BLOG

Quais são as tendências no contexto da faculdade? O que esperar para o futuro?

Conteúdo

5/5 - (1 vote)

Em nosso post de hoje daremos continuidade a uma questão que tem preocupado as mais diversas pessoas. Ou seja, ao longo desta conversa discutiremos sobre as formas de ingresso no cenário acadêmico-científico brasileiro.

Assim sendo, iremos apresentar os pontos principais sobre os cursos ligados à educação superior com foco nas tendências que podem se tornar muito comuns ao longo dos anos. O avanço da tecnologia, as demandas do mercado, os critérios de formação e o objetivo com a formação deste cidadão são alguns dos aspectos que impulsionam essas tendências.

Nesse contexto, também compreenderemos quais os aspectos que o cidadão do futuro deve desenvolver ao longo de seu processo de formação. Logo, daremos início a nossa conversa abordando sobre as tendências futuras do ensino superior brasileiro. Vamos conferir?

O impulsionamento das tendências

Como mencionamos em nosso post anterior, há alguns pontos – como o avanço da tecnologia, as demandas do mercado, entre outros – que impulsionam as tendências, bem como as mudanças, em todo o cenário do ensino superior brasileiro.

Nesse contexto, dentre essas tendências, tem-se a criação de cursos inovadores para suprir as demandas urgentes do mercado de trabalho e da sociedade que pode se tornar corriqueira nos próximos anos e, por esse motivo, é interessante que você tenha conhecimento a respeito desse acontecimento para que possa se preparar.

O impulsionamento das tendências

Posto isso, este post tem como objetivo esclarecer algumas indagações do público adolescente, como: “fazer ou não uma faculdade”, “qual é a faculdade mais indicada” e “quais são as tendências”.

Tudo perpassa pelas tendências para o futuro da educação superior que mencionamos em nosso post anterior. Desse modo, para que possamos te ajudar a entender melhor essas questões, primeiro é necessário abordar sobre a importância de se adaptar às tendências futuras.

A importância em se adaptar às tendências futuras

É de suma importância que conheçamos os termos e a forma de funcionamento dos mecanismos que regulam a academia brasileira, seja no nível da graduação, seja na pós stricto sensu, pois tem ficado cada vez mais claro que certos cursos tradicionais, antes bastante efetivos, hoje, já não são tão eficientes, uma vez que o mercado precisa de cursos que formem profissionais mais especializados em certos campos.

Apenas ingressar em um curso de ensino superior não basta para que a formação seja efetiva, uma vez que o mercado e as suas tendências mudam a cada dia, de modo que os cursos não conseguem acompanhar esta lógica.

Novas descobertas, necessidades, exigências e demandas aparecem a cada dia. Logo, é nosso papel nos mantermos atualizados. Todos devem se adequar a esse mundo altamente dinâmico, desde os alunos até a instituição e os seus professores.

A construção do conhecimento

Diante do exposto, muitos se questionam sobre quais serão as tendências do futuro e como se adequar a elas. Como esta é uma questão que não está ligada apenas à cátedra acadêmica, é preciso que entendamos a educação como um todo.

A construção do conhecimento e a formação de um indivíduo ocorrem de forma constante. A todo momento estamos aprendendo algo novo. Contudo, é fato que esse conhecimento é buscado por meio de cursos. Hoje, essa formação não se dá apenas na academia, mas também nas instituições e organizações.

A construção do conhecimento

Entretanto, para que o conhecimento seja absorvido da melhor forma, é preciso que os formandos tenham inteligência emocional.

O mercado tem apontado que faltam profissionais que sejam capazes de lidar com as mudanças e com as demandas do mercado em razão, sobretudo, da falta de inteligência emocional, bem como de estabilidade mental.

O que o mercado busca em um profissional?

O mercado busca por um profissional que tem se tornado cada vez mais raro, isto é, demanda colaboradores que sejam resilientes, proativos e capazes de se reinventar a todo o momento. Além disso, o mercado também busca por um perfil específico.

Este está ligado àqueles profissionais empreendedores por natureza. O desafio em encontrar esse perfil de funcionários reside no fato de que esperam encontrar aqueles que têm como interesse empreender para uma organização específica.

Assim, a fim de que possam chegar até esse O que o mercado busca em um profissionalperfil de colaboradores, adotam políticas mais flexíveis e investem em estratégias que têm renovado as possibilidades de liderança.

Dessa forma, foi em razão desse cenário que a academia atual passou a pensar em outros formatos de ensino, visto que, como enfatizamos, encontrar esse perfil de colaboradores é difícil.

A oferta de cursos de educação superior

Hoje, em virtude do compromisso coletivo em tornar mais efetivo o acesso à educação superior, muitas instituições e organizações têm fomentado esse acesso e, para isso, estas têm feito parcerias com instituições de ensino superior.

Além disso, também precisamos chamar a sua atenção para o fato de que grande parte desses cursos são ofertados dentro das organizações, porém, têm a mesma validade que um curso realizado em instituições de ensino superior convencionais.

Assim, como os cursos são ofertados por empresas, eles se voltam ao atendimento de demandas específicas dessas instituições, o que faz com que esses cursos sejam direcionados para um certo fim.

Todavia, esta tendência ainda não é tão comum em nosso país, uma vez que ainda não temos estrutura suficiente para isso, porém, nos Estados Unidos, a oferta de tais cursos por instituições e organizações já é muito comum e muito bem vista.

Por que empresas têm ofertado cursos de nível superior?

Como diversas escolas e universidades devem atender a uma ampla gama de burocracias, tem-se observado que estas não são capazes de acomodar as mudanças e demandas do mercado de uma maneira rápida nos currículos, de modo que os profissionais formados não atendem a todas as expectativas do mercado.

Em meio a isso, as instituições têm ofertado cursos que suprem essas demandas. A oferta desses cursos foi ampliada porque tem havido distanciamentos entre o mundo prático, business, e o acadêmico.

Como querem profissionais especializados em certos campos, algumas organizações têm ofertado esses cursos personalizados. Sendo assim, acreditamos que, com os anos, esta tendência se tornará popular em nosso país.

A necessidade por profissionais específicos é uma tendência global, de modo que todos nós somos afetados. Entretanto, não sabemos se esta tendência se tornará comum em um futuro próximo, porém, não podemos renegá-la.

O universo da pós-graduação lato sensu

Esta tendência que mencionamos já é muito comum no cenário da pós lato sensu, uma vez que os profissionais que identificam lacunas em sua formação procuram por um curso de especialização para suprirem essa limitação que impede o bom desempenho em sua rotina organizacional.

Nesse contexto, tendo em vista que os cursos lato sensu não precisam de regularização para funcionarem, uma série de empresas se tornaram especialistas em cursos lato sensu, de modo que elas mesmas passaram a direcionar o seu corpo laboral para um curso específico.

O universo da pós-graduação lato sensu

Nesse sentido, esses cursos são criados e descontinuados à medida que as necessidades da empresa mudam, de modo que a cada dia essas organizações se especializam em educação profissional, a fim de impulsionar o aprendizado de seus colaboradores em um campo específico, conforme uma necessidade específica da empresa.

As vantagens do lato sensu

Uma vez que os cursos latos sensu não precisam da aprovação do MEC para que possam funcionar, estes atendem às demandas do mercado em seus currículos de uma forma mais efetiva, visto que não lidam com as mesmas burocracias enfrentadas pelos cursos stricto sensu.

Como há uma flexibilidade notória, as empresas que desejam ofertar aos seus colaboradores cursos mais personalizados podem criá-los de uma forma mais direcionada, cujo objetivo é o de atender a fins específicos. Hoje, há uma série de empresas no nosso país que adotam este modelo de ensino e de formação.

Dessa forma, embora o nosso foco aqui seja a discussão sobre o âmbito da faculdade no nível da graduação, a discussão sobre o lato sensu se torna pertinente porque, na medida do possível, esses cursos de graduação também têm tentado se adaptar a esta lógica do mercado. Pensemos, então, em como os cursos de graduação são influenciados pelas mudanças no mercado.

O curso de graduação e sua ligação com o mercado

A primeira coisa que você deve saber é que as funções de um curso de graduação mudam à medida em que o mercado de trabalho e a própria sociedade mudam. Algumas dessas mudanças já foram exploradas em nosso post anterior, mas nesse caso gostaríamos de mencionar que diversos cursos tradicionais têm sido desmembrados em outros campos, mais específicos para o atendimento das demandas do mercado.

Por exemplo, no âmbito do Direito, podemos citar, o curso técnico de Mediação de Conflitos, onde este passou a ser ofertado ao profissional do Direito para atuação, sem que precisasse fazer um curso de Direito.

De modo que, da mesma forma, no campo da Contabilidade, visto que o contador tem sido substituído cada vez mais por máquinas, passou-se a ofertar cursos direcionado a atuação do contador em outras funções e áreas, como a de consultoria e a de financias ou, ainda, a de consultor ou perito judiciário. Posto isso, tornou-se possível notar um novo desdobramento de funções e de cursos superiores.

Os novos desdobramentos de funções

A partir dos exemplos aqui mencionados, temos percebido que funções canônicas têm sido substituídas por outras mais coerentes ao mundo moderno, de modo que tem ocorrido o desdobramento de funções, de cursos e a criação de novas nomenclaturas que se adaptem a essas mudanças.

Nesse contexto, podemos citar alguns cursos novos que têm sido introduzidos na academia. É o caso, por exemplo, do Design Science. Nos últimos dois anos este curso ganhou uma certa popularidade, uma vez que começou a ser regularizado e incentivado por muitas empresas que demandam esse tipo de profissional. As necessidades contemporâneas é que ditam a lógica desses cursos.

As necessidades contemporâneas realocadas na educação superior

A educação superior tem como objetivo, hoje, atender as necessidades mais urgentes do mercado. Dessa forma, além da oferta de novos cursos como o Design Science e a Medicina Integrativa, em que neste o profissional foi introduzido a outros tipos de práticas e cuidados médicos. Teve-se a introdução de cursos de ensino superior ofertados à distância que ampliou o acesso das mais diversas pessoas à educação superior de qualidade.

Assim, o ensino à distância possibilitou o alcance de um perfil de pessoas que o ensino presencial por si só não dava conta, de modo que tornou possível o acesso a um ensino e a professores de qualidade por meio de ferramentas e plataformas digitais que ainda permitem a interação entre aluno e professor, inclusive em tempo real, por meio de tutores que ficam online para ajudar esses alunos a sanarem as suas dúvidas em diversos momentos.

De modo que, essas possibilidades permitiram a democratização do ensino!

A democratização do ensino

Hoje, temos uma série de alternativas que fazem com que as pessoas que nunca tiveram como estudar possam ter acesso à educação de forma gratuita e de qualidade. Contudo, é essencial que você mantenha claro em mente que algumas pessoas, sobretudo os mais velhos, ainda são muito resistentes quanto a algumas dessas alternativas que acessibilizam o ensino, como é o caso da própria educação à distância.

Contudo, como estamos, neste post, discutindo sobre as tendências do futuro, é fato que é importante a adaptação destes a esse novo contexto, pois não podemos negar que hoje em dia estamos vivendo em um contexto altamente digital, logo, o ensino à distância não pode ser descartado.

Atualmente, vemos que os jovens é um público que está altamente envolvido com o mundo tecnológico, ou seja, não terá qualquer tipo de problema relacionado à adaptação ao contexto digital, de modo que, para muitas pessoas, o ensino à distância é a melhor alternativa para o ingresso no ensino superior.

Nesse sentido, podemos frisar que o ensino online tem sido cada vez mais requisitado, de modo que não pode ser ignorado. Vivemos hoje em um contexto altamente dinâmico e flexível, portanto, é preciso que aprendamos a lidar com ele da melhor forma, o que implica conhecer as possibilidades que os avanços tecnológicos nos introduzem. Os cursos que promovem resultados imediatos são os que mais atraem este público e não podem ser ignorados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este anúncio ajuda a manter a Educação gratuita

Confira também...