BLOG

Mestrado profissional gratuito para professor de escola pública? O que você precisa saber sobre o mestrado profissional – Como identificar se esse tipo de curso é o que você precisa e como pode se preparar

Conteúdo

Avalie!

Como avaliar se um curso de mestrado profissional é o ideal para você nesse momento? Mestrado acadêmico ou profissional?

Olá, tudo bem? Em nosso post de hoje iremos discutir sobre uma questão pertinente para quem deseja ingressar em um programa de mestrado, mas ainda está em dúvida sobre qual é a melhor opção. De antemão, precisamos frisar que a “melhor opção” é particular para cada pessoa. O seu contexto de vida, os seus objetivos pessoais e profissionais e a sua disponibilidade é que irão fazer com que você chegue a essa resposta. Contudo, caso tenha escolhido o mestrado profissional como opção mais viável, é preciso que você saiba que a forma como a ciência é produzida nos dois tipos de curso é diferente. No mestrado acadêmico, os trabalhos são mais teóricos, até mesmo os trabalhos aplicados. Já no mestrado profissional, a aplicação do conhecimento aprendido no dia a dia de trabalho será convertido em ciência, porém, o trabalho não é teórico, mas sim prático. É com essas variáveis que iremos trabalhar hoje.

Qual é a importância do mestrado na carreira de alguém?Qual é a importância do mestrado na carreira de alguém?

Muitas pessoas do campo prático se perguntam como um mestrado pode contribuir com as suas carreiras, especialmente professores que estão na escola pública. Até recentemente não havia informações suficientes sobre esse tipo de formação, porém, a CAPES organizou esses dados direcionados para professores que estão pensando em um mestrado. Estamos nos referindo àqueles programas de mestrado profissional à distância e gratuitos para professores que estão nas escolas públicas. Essa campanha da CAPES é muito importante, pois uma nação e os seus indivíduos apenas podem evoluir e se emancipar por meio do conhecimento, isto é, da educação. São os nossos professores que estão à frente nessa missão, e, assim, novas formações são fundamentais. Alunos de escola pública são a maioria em nosso país. Assim, programas que pensam nesse público-alvo são de vital importância.

Os programas direcionados aos professores de escola públicaOs programas direcionados aos professores de escola pública

Os novos programas de mestrado profissional gratuitos e online têm justamente o intuito de contribuir com os professores que lidam diariamente com demandas e necessidades desse contexto específico. A fim de que consigam lidar com essas questões da melhor maneira possível, precisam de cursos que fomentem uma formação continuada. Além disso, esses cursos consideram perfis diferentes, e, assim, almejam professores capazes de desenvolver produtos, projetos, metodologias ativas e formas de aprendizagem que considerem esse contexto real do ensino público. Assim, é papel do cenário acadêmico repensar as práticas de ensino. Diante disso, separamos alguns dos programas que estão selecionando novos professores para esses cursos de mestrado. Aproveite esse novo canal que facilita a divulgação das informações para investir em um curso que pode contribuir com sua prática docente.

Não desista na primeira tentativa

Não desista na primeira tentativa

Se você não conseguir ingressar nessa curso de primeira, não desista, todos os anos novas vagas são abertas para novos professores. Além disso, é importante que você saiba onde esses cursos estão sendo ofertados para que escolha um seguro e regularizado pela CAPES. Se você é um professor da rede pública de ensino, esses cursos são para você. Contudo, não são raros os casos de professores da rede particular que querem se aperfeiçoar. Analise o edital, pois cada um estabelece regras específicas de admissão. É no site da CAPES que encontramos essas informações. Logo de cara, há as notícias principais sobre o cenário acadêmico. O site é www.gov.br/capes. Se você quiser se ambientar quanto às novidades da academia, as reportagens irão lhe ajudar nesse aspecto. Você que está interessado em mestrado e/ou doutorado deverá ter esse site como ferramenta principal de pesquisa.

O seu principal instrumento de pesquisa

O site da CAPES é o seu principal instrumento de pesquisa porque as informações são atualizadas semanalmente. Há uma série de reportagens com acadêmicos importantes em todas as áreas do conhecimento, bem como há notícias sobre os últimos acontecimentos que podem ser de seu interesse. Um pouco mais abaixo, há uma galeria de ações e programas da CAPES em diferentes áreas. É dentro dessa aba de “ações e programas” que você encontrará algumas informações relevantes. Dentre elas, temos a “educação à distância”. Nela, há os programas de mestrado profissional em rede nacional. Esses são os programas de mestrado profissional para a qualificação de professores da rede pública de educação básica. Este foi intitulado de PROEB. Este tem como objetivo a formação continuada stricto sensu dos professores em exercício nas redes básicas e públicas de ensino. Abrange todo o território nacional.

Conhecendo o PROEB

O PROEB possui algumas parcerias interessantes. Elas ajudam você a compreender como cada tipo de curso trabalha, uma vez que embora haja um objetivo em comum, as demandas e necessidades de cada curso são diferentes. Nesta aba, há os objetivos, os documentos relacionados ao programa e os cursos que são oferecidos nessa modalidade voltada aos professores da educação básica e gratuita. Há muitos cursos oferecidos que podem ser consultados nesse espaço. Iremos citar alguns exemplos dentre essa ampla gama de possibilidades. Cada área do conhecimento, isto é, disciplina, corresponde a uma sigla. A sigla relacionada aos cursos que você leciona é o tipo de curso pelo o qual deve procurar (português, matemática, filosofia, biologia, dentre outras diversas disciplinas da educação básica). São muitos cursos temáticos que visam contribuir com a formação continuada desses docentes.

Acompanhe os editais

A melhor forma de saber se o processo seletivo já se encontra em vigor é procurando pelo edital correspondente a esse programa. Agora no final do ano é o período mais comum. O site para acesso a esses programas é o www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informação/acoes-e-programas/educacao-a-distancia/PROEB. Se o seu interesse é o de ingressar em um programa de mestrado profissional voltado aos professores da educação básica, é nesse link que encontrará todas as informações pertinentes. Lembrando que os professores da rede privada devem verificar se o edital do programa que desejam ingressar admite a participação de professores do ensino privado. Como ressaltamos, os professores de todas as áreas do conhecimento foram contemplados com esse novo programa: matemática, física, português e inglês, artes, história, biologia, química, filosofia, sociologia, educação física etc.

A ampliação das possibilidades para o docente

Diante da ampla gama de cursos ofertados por esses programas, podemos perceber que todos esses programas são gratuitos e obedecem a regras estabelecidas pelos editais lançados pelas instituições que ofertam esses cursos. Contudo, também devemos chamar a sua atenção para o fato de que, em razão da proposta desse tipo de curso de do público-alvo com o qual contribuem, os professores da educação básica e gratuita, atende-se a alguns aspectos específicos, logo, as formas de ingresso e permanência nesses cursos é diferente da lógica dos programas de mestrado e doutorado acadêmicos, que são mais teóricos. A primeira diferença entre as formas de ingresso dos dois tipos de curso está ligada ao fato de que o ingresso nos programas voltados aos professores é relativamente menos complexo, embora os candidatos também tenham que atender a uma série de requisitos mínimos, como nos demais processos seletivos.

Quais são os projetos de educação interessantes?

Para que o professor interessado possa integrar esses cursos, é essencial que o seu projeto seja inovador e que contribua com o contexto educacional no qual ele se insere. Ideias e soluções que possam contribuir para com a evolução da prática docente e dos métodos de ensino-aprendizagem devem ser apresentadas por meio desses projetos. Essas ideias devem permitir o desenvolvimento de algum recurso que possa contribuir para com um ensino de mais qualidade. Outras metodologias e formas de ensino são essenciais nesse processo, e, portanto, devem aparecer nas propostas de projetos apresentados no processo seletivo. Se você está com alguma dúvida quanto ao desenvolvimento dessas ideias, acesse os editais e verifique como a proposta dessa instituição se enquadra na ideia que você deseja incorporar em uma solução ao ingressar em um programa desse tipo.

Por que o mestrado profissional é uma boa estratégia?Por que o mestrado profissional é uma boa estratégia?

Se você deseja contribuir com a comunidade acadêmica com as suas experiências, ideias e conhecimentos sobre uma certa temática, esse tipo de mestrado sem dúvida tem muito a contribuir com a sua formação. Além disso, esse curso é considerado como seguro e poderá atuar de forma legal em todo o território nacional. Para isso, esse curso precisa ser aprovado e regularizado pela CAPES. Como sabemos, profissionais que estão no campo muitas vezes deixam de procurar por uma formação complementar por conta de um motivo: falta de tempo. Esses cursos da modalidade PROEB são muito interessantes porque são oferecidos à distância, de modo que os professores que desejam realizar essa formação continuada terão mais flexibilidade para cumprirem as exigências postas a todos os pesquisadores ligados a um programa de pós-graduação stricto sensu. É uma nova oportunidade de aperfeiçoamento.

As vantagens do ensino à distânciaAs vantagens do ensino à distância

Como temos enfatizado em nossos posts, o fator tempo é algo que pode impedir os interessados na pesquisa em ingressarem ou permanecerem nesse contexto acadêmico. Nesse sentido, um programa seguro e de qualidade oferecido à distância permite que esses profissionais continuem na academia. O conhecimento prático é essencial para que as pessoas mais diversas consigam se emancipar. Contudo, como o meio acadêmico muda com muita rapidez, é preciso que acompanhemos esse processo, e, para isso, acompanhar o site da CAPES é de vital importância. Essas mudanças impactam de forma direta ou indireta a vida de um pesquisador, e, dessa forma, é necessário que acompanhemos de perto a partir de fontes seguras. Com a organização dessas informações sobre os programas profissionais, mais professores interessados podem contribuir com a evolução desse conhecimento na academia.

O investimento na formação profissional

Esses cursos são muito ricos, porque permitem que o profissional não se estagne e procure por novos conhecimentos e possibilidades de aplicação desses conhecimentos em seu dia a dia de trabalho. Se você tem dúvidas sobre como chegar a essas informações, retome o nosso post e reproduza os passos. Não se esqueça de acessar a aba “ações e programas” para chegar aos cursos de mestrado profissional voltados aos professores que estão na rede básica e gratuita. Essa informação não está logo de cara no site da CAPES. É necessário que você percorra toda a página para chegar nessa aba. No próprio item de “ações e programas” há uma série de possibilidades. Você deve acessar o item de educação à distância para chegar nesses cursos específicos. Não se esqueça de clicar no item “Mestrados Profissionais em Rede Nacional” para obter a lista com todas as possibilidades de novos cursos. Clique no item saiba mais.

Explore o site da CAPES

Para obter mais informações sobre esse tipo de curso, bem como para verificar se ele tem a ver com o seu perfil, é necessário que você leia atentamente essas informações. Contudo, se você ainda tem dúvidas sobre quais são os professores que podem participar desses programas, é preciso que você investigue quais são as suas possibilidades, pois há editais que admitem professores da rede básica que atuam no contexto privado. A proposta da Universidade Aberta apresenta cursos que atendem a perfis diversos de profissionais. Além disso, esses programas são muito interessantes em razão da gratuidade, pois, como sabemos, é uma parcela muito pequena de pesquisadores que têm como investir no ensino privado, o que os distancia ainda mais desse contexto. A missão social desses novos cursos é fundamental pois acessibiliza o conhecimento e a formação continuada.

O acesso ao conhecimento faz com que os brasileiros e brasileiras consigam se emancipar por meio do conhecimento. É essa emancipação que faz com que os nossos profissionais da rede pública consigam oferecer um ensino mais atento às demandas do público-alvo com o qual trabalham: os alunos. Se você quer descobrir um pouco mais sobre a Universidade Aberta e como ela atua, esse item fornece as informações necessárias para que você tome uma decisão de maneira mais assertiva. Os objetivos dessa modalidade, os seus pólos de atuação e a sua abrangência devem ser lidos com atenção. Além disso, a Universidade Aberta também fornece todos os dados necessários sobre a educação à distância. As suas dúvidas sobre a pós-graduação podem ser esclarecidas ao acessar esse site. Há diversos itens que facilitam o seu processo de compreensão desse amplo universo que é a academia.

Uma resposta

  1. Gostei muito deste site. Muito esclarecedor.
    Gostaria de fazer um Mestrado Profissional na área da Educação.
    Trabalho atualmente como Professora na Educação Infantil, em escola Pública Municipal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este anúncio ajuda a manter a Educação gratuita

Confira também...