BLOG

Modelos de mestrado específicos – Quais são os cursos que se encaixam na perspectiva do stricto sensu

Conteúdo

5/5 - (1 vote)

Modelos de cursos voltados ao stricto sensu (cursos acadêmicos)

Olá, tudo bem? Em nosso post de hoje iremos retomar as nossas discussões sobre os modelos de curso que fazem parte da perspectiva do stricto sensu. Como temos reiterado, esse post faz parte de uma série de textos que visam apresentar, em detalhes, todos os aspectos relacionados à pós-graduação de nosso país. A primeira coisa que você precisará levar em consideração é se a modalidade stricto sensu tem a ver com os seus objetivos e ambições pessoais e profissionais. Caso a sua mente seja mais prática, isto é, caso deseje atuar em campo, experimente um curso que integra a modalidade lato sensu, porém, se você se identifica com a pesquisa científica e deseja atuar como pesquisador/professor universitário, está no caminho certo. Contudo, mesmo na modalidade stricto sensu, em que os cursos são acadêmicos, é preciso que tomemos alguns cuidados para que essa experiência transcorra da melhor forma.

Os formatos de cursos oferecidos no stricto sensu

Como ressaltamos no outro post, há uma série de formatos a partir dos quais o seu curso de mestrado poderá ser feito. A fim de que você escolha por aquele que mais se encaixa em suas demandas, iremos nos debruçar um pouco mais em suas particularidades. De antemão, podemos dizer que são basicamente três os formatos – ensino presencial, à distância é híbrido. Caso você tenha alguma dúvida sobre um dos pontos que foram abordados ao longo dessa série, retorne aos nossos posts anteriores. Por exemplo, se você está procurando por um curso, é preciso que ele seja reconhecido pela CAPES. Acessar o site desse próprio órgão para obter as informações devidas é sempre o mais recomendado. Também abordamos alguns aspectos sobre o mestrado profissional e acadêmico, e, além disso, discutimos sobre os mestrados interinstitucionais. Agora, iremos falar sobre os mestrados direcionados a um fim específico.

Os mestrados direcionados para uma certa finalidade

Além das possibilidades sobre as quais já conversamos, há que se falar sobre as finalidades de um mestrado. Esses programas específicos são de suma importância, pois, a depender das demandas e necessidades da sociedade, e, por consequência, dos diversos setores do mercado, ganham mais ou menos importância. Para que você possa ter uma dimensão ainda maior acerca desse modelo de mestrado, iremos apresentar algumas de suas principais características. Diante desse cenário, trouxemos, como exemplo, o programa conhecido como PROFEI. A primeira coisa que você precisa saber sobre ele é justamente a sua finalidade. Nós temos, hoje, no Brasil, uma série de deficiências no campo da educação. Dentre as mais recorrentes, considerando-se um levantamento feito pelo próprio governo, considerando as mais diversas instituições brasileiras, é a educação inclusiva.

O problema da educação inclusiva no cenário brasileiroO problema da educação inclusiva no cenário brasileiro

Dentre os principais problemas que perpassam pelo campo da educação, temos as dificuldades que impedem que o ensino, na prática, seja inclusivo. Esse levantamento levou em consideração uma série de artigos científicos e demais trabalhos acadêmicos que debatiam e ainda debatem sobre essa temática. Diante desse cenário observado, percebe-se que a educação inclusiva enfrenta alguns problemas, ela, na verdade, já existe e é atuante, porém, em contrapartida, há algumas barreiras que impedem que ela seja ainda mais eficaz e acessível às mais diversas pessoas em todo o país. Essa deficiência está intimamente ligada com as lacunas na própria formação dos professores, visto que o contato com a educação inclusiva ainda é muito tímido. A partir disso, a Universidade Aberta, juntamente com o governo federal, criaram um programa de mestrado com o intuito de atingir a grande massa e suprir essa demanda.

Características do programa PROFEI

Diante do cenário apresentando, surgiu um programa de mestrado stricto sensu direcionado à área da educação inclusiva, intitulado de PROFEI. Esse programa tem, como público-alvo, aqueles profissionais que atuam diariamente na esfera da educação inclusiva. Esse é, portanto, um dos principais programas de mestrado específicos que mencionamos. Assim sendo, ele possui uma finalidade bem delimitada (aprimorar e acessibilizar a educação inclusiva), a sua existência é justificada, o seu público-alvo é bem nítido e o seu regime de funcionamento ganha características especiais, um pouco diferentes daquelas dos mestrados acadêmicos tradicionais. A sua atuação é bastante abrangente, pois age a nível nacional e, em alguns casos, internacional. Há diversas vagas para ingresso nas instituições parceiras e, a depender do edital, pode-se contemplar instituições estrangeiras.

A relevância de um programa de mestrado como o PROFEI

É fundamental entendermos o porquê de programas como esse serem tão necessários e cruciais para o nosso país. O mais comum é que um público muito específico chegue a esses cursos, pois eles contribuem com campos muito específicos de uma certa área do conhecimento. Assim sendo, esses cursos estão em poucas universidades, o que faz com que abranjam uma quantidade maior de alunos matriculados, e, com isso, de pesquisas específicas sobre a educação inclusiva. Além do PROFEI, há diversos outros programas, porém, estamos o utilizando como exemplo. Se você acessar o seu site, irá se deparar com uma série de informações interessantes. Em geral, há uma boa explicação sobre o que é o programa. Ele pode sofrer variações a depender da instituição que o está oferecendo. O regime é semipresencial e há a oferta simultânea por meio da Universidade Aberta.

Rede de parceriasRede de parcerias

A fim de que o PROFEI possa ser viabilizado, é constituído por uma rede de instituições parceiras que oferecem cursos de mestrado voltados à educação inclusiva. No caso do PROFEI, as instituições parceiras são a UNESP, UEMA, UNEMAT, UDESC, UNIFESSPA, UEM, UNESPAR e UEPG. Todas essas instituições mencionadas, de forma simultânea, organizaram-se para que houvesse, em nosso país, um programa efetivo e cem por cento voltado à educação inclusiva, cujo intuito é o de sanar os principais problemas, amenizando as limitações que impedem a educação brasileira de ser inclusiva, como se propõe, em termo legais. A Universidade Aberta, por sua vez, é responsável por essa união e articulação. Juntas, elaboraram um programa de ampla dimensão para atender a essas lacunas desse campo em específico. Oferece-se muitas vagas porque o objetivo do programa é muito bem delimitado e específico.

O objetivo que une a rede de parcerias do PROFEI

Todas as instituições parceiras do PROFEI pactuam de um mesmo objetivo, isto é, de um mesmo ideal: trabalham com um problema que é de interesse nacional, logo, comum a maior parte das instituições de ensino brasileiras – o oferecimento de uma melhor formação para os professores a fim de que trabalhem melhor com a educação inclusiva. Um dos requisitos desse tipo de mestrado, além das demais burocracias, como a apresentação de um projeto e a realização de uma entrevista, que, por sua vez, é um fator decisivo para que você possa ingressar ou não nesse tipo de mestrado, tem outras atribuições. A fim de que os candidatos possam participar do processo seletivo, precisam ser professores atuantes nas redes municipais e estaduais. Ademais, essas instituições das quais os docentes fazem parte, de algum modo, precisam trabalhar com a educação inclusiva para que estejam aptos a integrarem o programa.

Os programas de mestrado específicos são comuns?

Tudo irá depender do contexto no qual está imerso, de modo que esses cursos específicos podem ou não serem recorrentes. O que podemos afirmar, com certeza, é que esses programas existem e que, a cada dia, ganham ainda mais popularidade, o que faz com que a sua demanda cresça de forma significativa. Além disso, precisamos frisar que esses cursos nascem em virtude das próximas necessidades e demandas da sociedade. Esse problema, inclusive, precisa ser interesse nacional (às vezes, internacional), isto é, precisa impactar diretamente a sociedade. Por exemplo, suponhamos que tenhamos problemas relacionados a alguma vertente da educação. Nesse caso, pode-se criar um programa para atender a essa realidade, desde que impacte. Esses programas são específicos, voltados a públicos com interesses igualmente específicos. O PROFEI é um dos maiores exemplos que tem, em seu bojo, essa finalidade.

Programas específicos atendem às demandas profissionais?

Tudo irá depender das características do programa que está sendo criado. No caso do PROFEI, volta-se cem por cento às pessoas que trabalham no campo da educação, inclusive, logo, configura-se como um curso profissional. Devido a essa finalidade, o edital fixa algumas exigências específicas a fim de que o público-alvo desejado chegue até essas instituições parceiras. Dentre elas, exigia-se que os projetos a serem submetidos estivessem ligados a esse campo e que pudessem ser aplicados de forma rápida à realidade brasileira, logo, espera-se pesquisas mais práticas e rápidas. Além disso, todas as etapas – começo, meio e fim – precisam ser desenvolvidas no contexto da sala de aula. Esse programa é, portanto, interinstitucional, de modo que a Universidade Aberta estabelece parceria com uma série de outras entidades a fim de que seja possível suprir as demandas e mitigar os problemas tangentes à educação inclusiva.

A busca por soluções e alternativas por meio de projetosA busca por soluções e alternativas por meio de projetos

Todos os programas de mestrado específicos buscam apresentar soluções e alternativas por meio de projetos ligados ao campo específico relacionado a este programa. No caso do PROFEI, almeja-se que os professores atuantes sejam melhores preparados no que toca à educação inclusiva. O intuito é fazer com que esse campo possa ser melhor administrado em todas as instâncias e setores. Esse programa possui respaldo legal (jurídico) e científico, de modo que baseia-se em leis e em um problema de pesquisa real e urgente. Há dificuldades para que a educação inclusiva seja efetivada, o que justifica a relevância de programas como esse. Em contrapartida, grande parte dos professores carecem de uma melhor formação e, assim, o programa nasceu como uma forma de aprimorar a prática desses docentes atuantes e daqueles que ainda estão em processo de formação. Ele é nacional e interinstitucional.

Quando os programas específicos tornam-se comuns?

Quando há um problema de interesse nacional e coletivo, é comum que as universidades unam esforços para mitigarem esse problema o quanto antes. Contudo, e isso vale para todos os programas específicos, é necessário verificar se você se encaixa no perfil desse curso de especialização que deseja fazer, visto que eles são mais específicos do que as especializações oferecidas pelos cursos na modalidade lato sensu. Análise, ainda, o contexto desse programa. Você pode ter um programa que se propõe a solucionar os problemas de uma região específica, de modo que toda a atenção será direcionada a esse contexto e não ao país como um todo. Não são, portanto, mestrados acadêmicos que operam em um regime normal, porém, você estará desenvolvendo uma pesquisa. Esses programas sempre respondem às carências mais específicas, o que influencia no foco e no funcionamento desses cursos.

Analise as suas necessidades profissionaisAnalise as suas necessidades profissionais

Entender a configuração desse tipo de curso é de suma importância a fim de que você compreenda se você poderá contribuir com a sua experiência. No caso do PROFEI, embora seja fortemente associado aos educadores, outros profissionais também podem realizar esse tipo de mestrado. Esses cursos são ofertados tanto na perspectiva acadêmica quanto na profissional, porém, o mais comum é que se voltem à área da educação, o que não impossibilita as outras áreas de investirem nesse tipo de possibilidade. O foco do presente momento nesse tipo de curso é a solução de problemas tangentes ao campo educacional, porém, outros programas, com o intuito de apresentar soluções efetivas para problemas de outras áreas, também são bem-vindos. É comum que muitas pessoas não atuantes na área queiram integrar esses programas porque pretendem trabalhar na área da educação inclusiva.

A primeira coisa que temos a frisar sobre essa situação é que tudo irá depender do edital da instituição que deseja ingressar. Para acessar esse edital, basta entrar em qualquer um dos sites das instituições que compõem essa rede de parcerias do PROFEI. É interessante que você explore todas as informações relacionadas ao programa, a fim de que você saiba se você possui os requisitos mínimos para ingresso nesse tipo de mestrado específico. Alguns dados são elementares, como, por exemplo, o prazo mínimo e máximo para que esse curso seja concluído, os objetivos que alicerçam o programa, as linhas de pesquisa, em que o seu projeto precisará se encaixar em uma delas, a coordenação do curso e o endereço da instituição específica associada ao PROFEI. Como várias instituições participam do PROFEI, cada uma terá o seu próprio edital. Esse edital é construído em comum acordo e cada uma elabora o seu processo de seleção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este anúncio ajuda a manter a Educação gratuita

Confira também...