)

1.2 Tratamento

1.2.1 Radioterpia

O tratamento de Radioterapia é realizado através de um aparelho que administra sobre o tumor uma quantidade de radiação ionizante (previamente calculada) com o objetivo de controlar, aliviar os sintomas ou curar o tumor. (6)

A radioterapia dependendo do lugar em que é irradiada pode causar algumas reações, onde as alterações mais comuns são inflamação da pele (radiodermite), náuseas e vômitos quando administrada no abdome, dificuldade para engolir quando é administrada na região da garganta, diarreia também quando administrada na pelve, alterações no exame de sangue e queda ose cabelos quando a radiação é administrada no couro cabeludo. (1)

1.2.2 Quimioterapia

É a utilização de medicamentos para destruir as células cancerígenas, essas drogas atuam de maneiras diferentes, destruindo as células de maneiras diferentes onde cada tipo de quimioterápico tem uma ação diferente, eles não agridem somente as células cancerígenas e sim a células normais. Não são todos os quimioterápicos que causam a queda dos cabelos e também não provocam as mesmas reações, elas são diferentes para cada tipo de quimioterápico. (7)

Os quimioterápicos chegam no couro cabeludo e podem ser citotóxicos para as células pilosas produtoras dos cabelos levando assim ao enfraquecimento e queda. Exemplos de quimioterápicos que levam a queda dos cabelos são doxorrubicina, epirrrubicina, ciclosfosfamida, irinotecan, docetaxel e paclitaxel. (3)

As reações que a quimioterapia pode manifestar no paciente são: náuseas, vômitos, mal-estar, anemia, hemorragias, inflamações das veias, queda dos cabelos. (7)

1.2.3 Cirurgia

O tratamento do câncer através da cirurgia pode der feito com o objetivo curativo ou apenas para aliviar os sintomas que a doença pode causar, como dor, funcionalidade de alguns órgãos (evacuação, aparelho urinário, alimentação). (7)

Em algumas situações pode ser realizado o tratamento neoadjuvante que tem a finalidade de administrar a quimioterapia ou radioterapia antes de ser realizado a cirurgia, tendo como objetivo reduzir o tamanho do tumor facilitando sua retirada pela cirurgia. (20)

2. Touca antiqueda

2.1 Definição

É a utilização de uma touca  que promove o resfriamento do couro cabeludo para impedir a queda dos cabelos que posteriormente ocorrerá devido a citotoxidade de alguns quimioterápicos, a temperatura que a touca gera é de aproximadamente -2 a -4 graus Celsius, ou seja a utilização impede a queda dos cabelos porque a temperatura fria e constante consegue diminuir o metabolismo celular e também o fluxo sanguíneo no couro cabeludo, assim  o quimioterápico não consegue atingir essas células e consequentemente preserva a integridade delas. (8)

Figura 1- Ilustração da touca antiqueda de cabelo. Fonte: (10)
Figura 1- Ilustração da touca antiqueda de cabelo. Fonte: (10)

A touca tem a aparência de um capacete, quando ela resfria o couro cabeludo além de diminuir o metabolismo celular, ocorre uma vasoconstrição e assim o sangue não consegue chegar até o couro cabeludo sendo esse o mecanismo pelo qual o quimioterápico não conseguir atingir as células dos cabelos. Devido esse mecanismo de vasoconstrição também existe um risco, pois quando o paciente possui câncer no sangue a utilização da touca pode fazer com que o quimioterápico não chegue até o couro cabeludo e consequentemente não irá agir nas células que se encontre nesse local. (9)

No mercado existem vários tipos de toucas, algumas são preenchidas com gel em seu interior e são armazenadas no freezer, onde a utilização desta deve ser feita com rodízios, trocar a touca mais de uma vez, pois a temperatura não é constante, e também toucas acopladas a equipamentos que fazem a circulação de fluido gelado dentro da touca onde não é necessário fazer a troca da touca pois o fluido circulante possui temperatura constante, nos dois casos os objetivos são os mesmos, manter o couro cabeludo resfriado na temperatura e tempo correto. A touca impede o quimioterápico de agredir grande parte das células que produzem o fio de cabelo. (3)

2.2 Forma de utilização

Coloca se a touca antes de infundir o quimioterápico, de modo que todas as partes da touca fiquem em contato com o couro cabeludo, então o resfriamento é ativado e depois de trinta minutos pode ser administrado os quimioterápicos, o paciente permanece com a touca de trinta minutos até uma hora e meia após a infusão, dependendo do tipo de quimioterápico que está sendo infundido. (3)

Figura 2 - Ilustração da touca antiqueda sendo utilizada. Fonte: (3)
Figura 2 – Ilustração da touca antiqueda sendo utilizada. Fonte: (3)

A touca não acoplada a equipamento diminui a concentração de quimioterápico no couro cabeludo, ela é colocada no freezer ajustado para temperatura de -20 à -30 graus, após o resfriamento é colocada na cabeça durante a infusão da quimioterapia. Muitos estudos comprovam sua eficácia. (11)

A utilização da touca não acoplada a equipamento faz com que a temperatura não seja constante no couro cabeludo, o paciente precisará adquirir mais do que uma touca para poder realizar a troca várias vezes. (16)

Figura 3 - Ilustração da touca não acoplada a equipamento. Fonte (16)
Figura 3 – Ilustração da touca não acoplada a equipamento. Fonte (16)

A utilização da touca deve ser feita por médico especializado, onde a idade do paciente, o tipo de câncer, sessões de quimioterapia são fatores fundamentais para a indicação ou contraindicação do equipamento. (17)

2.3 Resultados e discussão

Vários são os medos e desafios enfrentados pelos pacientes portadores de câncer onde a queda dos cabelos entre as mulheres é um grande fator que afeta a autoestima e qualidade de vida. (18)

Para se obter sucesso na redução da queda de cabelo vários fatores são importantes onde a temperatura é um determinante, sugerido em várias pesquisas o valor inferior a 22° Celsius, e também o tempo de resfriamento que deve permanecer durante e após a quimioterapia. (12)

A touca é colocada 30 minutos antes do início da infusão do quimioterápico e permanece de trinta minutos até uma hora e meia após o término da infusão. (3)

O uso da touca requer um tempo de permanência maior do paciente no departamento de infusão do quimioterápico e isso pode reduzir a rotatividade de pacientes no setor. (13)

Existe o dispositivo da Praxman (FIG. 4), onde a touca é acoplada em um aparelho que faz a infusão de um fluido gelado e dessa forma a temperatura do couro cabeludo fica constante, evitando assim de forma mais garantida a ação do quimioterápico no couro cabeludo. (14)

A utilização da touca não é indicada em câncer hematológico como a leucemia, mieloma, linfoma não Hodkin, e também não é indicada em portadores de doenças que são sensíveis ao frio como crioglobulinemia, distrofia traumática ao frio. (17)

Figura 4 - Ilustração do Dispositivo de resfriamento do couro cabeludo Paxman. Fonte: (14)
Figura 4 – Ilustração do Dispositivo de resfriamento do couro cabeludo Paxman. Fonte: (14)

Em pesquisas relacionadas, constatou que, depois do quarto ciclo de quimioterapia foi observado em um grupo de 95 mulheres 50,5% permaneceram com o volume original dos cabelos, sem precisar de perucas. (14)

É observado uma taxa de sucesso de aproximadamente 82% nas mulheres portadoras de câncer de mama que utilizaram o dispositivo conforme indicação médica e não precisaram aderir ao uso de peruca. (18)

No ano de 2015 foi autorizado pela FDA (órgão do governo dos Estados Unidos, com a função de controlar os alimentos e medicamentos, através de diversos testes e pesquisas Administração de Comidas e Remédios) o uso do sistema DigniCap Scalp Cooling nos pacientes portadores de Câncer de Mama, foi realizado um estudo com 122 mulheres portadora de câncer estágio 1 e 2 onde 66% desses pacientes tiveram perda de menos de 50% dos cabelos. (15)

Figura 5 - Ilustração The DigniCap® scalp cooling, autorizado FDA. Fonte: (19)
Figura 5 – Ilustração The DigniCap® scalp cooling, autorizado FDA. Fonte: (19)

Conclusão

Conforme foi explanado durante o presente trabalho a queda dos cabelos nas pacientes que realizam quimioterapia é relacionada ao tipo de quimioterápico que está sendo administrado durante o tratamento, e não são todos os quimioterápicos que causam a queda dos cabelos.

O controle da queda dos cabelos é possível com a utilização da touca gelada, porém sua utilização de forma correta é de fundamental importância, onde a temperatura e tempo de permanência pode variar de acordo com o quimioterápico que está sendo administrado.

Tanto a touca acoplada a equipamentos quanto a touca colocada para resfriar no freezer trazem benefícios se forem utilizadas de forma apropriada.

É importante reconhecer que em muitos casos a utilização da touca não diminui em 100% a queda dos cabelos, e também é contraindicado o seu uso no câncer hematológico, pois a utilização priva o quimioterápico de agir no couro cabeludo e com isso não atinge todas as células cancerígenas.

Antes de adquirir qualquer tipo de touca térmica o médico oncologista deverá ser consultado para poder realizar uma avaliação e consequentemente a recomendação ou não da touca.

Referências

1.LUCIANA HOLTZ DE CAMARGO BARROS. Sonia Garcia Pereira Cecatti . Instituto Oncoguia : O que é Câncer. Disponível em: <http://www.oncoguia.org.br/conteudo/cancer/12/1/>. Acesso em: 10 fev. 2018.

2.LOPES, Ademar . Os avanços no tratamento do câncer: tecnologia, interdisciplinaridade e suporte ao paciente . Disponível em: <http://www.accamargo.org.br/saude-prevencao/artigos/os-avancos-no-tratamento-do-cancer-tecnologia-interdisciplinaridade-e-suporte-ao-paciente/87/>. Acesso em: 10 fev. 2018.

3.ADES, Felipe. POR QUE O CABELO CAI DURANTE A QUIMIOTERAPIA? . Disponível em: <http://drfelipeades.com/2016/11/28/por-que-o-cabelo-cai-durante-a-quimioterapia/>. Acesso em: 10 fev. 2018.

4.PAES, Elioenai. Ela teve câncer e não perdeu cabelo durante quimioterapia graças a nova técnica . Disponível em: <http://saude.ig.com.br/minhasaude/2016-01-12/ela-teve-cancer-e-nao-perdeu-cabelo-durante-quimioterapia-gracas-a-nova-tecnica.html>. Acesso em: 10 fev. 2018

5.WENTZEL, Marina . Os elementos do seu dia a dia que causam câncer . Disponível em: <http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/10/151028_elementos_cancerigenos_mw_lgb>. Acesso em: 11 fev. 2018.

6.SOCIEDADE BENEFICIENTE ISRAELITA BRASILEIRA. Albert Einsten. Oncologia : Radioterapia. Disponível em: <https://www.einstein.br/especialidades/oncologia/exames-tratamentos/radioterapia>. Acesso em: 10 fev. 2018.

7.Instituto Nacional do Câncer. Quimioterapia. Disponível em: http://www.inca.gov.br/conteudo_view.asp?id=101. Acesso em: 10 fev. 2018.

8.PAGAN, Manuela. Touca que impede que cabelo caia com quimioterapia: como funciona e quanto custa? : Como a touca impede a alopecia?. Disponível em: <https://www.vix.com/pt/saude/536853/touca-que-impede-que-cabelo-caia-com-quimioterapia-como-funciona-e-quanto-custa>. Acesso em: 11 fev. 2018.

9.(2014). Revista da Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia, 46.

10.FERNANDES, Dinalva. Touca gelada evita queda de cabelo em tratamento de câncer e ajuda a melhorar autoestima da mulher . Disponível em: <https://noticias.r7.com/saude/touca-gelada-evita-queda-de-cabelo-em-tratamento-de-cancer-e-ajuda-a-melhorar-autoestima-da-mulher-19072016>. Acesso em: 11 fev. 2018.

11.CRUZ, Marcele. O uso da touca gelada para evitar a queda de cabelo durante a quimioterapia . Disponível em: <https://www.vencerocancer.org.br/dia-a-dia-do-paciente/efeitos-colaterais/oncologista-explica-uso-da-touca-gelada/?catsel=videos-2>. Acesso em: 11 fev. 2018.

12.KOMEN, Manon MC et al. Fatores que influenciam a eficácia do resfriamento do couro cabeludo na prevenção da alopecia induzida por quimioterapia . Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3720643/>. Acesso em: 11 fev. 2018.

13.KATZ, Anne . Refrigeração do couro cabeludo: a prevenção da alopecia induzida por quimioterapia. Clinical Journal of Oncology Nursing , [S.l.], 11 dez. 2017. 21, p. 1. Disponível em: <https://translate.googleusercontent.com/translate_c?depth=1&hl=pt-BR&prev=search&rurl=translate.google.com.br&sl=en&sp=nmt4&u=https://cjon.ons.org/&usg=ALkJrhhVtl4NgLX7oZ5Cce_YMs6U5bnK2w>. Acesso em: 11 fev. 2018.

14.HARRISON, Pam . Resfriamento do couro cabeludo para prevenir a queda de cabelos durante a quimioterapia revela-se promissor : Ensaio SCALP com o dispositivo Paxman. 27/02/2017. Disponível em: <https://portugues.medscape.com/verartigo/6500959#vp_2>. Acesso em: 11 fev. 2018.

15.Imprensa. FDA dá luz verde para uso expandido da tampa de refrigeração para reduzir a perda de cabelo durante a quimioterapia . 3/06/2017. Disponível em: <https://www.fda.gov/NewsEvents/Newsroom/ComunicadosdePrensa/ucm565630.htm>. Acesso em: 11 fev. 2018.

16.FRANCA, Liana. Touca de Crioterapia . 02/07/2016. Disponível em: <https://cabecafeita.org/2016/07/02/crioterapia/>. Acesso em: 13 fev. 2018.

17.SOCIEDADE BENEFICIENTE ISRAELITA BRASILEIRA. Albert Einsten. Notícias de Saúde: Novo equipamento reduz a queda de cabelos provocada pela quimioterapia. Disponível em: < https://www.einstein.br/especialidades/oncologia/noticias/novo-equipamento-reduz-a-queda-de-cabelos-provocada-pela-quimioterapia>. Acesso em: 13 fev. 2018.

18.SPRITZER, Gustavo. Iniciativas . 10/11/2014. Disponível em: <http://www.santapaula.com.br/noticias/iniciativas/261>. Acesso em: 13 fev. 2018.

19.BREASTLINK: DIGNICAP® SCALP COOLING SYSTEM. Disponível em: <http://www.breastlink.com/services/dignicap-scalp-cooling-system/>. Acesso em: 20 fev. 2018.

20.COUTO, Milena Macedo . Neoadjuvância: quimioterapia antes da cirurgia no câncer de mama . 21/04/2017. Disponível em: <http://falandosobrecancer.com.br/neoadjuvancia-quimioterapia-antes-da-cirurgia-no-cancer-de-mama/>. Acesso em: 21 fev. 2018.

[1] Bacharelado em Enfermagem; Pós Graduação em UTI, Urgência e Emergência; Especialização em Formação Docente em Educação Profissional Técnica da Área da Saúde; Estudante de medicina.

[2] Bacharelado em Enfermagem e Obstetrícia pela Fundação Educacional de Fernandópolis – FEF- ano 2008

Como publicar Artigo Científico

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here