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Qual é a função da CAPES? O que é a plataforma Sucupira?

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Em nosso post de hoje iremos discutir sobre uma questão de suma relevância tanto para aqueles que já estão imersos no contexto acadêmico quanto para os que planejam ingressar ou estão ingressando agora.

Estamos nos referindo à CAPES e, sobretudo, à plataforma Sucupira. Lá você encontra todas as informações relevantes sobre esse amplo universo da pesquisa acadêmica, sendo que elas podem lhe ajudar a se adaptar melhor nesse contexto, que é repleto de particularidades.

Nesse contexto, no post de hoje iremos discutir sobre as seguintes questões norteadoras: o que é CAPES? O que a CAPES leva em consideração para aferir o conceito de um certo programa de pós-graduação? E como o conceito do programa afeta os alunos e os professores? Vamos conferir!

O que é a CAPES?

Antes de discutirmos sobre o universo acadêmico e as suas funções, é necessário, em primeiro lugar, que entendamos o que é a CAPES e como ela auxilia os pesquisadores em todos os níveis de formação.

Sendo assim, de forma geral, a CAPES é uma fundação vinculada ao Ministério da Educação, sua sigla significa Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e ela foi criada com a intenção de promover a expansão e a consolidação de cursos de mestrado e doutorado em todo o Brasil por meio da disponibilização de bolsas de pesquisas, do acesso à produção científica do mundo todo e da divulgação científica nacional.

O que é a CAPES

Além disso, um dos papéis da CAPES é a realização da avaliação dos cursos de pós-graduação stricto sensu, ou seja, dos programas mestrado e doutorado. Essas avaliações são realizadas a fim de que ela possa assegurar a qualidade desses programas.

Desse modo, se o seu interesse é o de ser um pesquisador e de atuar como um professor no cenário universitário, é fundamental conhecer a CAPES e as suas exigências, inclusive no que diz respeito às notas dessas avaliações que promovem o acesso aos financiamentos diversos no âmbito acadêmico.

De que forma as notas dos programas impactam a universidade?

As notas atribuídas aos programas servem para a manutenção da qualidade de um programa que oferece cursos de mestrado e/ou doutorado. Nesse sentido, quanto maior o conceito de um programa, maior será a quantidade de verbas disponibilizadas para os envolvidos com esse programa.

Dentre as vantagens, oferece-se uma maior quantidade de bolsas para pesquisas em andamento nesse programa. A nota também afeta a visibilidade do programa, quantidade de vagas disponíveis, dentre outras questões.

Assim, para que essas questões fiquem mais claras, iremos esmiuçar os detalhes do portal da CAPES e da plataforma Sucupira. Sobre a plataforma Sucupira, é importante que você saiba que ela nada mais é do que um sistema (ou aplicativo), um mecanismo, do qual, a partir dele, a CAPES coleta certas informações acadêmicas relevantes e demonstra para a comunidade acadêmica e a sociedade em geral.

A atuação da plataforma Sucupira

Se você é aluno de graduação ou pós-graduação, isto é, se está ligado a um programa de iniciação científica ou de mestrado ou doutorado, ou, ainda, se você é professor universitário, coordenador de curso ou está envolvido com a gestão, ou, também, se você está se introduzindo nesse contexto, ter acesso a essas informações é crucial.

A plataforma Sucupira foi criada exatamente para auxiliar os pesquisadores nessa busca por informações relevantes. A plataforma realiza a coleta e a classificação de produções científicas, e nela você consegue encontrar: os cursos avaliados (e o processo de avaliação), a coleta da CAPES (informações a serem prestadas pelo professor sobre o que foi produzido em um certo período) e a avaliação quadrienal.

Além disso, outras informações, como a produção dos acadêmicos dos mais diferentes níveis, também podem ser consultadas. Dentre elas, podemos encontrar os dados estatísticos sobre os cursos, os dados relacionados a Qualis periódicos (contudo, leve em consideração que esses dados ainda estão desatualizados, pois a situação será regularizada), as APCNs e os projetos de cooperação entre instituições.

Mas quais são os critérios gerais utilizados pela CAPES na classificação dessas produções?

Critérios utilizados pela CAPES

Como estamos em um novo ano de avaliação, algumas mudanças foram implantadas e já estão sendo reproduzidas na forma de critérios. Entretanto, não é errado afirmar que alguns critérios do outro período avaliativo foram mantidos, mas há certas mudanças que precisamos levar em consideração.

Além disso, cabe mencionar que a base de avaliação é a mesma, porém, alguns critérios mudam de uma área para outra. Para saber quais são esses critérios, você precisará acessar a aba relacionada à avaliação.

Lá você entende quais são os critérios e como funciona o processo avaliativo. Poderá consultar as normas e conceitos, o que são os cursos de mestrado e doutorado, a legislação voltada a essa área, os calendários de avaliação e outros aspectos, porém, nesse momento, interessa-nos os critérios gerais.

Lá você poderá consultar os dados equivalentes a cada ano, porém, os dados de 2021 ainda não foram divulgados. Apenas poderá consultar os dados do último quadriênio avaliado (2013-2017).

O quadriênio 2013-2017

Apenas a título de exemplo, iremos apresentar alguns dados sobre o último quadriênio avaliado. Em primeiro lugar, precisará digitar o nome da instituição que deseja consultar os dados.

No caso da Universidade de São Paulo, aparecerão algumas opções, uma vez que a instituição possui diferentes campus, situados em diferentes regiões da capital e do estado de São Paulo. Basta escolher um deles.

Após clicar em consultar, logo abaixo aparecerão todos os seus cursos de mestrado e doutorado, que equivalem a certos programas. Há 173 registros para essa universidade. Embora todos estejam ligados a uma mesma universidade, cada um recebe uma nota particular, sendo que esta pode não ser a mesma.

Para entendermos um pouco mais sobre esses programas, separamos três de universidades distintas para que entendamos quais são os critérios levados em consideração na avaliação.

As bases de avaliação de um programa

Em primeiro lugar, avalia-se a proposta do programa. Posteriormente, o corpo docente do programa, o corpo discente (as dissertações de mestrado e teses de doutorado produzidas nesse programa), a produção intelectual e a inserção social das pesquisas produzidas nesse programa.

As bases de avaliação de um programa

Mesmo que as instituições nomeiem esses critérios de outras formas, via de regra, esses aspectos devem ser levados em consideração na avaliação.

Nesse sentido, podemos afirmar que o intuito da CAPES com essa avaliação é o de compreender como as pesquisas produzidas em um certo período impactam não apenas a vida dos acadêmicos, mas a sociedade em geral.

Assim, iremos compreender cada um desses critérios mencionados de maneira mais detalhada. Comecemos com a proposta do programa. Nesse quesito, analisa-se os objetivos desse programa que está sendo proposto à CAPES.

A proposta de um programa de mestrado e/ou doutorado

Cada programa, para que possa ser autorizado, regularizado e avaliado pela CAPES, precisa de um projeto, de uma proposta. Nesse projeto, deve ficar claro qual é a sua real intenção, ou seja, o seu motivo de existência.

Suponhamos que o intuito de seu programa seja o de trabalhar com a temática do desenvolvimento regional relacionado ao turismo (impulsionado por ele). Se essa é a ideia principal de seu programa, deve aparecer na sua proposta.

A proposta de um programa de mestrado e/ou doutorado

Na avaliação, a CAPES irá verificar se essa proposta tem sido aplicada de maneira efetiva.

Ou seja, se em uma proposta o responsável frisa que o intuito é o de produzir pesquisas relacionadas à influência do turismo no desenvolvimento regional, os aspectos relacionados a esse trabalho serão cobrados.

Assim, antes que o curso possa ser aprovado e, com isso, possa passar a funcionar, o responsável deve enviar o projeto à CAPES com todos os quesitos que irá cumprir para que o curso possa continuar a existir. Também deve estar atento aos aspectos da legislação, pois eles irão nortear todo o trabalho nesse programa.

Nesse contexto, a mesa avaliadora verifica se todos os aspectos do projeto estão sendo aplicados. Como é uma abordagem prática, pesquisas apenas teóricas fugiriam do escopo do projeto apresentado à CAPES, o que poderia prejudicar a sua nota ao final do quadriênio.

A avaliação do corpo docente

Após a avaliação da proposta, avalia-se alguns aspectos relacionados aos professores envolvidos com esse programa. No âmbito docente, avalia-se se esses professores têm representatividade (visibilidade) na área que atuam e, para isso, analisa-se as suas publicações.

Também verifica-se o seu grau de engajamento com as atividades acadêmicas (o que inclui o fato de estar envolvido com uma instituição e se dedicar integralmente às suas atividades ou se a sua contribuição é pouco efetiva).

Assim, além dos aspectos mencionados, avalia-se a qualidade da aula desses professores, quem são esses sujeitos, o que têm produzido, quais congressos que frequenta, orientações concluídas e em andamento, envolvimento com grupos de pesquisa e o seu impacto enquanto cientistas. Nesse contexto, tem-se ainda a avaliação do discente.

A avaliação docente e discente

Como mencionamos, o corpo discente também é avaliado. Avalia-se quem são esses alunos, como se relacionam com as atividades de pesquisa, o que têm produzido, quais congressos e grupos frequentam, se a pesquisa proposta tem sido bem executada e divulgada, qual o tipo de pesquisa predominante, se essas pesquisas estão de acordo com a proposta do programa, se essas pesquisas são finalizadas no tempo certo, se a carga horária é bem cumprida etc.

No caso da carga horária, verifica-se se esse aluno qualificou e defendeu no prazo certo. Com isso avalia-se se esse curso foi interrompido e os possíveis conflitos de orientação. Posto isso, um outro aspecto que é avaliado nesse processo é a produção intelectual.

O que é levado em consideração na produção intelectual?

Esta produção diz respeito ao volume de materiais que é produzido em um programa, como resumos, artigos científicos e as próprias dissertações e teses elaboradas pelos alunos vinculados a esse programa. A participação em congressos expressivos na área também é contabilizada.

O que é levado em consideração na produção intelectual

Cada tipo de atividade é pontuada de uma forma diferente. Avalia-se, também, onde esses materiais foram publicados e se eles estão sendo citados, ou seja, o impacto social dessas produções.

O impacto social diz respeito justamente ao último critério levado em consideração, que é a inserção social dos materiais produzidos nas universidades.

Verifica-se se esse programa em questão está preocupado com a produção de conhecimento que possa beneficiar a própria sociedade. Quer-se saber se essa instituição está fazendo diferença na sociedade.

A inserção social

O objetivo desse último critério é o de verificar como essa instituição a partir dos seus programas específicos têm se preocupado com a sociedade em geral.

Assim sendo, a missão dos professores e alunos envolvidos com esse programa deve ser a elaboração de materiais que possam contribuir para com a emancipação das pessoas que habitam na sociedade.

Nesse contexto, a fim de que esses critérios sejam verificados, aciona-se uma comissão, sendo essa responsável pela avaliação e atribuição de um conceito para o programa.

O papel da comissão avaliadora

No geral, a comissão avaliadora analisa a coerência e a consistência da proposta do programa, o planejamento, a infraestrutura para ensino, perfil de corpo docente (como titulação, experiências e adequação à proposta do programa), regime de dedicação do docente à pesquisa, corpo discente (quantidade e qualidade das produções ali desenvolvidas), produção intelectual dos envolvidos (incluindo o percentual de publicação e onde essa é feita) etc.

O papel da comissão avaliadoraDessa forma, ela pode fazer indicações de melhorias para esses programas e, além da atribuição de uma nota ao final, ela pode recomendar esse programa, o que torna maior a visibilidade deste.

Logo, mesmo que haja esses aspectos gerais que não podem deixar de serem avaliados, cada instituição pode adaptá-los de acordo com a sua realidade.

Posto isso, em geral, essas informações são divulgadas a partir de uma ficha de avaliação preenchida por aqueles que fazem parte da comissão de avaliação, onde você consegue saber quem são esses avaliadores e a quais instituições estão vinculados.

Assim, é por meio de todo esse trabalho realizado pela CAPES que podemos perceber a sua a importância em relação a busca pela qualidade da pós-graduação e como seu papel é de grande contribuição para a manutenção da área acadêmica no Brasil.

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