BLOG

Como funciona o processo de publicação de um artigo científico?

Conteúdo

5/5 - (2 votes)

Conhecendo os processos de publicação de um artigo científico

Conhecendo os processos de publicação de um artigo científico

Olá, tudo bem? Em nossa conversa de hoje iremos retomar as nossas discussões sobre o universo dos artigos científicos, porém, hoje, não iremos nos concentrar em seus tipos, ou, ainda, nas técnicas de escrita para compor esses materiais, mas sim em todas as etapas que perpassam o ciclo de submissão de um artigo científico.

É de suma importância que você compreenda esse ciclo de vida de um artigo, porque poderá, inclusive, organizar-se, sobretudo quando há um prazo específico para que você apresente esse artigo e/ou comprove que ele já foi publicado, mesmo que no prelo.

Nesse sentido, iremos apresentar desde as etapas relacionadas ao processo de envio desse artigo à revista que deseja publicar até como, o mesmo será divulgado e apresentado à comunidade científica e não científica.

Organize-se para publicar os artigos em tempo hábil, sobretudo quando há prazos.

Materiais submetidos à revistas científicas

Embora tenhamos como objetivo, nesse post, concentrarmo-nos nos artigos submetidos às revistas científicas, esses processos perpassam todos os tipos de materiais científicos submetidos nesses locais.

Contudo, para saber se um determinado material é aceito, é muito importante que você verifique no campo de normas da revista se o material que deseja submeter é admitido, porém, mesmo no caso de artigos, recomendamos que verifique quais são os tipos de artigos que são publicados com mais frequência, uma vez que artigos de revisão, que são mais teóricos, por exemplo, podem ser mais comuns em certo tipo de revista e pode ser que a revista que deseja publicar priorize outros tipos de artigo, como é o caso dos artigos de revisão bibliométrica ou de outros.

Faça essa pesquisa antes mesmo de submeter o seu material para evitar problemas no futuro.

Por que as revistas preferem os artigos científicos?

Por que as revistas preferem os artigos científicos?

Antes mesmo de começarmos a discutir sobre as etapas que perpassam a submissão e publicação de um artigo científico, queremos chamar a sua atenção para o porquê desse tipo de produção ser tão bem aceito pelas revistas científicas.

As revistas admitem apenas materiais científicos porque partem do princípio de que esses materiais seguem, à risca, critérios que fazem com que esse texto seja, de fato, científico, sendo que esses critérios atribuem rigor científico ao texto.

Esses critérios revelam ao avaliador e, posteriormente, ao leitor, que o texto em questão segue um método igualmente científico, o que confere mais segurança e qualidade aos argumentos defendidos pelo autor.

Demonstra-se, também, que o texto foi escrito de forma cuidadosa, sendo resultado de longas e profundas leituras para compor essa argumentação e defesa do assunto.

O que significa “ter um artigo científico aprovado”?

O que significa “ter um artigo científico aprovado”?

Quando afirmamos que o nosso artigo científico foi aprovado atestamos que essa produção passou uma análise e avaliação rigorosas até que fosse, de fato, publicado.

A depender da lógica de funcionamento da revista, essa avaliação pode demorar meses.

Enfatiza-se, ainda, que todos os cuidados metodológicos foram atendidos e que a aprovação se deu em virtude da avaliação por parte de professores que possuem uma titulação acima da sua.

Pode ser que o seu material seja avaliado por mestres, por doutores ou por ambos.

Esses professores são conhecidos como “pares”. Você já deve ter ouvido falar sobre a análise pelos pares, certo?

Pelo menos dois professores com titulação maior que a sua irão analisar se a sua proposta está apta para ser publicada.

A fim de que você possa chegar a essa aprovação, alguns processos devem ser respeitados. Eles funcionam em todas as revistas científicas.

Preparando o meu material científico

A primeira etapa está relacionada com o preparo desse material que será submetido à revista científica.

Existem alguns cuidados prévios aos quais você tem que se ater antes de submeter o material.

Além de ter certeza que as reflexões estão profundas, que a sua proposta é inédita (não pode ter sido publicada em nenhum lugar), que os argumentos são pertinentes e que os cuidados teóricos e metodológicos foram tomados, é chegado o momento de verificar se esse material se encontra nas normas da revista que deseja submeter.

Algo interessante ao qual você deve se atentar, também, é se o seu material está de acordo com o escopo, isto é, com os objetivos dessa revista.

Caso você ainda não tenha uma revista em mente, tome todos os cuidados sobre os quais conversamos em um outro post e retorne a esse na sequência.

Enviando o material para a revista científica

Ainda sobre a primeira etapa que perpassa o processo de submissão de um artigo a uma revista científica, precisamos discutir sobre o envio propriamente dito desse texto.

Ele poderá ser feito apenas quanto as primeiras fases desse momento inicial forem cumpridas.

Ao verificar que é o momento ideal de enviar esse artigo, em primeiro lugar, você precisará se cadastrar nessa revista.

Durante o cadastro você precisará preencher um formulário e apresentar alguns dados pessoais e sobre a sua formação acadêmica.

Você precisará, também, assinar um documento que é essencial. Trata-se da carta de ineditismo.

Ao assinar, você atesta à revista que esse material não se encontra publicado em nenhum outro lugar.

Também deverá autorizar a revista o uso integral desse material, ou seja, ao submeter esse artigo, você concorda que abrirá mão dessa produção, pois ela passa ser da revista.

Esse artigo será redimensionado para a sociedade em geral e para a comunidade acadêmica.

O principal objetivo é fazer com que essa produção chegue até as mãos da maior quantidade possível de pessoas.

Você concorda, também, que não receberá qualquer tipo de remuneração com essa publicação, uma vez que, de certa forma, está cedendo a autoria dessa produção para a revista que irá, inclusive, indexar esse material nas principais bases de dados que são suas parceiras.

Contudo, a revista precisa permitir que o seu material seja citado com os seus próprios dados, uma vez que mesmo que tenha cedido essa produção, ela continua sendo escrita por você e, dessa forma, você precisa receber os devidos créditos por essa produção.

Após o cadastro, você irá submeter esse artigo que, por sua vez, precisa estar dentro das normas. Antes disso, faça um último check-list.

A recepção do material e a análise pela equipe técnica

Após submeter esse artigo uma revista, desde que ele seja aprovado, você perceberá que ele terá uma recepção.

Essa recepção pode ser feita tanto por uma pessoa quanto por um sistema.

Nesse processo, verifica-se se está tudo certo com o seu material e com o seu cadastro.

Analisa-se, também, se a quantidade de autores está certa, se há qualquer tipo de identificação do autor (a maioria das revistas retira esses dados para que a análise seja justa e imparcial), dentre outros fatores mais técnicos relacionados à recepção da produção.

Agora, na segunda fase, temos a análise do seu material por parte da equipe técnica.

O papel dessa equipe é verificar todos os aspectos relacionados às normas do artigo e se ele está de acordo com o escopo da revisa e dentro dos formatos admitidos por essa mesma revista.

Verifica-se, ainda, se a linguagem desse material é científica e a organização geral do texto (capítulos essenciais).

Esse formato é bastante comum no contexto da Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, que funciona a partir do formato mega journal (diversos artigos são publicados mensalmente).

Entretanto, na maioria das revistas, quem faz esse processo de análise técnica do material é o próprio editor da revista e não uma equipe, como é o nosso caso, pois a quantidade de artigos é menor e a frequência com que são publicados é menor (podendo ser de forma semestral, bimestral, trimestral ou quadrimestral).

O importante é que fique claro que, em razão desse ritmo, é mais comum que uma única pessoa verifique se tudo está de acordo antes que o artigo possa prosseguir para a próxima fase.

Já nessa etapa, o seu artigo está passando pelos processos básicos que irã atestar se a sua publicação é viável ou não para a revista.

Esse é o processo básico da editoração e, assim, cobra-se algumas taxas.

A análise do plágio

A análise do plágio

Verificado se o seu material atende aos requisitos básicos da revista e às normas, será feita uma análise minuciosa de plágio.

Nesse processo, a revista usa o seu programa de plágio para verificar se esse material é, de fato, inédito, isto é, que ele ou partes dele não se encontram publicadas na web, seja em revistas ou em outros tipos de sites.

Algumas revistas fazem a análise do plágio já na segunda etapa (avaliação técnica), contudo, é comum, também, que essa análise seja feita após comprovar o atendimento aos requisitos da fase dois.

Porém, a depender das peculiaridades da revista, pode ser que a análise do plágio seja feita após a análise desse material pelos pares.

Contudo, nós acreditamos que após detectar que o cadastro está correto, que os documentos foram devidamente preenchidos, que o material está dentro das normas, do formato admitido e do escopo, a análise do plágio já é bem-vinda.

Existem revistas que irão passar esse mesmo material em diversos programas de anti-plágio, uma vez que os programas de plágio possuem configurações diversas, contudo, o comum é que todos eles comparem a semelhança entre as sentenças do seu texto com as sentenças de materiais que já se encontram publicados na web.

A depender do programa, considera-se como plágio uma determinada quantidade de palavras que pode não ser a mesma considerada por um outro programa.

O mais comum é que uma sentença com três ou quatro palavras seja detectada como plágio.

O comum é que se analise a recorrência desses trechos em sites da web, mas, hoje em dia, os programas permitem que se analise a semelhança desses materiais com aqueles que se encontram nas bases de dados, sejam elas abertas ou fechadas, bem como considera-se os repositórios e trechos que foram plagiados de obras em outros idiomas.

A análise dos pares

Após a aprovação nas três etapas anteriores, tem-se, na quarta etapa, a análise desse material pelos pares.

É essa a etapa mais temida pelos autores, pois verifica-se os aspectos relacionados ao conteúdo desse artigo, isto é, se o texto obedece aquilo que chamamos de rigor científico, se o texto é embasado e se o uso de autores para construir a base teórica e metodológica foi adequado.

Caso esses capítulos não estejam rigorosos, os pares irão apresentar sugestões para que esse texto possa ser aprovado.

Sem atender essas recomendações, o texto será barrado novamente nessa etapa.

Se, nessa análise, os pares fornecerem opiniões controversas sobre esse artigo, um terceiro professor, também com titulação maior que a sua, será acionado para “desempatar” essa avaliação.

Ao final dessa análise, o parecerista/avaliador emite um parecer/relatório dizendo se o artigo pode ou não ser publicado.

A editoração do material

A editoração do material

Após a aprovação do material, ele será editado para que possa ser, enfim, publicado.

A editoração irá variar de acordo com cada revista.

Existem aquelas que publicam mensalmente, como é o caso da nossa, que é um mega journal, e há aquelas que são semestrais, trimestrais ou quadrimestrais.

Há, também, que se pensar no local em que esse texto será publicado.

Certas revistas possuem um site que serve apenas para disponibilizar esses artigos, enquanto outras hospedam em seu site principal, bem como há revistas que são impressas, digitais ou impressas e digitais.

Nossa revista funciona a partir do fluxo contínuo, então, com frequência, publicamos novos materiais.

Sobre a forma a partir da qual esse material será disponibilizado, no caso de nossa revista, esses se encontram, primeiramente, no formato HTML.

Ao acessar o nosso site você irá clicar em um artigo e o obterá na íntegra, porém, caso deseje baixar esse material em PDF, há essa possibilidade também.

Entretanto, precisamos deixar claro que esses últimos processos (todos os que vem depois da avaliação por pares) são específicos a nossa revista e não necessariamente as outras revistas seguirão.

Além da possibilidade de obter o material tanto em HTML quanto em PDF, caso você tenha solicitado no momento da submissão do artigo, esse material será publicado em todos os idiomas disponibilizados pela nossa revista.

Dentre os serviços que oferecemos aos nossos autores, caso deseje, além da versão desse material em outros idiomas, você pode solicitar, ainda, o número do DOI, que fará com que o seu artigo fique permanentemente na internet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este anúncio ajuda a manter a Educação gratuita

Confira também...