BLOG

Características Gerais Que Definem O Processo De Coleta De Dados – Cuidados Básicos Que Você Precisa Tomar Para Que Não Erre

Conteúdo

5/5 - (1 vote)

Por que a coleta de dados é importante, assim como os seus cuidados?

Por que a coleta de dados é importante, assim como os seus cuidados?Olá, tudo bem? Em nossa conversa de hoje iremos dar prosseguimento às nossas discussões sobre o modus operandi dos cursos de mestrado. Contudo, como temos ressaltado, esta é uma questão complexa e que perpassa por uma série de variáveis. Devido a este cenário complexo, iremos nos concentrar hoje nas características gerais do processo de coleta de dados, sobretudo nos cuidados básicos que devemos tomar nesta fase. Esse post faz parte de nossa série sobre os aspectos que fazem com que a coleta de dados seja efetiva. A primeira coisa que precisamos destacar é que se trata de um método antecipado para coletar e tratar os dados que irão lhe auxiliar durante o desenvolvimento de seu estudo. Assim, além de precisarmos ter uma ferramenta, é preciso que saibamos como esses dados serão tratados. Temos uma outra dica que faz parte dos problemas relacionados à capacidade investigativa. Vamos lá!

A capacidade investigativa

Trata-se de um problema que é inerente a todo ser humano: o desenvolvimento do pensamento crítico e da capacidade investigativa. O ser humano foi feito para argumentar, e, dessa forma, há uma certa tendência em não demonstrar de onde retira as bases que sustentam a sua argumentação, o que compromete a sua defesa. No trabalho científico, esse tipo de problema não é admitido. Devemos mencionar e citar as bases que norteiam a nossa argumentação. Por esse motivo, é fundamental que você registre tudo. Dizer se se trata de uma amostra, como ela foi coletada, quais as técnicas e instrumentos relacionados, quando foi aplicada, o público relacionado e o seu contexto, as marcas das ferramentas utilizadas, dentre outras questões. No mundo acadêmico, todas as escolhas devem ser justificadas e referenciadas. É uma forma de se proteger frente às críticas não construtivas.

Cuidados na pesquisa científica

No caso de testes com lâminas, por exemplo, é preciso tomar muito cuidado para que essas lâminas não sejam perdidas, assim como as suas principais características. Tudo precisa ficar armazenado. Se você não sabe qual é a ou as marcas dos equipamentos utilizados, a banca pode questionar as suas escolhas e você não terá como contra-argumentar. Essas falhas podem fazer com que toda a pesquisa seja perdida. Anote tudo. É melhor perder pelo excesso do que pela falta de informações. É normal que uma parte dos dados não seja utilizada, porém, é essencial que eles fiquem armazenados e seguros. Em uma coleta de dados, anote a maior quantidade possível de informações. Até mesmo no capítulo de fundamentação teórica, é crucial que você parta de uma metodologia sistematizada. Se antes lidamos com a escassez de informações, hoje precisamos lidar com o excesso.

O mundo acadêmico no contexto moderno

Antes, era muito comum que as discussões partissem de conceitos e teorias de livros de autores célebres nas mais diversas áreas do conhecimento. Eram poucas as pessoas que faziam uso de artigos científicos. Hoje, a situação se inverteu e os artigos são poderosos aliados dos pesquisadores. Vivemos, atualmente, em uma sociedade muito informatizada e dinâmica, e, desse modo, é fundamental que tenhamos e partamos de critérios que sejam capazes de nos fornecer um bom embasamento. Há critérios rígidos para a coleta e escolhas. Questões como onde os materiais foram coletados, por que foram escolhidos, quem são os responsáveis por esses materiais etc. são aspectos que devem ser esquematizados de forma sistematizada. Na coleta de dados, independentemente de ser uma pesquisa de campo, de laboratório, pesquisas etnográficas e outros tipos, é crucial que você anote todas as informações.

Atenção aos processos da pesquisa

Atenção aos processos da pesquisaÉ fundamental que nós, enquanto pesquisadores, tenhamos atenção aos processos, à forma a partir da qual a entrevista será conduzida, às ferramentas e técnicas a serem empregadas, aos espaços e aos prazos. Com isso, podemos partir para o processo de entrevista, que precisa ser feito de forma cuidadosa. Se você for entrevistar as pessoas ou aplicar qualquer tipo de teste, é preciso verificar antes se essas questões/testes não precisarão ser validados, isto é, se a pesquisa precisa ou não passar pela avaliação do Comitê de Ética. Para que a entrevista e os dados coletados sejam válidos, é preciso ter essa resposta antes. Se a pesquisa precisa deste aval, trata-se de uma questão que deve ser pensada antes mesmo que a pesquisa comece a ser desenvolvida. Nossa equipe realizou um estudo neste contexto pandêmico e investigamos os sintomas de stress e depressão. Precisamos tomar certos cuidados.

A responsabilidade ética da pesquisa científica

A responsabilidade ética da pesquisa científicaNo caso de nosso exemplo, um estudo de dois mil e vinte, verificamos qual era a relação das pessoas nesse regime de confinamento, provocado pela pandemia, com os exercícios físicos. Analisou-se as pessoas que cumprem o isolamento que praticam exercícios físicos e aquelas que não praticam. Para que uma pesquisa desta possa ser validada, alguns cuidados são cruciais. Como estamos lidando com pessoas, há uma série de critérios que devem ser respeitados. Precisamos aplicar uma anamnese, acompanhar as pessoas consideradas pelo estudo, mensurar os resultados, aplicar o teste DASS-21 antes e depois da prática de exercícios físicos, dentre outras questões. Todos esses questionamentos precisaram ser aprovados antes pelo Comitê de Ética. Assim, antes, elaboramos um projeto que foi submetido a este Comitê, via Plataforma Brasil. O estudo começou a ser executado somente após a autorização legal dos avaliadores.

Exigências aos estudos aplicados

Caso o seu estudo seja aplicado, é de suma importância que você elabore antes de qualquer coisa o projeto a ser submetido ao Comitê de Ética. Antes de qualquer coisa, é necessário verificar se a aprovação é necessária para que a pesquisa possa ser executada. Após a análise, o Comitê envia um parecer e aponta quais são os cuidados que o pesquisador deverá tomar para que a pesquisa garanta a sua validade. Nunca aplique uma pesquisa sem antes verificar se ela é válida. A melhor forma de saber se é preciso acionar o Comitê é levar em consideração que toda pesquisa que intervém na vida física ou psicológica de pessoas, precisa ser aprovada. Não são contempladas apenas pessoas, mas todo e qualquer ser vivo. Após isso, há um outro cuidado ao qual você precisa se ater: como utilizar os nomes das empresas e/ou dos sujeitos entrevistados.

Usando entidades e pessoas na pesquisa científica

Usando entidades e pessoas na pesquisa científicaÉ crucial que tomemos cuidado quanto à menção dos nomes dos participantes da pesquisa. Certos casos permitem que o nome seja mencionado. Na hipótese de um estudo de caso sobre uma empresa, caso a empresa autorize, o seu nome poderá ser utilizado sem problemas. Caso não haja essa autorização, o nome deverá ser ocultado. Ao redigir o estudo de caso, deverá apontar que os dados foram coletados junto a uma empresa que prefere não se identificar. É possível mencionar o seu setor de atuação e a região da qual faz parte, mas não o seu nome. Todavia, caso seja muito evidente que a empresa vai ser associada a essas informações mencionadas, o ideal é não mencionar para evitar conflitos futuros. Por outro lado, caso a pesquisa volte-se a um restaurante que oferece comida japonesa na cidade de São Paulo, a informação não será um problema, pois muitas empresas fazem parte desse nicho/região.

Como entrevistar pessoas?

Por que a coleta de dados é importante, assim como os seus cuidados?No caso de pesquisas que entrevistam as pessoas diretamente, o principal desafio será arrumar um jeito de identificar essas pessoas, mas mantendo o anonimato. Já vimos pesquisadores que optaram por referenciar esses colaboradores com os nomes de pedras preciosas (no caso de estudos observacionais ou mesmos estudos com grupos focais). Há uma série de ideias criativas, como a substituição desses nomes reais por nomes de flores, por letras do alfabeto ou por números. A depender da área, certas escolhas são realmente criativas. O que deve ficar de lição é que as pessoas devem ter a sua privacidade respeitada, o que torna esses cuidados indispensáveis. Ainda em relação à privacidade dos dados, é preciso que discutamos sobre o Termo de Esclarecimento e Livre Consentimento (TCLE). A fim de que você entenda como o termo funciona, separamos um documento que servirá como exemplo.

O Termo de Esclarecimento e Livre Consentimento (TCLE)

Como citamos a pesquisa que desenvolvemos como exemplo, iremos apresentar o Termo que foi utilizado por nós. Em primeiro lugar, é preciso que esse Termo deixe claro que a pessoa que está sendo entrevistada deve estar ciente de algumas informações cruciais. Assim, é preciso que ela saiba que as respostas por ela conferidas serão utilizadas como base para o desenvolvimento de uma pesquisa científica. Também deve ficar claro que as suas respostas serão somadas às de outros entrevistados. Mesmo que essa pessoa não seja identificada, deve ficar claro no Termo que o entrevistado deve saber onde as informações serão inseridas. Tudo deve ficar claro e coerente ao colaborador. É ideal que você se comprometa a enviar a esses colaboradores os resultados da pesquisa, seja ela um artigo científico, uma dissertação de mestrado, uma tese de doutorado e afins.

Como obter o Termo de Esclarecimento e Livre Consentimento?

O Termo em questão pode ser facilmente obtido na internet. Você perceberá que há uma série de modelos disponíveis na web. No caso de nossa proposta, quando submetemos o nosso projeto à Plataforma Brasil, será necessário que um pesquisador se responsabilize por essa submissão. Sempre haverá um pesquisador responsável pelo cumprimento das exigências cunhadas pelos avaliadores do Comitê de Ética. Desse modo, explicamos para a pessoa os objetivos da pesquisa: aqui, trata-se do convite à participação e contribuição com uma pesquisa científica. Nós escolhemos o modelo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC – SP), que possui, inclusive, papel timbrado. É fundamental que seja esclarecido ao colaborador para o que serve esta pesquisa e quais são os seus objetivos. Abaixo desse esclarecimento, é preciso mencionar o título da pesquisa e o que será realizado com esta pesquisa.

Esclarecimentos ao colaborador

No caso de nosso estudo, deixamos claro que se trata de uma pesquisa que visa analisar o estado emocional dos indivíduos durante o período de quarentena relacionada à pandemia provocada pela COVID-19 e qual é a influência dos exercícios físicos na vida desses indivíduos. Na sequência, esclarece-se o que será feito com este estudo, com o grupo de controle. Será aplicado um questionário (anamnese) com perguntas sobre este indivíduo, a serem respondidas a próprio punho. Também pretendeu-se aplicar o Teste de Depressão, Ansiedade e Stress (DASS-21). Ao final de quatro semanas, o Teste foi aplicado novamente. Independentemente da pesquisa, as suas etapas devem ficar claras ao colaborador. No caso do grupo que fará os exercícios físicos, também foram esclarecidas as fases da pesquisa e como seriam executadas. O colaborador precisará consentir com o estudo assinando o documento em questão.

Aspectos que tornam o Termo válido

Para que o Termo tenha validade, é preciso que a data seja corretamente mencionada e que a assinatura seja feita no lugar devido. O entrevistado apenas poderá participar desta pesquisa caso assine o documento. Esta é uma questão ética incontestável. Por fim, precisamos discutir sobre um último aspecto: o tempo e os prazos. É preciso que cada etapa da pesquisa tenha uma data para acontecer e que haja um cronograma rígido, pois é apenas dessa forma que a pesquisa não sairá de controle. É preciso que haja datas para o início, meio e fim do estudo. Todo o processo de entrevista e coleta de dados precisam de datas que devem ser seguidas à risca. Estamos chamando a sua atenção para esta questão porque precisamos pensar de forma estratégica, o que implica tomarmos cuidado com as nossas ambições.

Este é um ponto importante a ser ressaltado porque são certos prazos que fazem com que a pesquisa não perca a sua validade. Assim, todas as fases têm o momento certo para que ocorram e caso esses prazos não sejam respeitados, a pesquisa poderá ser fortemente contestada pela banca avaliadora e não será aprovada. Outro ponto que você deve considerar é o estabelecimento de prazos reais. Lembre-se, sempre, que você precisará tratar esses dados, então deverá haver tempo suficiente para coletar, tratar e analisar esses dados, o que demanda tempo e recursos. Também é preciso levar em consideração a disponibilidade daqueles que irão contribuir com o seu estudo e como chegará até eles. Questões espácio-temporais devem sempre ser tratadas com muita cautela e profundidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este anúncio ajuda a manter a Educação gratuita

Confira também...