O Abastecimento de Água e a Crise Hídrica na Região de São Raimundo Nonato-PI

0
1477
DOI: ESTE ARTIGO AINDA NÃO POSSUI DOI SOLICITAR AGORA!
PDF

SOARES, Gilson dos Reis [1], NASCIMENTO, Jorge Messias Leal do [2]

SOARES, Gilson dos Reis; NASCIMENTO, Jorge Messias Leal do. O Abastecimento de Água e a Crise Hídrica na Região de São Raimundo Nonato-PI. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 03, Ed. 03, Vol. 02, pp. 51-59, Março de 2018. ISSN: 2448-0959

Resumo

A pesquisa tem como objetivo conhecer o abastecimento de água de São Raimundo Nonato e quais as cidades beneficiadas com a água da barragem Petrônio Portela situada no Município de São Raimundo Nonato e obter informações sobre qualidade e a crise e como está o nível de água da barragem. A barragem é um recuso primordial na região oferece produção de peixes, irrigações e lazer existe desde 1984 sua área é abrangente com 4500 hectares se estendendo 14 km no rio Piauí, sua capacidade de armazenamento é 181.248 milhões m³ de água o povo da região a conhece como barragem da onça o acesso pode ser feito pela BR-343 em direção a cidade de São João do Piauí, em 2006 foi inaugurada adutora do Garrincho com o intuito abastecer a cidade de São Raimundo, Coronel José Dias, São Braz, São Lourenço, Dirceu Arcoverde, Bonfim, Várzea Branca ,além do povoado Baixam do santos e mais 23 comunidades que usufrui do recurso  por meio de chafarizes .Até o momento  estão sendo beneficiados embora com racionamento esta substancia é de extrema  relevância para a nação más existe preocupações por falta de chuva de acordo  com o gerente do escritório da Agespisa há projeto de perfuração de poços para não deixar de servi a população mais os beneficiados deve refletir sobre a crise procurando evitar desperdícios pois de acordo com cientista a tendência é aumentar essa crise de água doce.

Introdução

A água é um liquido precioso, indispensável à vida, e deve ser preservado, pois é limitado, ou seja, reduzido a cada momento diminui-se a demanda desse recurso finito devido ao aumento desordenado da população é preocupante o quadro que se encontra o território sabe-se que as pessoas e seres vivos necessitam de água para sobreviver,
a população já vivencia há muitos anos a crise mundial da água, mas faz-se de conta que não.

A humanidade é responsável por essas causas de mudança no ciclo de água principalmente a doce, que torna possível a vida no universo, estima-se que 80% dos rios no mundo estão em perigo e 25% deles chegam secos antes de desaguar no mar, o que se soma ao fato de já termos passados do limite natural na acidificação dos oceanos (RISILIANCE ALLIANCE, 2012).

Hoje é fato são milhões de pessoas são beneficiadas no mundo com recurso hídrico é desafiador lidar com este paradigma que afeta mundialmente os habitantes, no momento as dificuldades são várias e tem gerado questionamentos imprescindíveis no intuito de solucionar o problema ou no mínimo amenizar buscando critérios no sentido de economizar e conscientizar a sociedade sobre os desperdícios hídricos, nos dias atuais é primordial aprender e aprender, economizar esse recurso natural valioso para a nação, percebe-se o quanto a água é importante e necessário ás diversidades do planeta a quantidade de água doce no mundo não é suficiente para a humanidade.

É provável que haja ainda mais limitações nesses reservatórios em decorrência da escassez de chuvas, a demanda é muito abrangente, porém uma das alternativas que as   famílias e povos em geral fazem com frequência é mudar de cidades ou até mesmo de região a procura de abundância deste bem comum a todos (MANCUSO, SANTOS,2003)

O mundo é coberto por mais de 70% de líquido na verdade é um dos recursos naturais mais extenso do planeta, mas infelizmente ainda é muito escasso esse elemento natural, a maior parte é impropria para o consumo da sociedade. Portanto a água doce só representa uma pequena quantia desse manancial é notório o desperdício de água de várias maneiras, nas irrigações, em grandes indústrias e no consumo doméstico etc.

A sociedade deve se conscientizar de modo reflexivo procurando amenizar as situações que países, estados e municípios ou comunidades enfrentam, todos deve lutar por um mesmo ideal do contrário todos sofrerão as consequências e não levarão muito tempo para que este recurso limitado possa chegar ao fim.

Atualmente o Brasil enfrentam um problema sério na falta de água potável para a população, principalmente para o abastecimento das grandes cidades. Esse problema sempre foi comum na região nordeste do nosso país, mais nunca foi afetada tão problematicamente como está sendo atualmente na região sudeste, local onde apresenta maior concentração de pessoas do país, enfrenta atualmente a falta de chuva.

Em alguns locais chove bastante mais mesmo assim não vem a restabelecer a situação, pois a maioria das vezes chove na cidade, más não vem a chover próximo dos reservatórios em que é distribuída a água para a população, os reservatórios estão com um nível muito baixo e se as chuvas não se normalizar, a população sofrerá com frequência sérios prejuízos.

Também podemos destacar que a falta de água não afeta somente as residências, más também a agricultura e as indústrias que são os maiores consumidores. Este problema vem assolando não só nessa região mais por grande parte do país é o caso também da cidade de são Raimundo nonato – Piauí, e região que vivencia este período de estiagens com poucas chuvas aumentando a escassez de água.

O tratamento de água é um conjunto de ações e métodos, ou seja, Procedimentos e técnicas que é utilizada para que a água fique em condições adequadas para o nosso consumo no dia a dia, esse processo de tratamento de água faz com que a mesma seja livre de quase todas as impurezas, impossibilitando a transmissão de doenças, ou seja tornando-se potável. Este processo é feito em etapas, com finalidade de cada vez mais obter qualidade no serviço de sistema de abastecimento garantindo legitimidade no produto oferecido ao consumidor.

O tema” Abastecimento de água e a Crise Hídrica na Região de São Raimundo Nonato: Pesquisa exploratória”, portanto esse tema foi escolhido devido ser um líquido essencial a todos os seres vivos e também, abrangente e debatido com frequência em nível mundial e por ser uma temática que desperta curiosidade e ao mesmo tempo leva a nação refletir sobre a situação que se encontra o ambiente como todo.

Percebe-se que a humanidade boa parte já vivencia essa crise de água  afetando as pessoas, animais, e vegetais, por este motivo sentiu- se a necessidade de investigar a fundo sobre a situação do  abastecimento  e crise  e  como o reservatório  se  de são Raimundo Nonato-PI ,se encontra no momento  e que atitudes deve ser tomada para evitar ainda mais esta Crise em São Raimundo e cidades  vizinhas ?Se há forma ,ou melhor uma receita no sentido de conscientizar ou melhor sensibilizar a sociedade sanraimundense em prol  de  usar  corretamente o liquido educando a sociedade beneficiada pela á substância  de  forma adequada e que esta educação  venha oferecer sustentabilidade a região.

Este trabalho tem como objetivo conhecer detalhadamente a barragem Petrônio Portela e o funcionamento e abastecimento de água da Adutora do Garrincho ,quais as cidades que são abastecidas com a mesma ,onde se localizada a barragem qual sua extensão e  analisar alguns fatores que impeça o fornecimento desse liquido  indispensável a vida e o que fazer para  que o sistema de água continue abastecendo os consumidores sem interromper a  rede distributiva evitando cortes ,racionamento periodicamente, afim de  melhorar a distribuição  verificando a  quantidade e qualidade da água.

Adutora do Garrincho é de extrema importância  para a região e que as pessoas sejam capazes de criar, promover  situações que  sensibilize a sociedade com o propósito de conhecer o problema atual e consequentemente buscar soluções junto ao órgão competente, é necessário debater, questionar, com a sociedade referente ao sistema  de abastecimento e crise hídrica  em são Raimundo e na região e qual o posicionamento das autoridades em relação as decisões que deverão ser tomadas caso a demanda não seja mas suficiente para suprir as necessidades das famílias de forma que não ocorra a interrupção por completa vindo prejudicar os consumidores.

Metodologia

A pesquisa teve como ponto crucial conhecer e entender o abastecimento e a crise de água em são Raimundo nonato e região os motivos que se levou a fazer este trabalho foi de fato querer saber como está a situação hídrica em São Raimundo Norato.

Os dados obtidos com a realização deste trabalho foram adquiridos através da pesquisa direta e indireta e teve como aparato revisões bibliográficas, base necessário para iniciar o projeto de pesquisa elemento viável no momento e no segundo momento foi elaborado um questionário afim de conhecer todo o sistema de abastecimento e a crise que assolam na região.

Portanto, é essencial buscar informações no decorrer do período para a realização deste artigo já que o mesmo precisa de muitos dados informativos e ao mesmo tempo dedicação do pesquisador e apoio do entrevistado essas contribuições são básicas e de grande relevância a coleta porém no decorrer do processo investigativo coerente e o profissional deve ser persistente e agir com entusiasmo  e prudência  planejando  se esforços ,sendo determinado na perspectiva de obter informações para concluir a pesquisa ,neste processo deve haver reflexão minuciosamente entre teoria e pratica .

Nesse contexto, porém foi realizado um roteiro de entrevista, com o gerente da Ages pisa onde o mesmo não mediu esforço para responder o questionário digo estes procedimentos formam elaborado com o intuito de obter resultados de acordo com a coleta , portanto estes levantamentos de dados são elementos fundamental para o fechamento  a realização da pesquisa faz-se compreender como acontece a distribuição da água em são Raimundo Nonato  e cidades vizinhas e demais localidades beneficiadas pela a Adutora do Garrincho.

Resultados e discussão

Em relação a inauguração da Adutora do Garincho foi perguntado em que ano aconteceu a sua inauguração e qual o consumo mensal por município, onde o entrevistado relato que o consumo mensal e de aproximadamente 224.406m³, julho de 2006 houve de fato a inauguração, nestas perspectivas pergunta-se quais as cidades abastecidas pela barragem Petrônio Portela conhecida como barragem da onça, ou pela Adutora do Garrincho e como é feita a distribuição de água, sabem-se que são sete cidades beneficiadas com essa rede de abastecimento estão incluso no processo de distribuição ,Bonfim do Piauí, Várzea Branca, São Lourenço do Piauí, Dirceu Arcoverde ,são Braz, São Raimundo Nonato, Coronel José dias e algumas localidade  tiveram esse privilégio.

Diante dessa realidade tem se observado que está população tem usufruído deste líquido da melhor forma possível, na verdade antes da inauguração da barragem Petrônio Portela a população sofria muito devido a não existência dessa Adutora, então depois dessa inauguração o habitante destas localidades tem mudado sua vida.

No que se refere o nível máximo de água e sua capacidade de armazenamento corresponde no máximo 181.248 milhões m³ de água e que o nível atual representa apenas dezessete por cento 17% do volume total.

De acordo com foi repassando entende-se que a barragem está realmente passando por uma crise e que de fato a mesma se encontrar nesse estado de calamidade causando transtorno e impactos desfavorável para a população em vários setores na pesca, na lavoura e em outras atividades.

Quanto ao tratamento da água como é feito esse procedimento de acordo com a pesquisa o processo de tratamento inicia com filtração, cloração, e os funcionários que trabalha na empresa antes de começar a atividade passa pelo um treinamento com o objetivo de oferecer serviço com responsabilidade qualidade para a população beneficiada pela Adutora.

Isso mostra que a empresa se preocupa com a comunidade capacitando os funcionários com o propósito de ganhar credibilidade com o consumidor melhorando a qualidade da água e provavelmente prevenir a saúde das pessoas.

Caso a quantidade de chuva na região não seja suficiente para abastecer a barragem Petrônio existe um novo projeto para solucionar esse problema sim serão domadas as medidas cabíveis no que desrespeita a crise da água ,existem um projeto em andamento ou seja uma construção de uma  a Adutora  como já existe três poços, e perfurarão mais no local conhecido como serra Branca, essas atitudes serão domadas para que não ocorra uma interrupção completa ,porém é necessário fazer o racionamento constantemente.

Que medidas estão sendo tomadas para evitar que a população não seja prejudicada com os problemas que vem ocorrendo, como por exemplo: a qualidade da água e qual o período de análise da qualidade da água em laboratório o mesmo descreve que é feito com frequência a coleta da água e enviada para capital, para análise e periodicamente é realizada uma limpeza na estação de tratamento.

Utilização da água no cotidiano doméstico é onde se consome em maior quantidade de forma exagerada, principalmente nas casas das famílias de classe média e alta, devido ao seu nível ser mais elevado acabam aumentando o consumo, em média a pessoa usufrui uma quantidade diária em residências aproximadamente 800 litros, uma das causas dos prejuízos constantes são as torneiras e descargas com problemas que desperdiçam mais água do que na utilização necessária (CLARKE; KING, 2005).

Uma das medidas que os consumidores podem e devem estar contribuindo com a inexistência da crise é controlar os desperdícios de água fazendo racionamento em casa mesmo, orientando seus filhos amigos e vizinhos, no sentido de diminuir os minutos do banho, lavagem de carros, motos e jardins que muitas vezes passam dos limites tudo isso são pequenos gestos de solidariedade e cuidados importantes que faz a diferença com a natureza e o meio ambiente.

Há enormes lençóis de água no subsolo conhecido como aquíferos que são excelentes fontes de água potável para as populações, mas em muitos lugares estes recursos são bastante explorados hoje já há uma preocupação em relação as reposições desses recursos naturais.

Sabem-se o quanto eles estão sendo utilizados e como é muito lento este processo de reposição, porém leva vários anos, ou séculos para penetrar novamente entre as rochas ou talvez nunca mais devido alguns fatores entre eles as fracas chuvas em alguns lugares do País, Estados, Munícios isso gera infinitos problemas a população uma vez que essa água contribui na agricultura, pecuária, no cotidiano domésticos entre outros, estas reservas existem e também necessitam de economia.

Portanto a água do subsolo abastece muitas cidades do mundo na sua maioria depende unicamente de poços para abastecer toda cidade isso é fato e infelizmente está em escassez este produto em vários lugares. (CLARKE; KING, 2005).

No Brasil, diversos aquíferos, costeiros vêm sofrendo intrusão salina provocada por bombeamento excessivo de suas águas, principalmente para o uso doméstico. A construção de bacias de infiltração ao longo dessas costas litorâneas, alimentadas com esgotos domésticos secundários, proporcionaria o benefício duplo de evitar as descargas de afluente em recursos de água doce e de estabelecer barreiras para evitar a salinização das águas subterrâneas. (MANCUSO; SANTOS, 2003. p. 45).

Diante dessa perspectiva percebe-se o quanto as águas subterrâneas estão sendo explorada, e como prioriza principalmente o consumo doméstico o uso desse recurso natural sem limite causa desequilíbrio ambiental, e na maioria das vezes os usuários acabam utilizando mais do que o essencial o líquido precioso e importante na vida dos seres vivos todos os povos devem economizar, afim de manter por muitos e muitos anos os mananciais subterrâneos que é uma riqueza natural.

O desafio é economizar o líquido que é fundamental na sobrevivência dos animais, vegetais e seres humanos percebe-se o quanto aumenta essa demanda da urbanização sendo assim, tem ampliado o gasto da água no cotidiano da população.

Segundo (Tucci, 2008) a urbanização de maneira intensa aumenta o consumo de água doce, a descarga de recurso hídricos com desenvolvimento econômico e social o que tem tornado esse recurso um elemento cada vez mais escasso em várias regiões a infraestrutura em estado precário também contribui com a perda de recursos naturais são problemas que afeta o meio ambiente trazendo mudanças  no sistema globalizado comprometendo a vida das pessoas estas mudanças têm ocasionado circunstâncias desagradáveis no contexto ambiental.

Gráfico 1
Gráfico 1
Gráfico 2
Gráfico 2

Conclusão

O presente artigo tem como finalidade obter informações referente a Adutora do Garrincho e sobre o abastecimento de água e crise hídrica em são Raimundo Nonato e região.

Neste levantamento de dados mostra que a bagagem Petrônio Portela praticamente não existe água, motivo das fracas chuvas nesta região o resultado identifica que o maior problema da crise desrespeita a falta de chuva e o grande consumo do liquido pela a população o nível da água baixou com muita rapidez, pois de 2006 até o presente momento as chuvas foram abaixo da média na região o que tem preocupado os consumidores principalmente os moradores que habitavam nas proximidades da barragem esses dependia da água para plantações e colheitas de verduras, a pesca também era uma fonte de renda para essas famílias que residia próximo este manancial .

Então constatamos com a coleta de dados que a maioria desses moradores não mora mais perto da barragem devido à escassez muitos mudaram se para outros municípios ou mesmo para zona urbana a procura de trabalho, já que as plantações e a pesca praticamente não existem prejudicando as famílias que dependia simplesmente dessa água para a sua sobrevivência.

Diante destes problemas, fazem-se necessário um racionamento periodicamente afim de economizar e ao mesmo tempo evitar que esse recurso natural tão benéfico e finito acabem assim de forma tão rápida afetando também os consumidores da zona urbana.

A partir dos resultados encontros mostram que a situação da crise de água afeta os consumidores da região, segundo a informação repassada pelo gerente local, há um projeto para perfurações de poços para atender a demanda na zona urbana, porém os recursos ainda não foram disponíveis causando impactos a sociedade beneficiada dessa forma, a sociedade precisa se sensibilizar no sentido de compreender que água doce é uma substância indispensável para vida.

Aliás precisa sempre promover debate e questionamento em relação a utilização do recurso renovável que cada vez mais entra em extinção é notório o quanto está diminuindo a água da barragem Petrônio Portela essa situação está explicada pode se observar no gráfico da pesquisa é lamentável o fato.

Percebe-se que a barragem está quase sem água e o que isso representa para a sociedade que depende unicamente desse recurso deve haver políticas públicas que possa trazer outras fontes para continuar abastecendo a população todos com um só objetivo refletir sobre essa crise hídrica que afeta a região de São Raimundo Nonato-PI buscando alternativa que resolva o problema que assolam a nossa região.

Referências

CLARKE, R.; KING, J. O Atlas da Água. [ Tradução Anna Maria Quirino]. São Paulo: Publifolha, 2005.

MANCUSO, C.P. SANTOS, F.H. Reuso de água. Editores, – Barueri, SP: Manole, 2003.

RESILIENCE ALLIANCE. Planetary Boundaries: exploring the safe operatin space for humanity. Ecology and Society. London, v.14 (Disponível em www.ecologyandsociety.org/vol14/art32> Acesso em 30 jul. 2015).

TUCCI, C. E. M. Águas urbanas. Estudos Avançados, v.22, n.63, p.1-16, 2008.

TURISMO BRASIL. São Raimundo Nonato. http://www.portalturismobrasil.com.br/atracao/3013/Barragem-Petronio-Portela (Acesso dia 01 de Agosto de 2015).

[1] Graduado em Licenciatura Plena em Matemática (UESPI); Especialista em docência do Ensino superior (FATEH); Graduado em Licenciatura Plena em Ciências da Computação (PARFOR); Mestrando em Educação (ANNE SULLIVANUNIVERSITY).

[2] Doutorando em Ciências Agrárias (UFRB); Msc. Ciência Animal (UNIVASF); Bel. Zootecnia (UNIVASF); Docente do IF Sertão Pernambucano (FASJ); Tutor UAB/SEAD/UNIVASF.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here