REVISTACIENTIFICAMULTIDISCIPLINARNUCLEODOCONHECIMENTO

Revista Científica Multidisciplinar

Pesquisar nos:
Filter by Categorias
Administração
Administração Naval
Agronomia
Arquitetura
Arte
Biologia
Ciência da Computação
Ciência da Religião
Ciências Aeronáuticas
Ciências Sociais
Comunicação
Contabilidade
Educação
Educação Física
Engenharia Agrícola
Engenharia Ambiental
Engenharia Civil
Engenharia da Computação
Engenharia de Produção
Engenharia Elétrica
Engenharia Mecânica
Engenharia Química
Ética
Filosofia
Física
Gastronomia
Geografia
História
Lei
Letras
Literatura
Marketing
Matemática
Meio Ambiente
Meteorologia
Nutrição
Odontologia
Pedagogia
Psicologia
Química
Saúde
Sem categoria
Sociologia
Tecnologia
Teologia
Turismo
Veterinária
Zootecnia
Pesquisar por:
Selecionar todos
Autores
Palavras-Chave
Comentários
Anexos / Arquivos

Estudo de caso sobre o método construtivo em concreto PVC

RC: 70460
641
5/5 - (4 votes)
DOI: ESTE ARTIGO AINDA NÃO POSSUI DOI
SOLICITAR AGORA!

CONTEÚDO

ARTIGO ORIGINAL

ANJOS, Mateus Tamburi dos [1], OLIVEIRA, Rafael Santos de [2], LIMA, Lívia Ramos [3]

ANJOS, Mateus Tamburi dos. OLIVEIRA, Rafael Santos de. LIMA, Lívia Ramos. Estudo de caso sobre o método construtivo em concreto PVC. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 05, Ed. 12, Vol. 12, pp. 152-173. Dezembro de 2020. ISSN: 2448-0959, Link de acesso: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/engenharia-civil/metodo-construtivo

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo mostrar um método construtivo e esclarecer um estudo de caso através do sistema construtivo concreto PVC, utilizado em três residências de médio padrão no município de Vitória da Conquista – Bahia. Sendo esta técnica uma das que está se destacando na região sudoeste devido a suas vantagens sustentáveis e a praticidade de execução. O estudo de caso se passou no período de 17/08/2020 à 30/10/2020 no Condomínio Haras Camping Club localizado na ba-265, km 14, estrada que liga Vitória da Conquista a Barra do Choça.

Palavras Chave: método, sustentáveis, concreto PVC.

1. INTRODUÇÃO

Com o avanço da tecnologia nos sistemas construtivos a sociedade vem buscando alternativas que substituam os tradicionais sistemas. Em sua execução as placas de PVC são encaixadas verticalmente através de travamentos e depois de montadas são preenchidas com o aço estrutural e o concreto auto adensável, no entanto as instalações elétricas, hidrossanitárias, telefônicas, e de gás são executadas e preparadas antes que os painéis sejam concretados. Estas placas já possuem acabamento, mas são capazes de receber revestimentos e pinturas. Tais placas são fabricadas um a um na indústria sob medida para cada projeto.

Este novo sistema construtivo Concreto PVC é uma técnica  desenvolvida no Canadá para projetar e construir de forma industrializada diversos modelos de edificações. O sistema é formado por painéis leves de PVC e pode ser facilmente instalado com módulos preenchidos com concreto e aço estrutural. Nesse modelo, os painéis de PVC atuam como fôrma para o concreto e conferem excelente acabamento interno e externo às paredes. (BRASKEM, 2007).

As principais vantagens do novo sistema abrangem a alta produtividade com equipes reduzidas, a obra limpa, sem qualquer entulho e/ou desperdício, o total controle dos materiais e do custo, a elevada durabilidade dos materiais, a facilitação da limpeza e a manutenção no pós-uso. (BRASKEM, 2007).

O PVC na Indústria e Particularidades. Resistente à ação de fungos, bactérias, insetos e roedores. Resistente às intempéries (sol, chuva, vento e maresia). Resistente à maioria dos reagentes químicos. Bom isolante térmico, elétrico e acústico. Sólido e resistente a choques. Impermeável a gases e líquidos. Longo ciclo de vida: superior a 100 anos. Não propaga chamas: é auto extinguível. Versátil e ambientalmente correto. Reciclável e reciclado (ROYAL, 2011).

Por apresentar agilidade e um canteiro de obras limpo, tornou-se um atrativo e tanto para as construtoras, possibilitando a aplicação em diversas localidades do País devido prescindir a contratação de maquinários grandes e pesados, este modelo pode ser considerado um processo industrializado, devido as placas serem autoportantes e de fácil execução não necessitando de mão de obra especializada.

Segundo a cimento Itambé (2011), no Brasil, o Concreto-PVC passou a ter consultoria da ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland), a fim de aprimorar o concreto utilizado no processo de construção. Assim, para que o concreto possa ser utilizado, o mesmo deve apresentar características mínimas de resistência e fluidez, segundo o projeto estrutural, visto que este é um material que incorpora-se na parede.

As placas de PVC como já dito anteriormente já vem cortadas da fábrica, isto diminui o tempo de execução da obra e facilita. Cada peça vem com uma identificação que junto do projeto enviado pela fábrica, permite saber a posição correta de cada placa, isto possibilita que placas com alturas ou finalidades diferentes sejam montadas na posição correta, para estas residências as placas foram escolhidas com as dimensões de 0.25m de largura, por 0.064m de espessura, e a altura fica preestabelecida para cada determinado ambiente.

Os perfis possuem encaixe macho e fêmea, o que possibilita a montagem ser feita apenas pelo deslizamento das peças, sem necessidade de alguma ferramenta. Em alguns casos ocorre a necessidade de adição de vaselina ou detergente neutro para facilitar que as placas escorreguem e encaixem perfeitamente uma na outra.

Figura  1: Encaixe das placas fêmea com macho

Fonte: Autor

2. METODOLOGIA

O estudo de caso foi realizado no período de 17/08/2020 à 30/10/2020 observando e acompanhando a preparação de três residências em localidades diferentes e etapas  diferentes no  Condomínio Haras Camping Club localizado na ba-265, km 14, estrada que liga  Vitória da Conquista a Barra do Choça. Neste condomínio algumas residências de médio, alto padrão já foram executadas.

No início do estudo, encontramos o terreno passando pela etapa inicial de preparação do solo compactando o solo utilizando o equipamento compactador de solo vulgo “sapinho”, buscando adequar os níveis das camadas, retirando todos os resquícios de terra solta para evitar deslocamentos de terra no futuro. A cada volta com o aparelho se fez a irrigação do solo para ajudar na  compactação do terreno.

Figura  2: Compactação do solo, com Sapinho

Fonte: Autor

Após o terreno estando compactado foi dado início a locação da obra com verificação de gabarito, dos eixos de locação, dos afastamentos laterais e frontais, e ao esquadro dos eixos de locação obedecendo o projeto.

Após o terreno compactado, e com sua locação executada, iniciou a execução das instalações hidráulicas.

Figura  3: Instalação Hidro Sanitária, no solo

Fonte: Autor

Em sua fundação a radier é escolhida pois permite agilidade e uma superfície pronta para receber as placas de PVC, visto que as mesmas necessitam de uma superfície nivelada para obter o alinhamento vertical. Para o radier optou pela dimensão de 0.15m de altura percorrendo toda a dimensão da residência. Em seguida as formas são executadas, e uma camada de brita 01 é adicionada, a fim de nivelar o solo.

Figura  4: Formas

Fonte: Autor

Figura  5: Formas

Fonte: Autor

Em sua fundação o radier utilizou das seguintes camadas: brita 1, lona para impermeabilizar o terreno, duas camadas de malha pop de 0,15m x 0,15m com bitola de 4.2mm. Para o posicionamento das malhas fez uso dos espaçadores (mais conhecidos como cocadas) a fim de obter uma espessura de recobrimento, por toda concretagem.

O concreto utilizado foi usinado com o FCK de 25 mpa produzido na concreteira usimix, empresa situada em nossa cidade.

Figura  6: Radier em execução, com instalação da malha pop

Fonte: Autor

Figura  7: Concretagem do Radier executada

Fonte: Autor

Passaram-se alguns dias efetuando a irrigação, a fim de obter a cura do concreto com alta resistência.

A próxima etapa será a locação de um determinado ponto para seguir de referência, de preferência um dos cantos do radier deve ser escolhido, lembrando que deverá ser algo preciso, pois será a base de todas as futuras medições e demarcações das placas. Para este meio construtivo cada placa tem a sua futura localidade já preestabelecida no projeto.

Figura  8: Ponto de partida da montagem das placas

Fonte: Royal do Brasil technologies, (2008)

Conforme Bazze (2018), a montagem das paredes, com as peças encaixadas longitudinalmente, deve iniciar pelos cantos da edificação, montando dois trechos da parede formando um “L”, como visto na figura 36. Deve iniciar o processo pelas paredes perimetrais e posteriormente executa a montagem das paredes internas.

Figura  9: Início da Montagem das paredes

Fonte: Bazze,2018

Figura 10: Planta Baixa

Fonte: Autor

Figura  11: Planta de Montagem Geral

Fonte: Autor

Figura  12: Planta de Montagem verga e peitoril

Fonte: Autor

Como visto no projeto cada placa já possui a sua localidade, então se inicia a montagem das placas, de encaixes macho com fêmea, e faz se jus a necessidade de sarrafos de madeira  de 1” ou 2” (figura 13) para verificar o alinhamento horizontal (plumagem) e para servir de guia e apoio para as placas seguintes.

Figura  13:  imagem do sarrafo de madeira de 1” ou 2”

Fonte: Autor

Estas placas mesmo que ainda não concretadas já se sustentam sem necessidade de algum apoio manual, classificadas como autoportantes. Mas para efeito de alinhamento adicionamos as “Galgas” (figura 14) ou travas de metal que interligam um grupo de painéis e são presas através de arames galvanizados e amarrados em pregos de aço, martelados em pequenas ripas de madeira de 1”ou 2”, que se encontram presas ao radier.

Figura  14:  imagem das galgas

Fonte: Autor

Posteriormente segue o projeto das ferragens dispostas basicamente de que a cada três placas ira uma barra vertical, em cada canto e nos encontros de paredes. E para as aberturas de portas e janelas utiliza-se barras horizontais para atuarem como as vergas e contra-vergas.

Figura  15:  imagem da ancoragem da ferragem vertical

Fonte: Royal do Brasil technologies, (2008)

A colocação destes reforços é muito simples, é só largar dentro da parede junto às janelas e portas. Quando começar a concretagem deve-se ter em conta o fato de centralizá-lo na espessura do painel. Todos os reforços de aberturas não devem passar a altura do PVC (ROYAL, 2008).

Para a furação do radier, levantamos as placas e se fez uso do equipamento “Martelete” equipado com uma broca de vídia de 10mm (figura 15) para fixação das futuras ferragens, as barras escolhidas para essas residências foram de 8mm.

Figura  16.1:  imagem da ancoragem da ferragem vertical, pronta para receber o adesivo epóxi

Fonte: Autor

Figura  16.2:  imagem da ancoragem da ferragem vertical, pronta para receber o adesivo epóxi

Fonte: Autor

Nestes furos foram ancorados barras com alturas diferentes a depender dos projetos, para essas casas a altura ficou de 2,80m a 4,75m de altura seguindo seu pé direito, sendo 0,10m ancorados no interior do radier e fixado com a cola (adesivo epóxi Compound). (conforme figuras 15,16.1 e 16.2)

Após isto a casa está pronta para receber as instalações elétrica e hidráulica. São instalado os eletrodutos corrugados, caixas de luz 4×2, e caixas de distribuição na parte elétrica, já na hidráulica recebe-se  as encanações e tubulações hidráulicas além das curvas, junções e registros.

Figura  17:  imagem das instalações hidráulicas

Fonte: Autor

Figura  18:  imagem das instalações elétricas

Fonte: Autor

Seguidamente começou a concretagem das placas com o concreto produzido no local através da betoneira com um traço de 1 saco de cimento para 1 carrinho de mão de brita, areia grossa e meio carrinho de pó de brita, adicionando cerca de 50 a 60 litros de água, sendo autoadensável para que possa percorrer o interior das placas sem interrupções.

Um detalhe importantíssimo para a concretagem é que não se pode concretar as placas por inteiro, recomenda-se que faça três ou quatro etapas de concretagem percorrendo toda a residência,  despejando cerca de dois baldes por placa, depois três, quatro e assim preenchendo ela por completo.

Figura  19:  imagem do modelo de concretagem uniforme

Fonte: Royal do Brasil technologies, (2008)

Após término da concretagem, se faz a limpeza da residência removendo todas as galgas, arames galvanizados, pregos de aço, sarrafos, restos de concreto, e varrendo o radier. Em seguida cada placa recebe uma limpeza minuciosa para retirada de todos os resquícios de concreto entre outra sujeira.

Figura  20:  imagem da concretagem

Fonte: Autor

Figura  21:  imagem do canteiro de obras, com estrutura para concretar

Fonte: Autor

Ao concretar as placas temos de ficar atentos aos locais que apresentam as partes elétrica e hidráulica, pois não pode-se deixar vazios no entorno dos mesmos. Então utiliza-se um martelo de borracha, batendo nas placas nos pontos de difícil acesso do concreto para verificar se existe vazio com bolsões de ar.

Figura  22:  imagem da montagem/encaixe dos perfis de PVC

Fonte: Royal do Brasil technologies, (2008)

 Figura  23: imagem  da concretagem

Fonte: royal do brasil technologies, (2008)

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Com base no momento que vivemos, nota-se a crescente preocupação com questões de sustentabilidade e com redução de gastos na área da construção civil. Logo expomos o passo a passo de uma construção elaborada através do método concreto PVC, para espalhar a respeito deste método, e diminuir o preconceito com o tal. Interligando com o nosso futuro onde a escassez dos recursos já é realidade.

Podemos observar também, que em uma construção de larga escala, essa tecnologia se torna viável, trazendo para si a praticidade, rapidez e o desperdício de material é menor que o método convencional, que é o método mais comum em obras residenciais. Feito com tijolos de barro maciço, através de pilares, lajes, vigas e paredes de bloco cerâmico, separando ambientes e fachadas.

Este sistema por sua vez apresenta o fator da sustentabilidade, ganhando um destaque se comparado aos métodos tradicionais, devido o material PVC ser reciclável, com base em Brandão “Pode-se dizer também que o PVC é um material que consome pouca energia, gera pouco resíduo na sua fabricação, é 100% reciclável e tem uma durabilidade grande, ou seja, é um produto sustentável.

4. REFERÊNCIAS

BAZZE, P. V. C. Sistema Construtivo Bazze PVC de Paredes Constituídas de Painéis de PVC Rígido Preenchidos com Concreto. Disponível em: <http://www.bazze.com.br/produtos/sistema-construtivo-concreto-pvc/> Acesso em: 17 outubro. 2020.

BRANDÃO, R. G. Estudo de viabilidade da utilização de PVC, PEX e PPR em empreendimentos multifamiliares. 2010. 78 f. Trabalho de Diplomação (Graduação em Engenharia Civil) – Escola Politécnica, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.

BRASKEM INFORMA. Edição impressa. 2007. Disponível em: <https://www.braskem.com.br/detalhe-noticia/Sistema-Construtivo-ConcretoPVC-na-ConcreteShow>. Acesso em: 16 outubro. 2020.

CIMENTO ITAMBÉ INFORMA. Edição impressa. 2007. Disponível em: < https://www.cimentoitambe.com.br/massa-cinzenta/tecnologia-concreto-pvc-se-propaga-no-brasil/ > Acesso em: 17 outubro. 2020.

ROYAL DO BRASIL TECHNOLOGIES S. A. Manual de Montagem do Sistema RBS-64. Rio Grande do Sul, 2008. Disponível em: < https://pdfslide.net/documents/manual-montagem-rbs-64.html> Acesso em: 17 outubro. 2020.

ROYAL DO BRASIL TECHNOLOGIES S. A. A Utilização do Sistema Royal para construção de casas populares. Disponível em: http://www.comunidadedaconstrucao.com.br/upload/ativos/63/anexo/royaldobra.pdf Acesso em: 16 outubro. 2020.

[1] Bacharelando em Engenharia Civil pela Faculdade Independente do Nordeste.

[2] Bacharelando em Engenharia Civil pela Faculdade Independente do Nordeste – FAINOR.

[3] Orientadora. Especialização em Engenharia Rodoviária: Do Estudo De Viabilidade Ao Projeto Executivo. Graduação em Engenharia Civil. Graduação em Enfermagem.

Enviado: Novembro, 2020.

Aprovado: Dezembro, 2020.

5/5 - (4 votes)
Mateus Tamburi dos Anjos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POXA QUE TRISTE!😥

Este Artigo ainda não possui registro DOI, sem ele não podemos calcular as Citações!

SOLICITAR REGISTRO
Pesquisar por categoria…
Este anúncio ajuda a manter a Educação gratuita