BLOG

Faculdade EAD ainda vale a pena?

Conteúdo

Avalie!

Em nosso post de hoje iremos refletir sobre modelos, ou melhor, formas que o ensino superior brasileiro pode assumir.

A questão sobre a qual iremos discutir hoje pode ser de interesse tanto daqueles que desejam ingressar em um curso de graduação quanto para aqueles que desejam continuar o seu processo de formação, agora no contexto da pós, seja ela lato sensu, cursos de especialização, ou stricto sensu, isto é, programas que ofertam cursos de mestrado e/ou doutorado.

Sendo assim, a primeira coisa que precisamos destacar é que há uma série de modelos de ensino autorizados em nosso país, sendo eles: o formato presencial, o formato à distância e o híbrido. Nesse contexto, caso a sua graduação for reconhecida pelo MEC, ou seu curso de pós stricto sensu for reconhecido pela CAPES, este poderá ser feito à distância, se quiser.

Desse modo, para que você possa entender melhor como essa modalidade de ensino funciona e para que possamos esclarecer algumas dúvidas que você talvez possa ter a respeito desse assunto, abordaremos no post de hoje sobre o ensino a distância. Para isso, começaremos falando um pouco mais sobre as modalidades de ensino EAD.

Há diferença entre os modelos de ensino?

Há muitas pessoas que têm essa tal dúvida e sempre acabam se questionando se existem diferenças entre os três formatos, e a resposta para essa pergunta é “sim”. Cada um dos três modelos apresentam características distintas em relação aos meios de aprendizagem, e este post será justamente para refletir sobre essas possíveis diferenças.

Pois, embora muitos dos que nos acompanham sejam acadêmicos, nem todos sabem como esse ambiente funciona. Além disso, muitos estão iniciando a sua jornada nesse momento. Muitos querem escalar o primeiro degrau da cátedra que nos insere no ensino superior, porém, nem todos conseguem fazer esse curso de forma presencial e é nas possibilidades desse perfil de pessoas que iremos focar hoje.

Posto isso, uma das dúvidas mais recorrentes é: ainda vale a pena fazer um curso no formato EAD? Para responder essa pergunta, antes de tudo, é de suma importância que deixemos claro o que é o EAD e quais são as características que norteiam este tipo de curso. Como o nome já indica, estamos nos referindo à educação à distância.

Como podemos definir o EAD?

Como mencionamos, trata-se de um ensino ofertado à distância, porém, há várias formas a partir das quais este ensino pode ser ofertado. Temos o ensino que é 100% à distância, onde todas as aulas e os seus respectivos exercícios e atividades avaliativas são feitos a partir das plataformas on-line, o que dá maior liberdade para o aluno criar o seu próprio horário de estudo.

Como podemos definir o EAD

Contudo, há algumas avaliações que podem precisar ser feitas em um polo de maneira presencial.

Também temos o sistema EAD semi-presencial, onde a maior parte das atividades são feitas em casa, porém eventualmente você terá que ir ao polo caso precise uma vez por semana ou a cada quinze dias, sendo assim essa modalidade é feita com mais frequência quando comparada com o ensino 100% EAD.

E temos o modelo híbrido, que, se comparado ao modelo de aula tradicional, traz uma maior autonomia e flexibilidade em relação à aprendizagem A aula acontece em tempo real por meio das plataformas digitais e você a assiste, assim, elas podem ser ao vivo ou gravadas.

Como funciona o EAD na prática?

Diversas dessas universidades são reconhecidas pelo MEC, no caso da graduação, e pela CAPES, no caso da pós stricto sensu. Existem vários grupos que ofertam esses cursos e o valor é mais baixo em relação aos cursos presenciais, pois a instituição que oferta o curso é capaz de otimizar uma série de questões, eliminando gastos, o que reduz a mensalidade para o aluno.

Isto acontece porque os professores, em geral, gravam aulas disponibilizadas para uma ampla gama de pessoas, logo, essas aulas podem ser disponibilizadas sempre que a instituição precisar, sem que tenha que contratar um novo professor. Uma única aula é capaz de atingir muitas pessoas, o que agiliza o processo de ensino.

A partir de um único docente, o conteúdo é disseminado entre uma quantidade muito significativa de alunos que fazem parte daquela unidade ou mesmo de outras. Há, também, tutores que acompanham esses alunos.

Quais as vantagens do ensino on-line?

Para você, enquanto aluno, é algo que reduz os custos, porque não terá que investir, por exemplo, em custos com locomoção e mesmo com alimentação.

Quais as vantagens do ensino online

Há, também, um outro tipo de vantagem: você pode escolher o momento em que irá assistir essas aulas e cumprir as suas exigências, como tarefas e avaliações, o que permite que você concilie essas aulas e atividades com as outras obrigações de sua rotina, o que é mais difícil no ensino presencial, pois há um dia e horário determinados para estar presente e assistir aquela aula.

Quem precisa trabalhar pode se organizar melhor para conciliar as duas atividades. Caso seja o melhor para você, poderá, por exemplo, cursar essas disciplinas aos finais de semana, caso não consiga durante a semana. Enfim, você notará que, em termos de horários, há uma flexibilidade muito maior.

O diploma obtido no modelo EAD é válido?

Se esse curso é reconhecido pela CAPES, no caso da pós stricto sensu, ou pelo MEC, no caso da graduação, o diploma é válido em todo o território nacional. Contudo, muitos querem saber se esse diploma é válido dentro do contexto corporativo, assim como um diploma obtido no modelo presencial.

O diploma obtido no modelo EAD é válido

Sim, ambos são válidos. Na verdade, não há qualquer indicação em seu diploma que esse curso foi realizado de maneira presencial, híbrida ou à distância.

O diploma apenas aponta que você concluiu o curso naquela instituição específica, então, menciona-se o nome da instituição e do curso, assim como a titulação obtida, nesse caso, de técnico, bacharel ou licenciado em uma área.

Também terá como demonstrar a grade de disciplinas cursadas e a ementa do curso. O diploma, nesse sentido, não apresenta quaisquer subsídios que diferenciam os três tipos de formatos de ensino.

Quais são os motivos que justificam a escolha de um curso à distância?

Esta é uma questão bastante pessoal. Já mencionamos alguns, mas também partimos da ideia de que a faculdade à distância faz com que pessoas que não teriam acesso ao ensino superior de outra forma possam ter essa oportunidade.

Quais são os motivos que justificam a escolha de um curso à distância

Claro, há aqueles que possuem o apoio da família e detêm recursos para fazerem um curso presencial, inclusive em outra cidade, mas não é a realidade de todos.

Também há aquelas pessoas que, por esse suporte emocional e financeiro, podem se dedicar e se preocupar tão somente com o estudo, porém, muitos, em todo o país, precisam conciliar trabalho e formação acadêmica.

Embora o ensino atual seja mais acessível, o jovem, hoje, quer trabalhar cada vez mais cedo para ter, de certo modo, uma maior emancipação, de modo que também passam a lidar com esse desafio. O EAD, nesse contexto, por ser mais flexível, faz com que os seus adeptos tenham acesso a uma série de vantagens.

Há alguma diferença na qualidade do aprendizado?

Muitos deixam de procurar por um curso oferecido à distância porque têm receio de que esses cursos on-line não tenham a mesma qualidade. Querem saber se o aprendizado no meio on-line ou presencial é o mesmo e em qual medida se diferenciam.

Esta é uma questão relativa, pois depende da forma como a pessoa irá se relacionar com o meio on-line, isto é, da sua disciplina e capacidade de foco. Muitos questionam a qualidade dos professores, quando, na verdade, o problema está em si mesmos, pois não conseguem se adaptar ao modelo e passam a procurar por motivos para criticá-lo.

Em todos os modelos – presencial, híbrido e EAD – a qualidade da absorção depende muito de uma série de questões internas do aluno em processo de formação. O desempenho em cada uma das disciplinas e as formas de aprender são traços desenvolvidos por cada aluno. São eles quem criam estratégias que permitem este aprendizado.

A dedicação do aluno

Todos os pontos aqui levantados nos conduzem para uma questão fundamental: a dedicação. Ela varia de pessoa para pessoa, pois não há uma fórmula que pode ser aplicada a qualquer pessoa.

Uns aprendem de um jeito que não é o mais eficaz para pessoas com outro tipo de perfil. Diante desse cenário, pensemos em uma frase que nos foi dita há muitos anos atrás: “todos saem formados, caso tirem notas suficientes em cada uma das disciplinas, porém, o que os diferencia é o quanto absorveram, de fato, em tais disciplinas”.

A dedicação do aluno

Aprenda essa pessoa ou não, será formada, obterá o título, desde que os requisitos mínimos sejam cumpridos.

O que deve ficar claro é que a qualidade desse aluno enquanto profissional irá depender da forma como absorveu e irá aplicar os resultados desse processo de aprendizado na prática. O sucesso de um ensino, independentemente do formato, depende da dedicação do aluno.

A eficiência do EAD

Em qualquer formato de ensino, você tem contato com uma ferramenta que depende apenas de você para ter sucesso, isto é, da sua capacidade de foco, dedicação e absorção. Além disso, os cursos de EAD, hoje, têm uma função social primordial que você deve considerar, caso esteja em dúvidas quanto a sua eficiência.

Diversos desses cursos, voltados, por exemplo, à área da saúde, têm sido levados para cidades pequenas que realmente necessitam desse tipo de conhecimento e profissionais capacitados.

Muitas pessoas nessas cidades podem ter o interesse em se capacitarem como enfermeiros e enfermeiras, mas, sem o EAD, o contato com o ensino se torna inviável, visto que a sua rotina, bem como a falta de recursos financeiros, são fatores que impedem que esse interessado possa buscar pela profissionalização. Além disso, o EAD tem apresentado uma ampla gama de cursos modernos que o ensino presencial não pôde acomodar.

A introdução de cursos que atendem às demandas sociais

Como exemplo de cursos que o EAD consegue acomodar de uma forma mais eficiente podemos citar o Data Science. Diversos cursos da área da Tecnologia da Informação, bem como da Programação têm surgido para suprir algumas necessidades do mercado, que são urgentes.

Os cursos presenciais nem sempre conseguem introduzir esses conteúdos de uma maneira rápida e acessível, o que torna o EAD bastante vantajoso para quem busca pela capacitação e preza pela flexibilidade. Muitos cursos tradicionais e ofertados de maneira on-line nem sempre conseguem acomodar essas necessidades.

É o caso da própria Medicina. Há cursos EAD que têm se concentrado na Medicina Alternativa. O que queremos demonstrar é que por meio do EAD uma série de instituições têm conseguido se adaptar de uma maneira muito mais rápida frente às necessidades urgentes do mercado que mudam a cada dia.

As vantagens do EAD

Já discutimos sobre elas ao longo do post, mas gostaríamos de frisar que, dentre elas, há uma série de economias que tornam o curso mais acessível para quem tem poucos recursos para investir.

Como mencionamos, a partir de um único professor, a universidade pode fazer com que uma ampla gama de alunos tenha contato com disciplinas que supram as demandas urgentes do mercado. Nesse sentido, a qualidade de formação de profissionais e do próprio corpo docente é uma questão relativa.

Como defendemos, a qualidade é adquirida a depender da forma como lidamos com as exigências deste curso. São aspectos que dependem 100% do desempenho e comprometimento do aluno. O assunto em qualquer um dos formatos aqui mencionados está à disposição do aluno.

Mesmo no ensino online, há tutores aptos a sanar as dúvidas, além dos próprios docentes!

A forma como o discente irá lidar com esse conhecimento à disposição é que fará com que tenha ou não uma formação de qualidade. Em qualquer um dos modelos, é a dedicação em aprender o assunto, sobretudo no caso de dúvidas, que fará com que essa aprendizagem seja ou não efetiva.

É fundamental que o aluno, em qualquer um dos formatos, aproveite todos os recursos apresentados. Se o aluno estuda apenas para as provas, resolve os exercícios de qualquer jeito e “cola” nas provas presenciais, não há como o mesmo ser bem-sucedido, pois não terá aprendido nada, em qualquer formato. Seja um aluno engajado e comprometido com a busca pelo conhecimento que ainda lhe falta para ser um bom profissional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este anúncio ajuda a manter a Educação gratuita

Confira também...